De coadjuvantes a protagonistas: “esquecidos” viram peças principais na reta final

Compartilhe com os amigos

Foi alto o investimento para a temporada de 2017. O sonho da torcida e dos dirigentes? Ganhar tudo que fosse disputado. Nada feito. O Flamengo amargou um um dos piores anos por causa do marketing feito antes das competições iniciarem.

Os maiores beneficiados foram os coadjuvantes. Pelo menos na reta final. César chegou a ser quarto goleiro. Juan iniciou o ano como reserva, enquanto Felipe Vizeu era o terceiro centroavante do elenco no primeiro semestre. Com as baixas, acabaram se tornando protagonistas.

Veja a trajetória desses personagens em 2017, de acordo com o Globoesporte.com:

César: o quarto será o primeiro

O goleiro iniciou a temporada emprestado ao Ferroviária e sequer era titular por lá. Com a negociação de Paulo Victor, o Flamengo solicitou seu retorno em fevereiro para ser o terceiro goleiro do plantel. Na época, Alex Muralha ainda era titular indiscutível, e Thiago ganhou o posto de reserva imediato.

Com a queda brusca de rendimento de Muralha, o Flamengo acabou contratando o experiente Diego Alves. Com isso, César passou de terceiro para quarto goleiro desde o meio da temporada até a lesão do camisa 1.

Com Thiago se recuperando de fratura no punho e as falhas de Muralha ao substituir Diego Alves, coube ao quarto goleiro a função de proteger o gol rubro-negro nos jogos que marcam a última chance do Flamengo te encerrar o ano com título de expressão.

Lucas Paquetá: caiu nas graças de Rueda

No começo da temporada, o então técnico Zé Ricardo havia deixado claro seu interesse em utilizar jovens da base. Paquetá chegou a ter algumas oportunidades – boa parte em jogos com time misto ou alternativo no primeiro semestre. Só havia sido titular em três ocasiões e estava ”atrás da fila” de nomes como Matheus Sávio e Gabriel. A ideia no planejamento era que as oportunidades surgissem para dar ”casca ao jogador”

O jogador, no entanto, caiu nas graças de Reinaldo Rueda e a maturidade veio ”na marra”. O colombiano o utilizou até como centroavante durante jogos do Brasileirão e da Copa do Brasil. Atuando como ponta, também tem agradado. Já são 14 jogos como titular desde a chegada do atual técnico.

Vinicius Junior: da base para principal solução no banco

Principal – e talvez única – alternativa de Rueda no banco de reservas nas decisões da Sul-Americana, Vinicius Junior sequer estava no plantel profissional até maio deste ano. Disputou a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Sul-Americana no Sub-17.

Após ser negociado pelo Real Madrid, o Flamengo o promoveu. Hoje é uma solução fundamental para o time.

Felipe Vizeu: era o terceiro centroavante do elenco

Era o terceiro centroavante do Flamengo até julho, quando Leandro Damião foi negociado com o Internacional. Até agosto, quando Zé Ricardo deixou o clube, havia sido titular apenas em cinco jogos na temporada.

Reinaldo Rueda chegou a deixá-lo de lado e apostar em Paquetá improvisado como referência. Mas, sobretudo após a suspensão de Guerrero, Felipe Vizeu voltou a agarrar bem as oportunidades e se tornou peça importante na decisão da Sul-Americana. Tem cinco gols no torneio.

Cuéllar: por pouco não foi negociado

Iniciou o ano atrás de Márcio Araújo e também de Rômulo, contratado pelo clube como um dos principais reforços da janela do começo da temporada. Esteve muito perto de deixar o clube, mas acabou ganhando oportunidades ainda com Zé Ricardo.

Com a chegada de Rueda, se consolidou com titular e é peça importante no esquema do Flamengo, fazendo dupla de volantes com Willian Arão.

Juan: iniciou ano na reserva

Com Rueda, Juan tem 16 jogos como titular, dois a mais do que com Zé Ricardo em 2017. Apesar de ter tido oportunidade entre os titulares também com o ex-treinador, ele iniciou a temporada como reserva de Rafael Vaz.

Hoje é tratado como peça fundamental da defesa rubro-negra. Por conta da idade, é poupado em alguns jogos para estar 100% em confrontos decisivos, como os da Copa Sul-Americana.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Zé panela por pouco não enterrou vários jogadores…

  • Deixa os meninos brincarem…kkkkk

  • Paquetá e Vizeu só vem jogando pq Guerrero está suspenso e Berrio esta lesionado. Se não fosse isso eles não teriam tantas oportunidades.
    Aí já tem gente dizendo que agora com Rueda que os jogadores da base estão tendo oportunidades. Mas esquecem que só estão tendo oportunidades por falta de opção e não por vontade do técnico.

    • Exatamente, mas muitos acham que não é isso.

  • Era pra ter mais um nessa lista que não estavam na panela do Zé.
    Donatti foi covardemente tratado pelo técnico Zé Panela e hj é um dos melhores zagueiros no México.
    Cesar, Juan, Cuellar, Paquetá, Vinícius Jr e Vizeu são prova que o segredo do Mengão esta na sua base e na sua torcida!

    • Donatti mesmo ze ricardo quade acaba com a carreira do xerifao , um cara que bateu martelo pra vim pro mengao pra ser reserva com aquele abutre do ze ricardo

      • Se terminamos o ano com problemas de elenco agradeçam ao Zé Panela!
        Saiu e largou essas bombas aqui, tinha que ter levado com ele!

    • César saiu do flamengo quase que expulso pela torcida, sua volta ao flamengo é algo completamente improvável e impensável também.

      • Maus o Cesão voltou, o Donatti não. E em breve veremos ele pelos campos da Europa e muitos se mordendo de raiva!

        • O que eu quero dizer é que César não é um goleiro ruim como muitos falavam aqui e que por conta do imediatismo da nossa torcida perdemos bons jogadores.

          Em 10/12/2017 14:29, “Disqus” escreveu:

          • Nisso vc tem razão!

            • Você falou que veremos alguém na Europa, você ta falando de César ou donatti?

              Em 10/12/2017 19:52, “Disqus” escreveu:

              • Donatti, ja esra sendo monitorado!

  • Foi graças a mudança de técnico, com Zé essa galera seria banco até hj

    • E o pior de tudo é que o Zé foi técnico da base e virou a cara pro jovens em favor de Marcio Araujo, Leandro Damião, Arão, Vaz, Pará e cia

  • Essa do Cesar foi uma grata surpresa, acho desnecessário queimar dinheiro com geiro reserva. Temos outra prioridades como laterais, volante, zagueiro e atacante

Comentários não são permitidos.