Flamengo fica disparado em último lugar em votação sobre contratações do ano

O GloboEsporte.com realizou uma votação sobre as melhores e piores contratações do ano no país e o Flamengo teve um enorme destaque negativo.

Ao todo, 100 jornalistas da Rede Globo votaram nos cinco melhores e cinco piores nomes que reforçaram as equipes durante 2017, com peso por posição:

1º lugar: 5 pontos
2º lugar: 4 pontos
3º lugar: 3 pontos
4º lugar: 2 pontos
5º lugar: 1 ponto


Na categoria das melhores contratações o meio-campista Hernanes venceu com 388 pontos, confira todos os outros votados:

Jô (381), Thiago Neves (139), Bruno Henrique (131), Gatito Fernández (115), Anderson Martins (85), Zé Rafael (59), Keno (39), Diego Alves (35), Diogo Barbosa (26), Pablo (25), Tréllez (24), Michel (13), Gabriel (10), Lucas Barrios (9), João Paulo (5), André (4), Douglas Friedrich (4), Reinaldo (4) e Willian (4).

Apenas Diego Alves do Flamengo foi citado e ficou com 35 pontos. Agora, na categoria das piores transferências, a liderança foi absoluta do argentino Conca com 396 pontos. Confira a lista:

Conca (396 pontos), Rodrigo (228), Wellington Nem (97), Montillo (95), Borja (92), Felipe Melo (70), Grafite (49), Luis Fabiano (49), Leandro Donizete (45), Escudero (37), Romarinho (36), Geuvânio (34), Marlone (34), Neílton (34), Romulo (34), Anderson (26), Kazim (25), Walter (24), Carlos Eduardo (18), Bruno Paulista (17), Berrío (15), Sassá (13), Felipe Santana (8), Armero (7), Danilinho (6), Manga Escobár (6), Beto da Silva (2), Fellipe Bastos (2) e Carlos Eduardo (1).


Depois dos votos em jogadores por parte de todos os jornalistas, uma soma foi feita para identificar qual foi o clube que melhor contratou, e também, qual foi o pior.

Corinthians venceu a disputa com 416 pontos (Jô, Pablo e Gabriel), São Paulo ficou em segundo com 388 (Hernanes), Cruzeiro em terceiro com 165 (Diogo Barbosa e Thiago Neves), Santos em quarto com 131 (Bruno Henrique) e o Botafogo em quinto com 120 (Gatito e João Paulo).

Já na liderança absoluta na categoria de “Clube que pior contratou” ficou o Flamengo com 479 pontos e com quatro jogadores: Conca, Rômulo, Berrío e Geuvânio. Em segundo lugar ficou a Ponte Preta com 288 e tendo apenas um jogador citado: o zagueiro Rodrigo.

Essa votação, de alguma forma, demonstra o porquê da torcida rubro-negra ter criticado tanto o departamento de contratações nesta temporada. Foram muitos erros que costuram caro, não só financeiramente falando, mas também em desempenho dentro de campo.

Veja também

  • Quem realizou essas contratações tem que indenizar o Flamengo ou ser demitido.

  • Imaginem a grana paga a esse profissionais todo , aí vc analisa e percebe o quanto de dinheiro foi jogado fora.

  • Eu como Flamenguista sou bastante crítico em relação ao departamento de futebol do Flamengo, mas devo confessar que os caras adoram pegar no nosso pé, todo mundo mete a porrada no futebol do Flamengo mas o patético mineiro foi uma vergonha esse ano e pior ainda foi o parmêra que só disputou o título no final do campeonato brasileiro, não levou nem um estadualzinho mequetrefe sequer e torrou 30 milhões em um atacante que não fez a diferença em nenhum jogo aliás só fez dar trabalho, esse foi o pior desempenho de todos os favoritos, mas a imprensa paulista que domina os programas esportivos ficam caladinhas. Cambada de bairristas e clubistas. Os urubus somos nós, mas quem se amarra de verdade numa carniça são os arcoirenses, já dizia um Flamenguista.

    SRN #ImparcialidadeParaQueNé?

  • Vitória merecida. O Flamengo não só contratou mal como renovou com jogadores que não deveriam nem chegar perto do manto sagrado. Que venha 2018 e mudanças.

  • Conca foi uma decepção. Mas se tivesse dado certo a imprensa hj iria endeusar o Rodrigo Caetano

  • Ahh se flamengo tivesse hernanes e Bruno Henrique..

  • Quando eu disse aqui que o Flamengo devia ir atrás do Thiago Neves e do Hernanes veio um monte falar que eram jogadores velhos e bichados! Agora eu pergunto, bom msm é o Berrío e o Rômulo né?

  • Toda contratação é uma aposta, por mais renome que tenha um jogador. Não dá para prever se ele vai render o que se espera, se vai se adaptar ao esquema tático, aos outros jogadores etc.
    Que esse ano sirva de lição e passem a olhar melhor para a base!! Quem nos salvou nessa reta final foram os garotos do ninho!!

  • Gente, eu ando sumida por causa do trabalho e estudo e tals, mas tenho que dar a cara a tapa.

    Fui muito a favor da contratação do Rômulo, mas se mostrou um cara muito sem sangue. Qualidade ele até tem, e muita, mas aqui não é lugar pra ele.

    Então podem me xingar a vontade aí, eu mereço. kkkk

    • %$&*#*#&$*

      • Calma

  • Essa pergunta deveria ser feita no começo da temporada. Quem não aprovaria as contratações de Conca, Rômulo, Geovânio e Berrío? À exceção de Berrío, todos vieram só com pagamento de salários. Tenho certeza que todos aprovariam. Conca era uma aposta na recuperação, não conseguiu se recuperar, faz parte da aposta. Rômulo é relativamente jovem (27 anos) e tem um excelente currículo. Quem diria que seria um sem sangue? Geovânio também é jovem (25 anos) e com excelente passagem pelo Santos. Berrío é jovem (25 anos) e penso que não é um jogador desprezível não, é uma boa opção para compor o banco de reserva. Se machucou gravemente e está fazendo falta. Acertar e errar nas contratações são situações mais que casuais nos clubes de futebol. Já tivemos Alex, Edmundo, Zé Roberto que são acima da média e não jogaram nada no FLAMENGO. Assim como já tivemos Hernane Brocador, Obina e tantos outros que, apesar de tecnicamente fracos, honraram o MANTO SAGRADO. Acertaremos e erraremos outras vezes, ninguém tem bola de cristal. SRN.

    • Bandeirete Detected!

      Me perdoe, mas ninguem precisa de bola de cristal para saber que Guerrero ia custar 5x mais caro e fazer metade dos gols do Brocador. Isso foi amplamente comentado na época, o pivô nunca foi goleador.

      As contratações em 2017 foram ainda piores, olha só os vencimentos e custo:
      – Conca: 400mil
      – Romulo: 300mil
      – Geuvanio: 500mil
      – Berrio: 400mil + 12Mi
      – ER7: 500mil + 22Mi

      Desses ai, só tenho esperança com ER7 no ano que vem, porque pelo status de contratação mais cara da história do Fla, ainda està devendo.

      Sem falar nos 18Mi já provisionados para Cirino, foi um verdadeiro golpe no Fla.

      Eu reconheço sempre os avanços adm/fin do Fla. Agora voce não reconhecer os fatos da materia, passa uma imagem de descaso com o dinheiro do Flamengo.

      Se vai contratar tão caro assim, e sem responsabilidade de acerto, melhor usar todo o dinheiro para pagar divida mesmo. Pelo menos não joga dinheiro fora.

      • Viúva, falar depois é fácil, a maioria da NAÇÃO apoiou as contratações. Ademais, Berrío e ER7 não podem se encaixar em contratações ruins. ER7 terminou a temporada na Turquia e emendou a do FLAMENGO, ainda vai apresentar mais. Berrío se mostrou um jogador útil, vide o excepcional drible que resultou em gol no jogo contra uma de suas admirações, o chorafogo, as outras são o lixo da gama e o fluzim. Se ser 100% FLAMENGO é ser bandeirete, me enquadro nesse pseudônimo. Vai torcer para o Indenpendiente hoje, vacilão?

        • Kkkkkkk
          Parei de ler no ER7 da Turquia, vc não ta bem informado. Que maioria apoiou o Romulo? Mesma coisa com Geuvanio e Rhodolfo, ninguem nem ouvia falar, tudo é feito em segredo. Claro que depois de anunciar a torcida apoia, na melhor das intenções. Mas depois vem a decepção, desde Carlos Eduardo é assim… Me lembro de muita critica a Guerrero também, e olha que na época ninguém sabia que ia custar tão caro e desfalcar tanto!

          Amigão, não fica nervoso não, voce caiu na matéria errada. O assunto aqui é contratações, voce ta passando vergonha em defender Bandeira nesse quesito. Vamos lá na matéria do financeiro, que eu até te ajudo a elogiar ele. Não sou torcedor de dirigente ou de política, não tenho problema de elogiar ou criticar quando for necessário. Já voce, é Bandeirete mesmo, nunca vi nenhuma critica sequer de sua parte. Ele deve ser perfeito para voces! De forma que não tem mais credibilidade nenhuma os Bandeiretes.

          Relaxa ai fera, a torcida não é boba! Kkkkkk

          • Viúva, fez tanta diferença o equívoco de Emirados Árabes por Turquia, kkkkkkk, a informação relevante é que ele emendou uma temporada na outra. Cara, não vou perder mais tempo com você, falso rubro-negro, eu sou FLAMENGO e estarei torcendo hoje pelo FLA e quarta que vem no maraca, pois sou sócio torcedor e meu apoio ao FLA é incondicional.

          • Voce torce pelo Banana! Vai torcer contra o Flamengo depois que ele sair. Ai sim, será a Viuva que voce tanto fala! Kkkkkk

          • Viúva, acompanho o FLA desde a década de 70, vi Zico, a geração 80, mas vi também o FLA se degringolar depois da década de 90. Nunca vi uma administração que tenha feito tanto pelo engrandecimento do FLA como essa. Não sou partidário de ninguém, apenas reconheço o que fizeram e fazem pela minha paixão. Respeitaria qualquer um que tivesse feito o que EBM e equipe fazem pelo FLA. Por isso, os que atacam essa excepcional administração ou não conhecem a história do FLA ou são mal intencionados. Em qual definição você se encaixa, nos desconhecedores da história ou nos mal intencionados?

          • Eu me encaixo nos que se iludiram por 5 anos, mas cairam na real esse ano. Pode olhar ai, até o meio do ano também discutia para defender a gestão. Me perdoe amigo, mas o presidente se perdeu esse ano… Assim como eu, tem vários, que cansaram dessa administração banana do futebol. Mas fique tranquilo, vamos todos torcer para ser campeão, O FLAMENGO ACIMA DE TUDO E DE TODOS!

            Só uma curiosidade, vc acha que eu sou viuva de quem? Não me venha falar de outros presidentes amigo, nunca me lixei para nenhum deles. A gente fala de futebol, e voces só escutam política, já virou obcessão! Não estou aqui por política, só acho que o caminho no Futebol está errado. Mas vou torcer para a gestão melhorar em 2018, eu só quero o melhor pro Flamengo. Só acho que não vai melhorar sem reconhecer os erros… SRN

          • Falou, viúva dos derrotados, torça para o Independiente e para o FLAMENGO voltar aos tempos em que não tinha nem folha de cheque e brigava para não cair. Eu continuarei apoiando o FLA e os que querem o bem dele.

          • Kkkkkkk que comédia!

            Esquece a politica fera, que não vai ajudar em nada na final de hoje. Boa sorte e seja feliz torcendo para seu dirigente…
            Não perco mais meu tempo com isso, meu foco é FUTEBOL! E VAMOS SER CAMPEÕES FLAMENGO!

            SRN

  • Quando efetivadas as contratações quase todos comemoraram, infelizmente não renderam.

    • Exatamente. Faz parte.

    • Fale por você dessas ai eu só comemorei a contratação do Conca. E mesmo assim critiquei muito a torcida que fez musica e bandeira pro cara sem ele nem ter chutado uma bola pelo Flamengo. Por sinal musica essa que a TV Coluna do Flamengo que publicou.

      • Favor ler o post novamente e tentar entender o significado de “quase todos”. E você, pelo menos uma comemorou e comemorar é difrrente de fazer música. SRN

  • Pra mim as piores contrações do Flamengo foi muralha Rafael Vaz Rômulo e a pior das piores e Ewerton Ribeiro esse cara não tá fazendo merda nenhuma e ainda é titular… 1000 vezes mancuelo no lugar dele…

  • Sim, competente na contratação é o palmeiras, esse sim só acerta. Felipe Melo, Borja, Arouca.
    Ou o Corinthians, Kazin, Giovanni Augusto, Girotto,
    Mas Bom mesmo é o São Paulo, Maicossuel, Aderlan Santos, W nem.
    O Resultado em campo é um conjunto complexo de fatores, talento, valência física, psicológica, ambiente favorável, além do “querer” jogar bem.
    Além disso, a maioria dos jogadores que o flamengo contratou foi sem custo. Diego é um exemplo. Isso, essa impressa paulista não analisa.
    Outros fatos foram determinante, Romulo lesionou, Berrio, idem.
    SRN

  • que bom; contratamos ruim e chegamos a 3 finais vão capinar no deserto bando de idiotas

  • Querendo ou não, o Flamengo foi para três finais em 2017, o Palmeiras nem chegou perto, gastaram rios de dinheiro, o tal do Guerra e Borja jogaram nada.

    • Flamengo teve um ano decepcionante, mas no fim, o ano do Flamengo foi melhor que das peppas e galinhas. Mas a imprensa só fica em falar mal do fla

  • Amadorismo e incompetência. Com o dinheiro alheio é fácil. Quero ver gastando do próprio bolso.

  • “São excelentes administrativamente”. São sim kkkkkk estão conseguindo ser pior a paty. A única diferente do Flamengo da paty e o do Bandeira é, na gestão da paty não tinha tanto dinheiro. Certamente se bandeira entrasse no Flamengo por conta própria, sem chapa azul, teria deixado um rombo ainda maior no Flamengo.

  • Gastou uns 50 milhões (incluindo luvas) com ER7, Berrio, Romulo, Rene, Geuvanio, Trauco e Conca.
    Sem falar de uns 30 milhões gastos em Guerrero, e 18 milhões em Cirino. Muralha custou 4 milhões por 50%. Contrata muito mal, paga caro, supervaloriza tanto salário como luvas. Os unicos que justificaram suas contratações são os 2 Diegos.

    • E depois são excelentes administradores, eu pergunto, do que?

      • “Uma mentira repetida mil vezes torna-se verdade”

        • Pois é. É tão “inverdade” que antes atrasávamos salários de dimbas da vida e hoje pagamos em dia o caozeiro de quase 50 milhões.

          • pra justificar as cagadas do presente os caras atacam as cagadas do passado. Um erro não justifica o outro. E por sinal acho o atual erro muito pior pois se prega austeridade e não cumpre, tem dinheiro e gasta mal.

          • Esses caras gostam de justificar um erro com outro kkkké uma piada

        • Mas é por ai mesmo, o Flamengo parece governo autoritário que só vive de propaganda, o resultado é um, mas passam o tempo todo batendo na mesma tecla, que é o contrário. É igualzinho.

          • Então, quando aquele Andrés fez aquela piadinha e geral aqui criticou, eu olhei com outros olhos. A tal da propaganda para se promover e se perpetuar no poder.

  • agora fica a indagação…

    imaginem se o Rômulo, Berrío e o Geovanio… terminancem o ano comendo a bola… imaginem se não teriamos brigado fácil pelo brasileiro.. nem vou somar os desempenhos do Conca e E. Ribeiro.

    • pois é, criticar depois fica muito fácil

  • Na minha humilde opinião eu não deixaria o Conca e nem o Geuvânio sair, os jogadores não tiveram culpa de nada. Ninguém critica o Diego que vem muito mau e o Everton Ribeiro que vem mais mau ainda. O Geuvânio é muito bom de bola, mas ainda não deram uma oportunidade do jogador jogar 4 ou 5 jogos seguidos a partida inteira para pegar rítmo de jogo e entrosamento mostrar realmente o seu futebol e também o Conca já bem e pedindo muito para jogar e não o colocavam. E aí querem dizer que esses jogadores tem culpa de alguma coisa?
    A culpa é da comissão técnica e diretoria.
    e tem outros jogadores também que não vem rendendo nada, mas são os protegidos do treinador.

    • Respeito sua opinião mas cara bom se escala sozinho.

  • Berrio foi uma ótima contratação, e Geuvanio ainda pode ser…. Agora Conca e Romulo foram as piores contratações, não só do Brasil, acho que na América, ou no mundo.

    • o interessante é que os dois vieram sem custo… então a contratação não foi TÃO RUIM ASSIM

    • Concordo quanto a Berrío e ainda acho que Geovânio e Rômulo podem se recuperar ano que vem. O erro quanto à Conca foi deixá-lo jogar quando ainda não tinha condições para tal, já que, de outra forma, não pagaríamos seu salário. Mas, naturalmente os jornalistas analisaram a atuação atual deles. O que o torcedor, nós, tem que entender é que essa análise é resultado da observação momentânea, da atuação deles esse ano, não do seu potencial.

  • Borja é disparado o pior olha a grana que investiram nele. Conca veio de graça

    • Borja jogou e fez gol, e o salário dele é menos que 500mil que pagaram pro Conca não jogar.

      • Borja custou 32 milhões ao Palmeiras 70% do passe.Tannto borja quanto conca ganham entorno de 300 mil. No meu ver o pior aainda continua sendo o colombiano.

  • Putz que matéria nojenta kkkk se baseou em que? Que eu saiba so Cúrintia e Grêmio e Cruzeiro ganhou algo de relevante, vi um monte de jogador que não deram certo e vale salientar que o ano ainda não acabou e eu não troco uma sulamericana pela copa do Brasil.
    Ridícula essa matéria!

  • Parabéns aos envolvidos, ou seja, parabéns ao senhor Rodrigo Caetano.

  • O erro quanto à Conca nem foi a contratação, pois se não recuperasse não teríamos que pagar seu salário e de graça até injeção na testa. O equívoco foi deixá-lo jogar sem estar recuperado. Quanto a erro de contratação só me preocupa a fato de alcançarmos a primeira colocação dessa lista. De fato, erros de contratação podem ser minimizados, mas nunca evitados. Esse é o caso de Cirino, saudado na época como um gol de placa da Diretoria por toda a imprensa esportiva. O contrário também é verdade. Afinal, quem seria capaz de crer que Pet seria um dos principais responsáveis pelo título de 2009? Adriano naquela época, embora menos, também era um acerto improvável. Dois erros aparentes que se tornaram acertos. Pior que contratar errado é manter os que não têm condições, como gabriel, mesmo depois do avaí querer contratá-lo.

    • concordo com vc até chegar no Gabriel… cara embora queremos nos livrar do Gabriel, não sabemos qual foi exatamente a proposta do Avaí… O Fla investiu no Gabriel, ainda que o cara seja ruim o clube precisa tirar um proveito da negociação … Talvez o Avaí ofereceu muito pouco, talvez queira que o Fla pague metade do salário, etc… essas coisas não foi divulgada

      • Luiz, entendo sua colocação. Mas, para mim, até o pagamento do salário integral do tal gabriel no avaí seria lucro pro Mengo. Aliás, o raciocínio vale pra outros perebas do time. Alguém já disse que nunca tenha um perna de pau no seu time, pois um dia ele vai jogar. E acrescento, vai jogar e acertar eventualmente, o que só consolida sua permanência.

  • Quanta asneira… Como se pudesse definir contratação depois de realizada, de ver o resultado.

    Uma das piores matérias da história.

    • Só porque disse a verdade ?
      Flamengo contratou mal sim. Rodrigo Caetano não foi bem esse ano.

      Com tantas boas contratações ao longo da história, esse ano foi patético em contratações.

      Para de vir aqui defender os podres dessa diretoria que não entende nada de futebol.

      • Verdade? Que verdade? Falar agora é fácil, falar que contratou mal é fácil, mas ele trouxe um monte de jogador que a torcida pediu, esqueceu que encheram o saco pra trazerem o ER7, Diego Alves, lotou aeroporto para Romulo, Conca. Rodrigo Caetano merece um monte de críticas, mas sem bipolaridade.

        • Você sabe que quem organiza os aerofla é um sujeito lá da diretoria né.

          Torcida tá pedindo até Podolski cara.

      • Essa garotada é inocente ou se faz.. Marketing joga um nome na mídia e vê a aprovação da torcida, usa esses IDS de YouTube e Whatsapp pra influenciar a massa alienada a ir em Aeroporto colocar até dirigente no colo. Quando eles batem de frente com torcida insatisfeita da Banana pra torcedor, espera 2hs depois do jogo pra sair escoltado por segurança, agride torcedor em aeroporto que pede a saída dos perebas, acusa os outros de serem “falsos rubro negro”. É assim que essa corja age

      • Everton Ribeiro Diego Alves Geovanio são mais contratações…. E a melhor foi hernanes. Faz né rur

  • Só verdades
    Nenhum time no Brasil joga tanto dinheiro no lixo como o flamengo.

  • Só mostra a incoerência de parte da imprensa , afinal , foram eles que disseram que o Flamengo tinha junto com o Palmeiras o melhor elenco do Brasil.

    • No papel sim.. Mas eles analisaram a equação= custo + benefício + resultado. Conca jogou só 24 min recebeu 2.400.000,00 ao todo de salário para não jogar.. 300pilas por mês. Romulo jogou pouco e mt mal.. Geuvânio foi mt mal. O menos pior dos citados foi o Berrio. Se saiu melhor que os outros citados mas mt longe do que se esperava pelo o valor pago nele.

      • Até agora não apareceu o responsável por deixar o Conca ir a campo.

  • A mais pura verdade

Comentários não são permitidos.