No último dia 29 de novembro, o Flamengo anunciou oficialmente em coletiva de imprensa na capital cearense uma parceria com o clube CEU (Centro Esportivo União). O acordo tem como principais objetivos o aproveitamento da estrutura da equipe nordestina, que recém subiu de divisão no campeonato estadual local e evolui em todos os aspectos a cada temporada, para a formação, observação e captação de jovens talentos para as categorias de base do Mais Querido, que contratará um observador técnico para comandar a coordenação técnica do clube e captar talentos em toda a região nordeste. Além disso, haverão intercâmbios entre os profissionais dos dois clubes com palestras, aulas e trocas de conhecimentos de parte a parte.
“A direção do CEU nos apresentou o projeto dessa parceria para a captação de novos talentos em toda a região nordeste. Tomando como ponto inicial os termos dessa proposta, estabelecemos os critérios para que a parceria pudesse acontecer. Haverá intercâmbio entre os profissionais dos clubes. Nossa expectativa é a melhor possível. A região nordeste, assim como todas as regiões do Brasil, é rica de talentos, mas carece de formação e infraestrutura. Investiremos no Centro de Treinamento, contrataremos profissionais competentes, detectaremos atletas e os lapidaremos. Para 2018, estou certo de que já colheremos bons frutos da parceria, que poderão ser levados para as categorias de base do Flamengo no Rio de Janeiro”, afirmou Luiz Carlos, coordenador de captação do Mais Querido.
Além de Luiz Carlos, estiveram presentes na coletiva de apresentação da parceria o Gerente de Inteligência e Mercado do Flamengo, Marcos Biasotto, e o presidente do CEU, Carlos Lima. O objetivo do rubro-negro é estar presente em todas as regiões do país de uma forma mais ativa, sempre adotando esse mesmo modelo de parceria. Segundo a direção do clube CEU, a filosofia e metodologia de trabalho do Flamengo serão incorporadas no clube.
“Para nós do Centro Esportivo União, é uma satisfação muito grande ter uma parceria com um clube como o Flamengo, um time consagrado mundialmente. E o nosso projeto ter sido aceito por eles é algo que nos deixou muito felizes e honrados”, disse Carlos Lima, presidente do clube cearense.
“Nossa ideia é estabelecermos parcerias aonde existem boas formações de jogadores e clubes com boa estrutura. O CEU é um desses clubes. Eles nos apresentaram um projeto com boa estrutura, e passam a ser parceiros oficiais do Flamengo na região nordeste. Usarão a marca do Flamengo apenas para a captação. E a preferência dos atletas de lá passa a ser do Flamengo. A gente entende que pode contribuir internamente com metodologia, formação de atletas, captando e contribuindo para o desenvolvimento do clube, que pretende chegar à primeira divisão do Campeonato Cearense e às divisões do Campeonato Brasileiro. Eles podem contar conosco para atingirem seus objetivos”, encerrou Luiz Carlos.
Reprodução: Site oficial do Flamengo
Investimento da base é sempre bem vindo
Espero que em 2020 que é o plano de dominação bla bla o flamengo tenha pelo menos 4 jogadores na base como titulares no profissional.
Cara esse processo vai demorar, vistos que, jogadores que ainda nem foram formados ainda é já foram vendidos!