Coluna do Torcedor: “A maior torcida do mundo faz a diferença”

Compartilhe com os amigos

Infelizmente, a tal frase sempre propagada por nós rubro negros, dessa vez tem uma verdade às avessas. Como assim? Eu explico.

O Flamengo em 2017 tropeçou nas próprias pernas e na ansiedade da torcida que se refletiu no time. É visível como os jogadores facilmente se abalam psicologicamente dentro de campo. Um gol é suficiente pra desmoronar tudo que se construiu em todos os minutos anteriores. E foi justamente isso que aconteceu naquela fatídica final (nos dois jogos). Bem como é isso que justifica o frango histórico de Thiago na final da Copa do Brasil.

Ninguém, absolutamente ninguém rende em nada na vida se não estiver bem psicologicamente. Os jogadores retratam a afobação e o nervosismo que, infelizmente, vem da arquibancada.

O Flamengo, naquela noite de 13 de dezembro, perdeu mais que o título. Perdeu a enorme chance de reconciliar torcida e time e chegarem a um ponto de apoio mútuo, de paz.

E não, isso não dependia da vitória em campo, e sim fora dele. Tínhamos que ter cantado mais forte e mais alto durante todo o jogo, cantado palavras de amor ao clube e cantar ainda mais forte após o apito final, mesmo com a derrota, e entrar pra história como a torcida mais apaixonada do mundo e que realmente “faz a diferença.” Imagina permanecer com as arquibancadas cheias vibrando e cantando mesmo após perder o troféu, só por ser Flamengo. Utopia, eu sei. Mas era isso que se esperava de uma torcida.

Ao contrário disso, chamamos os jogadores de sem vergonha, e deixamos o Maracanã vazio pra festa Argentina ecoar ainda mais forte e melancolicamente protagonizamos um show de horrores do lado de fora do estádio. Atropelamos, roubamos, agredimos e ferimos ainda mais o coração já doído com a derrota, que podia ser acalentado simplesmente ficando no Maracanã e cantando. Simples né Devia ser simples.

E por mais que eu saiba que os criminosos que lá estavam não representam o caráter de 40 milhões de pessoas, e por mais que eu saiba que gente desse tipo tem em todas as organizadas. A minha reclamação é porque os outros torcedores comuns não ficaram no estádio após o jogo pra realmente fazer a diferença?

O que fica de conclusão pra mim que esse ano o problema não foi o dopping do Guerrero, as contusões de Berrio e Diego Alves, nem a péssima fase de Muralha, Rafael Vaz, Gabriel, Rômulo, Everton Ribeiro e Diego ou do sempre odiado Márcio Araújo. O problema, dói admitir, mas foi a torcida, que não sabe perder, não sabe apoiar e agora também não sabe torcer.

SRN.

Thiago Mota, rubro negro de Natividade – RJ

Mande sua coluna para o e-mail [email protected]

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • EBM e seus playboys transformaram o Maracas no maior ponte de Nutella da face da terra!

  • Faz tempo que não faz

  • Pesquisem o vídeo da torcida na final em 2009 e comparem com a de agora, outro rítmo…

    Torcedores batiam cartão no maraca, muitos faziam amizades com a alta frequência na arquibancada, e posso afirmar que 2009 a torcida empurrou para o título…

    • Só lembrando que em 2009 TB tivemos invasões e violência do lado fora

      • Não foi invasão, foi roleta liberada propositalmente, eu estava lá

        • Então
          Roleta liberada se vc diz vou acreditar mas eu vi muita gente invadindo pulando mesmo

          • Precisa acreditar não, mas três roletas no Beline estavam liberadas pra duas organizadas, e lhe falo mais, pular muro pra entrar em estádio é mais velho que o próprio maracanã…

  • Há muito tempo que eu falo para meus amigos que essa torcida que vai ao estádio não é a verdadeira torcida fanática e que torcia o jogo inteiro. Essa torcida é composta pelos sócios torcedores que têm condição de pagar o plano de associado. O verdadeiro torcedor fanático ficou de fora que é o pobre que não pode pagar plano de sócio. Esse sim, ama o clube e graças a Deus eu pude conviver com esse povo na época em que cabiam 200 mil pessoas no Velho Maraca.

    • Mimimi …
      Eu vi os que não podem pagar o sócio torcedor são capazes de fazer …
      Quem é fanático e vai a todos os jogos como vc diz, pode pagar o ST pq sai muito mais barato … mas talvez vc esteja falando dos “fanáticos” que não pagavam ingresso e agora tem que pagar …

  • Não coloque a culpa na torcida nosso time de2017 é limitado, fraco,sem alma,raça, São acomodados isso sim botafaisca jogou a libertadores e foi até certo ponto longe com um time inferior no papel e no campo masxadimito que JOGARAM COM RAÇA…quem enlouquece ou entristece e enraivece uma TORCIDA é o time ,os jogadores correrem,brigarem , nem pra carrinho eles prestam, Não são expulsos por excesso de vontade, sem vergonha essa é a palavra pra esse timinho atual de milionários do Mengão. Diretoria perdida e mau acostumada com derrotas sem moral pra comandar um gigante chamado FLAMENGO…vc jornalista burro mais um q não sabe o que é torcida (nação) lava sua boca pra falar dela vai estudar e ajuda com outros comentários pq isso aqui não é tim e de série B trirbaixado nem DevedDevedor da série c e b no mais deixa a nação quieta seu burro SAKARIOS EM SUA PORRADA EM FALTA…aproveite e aprenda ocupar seu tempo escrevendo pra presidente e Caetano: queremos contratações a nossa altura

    • Salários em dia porrada em falta

    • Concordo!

  • Nossa torcida ta com um sério problema de idolatrar jogadores que fizeram historia em outros clubes, já chegam no Flamengo ídolo sem nunca ter vestido o manto, o pessoal que passa o jogo tirando foto e fazendo vídeo pra postar esquece de torcer no jogo, tem que cantar Amor ao clube, má só sabem vaiar o próprio time, esqueçam quem está em campo e se declarem ao Flamengo

    • Tem que parar também de falar que esse ou aquele jogador não tem bola pra jogar no Flamengo, até os bilionários europeus tem seus carregadores de piano, ai o quebrado Flamengo não pode ter, pessoal acha que pode contratar e demitir todo momento sem resultar em perda financeira, muita gente acha é igual a Master Liga

    • Isso mesmo. Esse povinho vai lá para apontar as câmeras para si próprios enquanto o Flamengo não é a atração principal, mas somente suas caras porcas. Francamente, quem deveria estar assistindo ao jogo no pay-per-view na verdade hoje ocupa as cadeiras as quais não fazem jus. São débeis, pessoas que não sabem nada de ser Flamengo, que suas presenças enfraquecem o CRF, trazem grande mau agouro. Só têm grana para pagar a extorsão descarada, nada mais, e por isso são aduladas pelos imbecis da diretoria. Estão sufocando o Clube e excluindo o Bem-vestido de Alma Rubro-negra pela ganância dos que a justifica como uma benfeitoria para o Flamengo. Doce ilusão…

      Há de se remover aqueles bundas-moles dos estádios junto com os playboys “mais rubro-negros que os outros” para ontem. Todas estas pragas são o “end of the line” para o Flamengo.

      Só o pensamento e atitude radicais podem salvar o Flamengo. Não há possibilidade de se negociar. É eles ou Flamengo. Qual você prefere?

  • A culpa agora é da torcida hahaha..cada uma. É exatamente o contrário, o desempenho em campo é que se reflete na torcida. Eu fui em vários jogos esse ano, onde a torcida apoiou os 90 minutos e os caras só andavam em campo. Quem culpa a torcida, é porque não vai aos jogos. A torcida fez a parte dela em diversos jogos, mas os caras não fizeram a mínima questão de corresponder, uma hora a paciência acaba. Sem contar que temos um presidente que é Banana em cobrar do elenco, mas é extremamente arrogante com a própria torcida do clube, um babaca que peita a própria torcida por pura soberba.

    • Você pode ter apoiado, mas maioria nem assistia o jogo com um Celular na mão, e vaiando o próprio time

      • A culpa não é da torcida que vai aos jogos, a culpa é de quem está elitizando a p** toda. Querem que o cara que foi criado num condomínio de luxo no Leblon, pule e grite como alguém que veio lá da Rocinha, isso nunca vai acontecer. Por motivos óbvios, o povão está sendo excluído dos jogos em estádios, tão trazendo expectadores de teatro pros jogos, mas não se pode culpar quem gasta uma fortuna pra ir aos jogos. Cada torcedor tem o seu perfil, o problema é que apenas um perfil tem acesso aos jogos.

        • Flamengo tem uma média de ingresso num valor inferior a Corinthians e Palmeiras, la eles enchem o estádio e cantam o jogo todo, não ta no valor que se paga, e sim no perfil de quem vai como você falou, acho que um grande problema são os modinhas ter muito acesso aos ingressos, a nossa torcida tem muito desse perfil

          • Mas existem algumas diferenças. Além de SP ter quase o triplo da população do Rio, o estado não está tão falido. Veja bem, lá é tanta gente, que o cidadão pobre pode ir a um único jogo no mês pagando 70 reais, que o estádio vai encher de gente. No outro jogo, outras pessoas pobres que não foram ao anterior, podem ir, e assim sucessivamente. Lá eles tem essa vantagem pelo tamanho da população, não quer dizer que a torcida deles sejam melhores no quesito apoiar, na verdade, eles tem muito mais obrigação de encher estádio do que o FLAMENGO,.que tem 80% de seus torcedores fora do estádio. Isso sem contar que o sócio torcedor deles dá prioridade a quem vai a mais jogos. No Flamengo prioridade é só quem paga mais.

    • Tem jogos q a torcida apoio mesmo.
      Mas na final foi uma vergonha,entre outros jogos tbm.
      Contra o cruzeiro deram maior destaque pra torcidas deles pois depois do gol deles a nossa torcida se calou

      • Culpa do Banana, que coloca preços abusivos, pra trazer aos estádios pessoas que são acostumadas a teatro, museu, etc.

        • Sim. … concordo

        • Perfeito!

    • Concordo que o presida é um mero otário arrogante. Agora, torcida (ex-Nação), time e diretoria são todos farinhas da mesma sacola hoje em dia.

  • Cara se eu falar que eu pensei exatamente isso depois do jogo!
    Falta a torcida acordar o gigante flamengo,nao adianta ser a maior em número!
    Tem que ter atitudes gigantes tbm,no segundo tempo contra o Independiente o time errava um passe a torcida xiava e reclamava deixando o time ansioso,em vez de empurrar atrapalharam o time !
    Eu acho que isso eh culpa desses valores altos que afastam o povão do estádio.

    • Acho que os planos de fidelidade dos paulistas Chorinthians e Bacons deveriam ser copiados, quem vai a jogo pequeno ganha prioridade de compra em jogo importante, resultou numa boa média de público, e o principal foi que diminuiu os modinhas que vão só tirar foto pra postar nas redes sociais

      • Concordo

  • Penso exatamente igual a você. A nossa torcida faz muito barulho nas redes sociais, aeroportos e portas de hotéis. Na hora que o time precisa dela, se cala. Foi uma vergonha o silêncio das arquibancadas na final da Sul Americana.

  • Isso é desvio de foco. Antes mesmo da torcida protestar contra o desempenho pífio do time nas principais competições do ano, muitos aqui já cantavam a pedra que o time não chegaria longe da maneira que estava sendo tocado. Escalações bizarras do técnico anterior, time massacrando os pequenos no estadual, mas penando nos clássicos, futebol irregular e basicamente de chuveiros, atacantes que não sabem finalizar e laterais que não marcam, a questão dos perebas que tiveram contrato renovado e fizeram a festa em plena Libertadores etc. Mas eram chamados de “cornetas”, “antis”, falavam “para de reclamar, só temos X derrotas no ano”. Depois que a merda aconteceu, tentaram empurrar com a barriga, falando que não tinha terra arrasada, que o time uma hora ia se acertar. Mesmo capengando pelo Brasileiro, por causa do péssimo futebol que praticado e metade do time composto por perebas, tentaram disfarçar dizendo que o time melhoraria depois que os reforços chegariam. Quem era lúcido sabia que os reforços não resolveriam todos os problemas do time.

    O time chegou às semifinais da CdB aos trancos e barrancos, passando por um fio diante do Atlético-GO e Santos. Por pouco também não viu o time ser eliminado nos pênaltis já pelo Botafogo, com Muralha no gol. Se classificaram graças a uma jogada individual que o Berrío jamais acertará outra na vida. Outra vez o time foi um arame liso contra o Cruzeiro na final e foi incapaz de se mostrar merecedor de vencer o jogo nos 180 minutos do tempo normal. Atacou por alguns minutos do primeiro jogo e achou um gol irregular com Paquetá e depois recuou e levou um gol na falha do Thiago. No segundo jogo mesmo sabendo da deficiência do Muralha nos penais foram incapazes de pressionar o Cruzeiro para decidir nos 90 minutos. Só houve duaa jogadas de perigo o jogo inteiro, ambas com Guerrero.

    Sul-americana foi menos sofrido, mas os adversários também ajudaram. Enfrentamos Palestino, Chapecoense e Fluminense em crise. Não jogaram nada o segundo contra o Júnior Barranquilla, mas o ataque foi eficiente. Três chances, dois gols. Na final aconteceu o que ocorreu durante o ano inteiro: no jogo de ida o time começa organizado e pressionando até fazer o 1º gol. Depois se desorganiza de forma impressionante, cedendo pressão até o adversário empatar ou virar o jogo. No jogo da volta, a mesma coisa. Fizemos um gol após muita pressão, nos desorganizamos e e cedemos espaços. Levamos o gol. O time tentou fazer o 2º na etapa final, mas todo desprganizado, no abafa. A vantagem deles era mínima, não tinha razão para se desesperarem daquele jeito. O Indepediente esteve mais próximo de fazer um gol do que o Flamengo.

    Mas em todas essas ocasiões, a torcida esteve presente e apoiou sim. O time não correspondeu a temporada inteira, porque possui falhas em determinadas posições, como laterais, volantes e atacantes. E principalmente, faltou futebol. E muito. Se tivessem se comportado como um time e não como um bando em 2017, com certeza não teríamos feito o papelão que fizemos na Libertadores, não teríamos cumprido tabela no Brasileiro, a 18 pontos do líder no 1º turno, não chegaríamos capengando nas finais das competições mata-mata e teríamos vencido pelo menos uma delas. Flamengo também não jogou como Flamengo. Um time sem alma, facilmente abatido, em poucos momentos demonstrou aquele espírito de luta dentro de campo, em uma busca incessante pela vitória. Pelo contrário, a maior parte do tempo foi um time apático.

  • Resta-me rir dessa piada que o autor contou. Faz o seguinte: mantém-se todos os perebas do elenco, os incompetentes do Departamento de Futebol, os mesmos jogadores improdutivos, deixem novamente a base reduza o preço dos ingressos para a torcida comparecer em peso. Aí veremos o resultado. Talvez ganhemos até um mundial…

    • Acho que ele quis dizer cantar em Amor ao clube, não para os perebas que jogaram em campo

    • Mundial para times Brasileiros nunca mais e a FIFA quer fazer ele de 4 em 4 ano com mais de 10 times Europeus.

  • Faltou carinho? Faltou amor?

    Lotamos o maraca quantas vezes esse ano? Perdemos qts nele?

    A culpa não foi do Muralha, não foi das pipocadas fora de casa, não foi do Guerrero perdendo gols, nao foi do vaz entregando os bagos.

    Agora se temos umas mocinhas envergando o manto a culpa e da torcida.

    SRN

  • Continuar gritando? Ninguém aguenta não, já perdi as contas de quantas vezes vi o flamengo ser eliminado nesses últimos anos.
    Sul-americana era a salvação de um ano pífio, nem isso os incompetentes conseguiram.

  • A culpa e da torcida?

    Sai pra la.

  • JA FEZ, HOJE COM OS PREÇOS A MAIORIA É NUTELLA, LAMENTAVEL…

  • Eu concordo com o colunista, já havia percebido no meio do ano. Este ano a torcida não foi nem perto da torcida espetacular que era nos outros anos. Atrapalhou muito mais do que ajudou.

  • “O que fica de conclusão pra mim que esse ano o problema não foi o dopping do Guerrero, as contusões de Berrio e Diego Alves, nem a péssima fase de Muralha, Rafael Vaz, Gabriel, Rômulo, Everton Ribeiro e Diego ou do sempre odiado Márcio Araújo. O problema, dói admitir, mas foi a torcida, que não sabe perder, não sabe apoiar e agora também não sabe torcer.”

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Não sabia que a torcida entrava em campo e não tomava gol, não chutava errado, não tem nenhuma jogada trabalhada, que erra passes bobos e gera contra ataque pro adversário. Torcida do flamengo esgotou os ingressos rapidamente, cantou e apoio o time, que mas uma vez nao correspondeu. Agora se voce quer ficar que nem besta gritando pra um monte de jogador que nao mostra vontade nenhuma de ser campeao tudo bem, nao espere que mais gente seja besta e faça iss depois de mais um pessimo jogo do flamengo

    • Tu só esqueceu de dizer que ela é especialista em quebra o Maracanã, e também chamar os outros de banana ou arrogante ! Mas só nessa fasse de recuperação financeira do clube, pois quando o clube lutava para não cair essa mesma torcida ficava quietinha , com medo de Márcio Braga… Cléber leite… Edmundo Santos Silva…e Patrícia Amorim! Esses aí sim entende de futebol.

    • Tu só esqueceu de dizer que ela é especialista em quebra o Maracanã, e também chamar os outros de banana ou arrogante ! Mas só nessa fasse de recuperação financeira do clube, pois quando o clube lutava para não cair essa mesma torcida ficava quietinha , com medo de Márcio Braga… Cléber leite… Edmundo Santos Silva…e Patrícia Amorim! Esses aí sim entende de futebol.

  • Querem a torcida satisfeita em saber q seu clube na história do Brasil foi o único d sua época( 2015- 2017) a investir e só ganhar estadual? Me mostre um clube q tenha investido tanto e fez essa façanha! Eu vou dar alguns exemplos d investimentos q deram resultado além d estadual!
    Vasco- banco americano – 97 – 2000
    Palmeiras Parmalat – 93- 97
    Palmeiras crefisa – 2015 – 2017
    Fluminense unimed bi campeão brasileiro 13 15
    Corintians Lula – há 10 anos ganhando tudo
    FLAMENGO – Ganha só estadual!!!! E passa vergonha na libertadores ( nem o botafogo conseguiu passar vergonha em 2017)!
    E TEM GENTE ACHANDO Q A TORCIDA TA ANSIOSA KKKKKKKKKKKKK
    Aprenderam a ser vices perdedores como o bandeira ( protetor d perebas)

  • Disse tudo !

  • Bom dia, achei bastante coerente e realista o texto, por mais que doa na torcida admitir tal verdade, também compartilho de seu entendimento, pois tenho observado que a ansiedade da torcida tem se transferido pra dentro do campo, que fique a lição e que em 2018 a torcida faça o papel que sempre fez, o de apoiar, pois o de criticar já é feito por muita gente, digo, torcida arcoíris e imprensa.

  • Se emprestasse o Márcio Araújo pagando metade do salário iamos econonizad 1 milhão por ano

  • 2019 muda tudo!! Vai ser difícil ser perdedores frouxos mais um ano inteiro com esse presidente orgulhoso!! Mas teremos q ter mais 1 ano d paciência!! Relaxa galera! 1 ano pra quem já foi enganado 5 passa rápido!!

    • Mas ano q vem….. Kkkk!!! O mais burro fui eu q acreditei! Kk! Vivendo e aprendendo

    • Quem te garante isso, Mãe Diná?

    • Quem te garante isso, Mãe Diná?

      • O frouxo orgulhoso protetor de perebas q acha normal ganhar em 5 anos só carioca bandeira de Melo! Ninguém te falou q é ele ano q vem d novo não? Mas relaxa 2019 ele sai e isso acaba! Carioca até o Vasco d jorginho foi bi!

  • Concordo plenamente no q foi dito,e faz tempo q venho aqui pra falar sobre isso, não estamos sabendo ser torcedor achamos q somos dirigente,jogador , treinador e esquece do principal q é fazer nossa parte na arquibancada e demonstrar nosso amor é carinho pelo o clube tantas vezes campeão,temos q fazer nossa parte q é apoiar o nosso esteja onde estiver,somos um clube diferente hoje só quem acompanha o Flamengo sabe, parabéns pra esse texto

    • Faltou carinho? Faltou amor?

      Lotamos o maraca quantas vezes esse ano? Perdemos qts nele?

      A culpa não foi do Muralha, não foi das pipocadas fora de casa, não foi do Guerrero perdendo gols, nao foi do vaz entregando os bagos.

      Agora se temos umas mocinhas envergando o manto a culpa e da torcida.

Comentários não são permitidos.