Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Baguete: “Flamengo: SAP para gestão”

Redação
Redação
Publicação: 12/12/2017
Nenhum comentário
Atualização: 12/12/2017
Compartilhar

O Flamengo, clube de futebol com a maior torcida no Brasil, está nos passos finais para fechar um contrato com a SAP.

A aproximação da multinacional alemã com o clube carioca foi descoberta pelo Baguete junto a fontes de mercado.

Procurado sobre o assunto, o clube, por meio de seu vice-presidente de TI, Luiz Filipe Teixeira, confirmou que o contato existe, mas reforçou que o processo de implementação ainda não foi iniciado.

“O projeto, que tem a Atos como responsável pela futura implementação, ainda está em fase de avaliação por parte do conselho de administração, que precisa aprovar o contrato devido ao valor da negociação que está na alçada deste conselho”, esclarece Luiz Filipe Teixeira, vice-presidente de TI do Flamengo.

A escolha do clube é pela implementação do S/4 Hana para gestão de back-office no modelo de serviço.

No S/4 Hana, o clube deve contar com até 50 usuários inicialmente, atuando nas áreas administrativa, financeira e de orçamento.

“Para a escolha do software, iniciamos há seis meses a RFP e analisamos as opções da SAP e da Totvs, que são as empresas que contam com exemplos no universo de futebol”, relata Teixeira.

Um dos fatores que pesou como diferencial para a SAP foi o software Sports One, voltado para a análise de performance do time e dos jogadores.

“Trabalhar com o Sports One é um desejo do Flamengo para o futuro, então consideramos adequado começar o projeto de reestruturação da gestão com a SAP”, completa o VP de TI.

Hoje, para análise qualitativa e quantitativa de performance, o Flamengo usa os softwares Wyscout (avaliação de performance de jogadores), InStat (comparativo de equipes e jogadores), Sportmed (para gerenciamento de condições físicas), CODA (avaliação presencial durante os jogos) e SportsCode (para análise de vídeos).

“Esses softwares já foram implementados e fazem parte do projeto de Analytics do Flamengo, que tem no Projeto MAIA (Mapa Individual de Atletas), planejado para 2018, o pilar da inovação do clube para o uso de dados na melhora da performance dos seus atletas profissionais e de base”, destaca Teixeira.

O contrato com o Flamengo pode reproduzir na área de TI uma tradicional rivalidade do futebol brasileiro.

O Corinthians, que disputa com o clube carioca o título de maior torcida do Brasil, fechou em 2015 um contrato com a Totvs para fazer a administração do back-office do clube.

Já na rivalidade paulista, a SAP divulgou neste ano um contrato com o São Paulo, que adotou o SAP S/4 Hana com implantação da Atos.

Porém, quando o assunto é o uso de tecnologias de análise de dados diretamente na atividade fim dos clubes, o futebol, o único exemplo do país no momento é o Grêmio, que começou a usar um dos módulos do que veio a ser o Sports One em 2014, antes mesmo dele lançado na sua forma atual pela SAP em 2015.

O projeto do tricolor gaúcho teve envolvimento direto do SAP Labs, centro de suporte e desenvolvimento da SAP em São Leopoldo, na região metropolitana de Porto Alegre.

Pode ter relação com o software da SAP ou não, mas a verdade é que desde então o Grêmio decolou, tendo superado um período de seca de títulos para vencer a Copa do Brasil e a Libertadores da América.

(A movimentação do Grêmio para adquirir o produto da SAP, aliás, também foi revelada pelo Baguete em primeira mão na época, assim como os planos atuais do Flamengo).

Reprodução: Baguete

Assuntos:Centro de InteligênciacorinthiansFlamengogrêmio
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Treino no dia do jogo? Flamengo faz atividade de ativação antes de enfrentar o Grêmio

8

Jogos do Brasileirão hoje: Flamengo x Grêmio no Maracanã abre a noite com mais 3 partidas

1
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | ELE DE NOVO! Samuel Lino castiga o Vasco pela 2ª vez e amplia goleada do Flamengo no clássico

8
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Edu Gaspar é oferecido ao Flamengo para 2027

57 11

Jogador de time italiano cita Flamengo e faz promessa: “Vou jogar lá”

42 1
Brasileirão

Os desfalques e os pendurados de Flamengo e Grêmio para jogo do Brasileirão hoje

2

Que horas é o jogo do Flamengo hoje?

1 3
Libertadores

Libertadores 2027 já tem 11 classificados; Boca Juniors se junta a Flamengo e Palmeiras

9

Flamengo corre risco de ser punido pela Conmebol por atitude em jogo da Libertadores

4 18
Comentários Recentes
  1. Joãozinho Trepidação em Flamengo empata com o Bahia e decide vaga na final da Copa do Brasil Feminina em casa

    Desculpe, mas futebol feminino é duríssimo de ver.

  2. Marco em Flamengo perde em casa para o Operário-PR e está fora da Copa do Brasil Sub-20

    Mais um vexame na conta da Diretoria

  3. Alexandre Salomao em Árbitro envolvido em polêmica com o Flamengo em 2025 apita jogo contra o Grêmio e gera preocupação

    A CBF é corrupta, ela faz tudo pra beneficiar o varmeiras!!

  4. PAULO ANDRADE DO NASCIMENTO NETO em Presidente Lula manda recado e explica motivo de ser contra a volta das bets no Brasil; veja vídeo

    ESTE LIXO DE PRESIDENTE, VAI PAGAR O ESTADIO DO TIME DELE E PROIBIR PATROCINIO DOS OUTROS

  5. HENRY PIO PERES em Presidente Lula manda recado e explica motivo de ser contra a volta das bets no Brasil; veja vídeo

    Velho maldito, tá querendo ferrar o meu mengão.

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo