Aprendendo com os erros: precisamos de outro goleiro

Compartilhe com os amigos

Quis o destino que a meta rubro-negra passasse por toda sorte de turbulência nesse ano de 2017. Muralha foi do céu ao inferno e Thiago passou por aclamação, questionamento e lesões; Diego Alves foi contratado como salvador e logo também foi pro departamento médico, César renasceu das cinzas e, acompanhado pela incredulidade, salvou algumas pontas do fim de ano do Flamengo. Um roteiro inesperado, é verdade, mas que pode servir de aviso para a montagem do elenco da próxima temporada.

Uma única medida deve bastar para posições de confiança: a manutenção de dois jogadores que tenham condições de atuar como titular. Se a qualidade de Diego Alves é inquestionável, já sabemos que ele corre risco de ser convocado e de ser negociado a qualquer momento. Esse risco é diretamente proporcional à falta que ele faz ao time, e jogar toda essa pressão em cima de nomes tão pouco trabalhados, como Thiago e César, é outro problema. Jovem ou experiente, o Flamengo precisa preparar goleiros titulares para a suplência.

Particularmente, sou da corrente dos que defendem a vinda de Júlio César para este próximo ano, para encerrar sua carreira no clube que o formou. Nos beneficiaremos de um excelente reserva, prata da casa e com experiência suficiente para ajudar a formação de nossos goleiros de base. Ele saberia lidar perfeitamente com toda a pressão de jogos decisivos, no caso de novas ausências do titular, além de já ter demonstrado qualidade acima da média nacional em sua vida profissional. Júlio foi um dos maiores goleiros da última década, apesar daqueles que insistem em se lembrar apenas do fatídico 7×1. Titular da Internazionale multi-campeã italiana e da Seleção Brasileira por quase uma década, nunca escondeu suas origens rubro-negras. Foi um dos símbolos de uma série de grandes goleiros flamenguistas, tanto criados aqui como trazidos de fora. Ciclo esse que praticamente chegou a seu fim com a saída de Bruno e o início da “era” PV x Muralha.

Acredito, sim, que a diretoria deveria olhar com carinho para Júlio César. Entretanto, caso sua vinda não se concretize, temos muito a lapidar em Thiago e em César. Eles só precisam de algo que o Flamengo não se acostumou a fazer nas últimas temporadas, que é justamente dar chance de que eles apareçam em jogos oficiais e desenvolvam seu trabalho. Acima de nomes, precisamos de planejamento.

SRN

Rodrigo Coli

Twitter: @_rodrigocoli

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já temos excelente goleiros: César (um exemplo de profissional e de dedicação a ser seguido) e Diego Alves (dispensa maiores apresentações). Esse dois são ótimos exemplos para o Thiago e demais goleiros da base.

  • Quanto será que custou essa cavada na Coluna do Flamengo???? Júlio já fez a história dele, foi um ótimo goleiro, mas esse que hoje defende ele chega em Dezembro de 2018 criticando o cara…valeu Júlio, mas não obrigado! Prefiro o César de reserva, esse mimimi de goleiro de nome tira o espaço dos pratas da casa que vocês aqui tanto defendem, chega a ser incoerente.

  • Deve ser amiguinho do Julio César, não tem outra explicação, dizer que é da corrente que quer ele no Flamengo….KKKKK….!!! Tua corrente só tem um elo, o elo dos puxa-sacos e que levam por fora na contratação de ex-jogadores e/ou jogadores pra ficar no Departamento Médico…!!!! Ta na hora de acordar…!!!!!

  • Parece piada “sou da corrente que queira a vinda do Júlio César” acho que sou cego e não estou vendo um jogador de 39 anos e não joga a muito tempo, depois ficam reclamando da diretoria, do preparador, do fulano e não vê que essa contrações é um atraso para o clube.

    • Julio César pra ser mais um pra passear no RJ…!!! JC, Conca, Ederson aí Flamengo vira uma Entidade de Assistência Social, só se fora pra isso neh….?????

  • Já temos o Diego Alves e o César. Trazer o Júlio César, só se for para qualificar mais o elenco e deixa-lo como terceiro goleiro para casos extremos de emergência. Isso, com um salário compatível para um goleiro nessas condições. Se não for assim, deixe como está mesmo.

  • O cesar enteou e foi muito bem, mostrou que tem capacidade.

    Seria de uma burrice tremenda tirar a vaga de segundo goleiro tomada dentro de campo com poucas oportunidades.

  • Contraditório o texto! É a favor da vinda de JC e no final diz que se náo der certo, tem que lapidar os jovens… qual a lógica disso? Para que trazer um cara em fim de carreira, se tem jovens a serem lapidados?! Ficou feio hein fera?! SRN

    • Como vai lapidar os jovens sem jogar?

      Tb n entendi.

  • JC saiu do Benfica, dizendo que não conseguia mais ajudar… Pra mim, isso é uma confissão de que ele não consegue mais jogar em alto nível, ou não tem mais saco para horas e horas de treinamento exaustivo, não esquecendo, que goleiro treina muito, mas muito mais que um jogador de linha.
    Sendo assim, merece toda a homenagem da diretoria e dos torcedores do Fla, pelo passado, mas profissionalmente não dá! Quem sabe, como um treinador ou um formador de goleiros do Fla, já que tem uma vasta experiência Européia???

  • Esse julio césar e muito engraçado quando ele ainda estava em auto nivel e o flamengo estava precisando dele ele rejeitou o flamengo agora que ele não presta mais pra nada ele vem com essa historia de amor que nunca existiu eu prefiro mil vezes o adriano do que um jogador como esse bichado velho

  • não consegui ler o texto todo, só queria mandar um FODA-SE pra quem escreveu isso, Júlio César em boa forma recusou seu retorno ao Fla, agora que ta jogado as traças, quer que o Flamengo contrate ele pra ele aposentar pelo clube que o formou ? Ahhh Vai tomar ….

  • Penso o seguinte. Esse ano tínhamos duas opções: contratar um goleiro mais experiente para revesar com o Alex (que ainda não tinha mostrado ser o frangueiro que é agora) ou confiar no Thiago, dando a devida rodagem a ele no Carioca e na Primeira Liga, já para a Libertadores que começava em Março. Mas optaram por não trazer nenhum goleiro e NÃO deram a rodagem para o Thiago. Ele não só não tinha nenhum jogo oficial pelo Flamengo antes da Libertadores começar, como disputamos ela toda sem ele fazer um jogo sequer. Amadorismo puro.

    PV chegou a voltar e foi negociado de novo. Cesar voltou e não recebeu oportunidades. Ficou esquecido no banco. Muralha entrou em declínio e foi necessário uns 5 meses para ir pela primeira vez ao banco, sendo substituído pelo Thiago, ainda verde. Seria muita sorte se isso desse certo. Qualquer um via que tinha grandes chances de dar errado. Para piorar, o nosso “competente” Departamento de Futebol deixou claro que não estava atrás de goleiro no meio do ano. Se não fosse o acaso do Diego Alves estar de saída do seu ex-clube e ter interesse em voltar ao Brasil, terminaríamos o ano da forma que estávamos, com o Alfalha e o inseguro Thiago. E ainda foram descobrir que o Cesar era, no mínimo, muito melhor que o Alfalha, somente no final da temporada. Erro de planejamento e falta de visão são poucos para descrever o que fizeram em 2017, isso falando apenas dos goleiros.

    Em 2018, começamos com Diego Alves, incontestável, porém lesionado. César em alta. Temos duas boas opções. Mas e o terceiro? Vão contratar outro ou vão manter o Thiago e o Gabriel como terceira e quarta opções? Se for a segunda opção, que pelo amor de Deus dêem a sequência necessária aos dois, tanto Thiago como Gabriel, porque aí se mostrarem que não darão conta do recado quando forem acionados, é de extrema importância a contratação de um goleiro já pronto.

    • Falou tudo. Foi isso mesmo que aconteceu. Concordo contigo. Minha dúvida é essa… Se só temos 2 goleiros “prontos” (atualmente 1 machucado que não sabemos como vai voltar depois da lesão e outro que jogou 4 jogos e quepra mim não dá pra avaliar muito), será que não podemos ter mais um de nível internacional de GRAÇA? Sairia de graça um ex-melhor do mundo, ídolo em Portugal e na Itália e FLAMENGUISTA. Ainda poderíamos emprestar o Gabriel durante o estadual pra ele ir pegando corpo em outro time… colocar o Thiago na primeira liga… revezar o César e o JC no estadual…

      Fazendo isso não teríamos mais problema no gol.

    • Se mantermos Diego Alves e César pro ano que vem, que pelo menos testem Thiago e Gabriel Batista no Estadual e na Primeira Liga.

  • meu deus, julio cesar?? oo torcida que gosta viver de passado, maluco velho, ta tipo muralha la no benfica, falha toda hr, MDS

  • Completa idiotice, Real Madrid tem navas que é um excelente goleiro e o frangueiro do Cassila na reserva, United tem De gea e o lixo do Romero… que time Brasileiro tem 2 goleiros de alto nível?no máximo o Corinthians. E outra, goleiros de alto nível querem ser titulares e se não são dão chiliques como o Cássio. Oque aconteceu esse ano foi puramente algo do acaso e imprevisível, Diego Alves é absoluto e César está em condição de assumir quando necessário. O próprio Júlio disse que saiu do benfica pra ter mais oportunidades, alguém aqui prefere ele ao Diego Alves? Faça-me o favor.

    • Casilla esta no Porto

      • Iker Casillas e Kiko Casilla são jogadores diferentes, campeão.

        • Malandrao! sabia que alguém ia cair nessa hein, resposta já tava pronta e copiada hein campeão,rsrs

          • Sem intenção hahaha, iker é lenda.

            • Rsrs

  • Concordo totalmente contigo. Muita gente aqui, com todo respeito, não tem conhecimento algum. Julio Cesar na última temporada foi reserva do Ederson, atual melhor goleiro da Premier League e queridinho do Guardiola. Nas duas primeiras temporadas em Portugal foi essencial para o vi do Benfica, chegando a ficar quase 1000 minutos sem levar gol. Hoje é idolatrado lá e tem o apelido de Imperador. Óbvio que já não é mais aquele goleiro de 2007-2010, que foi considerado melhor do mundo, mas você botar a responsabilidade no César? Torcedor do Flamengo parece que não pensa… sempre fazem isso… parece que gostam de viver no perigo…o menino fez 5 jogos só e já estão exaltando ele como se ele fosse o melhor do elenco. Deixem de burrice. Se o JC pedir 200 mil, que era menos do que o Muralha ganha, TEM QUE CONTRATAR NA HORA. O Flamengo está na Libertadores!! Parem de pensar pequeno!! Não dá pra cometer os mesmos erros desse ano.

    E pra quem tá falando que ele saiu e esnobou o flamengo… o Flamengo só nunca foi pra segunda divisão por causa dele… e ele jogava tomando porrada da torcida, sem receber salário… ninguém se lembra disso? Quando o cara consegue estabilidade lá fora ele iria voltar? VOCÊS voltariam? Ele voltando agora estaria deixando de viver na Europa com a família e ir praquela zona de guerra que é o RJ e vocês falam que isso não é amor ao clube? VAMOS ACORDAR!!

    • Quem entende é vc, não é mesmo? Uma pergunta, sabe quem é Varela? Então espertão, era pra quem o Júlio comia banco no Benfica, e sabe de onde ele veio, oh!! Criador do futebol? Sim, da base. então o Benfica pode ter um titular da base mas nao podemos ter um RESERVA? Ta serto, pensar pequeno é ficar mais preocupado com Goleiro reserva que só tem nome do que com laterais, volante e centroavante titular.

      • Sei quem é Varela, considerado promessa em Portugal, foi titular da seleção sub 19. Sei quem é Svilar, já cobiçado por vários times da Europa. E vc sabe que JC nessa primeira metade da temporada sofreu com lombalgia é por isso não teve sequência nenhuma.

        O planejamento financeiro do Flamengo só liberou 5 milhões pra contratação. JC sairia de graça. O Flamengo não tem problema no orçamento no que se refere à salário. Concordo que é mais urgente comprar lateral e centroavante, mas isso não interfere na contratação dele. Agora vc comprar um latera de nível alto e um centroavante com, no máximo, 5 milhões é quase impossível.

        Repito, a Folha salarial não é problema, mas sim o orçamento para contratações. Se o Diego Alves se machucar, não dá pra confiar em César por mais tempo. Ele só jogou 5 jogos e já tem a confiança da torcida . Temos que ter mais um goleiro e ele sairia de GRAÇA!

        • Ele era BANCO, não foi utilizado por questão técnica e quando foi tomou 5 do Basel. Primeiro que existe um teto de folha mensal, outra que ele ganharia Luvas, nosso orçamento hj tem 5 milhões e pra aumenta-lo necessita abrir espaço na folha salarial tbm. Me diga, Pq ele saiu do Benfica? Pq comeu banco, Diego Alves hj é muito superior a ele, é difícil de entender que por ele ser quem é ele exigirá ser titular? Diego Alves não aceitaria ser banco tbm, isso é profissional não várzea.

        • Amigo não vai nessa de que tem só 5 mi, isso é só pra não inflacionarem as negociações.

  • “Acredito, sim, que a diretoria deveria olhar com carinho para Júlio César.”
    Acredito tbm q esse otário desse goleiro deveria ter olhado com carinho pro clube em 2015 qndo fez pouco caso e preferiu ser reserva no benfica do que voltar ao flamengo, deixa o cesar msm, já mostrou que pode sim dar conta do gol na ausência do diego, agora que ninguem o quer mais todo mundo fala em uma volta dele ao clube, por mim pode encerrar a carreira por ai msm, o flamengo não precisa dele.

  • É piada essa matéria? Os torcedores prezam tanto pra dar oportunidades pra base , agora tem o César que já não é nenhum menino e o Thiago. Diego Alves vai ser negociado aonde.
    Querer trazer o J.César que fez pouco caso do Flamengo quando estava melhor que neste momento , agora com 38 anos terem a insolência de quererem a volta dele é muita falta de vergonha na cara.

  • Quando saiu, fez desdém do Flamengo. Lembram?

    • Sim, e pelo q me lembro saiu de graça!

    • Saiu sendo espancado no aeroporto é nos treinos, jogando de graça e salvando o time só rebaixamento. Vocês têm memória curta?

  • Discordo. Cesar e Thiago já de mostraram que merecem em uma chance, então, devem ser os mesmos reservas imediatos.
    Na minha opinião precisamos de 2 laterais, 2 zagueiros, 2 volantes e 2 atacantes.

    • Concordo com Ronaldo ! Sem contar q esse Júlio César saiu de graça do Flamengo e recusou por 2 vezes proposta do mengão, agora que não tem mais espaço na Europa q vai vir?César e Thiago vão evoluir, Julio César só declinar.

  • Precisamos pra ontem de 02 laterais no nível do Jorge, que cheguem e assumam a titularidade,sem peso na camisa e um volante técnico e forte fisicamente que seja muito forte na marcação e saiba se apresentar para o jogo.

    • 2 laterais do nível do Jorge sé vamos ter se algum da base vingar. Igual á ele é um em um milhão, defendia e atacava da mesma forma.

  • Julio Cesar só se for pra ser preparador.

  • O que precisa mudar e demitindo o vitor desprepara goleiros hugo. Fora que julio cesar vai querer quanto pra vim? E vai aceitar ser banco?

  • Julio fezes é velho, mercenário, salario alto. Do jeito que o Caetano gosta
    Frangueiro tbm, passou varias vergonhas no Benfica

  • Julio Cesar ? Fala serio, Diego alves nao tem chance de ir nesta copa, e com a idade atual quase impossivel na de 2022 porem mesmo que seja convocado e no maximo 6 a 8 jogos no ano ser negociado? Europa sem chance china so se vier com um salario absurdo cesar e thiago nao estao sendo trabalhados? Torna los 3 e 4 opcao ai que nao estarao mesmo. E quanto ao julio cesar vc so esqueceu de falar que a carreira dele depois da copa do mundo de 2010 onde falhou no gol da holando caiu mais rapido qye o aviao da chapecoense jogando no canada time pequeno da inglaterra e comendo banco em portugual.

  • Ja temos Diego Alves, Cesar, Thiago, Gabriel Batista… Pra que mais??? Mais um salario alto sendo pago sem jogar???

  • Se fosse pra contratar goleiro JC não é este goleiro no banco de reservas a um bom tempo. Deixa Cezar ele está arrebentando.

  • Concordo com a vinda do JC. O problema maior é a grana q ele vai pedir! Encerrar a carreira aqui e continuar no clube como preparador de goleiros seria sensacional. Mas ele já construiu uma vida lá na Europa. Dificilmente voltaria ao Brasil! SRN

  • pois sou contra a vinda de um jogador medalhão que vai ganhar rios de dinheiro. pega um goleiro mais ou menos que ganhe menos tipo douglas do corithians. e espera o diego Alves voltar.

  • Penso que temos posições mais carente no elenco atual. Se tivermos o mesmo azar de 2017 com goleiros ano que vem é porque não era pra ser! Laterais!! Precisamos urgente de 3 laterais! SRN

    • concordo
      e também um atacante com características de boa finalização, um goleador

Comentários não são permitidos.