Camilo Coelho: “Eu fui embora do Maracanã feliz ontem!”

Compartilhe com os amigos

Fim de jogo ontem no Maracanã. O Flamengo tinha acabado de perder para o Independiente o título da Copa Sul-Americana. Eu estava muito triste com o resultado e bastante preocupado, já que estavam sob nossa responsabilidade 65 crianças, meninos e meninas que moram no Jardim Gramacho. Fora do estádio a confusão era generalizada, com brigas, muitas bombas e gás de pimenta. Por segurança, decidimos ficar com as crianças dentro do estádio por mais tempo. Enquanto a gente esperava as coisas melhorarem lá fora, o Jorginho (nome fictício) se aproximou, me deu um abraço apertado e agradeceu: “Tio, muito obrigado por tudo o que você me proporcionou hoje. Eu nunca vou esquecer”. Ali o tempo parou para mim. Esqueci todas as dificuldades e o que estava acontecendo lá fora. Fiquei feliz.

O Jorginho tem 14 anos e nunca tinha ido ao estádio. Ele não tem pai. A mãe é soropositivo. O menino, que tem um grave problema no coração, está começando a usar drogas, se aproximou do tráfico local e já está fazendo alguns favores em troca de maconha. Ele abandonou a escola, não sabe ler e nem escrever. Mas ontem, durante cerca de duas horas, tudo isso ficou de lado. O Flamengo proporcionou para ele um dos dias mais felizes da vida do menino. Mesmo perdendo. Para o Jorginho, o resultado não importava tanto. Ele já tinha vencido.

As crianças participam do projeto IDE Jardim Gramacho e foram convidadas pela Renata Magalhães, que trabalha no marketing do Flamengo. Ela é uma das responsáveis pelo projeto #FestaNaFavela, que neste ano levou mais de 1.500 crianças de diversas comunidades para o estádio nos jogos do Flamengo. E dessa vez foi ainda mais legal. Os 65 meninos e meninas escolhidos para a grande final participaram do protocolo pré jogo da Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol). Elas estavam uniformizadas com as cores de todos os times que disputaram a competição e fizeram um corredor na beira do gramado durante a entrada dos jogadores.

Jorginho ganhou uma função especial. Quando escolhi, disse que estava dando para ele, em meio à uma confusão digna de crianças muito bagunceiras, a principal função. Perguntei se poderia confiar nele. Ele sorriu, ficou todo orgulhoso e aceitou o desafio. Detalhe: nessa hora eu ainda não sabia a história dele. Mas que bom ter escolhido o Jorginho.

Assim que ele pisou no gramado, foi hipnotizado pela festa da torcida nas arquibancadas. Esqueceu até o protocolo. E chorou. Posso imaginar o tanto de coisa que passou na cabeça dele. Me segurei, falei para ele focar e fazer o que deveria ser feito. E ele fez tudo certinho. Deixou o campo eufórico.

Foi muito cansativo emocionalmente, em determinado momento achei que não daria certo, o ônibus atrasou, as crianças não fizeram o ensaio, mas conseguimos. Quando a gente estava saindo do estádio com eles, já estava silêncio, um clima de tristeza. Até que as crianças começaram a gritar “Flamengo” e cantaram algumas músicas que tinham acabado de aprender. Claro que elas também queriam a vitória, mas a estreia no Maracanã, numa final, dentro do campo, era a grande vitória delas. As crianças ficaram felizes. Nós também.

Camilo Coelho e as crianças

Só consegui descansar depois de receber uma mensagem dizendo que todas as crianças estavam em casa. Enquanto esperava vi nos sites a dimensão da confusão. Fiquei triste de estar feliz. Com tanta coisa acontecendo, tanta tristeza, resolvi escrever esse texto para contar para a Nação Rubro Negra que o Jorginho ficou muito feliz. Na verdade, foi o dia mais feliz da vida dele. Obrigado Flamengo. Obrigado torcida do Flamengo. Obrigado Renata. Obrigado Daniel Orlean. Obrigado Anderson. E obrigado Jorginho.

Veja o momento que as crianças receberam a notícia que iam ao jogo:

Reprodução: Camilo Coelho

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Parabéns meu irmão! Isso tudo que vc proporcionou a essas crianças e a emoção q vc viveu vale mais do que qualquer título. E o ser humano precisa aprender a perder tbm. A vida ñ é feita só de vitórias. Parabéns.. vc é campeão! SRN

  • Parabens aos envolvidos no projeto, assim se mantem a mistica rubro-negra para o futuro!!! Deus abençoe a todos.

  • Poxa que emocionante, eu até chorei..Parabéns as pessoas que tiveram essa iniciativa, eu particularmente acho que o Brasil ainda tem jeito

  • Parabéns Camilo! Deus te abençoe!!!

  • VAI TE CATAR OTARIO. UMA COISA BOA E VC CONVERSANDO ASNEIRAS. VC É DAQUELES QUE FICA OUVINDO COMENTARISTAS DE TV FALANDO BESTEIRAS. NUNCA DERAM UM CHUTE NUNMA BOLA E SE ACHAM OS CRAQUES.

  • Parabéns Camilo. Parabéns todos os envolvidos. Atitude lindíssima. Vida que segue amigos.

  • Incrível como as Ruedetes e Cuellaretes sumiram. Duas merd4s colombianas que só vieram pra afundar o Flamengo.

    • É pecado criticar o Cuellar neste site, vai por mim.

      • Engraçado que a turma que é fã do MA tem as mesmas atitudes de sinismo desse pseudo jogador. Riem quando o time leva gol e comemora desclassificação para descansar um pouco mais. Vai torcer p o Vasco rapaz !! E se não gosta do Cuellar e tem amores infindáveis por Zé Ricardo e MA, vire folha. O time lá de São Cristóvão precisa de sócio torcedor p ajudar a pagar a conta de água.

        • Criticar o Cuellar não significa amar o M. Araújo, não são situações excludentes! Penso que os “gringos” que o Flamengo contratou são todos superestimados. Durante muito tempo aqui, era impossível questionar o futebol do Mancuello, o queridinho da torcida. Quando trouxeram o Donatti, jogador com longa passagem pela série B Argentina, o louvavam como se fosse um Maldini! ( ainda bem que foi negociado).
          Portanto, vejo Cuellar apenas como um volante dentro da média, nada fora de série. O Ronaldo da base, se tiver espaço ano que vem, pode mostrar muito mais.

    • Vtnc o único cara q dá o sangue e VC v criticar , só falta me dizer q quem joga no time é o Diego vsf

    • Só um tolo ressentido viria aqui cornetar um cara que é um dos destaques do time, só porque ele cometeu um pênalti cobrindo a avenida Trauco, e um técnico com 3 meses de trabalho. Parabéns, voce se superou.

    • Já sei que é fã do Marcinho Pogba e Zé Guardiola

    • Qual o melhor volante do FLAMENGO na sua visão?

    • Você está com a faca e o queijo na mão rapaz: ZR no Vasco e MA indo jogar lá ano que vem.

      Aproveita e se muda também p São Cristóvão que não fará nenhuma falta !!!!

      • É ISSO AÍ MESMO. ESSES CARAS SÓ SÃO TORCEDORES NAS VITÓRIAS.

  • Camilo Very good…vc me fez esquecer por um momento q futebol não é só rivalidade,derrotas e vitórias… também é INCLUSÃO SOCIAL…Muito obrigado meu amigo…

  • Time vagabundo técnico fraco só nos envergonham isso é pra esse bando de modinha aqui parar de achar que temos uma seleção esse time perdeu 3 competições de mata mata de forma infantil e jogando mau pra caralh0, esse técnico já pode vazar deixar Rodnei no banco , sempre as mesmas substituições nos mesmos horários super previsível vc assiste 2 jogos dele e já sabe o que ele vai fazer, os caras sabiam exatamente como jogar foram cirúrgicos e nosso timeco sem padrão não conseguiu segurar posse de bola nem dentro de casa por mim esse ameba já pode voltar pra Colômbia.

Comentários não são permitidos.