ESPN: “Sem gols ou assistências e muitos erros: o que Diego fez nas finais que Fla perdeu”

Contratado para ser uma das referências no caro elenco do Flamengo, em julho de 2016, Diego não conseguiu conduzir o time aos títulos da Copa do Brasil e Sul-Americana em 2017. Pior: nas duas decisões, o meia decepcionou e teve atuações abaixo de suas próprias médias no torneio.

Nos quatro jogos decisivos das duas finais, por exemplo, o camisa 35 rubro-negro não balançou as redes, nem deu assistência para que companheiros marcassem. Na Copa do Brasil, ainda foi ele quem perdeu o pênalti, defendido por Fábio, que acabou dando o título para o Cruzeiro.

Estatísticas do Trumedia, banco de dados exclusivo da ESPN, mostram que a queda de desempenho de Diego nos momentos mais importantes do ano flamenguista vai além dos gols e das assistências. Foram poucas chances criadas e mais erros nos passes e finalizações que tentou.

Considerando as decisões tanto da Copa do Brasil, quanto da Sul-Americana, Diego deu apenas nove finalizações, sendo apenas duas no gol – nenhuma delas na final continental.

O baixo aproveitamento nos arremates, apenas 22%, contrasta com a marca que o meia tinha nas duas competições até o momento da final. Até então, ele acertava 46,2% dos tiros tentados.

ESPN/Trumedia

Locais e destinos das finalizações de Diego nas finais da Copa do Brasil e Sul-Americana
Locais e destinos das finalizações de Diego nas finais da Copa do Brasil e Sul-Americana

Nos passes, os números de Diego também caem. Nas quatro finais, foram 190 passes tentados e 146 completados, um índice de acerto de 76,8%. Nos jogos anteriores da Copa do Brasil e da Sul-Americana, porém, o jogador tinha marca superior a 80%, com 80,9% dos toques no alvo.

E o aumento dos erros não são consequência de uma participação mais ativa na partida, já que o número de vezes que o meio-campista pegou na bola nas decisões também foi inferior à sua média antes disso. Até as finais, eram cerca de 64,5 toques por jogo; nelas, um pouco menos, 59.

ESPN/Trumedia

Mapa de atuação de Diego nas finais da Copa do Brasil e da Sul-Americana
Mapa de atuação de Diego nas finais da Copa do Brasil e da Sul-Americana

Os toques e passes de Diego, ao menos, geraram 13 chances de finalização para companheiros nas finais, número que, se não salta aos olhos, é superior à média que teve no resto dos torneios.

“Em alguns momentos, o excesso de vontade faz com que a gente queira fazer além do que devemos, acaba perdendo um pouco a organização. Isso facilita a defesa e dificulta para criarmos a jogada. Quem tem a bola acaba ficando muito distante, tem que dar muitos toques na bola. Isso aconteceu sem dúvidas, temos que evoluir”, disse o meia após o empate em 1 a 1 com o Independiente-ARG na última quarta.

Em 2017 além dos dois vices, o Flamengo de Diego foi campeão do Campeonato Carioca, acabou eliminado ainda na fase de grupos da Copa Libertadores e terminou o Campeonato Brasileiro na sexta colocação, com 16 pontos a menos que o campeão Corinthians.

Reprodução: ESPN

Veja também

  • Diego faz tempo não jaga nada… me lembra o Zinho do Parreira… só gira-gira, “jogador enceradeira”.

  • “Os toques e passes de Diego, ao menos, geraram 13 chances de finalização para companheiros nas finais, número que, se não salta aos olhos, é superior à média que teve no resto dos torneios.” Esse trecho deixa claro que mesmo não fazendo grandes jogos ele criou oportunidades, mais do que a média, que se uma delas fosse aproveitada (coisa que já não depende dele) o cara hoje sairia como um dos heróis. Estão queimando um dos melhores do elenco por causa de um jogo em que ninguém fez nada, com exceção do Paquetá. É nítido que o Diego está abaixo do que rende mas isso ocorre desde a lesão no primeiro semestre, antes disso era disparado um dos melhores da América.

  • Parem de pegar no pé do Diego, a midia e os torcedores modinha criam expectativa, superestimao alguns jogadores e depois metem bronca quando esses jogadores não correspondem as expectativas desses. Diego é um importantíssimo jogador do flamengo e o time é outro sem ele e muitos já se esqueceram disso. engraçé que alguns favoritos da torcida falham e a torcida faz vista grossa, Cuellar estava jogando muito mal na final fez penalte ridículo, everton perdeu dois gol, vinicius junior não acertou nada, o rever perdeu uma cabeçada sozinho, vizel estava inútil. mas todos dessem o pau no Diego. Deixem de ser hipócritas.

    • REALMENTE TEM QUE PARAR DE PEGAR NO PÉ DE DIEGO , NO PÉ DE EVERTON RIBEIRO E DE MAIS MEIA DUZIA DE BOSTAS QUE ESTÃO GOZANDO FÉRIAS REMUNERADAS NO FLAMENGO ,PEGAR ELES COM UMA PÁ PRA NÃO FICAR FEDENDO A MERDA ,E JOGA,LOS BEM LONGE DA GÁVEA JUNTOS COM RODRIGO CAETANO.

  • Diego sempre foi assim. Ele some em finais, desde o Santos em 2002.
    A única final que ele jogou bem, foi contra o Sevilla pela Liga Europa. Depois disso, ele sempre fez jogos ruins em finais. Ele treme e sente a pressão.

    Outra característica clássica do Diego em todos os times que jogou, é que quando ele começa, joga muito, mas depois tem um declínio e não se recupera.
    Diego tem que ficar constantemente sendo trocado ou emprestado nos times que joga, pois ele sempre foi assim.

    Ele ao menos é um meia com média bem alta de gols. Não acho que devemos pedir a cabeça do Diego agora, mas tem que trazer um meia pra ser sombra dele.
    Eu gosto do Renatinho do Paraná, é bom e barato, infelizmente nem deve passar pela cabeça do RC contratar esse, pois só quer refugo com salário alto.

  • Diego corre que nem barata tonta e nao carrega a booa ou tem calma como o nosso monstro paqueta faz. Bota essa pereba de reserva e coloca o paqueta com a 10 pra ja.

  • “Em alguns momentos, o excesso de vontade faz com que a gente queira fazer além do que devemos, acaba perdendo um pouco a organização.”
    Bom, creio eu, ser de responsabilidade dele, como referencia no meio, acalmar o time nesses momentos de afobação, parar a bola, pensar e jogar com calma, alcamar os companheiros.
    Esse tipo de “excesso” se espera de jogadores jovens como Paqueta e Vinicius Jr. não de um cara como Diego, com a carreira dele e com a idade dele.
    Vendo as partidas fico com a sensação que ele quer resolver tudo sozinho, quer bancar o herói, fazer o “gol salvador”, ou tentar “uma jogada incrível que resultou no gol do titulo.”
    E nisso ele se prejudica e prejudica o time, quando deixa de tocar a bola pra alguém livre, ou passando em velocidade ao seu lado pra tentar uma jogada individual, ou apenas por insistência de querer sempre conduzir a bola.

    • Ou seja, o Diego é uma enceradeira.

  • É bom jogador mas nas decisões pipocou sim, e ultimamente ele e ER vinham se arrastando em campo.
    poha, até o Jael o cruel é decisivo (fez gol na final da libertadores)
    Pq esses caras do flamengo não podem ser? é só nome e mais nada.
    As vezes o Diego prende demais a bola e não finaliza aí chega a marcação, e o ER simplesmente some do jogo, faz aquele futebol medíocre na ponta tipo Gabriel.

  • vão se ferrar quem fez essa matéria; diego nunca foi jogador decisivo, querem impor algo ao cara que ele não é; vão se ferrar; acredito muito nesse time proximo ano; pra quem têm olhos ruins não faz uma analise do final do campeonato do flamengo, o time se superou, jogou bem nos ultimos jogos, quando faltou técnica entregava com coração; não vejo como a maioria; pensamento positivo, queria ver se essa análise seria feita se o diego tivesse decidido

    • O time mostrou muita vontade e alguns jogadores até jogaram bem. Mas Diego além de desaparecer nas semifinais contra o barranquilla sumiu também nas finais. É até bom jogador tenicamente, mas o individual dele agrega muito pouco ao coletivo, eu diria que muitas vezes até atrapalha o time. Prende demais a bola, demora a dar soluções as jogadas, a todo momento tira a velocidade do jogo e mata as jogadas em velocidades, ultimamente a contribuição dele tem sido apenas acertando os penáltis e efetuando as cobranças de faltas e claro que sem negar a entrega dele em campo, mas para mim é pouco.

    • concordo com vc

  • O que ele fez para que o flamengo chegasse la???

  • Manda logo esse pipoqueiro para as sardinhas.

Comentários não são permitidos.