Rueda pede substituto imediato para Guerrero na próxima temporada

O fim de temporada vai chegando no Mengão e, após ganhar somente o carioca e perder os outros títulos que disputou —a Copa Sul-Americana encontra-se nas quartas de final—, resta apenas pensar em 2018.

Durante a coletiva de imprensa realizada início da tarde desta terça-feira (31), Reinaldo Rueda disse que o Flamengo precisa pensar em outros nomes para substituto imediato de Paolo Guerrero, que – na atual temporada – desfalcou o Fla em ocasiões importantes, tanto por lesão quanto por idas à Seleção Peruana.

“Essa situação de Guerrero falei há muito tempo com a diretoria. O Flamengo precisa pensar em alternativa a parte de Vizeu, de Paquetá, temos que contar com outro jogador. Ele vai ter série de compromissos. Tanto sobre ele como sobre Trauco também. Vivi isso quando classifiquei com Honduras depois de 28 anos para uma Copa. Existem distrações diversas para um jogador que vai para a Copa, ainda mais para quem não está acostumado a jogar Mundial. Para o brasileiro, ir a todos Mundiais é normal. Mas para uma cultura futebolística que passa gerações sem ir a Copa é outra coisa” – disse Rueda.

Com Guerrero fora, o Flamengo vai a campo na próxima quarta-feira (01), contra o Fluminense. A partida é válida pelo jogo de volta das quarta de finais de Copa Sul-Americana. O rubro-negro tem a vantagem por ganhar no primeiro jogo.

175 Comentários
  • O Flamengo tinha um substituto imediato para o Guerrero chamado Leandro Damião. Só que a torcida e a imprensa cornetaram tanto que o cara foi embora e agora é artilheiro de outro campeonato enquanto o Flamengo sofre com um meia recém-promovido aos profissionais improvisado na posição.

    • Ohh… Que bonitinho. Uma viúva do Leandro Perebão, o terror dos times pequenos. Vamos citar os times “gigantes” que foram vítimas do nosso artilheiro? Grêmio (de pênalti) Chapecoense (de pênalti), Vila Nova, Portuguesa (3), Bangu, Atlético-GO, Avaí, Ponte Preta, Palestino e os timaços da série B pelo Inter. Jogadorzaço. Última partida dele foi contra o Grêmio no 1° turno do Brasileiro. Estragou todas as jogadas ofensivas do time, demonstrando para todos a sua enorme capacidade de dominar uma bola.

      • Não sou viúva do Leandro Damião. Não acho ele um jogador para ser titular do Flamengo mas, pelo menos, era um reserva da posição com experiência. Responda-me uma coisa, entre ele e o Paquetá improvisado, quem vcs preferem?

        • Prefiro o Vizeu, que covardemente foi preterido pelo covarde do Zé Ricardo quando Damião chegou. Isso porque foi o treinador dele na base, hein? Vizeu teve oportunidade enquanto Guerrero estava na Copa América, igualou-se à quantidade de gols do peruano no Brasileiro, com menos minutos jogados. Depois que o dito cujo chegou, o ZR sempre optou por ele enquanto Guerrero estava fora. Não havia sequer um rodízio entre ele o Vizeu, por mais que as atuações do Perebão fossem desastrosas. Damião estreiou na primeira rodada do returno contra o Sport. Vizeu só teve oportunidade contra o Santa Cruz, isso porque Guerrero estava na seleção e Damião estava suspenso. Deixou o dele. Nesse ano no Carioca alternou com Damião em alguns jogos com o time reserva. Ambos fizeram alguns gols, mas o Damião seguiu como primeira opção é Vizeu ficou por várias partidas sem sequer ser relacionado. Voltou só contra o Santos no Brasileiro, quando substituiu Guerrero durante a partida. Jogou umas partidas, outras ali depois disso.

          Sei que ultimamente está muito mal, mas não tenho memória curta e acredito no potencial dele. Se mesmo depois que tiver sequência quando o titular estiver fora e não conseguir ir bem, aí sim serei a favor de emprestá-lo e contratar um outro centroavante para compor elenco junto com o Lincoln. Mas lamentar a saída de um jogador fraco, que nunca fez por merecer ser substituto imediato de Guerrero (que não é lá grandes coisas), mas sim foi forçado a ser por um técnico covarde que desprezou os jogadores que treinou com ele na base, assim como Ronaldo, Paquetá, entre outros, um jogador que só conseguiu marcar contra times amadores, levou meses para marcar o primeiro gol com bola rolando e só marcou gols com chutes de primeira com sua clara deficiência no domínio de bola, isso tudo a 300K por mês, isso não vou lamentar.

          • Vc falou muitas coisas, algumas até são pertinentes, mas destoam do problema levantado pelo o outro colega (o qual vc fez questão de ofender). Vc quer pegar a situação atual e fazer analogia com época de Zé Ricardo para defender o menino Vizeu (que até acho, que quando estar em forma, é bom jogador), no entanto, esqueceu que o problema que foi levantado, não é a trajetória do Vizeu, e sim, de que no momento não temos um atacante de qualidade que possa substituir o Guerrero, sendo que, o próprio Rueda identificou esse problema. Todos sabem que Paquetá não é atacante e Vizeu (ainda não está pronto para assumir o posto de principal atacante do flamengo), portanto, se o flamengo for contratar jogador para ser reserva do Guerrero, não será algo muito diferente do Damião, ou acham que por exemplo, Ricardo Goulart viria para ser reserva? (claro que não! ).

          • Sou a favor da contratação de um centroavante titular para o lugar de Guerrero, pois ele não é efetivo como centroavante e Vizeu e Lincoln para compor elenco, como expliquei no comentário acima.

          • Vc cometeu esse erro no comentário acima, e persiste. Não estamos falando de sua posição ou da minha (sobre contratações), o comentário é sobre o que o Rueda disse, ou seja, de que precisa contratar um RESERVA para o Guerrero.

          • Você disse que não temos um atacante de qualidade para substituir o Guerrero. Bom, mesmo achando o Guerrero ruim para centroavante esse cara não era o Damião. O cara ali acima disse que tínhamos ele é agora sofremos com um meia improvisado. Primeiro que não acho que seja necessário sofrer com Paquetá improvisado, já que seria mais um jogador sem profundidade no ataque do Flamengo. Vizeu é o centroavante. Deveria ir ele é Paquetá ser utilizado em sua posição de origem. Garanto que se dessem sequência aos dois em suas respectivas posições, esse problema não existiria. Segundo que Damião tambèm não dava essa suposta segurança à torcida quando Guerrero ficava fora e não foi criticado injustamente. Se for o caso de trazer mais um reserva para ser o substituto imediato do Guerrero, que não seja um que há anos não joga um bom futebol. Porque o Damião depois do Inter nunca jogou mais nada, foi refugo por onde passou e aqui no Flamengo não foi diferente. Com certeza tem centroavantes mais baratos e melhores aí no mercado. Ninguém espera um de nome que venha para ser reserva, mas entre Damião é Ricardo Goulart há um abismo de jogadores melhores que o primeiro.

          • Vc continua supondo, fazendo alusão a possíveis contratações, eu já disse que o papo não é esse, o assunto que o colega levantou se refere aos fatos, qual seja, o flamengo dispensou a melhor das opções que ele tinha para o ataque, o dito Damião (não estou dizendo que ele é um grande jogador, me refiro ao fato dele ser a melhor opção naquele momento), tendo em vista que Vizeu ainda não está pronto para assumir esse posto. Ricardo G. foi citado como exemplo. Paquetá, nem entro no mérito, pois não é jogador da posição.

      • Boa chorar por quem ja foi é + facil do q criticar o senhor pivô kkkk. O engraçado é que os pivô só funciona com 2 atacantes as comissões técnicas nunca lembraram disso?

  • O quê?? Primeiramente tem que trazer um centroavante de verdade para o lugar desse enganador chamado Guerrero. Quanto aos substitutos, se nossa torcida nutella tiver paciência, deixa Lincoln e Vizeu como substitutos imediatos. Mas mesmo com a diretoria e o ZR tendo sacaneado o Vizeu no ano passado quando teve sequência e estava bem, a torcida já não quer vê-lo nem pintado. Semana passada também já malharam o Lincoln dizendo ser outra enganação e superestimado, por conta da atuação no mundial sub-17. A primeira bola que perder, pronto. Vão pedir o caneludo do Damião de volta, como fazem agora com o Vizeu. Eu escolho apoiar a base e vocês?

  • Não precisa de um reserva e sim de um titular absoluto renova com o guerreiro e vende imediatamente tenta trazer um ata que marque gols e não pivô
    Ex : Benedetto -boca
    Gignac :tigres
    Jô – gambá
    Dourado – Flu
    Scocco -river
    Podolski – Osaka

  • O Rueda identificou que esses caras não estão se comprometendo com o Flamengo e ja pediu outro no lugar de Guerrero, ele tá vendo que se o Peru classificar o Pivo so volta a jogar com compromisso depois da copa, sim o Rueda não fala com essas palavras, mas deixou claro quer ganhar aglgo tem que ter substituto. So to achando que o Rueda ta peitando demais essa diretoria, a tempo ele vem cobrando nas entrevistas que o ataque tem que ser mais incisivo etc e tal, sei não.

  • “Existem distrações diversas para um jogador que vai para a Copa, ainda mais para quem não está acostumado a jogar Mundial. Para o brasileiro, ir a todos Mundiais é normal. Mas para uma cultura futebolística que passa gerações sem ir a Copa é outra coisa” – disse Rueda.”

    Tem caroço nesse angu.

  • Eu cheguei a conclusão que é só em 2019, não esquentem mas a cabeça esse ano e no próximo.. com essa diretoria, se vier Messi, não dá liga.

  • Rueda está certíssimo, pena que chegou no meio do caminho para identificar situações como essa, e claro ja pensa em um novo atacante, sinal de alerta para mídia que certamente vai começar a cravar saída do peruano;
    espero que gabriel, vaz, muralha, araujo, arão, mancuello (uma pena, não foi aproveitado, deveria ter sido emprestado pra ganhar vitrine) também possam sair

    • Sim, vejo muitas criticas quando se fala em Love, mas eu tenho certeza que ele faria muito mais gols do que o Guerrero. E o Love ta bem la na Turquia, vem se cuidando, então apesar da idade avançada ele tem jogado em um bom nível. Alem de ter essas outras opções, não vai ser dificil achar um que faça mais gols que o Guerrero.

      • O único problema do Love seria o RJ… A balada aqui é fod@! E ele gosta muito! Na folga ou após uma Vitória nem falo nada… mas virá costume e aí já era!

  • Manda o Guerrero ir jogar no Peru então, já não decide nada de importante mesmo, faz poucos gols e ganha muito. Aproveita essa pedida e já traz 2 atacantes um titular pro lugar do Guerrero e outro pra ficar de reserva. Obs: vendam o Guerrero.

  • O time do Flamengo está inflado de estrangeiros nunca vi isso aqui onde sempre foi um celeiro dos melhores do mundo onde estrangeiros vinham aprender a jogar futebol ! E a grande mística Rubro-negra de que craques nós fazemos em casa ; muitos estrangeiros, muitos milhões e pouco futebol tá na hora do centro de inteligência começar a funcionar e parar com essa história de que tudo que vem lá de fora é melhor do que existe aqui , saudações Rubro-negras!

    • É a dinâmica do mercado jogador brasileiro ta supervalorizado, os sul americanos continuam como boas opções, não é só o Flamengo que tá cheio, todos os clubes brasileiros estão cheios de estrangeiros.

    • Os europeus levam todo jogador ligeiramente promissor que formamos aqui no Brasil, como você espera que os clubes não fiquem cheios de jogadores estrangeiros? É só olhar a seleção brasileira, quantos titulares de lá atuam no Brasil?

      • É por isso que a seleção vive nessa pindaíba ! Trazendo um monte de falsos craques e povo brasileiro ainda aplaudi só livro a cara do Neymar meu amigo pois o resto andam nivelados com os daqui !

  • Flamengo tem que trazer três jogadores pro setor de ataque: um atacante de beirada (Tardelli) e um centroavante (Calleri, Nico Castillo, Gignac,Boselli,Scocco, Wagner Love…) pra serem titulares absolutos, e mais um atacante pra compor elenco (Kayke, Pottker…).

  • O Rueda está teimoso igual o Zé Ricardo colocando o Paqueta de centroavante. Ele não sabe de nada da posição. E o técnico tem as mesmas convicções do Zé. Jaja a torcida vai pedir a sua saída. Abre o teu olho.

      • Vinicius, concordo com vc. Mas não seria preciso improvisar o Paquetá na posição ou utilizar o Vizeu com clara deficiência técnica. Além do mais, podemos reclamar de qq coisa do Damião, menos falta de vontade.

        • Vizeu em 22 minutos contra o Vasco finalizou mais vezes que Lucas Paquetá em toda a temporada. Isso mostra que ele tem presença de área,amigo. Porém, um centroavante de ofício não pode perder gols feitos como naquela cabeçada (Paquetá também errou feio, mas jogadores de área genuínos devem ser cobrados em dobro).

    • “Mais uma lambança da diretoria.” — Ué, a torcida não queria ver ele longe do Flamengo só para não vê-lo tomar o espaço do Vizeu (que por sinal, não consegue ocupá-lo mesmo estando vazio)? &;-D

  • Ele basicamente disse que precisa de alguém pra jogar ano que vem pq o Guerrero não vai arriscar se lesionar. Sem contar que provavelmente ele vai levar muito mais cartão pq qqr chegada mais firme ele vai ficar puto por arriscar ficar de fora e vai tirar satisfação. Guerrero pro ano que vem é latada

  • O Flamengo só tem a perder renovando com Guerrero, tem que arrumar um substituto definitivo e um reserva para o mesmo, só com o salário do Guerrero da para conseguir os dois.
    Manda o Guerrero arrumar outro lugar, para ele assinar sua aposentadoria, vai pra China, mundo árabe,. P@#$Q@#$&P@#%€¥¥, mas não no Flamengo, três anos é mais do que suficiente para saber que foi um péssimo negócio para o clube.

  • “Essa situação de Guerrero falei há muito tempo com a diretoria”…
    Para melhorar o rendimento do time dão a desculpa que tem pouco tempo na função, mas para jogar para cima da diretoria, já está há muito tempo no cargo.

  • Tem que saber se o Rueda fica até o fim do ano. Espero que não.
    Com relação a centroavante o Flamengo precisa de 2 e mais 2 atacantes , 1 ponta esquerda , 2 meias , 2 volantes 2 zagueiros , 4 laterais e 1 preparador de goleiros.

      • O time não encaixou , a verdade é que o Flamengo com o passar dos anos foi perdendo sua identidade. Trouxe muitos jogadores estrangeiros que não sabem o que é Flamengo.

        • Triste ver e saber que:
          *Foi 12 milhas pelo mancu sem alma e sem sangue ainda por 90%
          *11 milhas por um corredor burrio e que nem isso tava mais fazendo e nem voltando pra ajudar.
          Ai o santos paga 5 milhas pelo copete e 13 pelo otimo jogador ex goias e ex wolfburgo bruno henrique.
          Arrascaeta no cruzeiro.
          Duda no palmeiras e por ai vai.
          #vazaesomedaflarvascudagamacaetano

    • Temos o Vinícius Jr. na ponta esquerda, Everton pode ser usado no segundo tempo. Eu acho que a ponta direita tá pior, aquele tal de Chará que tava sendo especulado aqui seria uma boa. Dois meias por quê? Já temos bastantes jogadores bons ali. Volante eu acho que só precisamos buscar um no mercado, pois temos o Ronaldo voltando no fim do ano. Quatro laterais eu acho excessivo, acho que Trauco e Renê servem pelo menos para serem banco, porém a lateral direita tá precária.

  • imprensa peruano quebrando as pernas de guerreiro…acho que ele está machucado sim…e já jogou no sacrifício diversas vezes no flamengo…acho normal…quando é o Brasil todo mundo quer ver o neymar, o coutinho, o marcelo jogando duro e 100% pra seleção. Não sejam hipócritas…falam direto: “Jogador de clube, não joga bem na seleção”, e agora ficam queimando o cara, que tá machucado, mas de fato não está indo para o sacrifício pq tem o jogo mais importante da história dele na seleção dele. Vamos deixar de mimimi e confiar nos caras que vão para o jogo.

    • Nunca decidiu um jogo decisivo!! Duvido um clube q paga 1 milhão por mês ter um elemento desse pra não jogar ou se jogar não decidir! Manda embora e contrate 2 q ganhe 500000 mensais q joguem a maioria dos jogos! Só é enganado quem quer! SRN

    • Concordo em gênero, número e grau. Qual ser humano nesse mundo não estaria deixando de fazer sacrifícios pra jogar o jogo mais importante da carreira pela seleção. Não está se poupando pura e simplesmente, só não está fazendo sacrifício.. Ou alguém acha que ele vai achar melhor ir pra esse jogo frio depois de um longo período sem atuar. Pode-se cobrar mais gols do Guerrero (se essa é a temporada que mais marcou gols na carreira.. Errado é quem esperou por um goleador sendo que nunca foi) mas nunca concordarei se cobrarem raça.. Sempre deixa tudo de si em campo.. Inclusive perde a cabeça com frequência e toma vários amarelos pq tá puto.

  • Estou ficando velho… sou do tempo em que jogador de futebol sabia jogar futebol (e não fazer “pivô” ou ser bom no “atletismo”). Pior: sou do tempo em que centroavante fazia GOLS!

    Mas isso foi no passado….

    • Saudade do Romário, não tinha estatura, tinha perna curta, não era musculoso mas fazia gols como poucos e de todas as formas.

  • Rueda tá dizendo claramente que ele tá fazendo chinelinho “tá com a cabeça em outro lugar” ” ah por que ir pra copa é muito especial” FO D A -SE , problema dele e da seleção lixo dele.isso aqui é flamengo, não ta comprometido cai fora GUERRERO LIXO.

  • Irmaos e irmãs rubro negros, venho convidar a vcs a fazerem parte de nossa família flazapp, grupo de whatsapp familiar, com enquetes, curiosidades, resenha esportiva e bolão, ambiente para se descontrair e se atualizar sobre as novidades do Mengão, é um bom bate papo. Através desses número:
    (12) 98168-4800
    (22) 99836-7207
    (24) 98846-7179
    (61) 8423-8678
    (61) 8499-8488
    (85) 98737-3921
    (95) 98102-5944
    (98) 98113-1973

  • O Rueda tá vendo q o Flamengo precisa de um jogador n pra ser reserva do Guerrero mais sim ser titular , ele sabe que Guerrero n é o centroavante q o Flamengo precisa ,o bom do Rueda é q ele fala o q tá errado , n fica escondendo . Flamengo precisa é vender Guerrero por qualquer valor e se livrar de desse enganador ,o q ele ganha dá pra pagar dois centroavante q faça gol

  • O pipoqueiro do Guerrero esta com a cabeça no Peru. Já esta claro que sua ausencia e para se poupar. O pior é saber que pela entrevista, Guerrero ta confirmado em 2018. Ja era titulos.

  • Precisamos é de um atacante p ser titular pq não temos, pode dispensar Vizeu e Paquetá trazer um matador e deixar Guerrero no banco

  • Olha tem muitos bons centroavantes ai mas o flamengo n se mexe tem jô que diz não quere renova com o timão tem o borja do palmeiras tem o lucca da ponte tem o edgar junior do bahia tem la na china o ricardo golart que joga de centroavante tem o muriqui q passo pelo vasco mas não teve oportunidade tem muito jogado mas o flamengo tem dinheiro e não usa

  • Guerrero tem quase 3 anos de flamengo, se vocês continuarem a pegar no pé dele, ele se tornara o próximo protegido do presidente.. e ficara no clube igual o caramujo uns 5 anos, e pior ganhando mais de 1 milhão e 300 mil.. kkkkk NÓISTAMUFUDIDO kkkkk

  • Triste é ver que o técnico só vem a público passar tal situação pq já está puto com o corpo mole que o jogador está fazendo para priorizar sua seleção. Uma vergonha o Flamengo pagar o elevadíssimo salário do jogador enquanto ele não pensa primeiramente nos interesses do clube. Se ele está machucado, manda um ofício para a seleção Peruana pedindo a desconvocação do atleta e caso não seja aceita, em proteção aos interesses do clube vá até a FIFA impedir que a seleção o coloque em campo.

  • Se fosse o Zé Ricardo iria dizer: “Guerrero é um grande jogador e importante pra sua seleção, mas temos substitutos a altura(Gabriel e Geuvânio) que podem dar conta do recado”.

    Um dos maiores micos que essa diretoria pagou foi não trazer um substituto pro Leandro Perebão, e pior que muito torcedores também acharam que o que tínhamos já era o suficiente…

    • Problema é que torcida é bipolar hoje em dia. Quando tinham 3 centroavantes no elenco, falavam que era exagero. Agora não tem nenhum, reclamam que vaga de Damião não foi reposta.

  • Tem que trazer o Brocador, já sabe como é o clube, pé quente e goleador, tava machucado mas tá voltado e ainda vai tirar o Bahia da segundona. É grosso, mas tivemos outros tantos grossos que se consagraram só empurrando para o gol, os gols que o Paquetá e o Vizeu perderam contra o Vasco, com o Broca, era saco. Salário baixo, não ocupa vaga de estrangeiro, vai ficar no banquinho do Guerrero quando nosso craque estiver em campo, sem estresse, e, se der mole vai a até botá-lo no banco como foi com o Marcelo Moreno, o Guerrero da Bolívia. Tá bom, bota Imperador para treinar, como ele quer, vai que é o canto do cisne, tipo o Pet…, e promove o Lincoln.

    • Tambem penso isso. Se estivessse no corintians, sao paulo oi santos estaria entre os melhores atacantes mas o fla nao tem paciência com.a base

    • Isso, coloca o Vizeu desde o início e da oportunidade dele perder 6 gols feitos ao invés dos três que ele perdeu na partida passada e um com o Avai, onde ele mostrou falta total nos fundamentos necessario para um artilheiro,pois cabeceou debaixo do gol pra cima quando o correto seria para baixo. Precisa deixar de ser preguiçoso e treinar mais. O grande Zico pegava a bola e simulava a cobrança de faltas centenas de vezes ate anoitecer. Na hora do jogo juntava o “dom” que Deus lhe deu com a tecnica adiquirida nos treinamentos e não dava outra: falta na entrada da área era “saco” com certeza.

  • Paquetá não é da posição, tá improvisado lá, num elenco cheio de preguiçosos, aí tem gente cobrando o garoto.
    Guerrero não demora pra sair do Flamengo, ele tirou a responsabilidade de suas costas abandonando o clube pra ir jogar na seleção peruana.
    Oportunidade pra testar o Lincoln, e ano que vem trazer um centroavante de verdade.

  • Agora guerrero nao jogar todos sabe o pq. Se desclassificar o fla ele vai sofrer nas maos da torcida pq é a chance q fla tem de salvar o ano. Vendo a raça do flu nao vai com esta de q vai ser facil nao. No caso vizeu é mas presença de area le deve jogar todos os jogos pelo o menos 15 minutos tecnico coloca guerrero todos bom ruim no jogo e cara fica na reserva quando ver o desespero acha q ele vai resolver e coloca. Torce pra nao ser desclassificado pq mas um tecnico q vai. No meu ver ate vinicius jr poderia ser improvisado centravante. Acha loucura mas ver ele entra sabe limpar a jogada chuta muito mas q quem é titular. Fla nao prescisa um substituto guerrero fla prescisa é de um titular caleri lucas pratto pq o ataque fla mediocre hoje tem goleiro zaga meio falta lateral esquerdo trauco é fraco mas o ataque erverton q sempre luta ate fim.

  • Guerrero já deu, né? Já se passaram 3 anos e nunca nos deu nada, nunca foi ídolo e olha q esse é o melhor ano dele rsrs… Muito dinheiro, pouco futebol, poucos gols, muitos cartões, muitas convocações, muitas lesões, muitos desfalques, muita idade… chega, queremos renovação nesse ataque e um centroavante goleador!!!

  • Se tivessemos dois pontas como os do palmeiraz estariamos longe.Enquanto nos so temos meio,eles so ataque.Diretoria poderia repensar um pouco e variar nas contrataçoes.Se investiu muito do meio para tras e frente so icognita berrio.

  • Tem que contratar um substituto para o Lugar dele, pois esse futebolzinho que ele vem jogando só é digno de seleção peruana mesmo. Além de CA tem que trazer pontas que saibam jogar, chega de Everton correria e Cirino colombiano.

  • Torcedor do Flamengo Ta carente de títulos, qualquer jogador da base será queimado em pouco tempo por causa dessa carência foi o caso de Matheus Savio e mts outros por isso Vinicius quase não entra por mais que seja mt melhor que Everton a diretoria sabe que os da base são sempre os mais queimados infelizmente. Meu medo é trazer aqueles velhos tardeli e Renato Augusto dois gagas

  • Criação de sites e aplicativos para celular