Flamengo pode ser excluído da Libertadores por causa do caos no Maracanã

Compartilhe com os amigos

A Conmebol decidiu abrir um processo contra o Flamengo por conta dos atos de vandalismo feitos pela torcida antes, durante e depois da final da Sul-Americana, no Maracanã. Entre as punições previstas, estão a exclusão do clube de competições organizadas pela entidade.

Segundo o jornal Extra, a diretoria rubro-negra não espera uma pena tão dura assim, mas já aguarda que um gancho do Tribunal Disciplinar da Conmebol seja aplicado. Dentre outras penas duras está jogar com portões fechados ou em outro estádio sem ser o do palco da violência.

O histórico recente da entidade, no entanto, indica que o clube tem chances de receber uma multa ou advertência, mas como o caso é grave, a punição pode ser mais dura. De acordo com o Extra, o advogado do clube, Michel Assef Filho, já está pronto para preparar a defesa rubro-negra.

O tabloide preparou uma lista de comportamentos da torcida que podem render punição e as possíveis advertências.

Veja a lista de comportamentos inapropriados quie podem render punição:

a) Invasão ou tentativa de invasão ao campo de jogo.

b) Lançamento de objetos.

c) Acender sinalizadores, fogos de artifício ou qualquer artefato.

d) Gestos, palavras, objetos ou outro meio de transmitir qualquer mensagem não apropriada a um evento esportivo, particularmente de natureza política, ofensiva ou provocativa.

e) Causar danos.

f) Qualquer outra falta de ordem ou disciplina que se pode cometer no estádio ou em seus arredores, antes, durante ou depois do fim do jogo.

g) Quando, em caso de agressão coletiva ou tumulto, não seja possível identificar o autor ou autores da infração cometida, o órgão disciplinar sancionará a associação ou clube ao qual pertencem os agressores.

Veja as punições previstas:

a) advertência

b) repressão, crítica

c) multa econômica, nunca inferior a 100 dólares nem superior a 400 mil dólares.

d) anulação do resultado da partida

e) repetição da partida

f) retirada de pontos

g) determinação do resultado da partida,

h) obrigação de jogar com portões fechados

i) fechamento total ou parcial do estádio

j) proibição de jogar em um estádio determinado

k) obrigação de jogar uma partida em um terceiro país

l) desqualificação de competições em curso ou exclusão de futuras competições

m) retirada de um título ou prêmio

n) rebaixamento a categoria inferior

o) retirada de licença,

p) proibição de venda de ingressos

q) proibição de efetuar transferências

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Foi vergonhoso o que aconteceu porém a Conmebol sempre é ríspida com os clubes Brasileiros. Clubes sulamericanos sempre aprontam e fica por isso msm ou ganham uma punição leve. Flamengo não jogou nada na final(exceto Paquetá,juan,césar,rever e incluo o cuellar pela sua raça) mas o juiz foi safado por aceitar a catimba,cera e deu acrescimos lamentável. Foi um pênalti bobo(do cuellar) que se fosse a favor do Flamengo duvido que marcaria e ele poderia dar no lance do Paquetá que foi mais contundente. Enfim o Flamengo não tem expressão nenhuma na Conmebol,EBM tem que parar de ser otario e usar a força do mengão,será seu último ano e tem que ganhar títulos expressivos pra apagar esse ano medonho de 2017.

  • Sou flamenguista e quem olhar meus comentários anteriores aqui na coluna vai ver que sou realmente Flamenguista de coração, mas se o flamengo e o Independente forem excluídos da Libertadores pelas atitudes que tiveram nesta final vou ficar feliz, foi vergonhoso para a historia do meu clube tudo oque ocorreu, estou realmente envergonhado e revoltado com os torcedores do Independente tb! os dois clubes deveriam ser punidos!

    • _ Endosso suas palavras!

  • Muito pior que muralha, Vaz, Gabriel é essa torcida de bosta. Fode com o time a muito tempo. Até torcida do Botafogo apoia mais que a nossa que só sabem reclamar. Estamos tendo a chance de sermos realmente grandes com o crescimento dos últimos anos mas essa torcida de merda só reclama e faz baderna. Seremos sempre essa vergonha por causa dessa desgraça de torcida.

    • _ É o que sempre digo: temos a maior torcida do Brasil, mas não a melhor!

  • Uma pena que alguns torcedores tenham atitude de gente desqualificada e deixe o clube nessa situação!

  • A punição deve ser justa , o Flamengo não foi responsável e sim uma torcida que está proibida e que causou os túmultos , assim a melhor punição seria jogar fora do Estado do Rio. Enquanto isso o Flamengo e as autoridades estudariam formas de combater esses vândalos.

    • _ Estudar? Estão estudando há anos e não acham solução. Defendo a exclusão do Flamengo das competições da CONMEBOL em 2018, só assim os marginais das torcidas organizadas e avulsos tomarão vergonha na cara!

      • Será que eles se importam com o Flamengo? Dúvido.

  • A pessoa que diz que o clube é que tem que ser punido é o cúmulo da imbecilidade.
    Uma coisa séria; no Maracanã cabem 70 mil e o clube vendesse 100 mil ingressos , aí sim o clube deveria ser punido por vender além da capacidade do estádio. Agora Deus concedeu o livre arbítrio , se a pessoa comete um crime ela quem deve responder por isso e não terceiros.
    Se você puni o clube só estimula a violência dos marginais já que o clube será sempre o bode expiatório.

    • Falou tudo meu caro

    • Pune o clube para que a equipe tome suas providências.
      A punição serve para mostrar a torcida que seus erros punem o clube.
      O objetivo é corrigir a torcida indiretamente.
      É o que acontece quando algum torcedor joga objeto no campo, veja como isso melhorou aqui no País.
      O problema é que esses caras da conmebol não punem clube algum. Mas seria muito justo botar pra quebrar com o Flamengo, pra vê se dá um jeito na violência da torcida.

      • Primeiro que quem comete essas atrocidades não é torcedor , é bandido. Então pra ele o clube sendo punido não interfere em nada ele vai continuar a cometer os crimes e o clube sendo prejudicado.
        Segundo que os maiores culpados disso tudo são os políticos que não mudam as leis. A polícia prende e a justiça solta.
        Terceiro , que o clube não tem que se responsabilizar por criminosos.
        Imagina vc faz uma festa na sua casa , convida 50 pessoas , se essas pessoas ao saírem da festa roubarem quem vir pela frente na rua , a culpa é sua?

        • A questão é que clubes e bandidos estão associados, esses baderneiros continuam a solta, dentre outros motivos, por os clubes serem complacentes. Como falei, punir o clube por tabela pune a torcida, é o que acontece com quem joga objetos no campo, a própria torcida entrega.
          O problema é que a conmebol ou chf tem punições fraquíssimas e quase sempre se revertem depois. Então tudo continua como está, o crime compensa. É assim como eu vejo.

    • _ O cúmulo da imbecilidade e ver esse estado de coisas há anos e ninguém fazer nada. Defendo a punição máxima do Flamengo pelas atrocidades da torcida e do Independiente por racismo, ambos deveriam ser alijados das competições da CONMEBOL de 2018, somente desta forma os “bandidos organizados” tomarão vergonha na cara ou sentirão a fúria dos verdadeiros e comportados torcedores que repudiam a violência!

  • Será um favor pra gente,cara essas competições sulamericanas os times brasileiros são sempre prejudicados,e melhor foca no brasileiro e na Copa do Brasil, Dane-se a libertadores!!

  • Engraçado cara que na bost4 da argentina não fazem nada ne?? Time lixo deles fez merda lá e não falaram nada.

  • O triste é que o fla é mais temido fora de campo do que dentro dele.

  • A CONMEBOL odeia clube brasileiro mas eu quero que não vá pra libertadores porque eu não aguento mais vexame e porque tem que focar no carioca e primeira liga porque do resto não ganha nada

  • Tem que ser punido, esse vândalos estão destruído a imagem do Mengão, jogar primeira fase da libertadores em outro estado .

  • Essa comebol é uma piada, os sulamericanos fazem pior à 50 anos que nunca abriram processo. Era pros clubes brasileiros se juntarem contra essa bosta, mas agora que um brasileiro ganhou a liberta acho difícil. Todo jogo de libertadores os caras atiram centenas de objetos no campo, tem que ter até polícia com escudo na cobrança de escanteio e agem como se fosse super normal.

  • Vai ser merecido.

  • MELHOR QUE FOSSE EXCLUÍDO MESMO!
    A SINA DE ELIMINAÇÕES CONTINUARIA COM ESSE MONTE DE MERCENÁRIO DESGRAÇADOS EM CAMPO!.
    OU FAZ UMA FAXINA GERAL(MENOS PAQUETÁ E CÉSAR) OU A EXCLUSÃO DA LIBERTA SERIA MELHOR!
    A TORCIDA JÁ NÃO AGUENTA MAIS VIVER DE ILUSÃO,CHEIRINHO…..
    VÁ TOMAR NO CÚ ESSA DESGRAÇA DE TIME!

    • Desgraça de torcida é essa do Flamengo. Nunca seremos grandes de verdade com uma torcida bosta dessa. Só sabem reclamar e mais nada.

  • Se for para continuar jogando com essa vontade,é melhor ficar de fora,mesmo.

    • COM CERTEZA AMIGO!!

  • Sinceramente? Esquece os outros times! Não foi a primeira vez que um grupo de torcedores do Flamengo fez isso! Final da Copa do Brasil? Idem. Clássicos, idem. O time precisa sim ser punido para que alguém tome medidas contra esse grupo, por exemplo, proibir a TJF (que marcou de invadir o estádio no Facebook) de ir ao estádio não adiantou nada, pois eles continuam a fazer tumulto. Punir o CNPJ das torcidas não funcionou e uma punição desportiva deve servir pro clube ajudar ou ele mesmo tomar uma iniciativa junto ao poder público contra esses bandidos de vermelho e preto.

    • Bem sensato. Apoiado.

  • ah para de vai o boca Júnior fez um monte de merda e não foi excluido

  • d) anulação do resultado da partida

    e) repetição da partida

    Fico com as respectivas punições para a “D” e a “E”.

  • Tinha que chegar o cacete era nestes jogadores medíocres

  • Eu acho que não é o caso para exclusão até pq não houve agressão a ninguém da delegação do independiente mas deveria punir em jogar com portões fechados a primeira fase da Libertadores do ano que vem.
    E o Independiente deveria sofrer a mesma punição pelos atos racistas no primeiro jogo da sulamericana .

  • O engraçado é que é perfeitamente tolerado. pela sucursal sul americana da FIFA que os torcedores argentinos chamem os jogadores e torcedores do Flamengo de “macacos”, tudo registrado pelas mídias. Isso pode, né Conmebol? Cadê a investigação, o inquérito, o rigor e a “indignação” sobre os fatos ocorridos em Avellaneda?
    Me lembro da barbárie ocorrida nos jogos do Flamengo contra o Cobreloa do Chile, na Libertadores de 1981. O criminoso e carniceiro Mário Soto, zagueiro do Cobreloa, fez o que quis nos 3 jogos, bateu, quebrou e feriu vários jogadores do Flamengo. Lico e Adílio quase perderam a visão, por pouco não quebrou a perna do Zico, não se sabe quantas cotoveladas criminosas distribuiu em Júnior, Andrade, Leandro e até em Raul. Jamais foi expulso de campo, nunca foi incomodado pelos árbitros e nem foi “rigorosamente punido” pelos venais “bons companheiros” da federação sul americana. Entretanto, o Anselmo, jogador do Flamengo, carateca e que entrou em campo somente para fazer dormir o criminoso zagueiro com um soco só, revoltado com o comportamento dele durante os três jogos, foi sumariamente expulso de campo e, praticamente, banido do futebol.
    Impossível perceber a diferença, nessas horas, entre peruanos, argentInos, colombianos, paraguaios, etc. Viram todos uma enorme “nação” quando o adversário é um time brasileiro. O Brasil é que deveria se impor nessa Conmebol, como maior e mais desenvolvido país desse continente de cucarachas, e como país pentacampeão mundial. Enquanto não ocorrer essa revolução, essa pouca vergonha vai continuar. Vão permanecer jogando bananas no campo, aos nossos jogadores, e tratando tudo isso como “coisa de torcedor”. Porém, quando chegar a hora da represália e da revolta se manifestar, vão agir com “o rigor” que já deveria ter sido usado para reprimir o abuso e o preconceito inicial.
    Já passou da hora dos brasileiros invadirem essa Conmebol, e expulsarem essa raça maldita e hipócrita lá de dentro.

    • ISSO SÓ PODE TER SIDO ARMAÇÃO DE RIVAIS P/ PREJUDICAR O FLAMENGO!!!

  • A torcida sempre “ajudando” o clube…

    • E ainda tem”torcedor” aplaudindo uma eventual eliminação.

  • ISSO SÓ PODE TER SIDO ARMAÇÃO DE RIVAIS!!!

    • Com certeza, tbm ouve participação de vândalos que dizem torcer pelo Mengão. É fácil dizer que as autoridades não fazem nada ou que são omissos nestes casos, mas não é nada disso, vândalos aparecem de momentos para outro eles se oportunizam do fator surpresa. O que devemos fazero é delatar esses indivíduos nocivos seria a forma de acabar com as ações desses bandidos disfarçados de torcedores. Precisamos retirar essa corja de bandoleiros dos meios sociais que vão as arenas somente com a intenção de tumultuar os ambientes frequentados por pessoas de bem e onde até mesmo as crianças estão quase sempre presentes. SRN

      • Falou e disse!!!
        SRN

  • Sou a favor da punição de repetir a partida.

    • Kkk

  • Cade os boçais que estavam elogiando o clima de guerra antes do jogo?? Será que vão aplaudir essa bagunça pós-jogo tbm?? Infelizmente esses animais só vão aprender quando a punição for grave

    • Kkkk vão aprender nada, a corda nao arrebenta pro lado deles e sim para o lado do clube.

    • _ Foi o teor da crítica que fiz dias antes do jogo. O que tem de imbecil comentando nesta coluna é uma festa. Eles devem ficar contentes caso o Flamengo seja punido severamente!

  • Tem que fazer isolamento de Copa do Mundo aos arredores do Maraca, ou seja, só quem pode circular, SÓ AQUELES QUE TEM INGRESSO…Centenas de bandidos, sem ingresso, vão apenas para fazer badernas e quebrar tudo! Isso que alimenta eles. O Fla foi inocente, pois sabia disso e confiou na polícia falida do RJ!

    • É verdade Pet, e vou mais além disso, acredito que isso aí tbm tem participação de torcida adversárias que odeiam o flamengo e simplesmente põe o uniforme do clube para fazer baderna e ai vem a federação querendo punir o flamengo. Pense bem Nação quem esperava ser beneficiado com a vitória rubro negra.

      • POIS É!!!
        ISSO SÓ PODE TER SIDO ARMADO POR RIVAIS QUE ODEIAM O FLAMENGO!!!

        • _ Você e o Pedro Silva devem parar com essa bobagem. Onde já se viu centenas de torcedores dos times rivais comprarem camisas do Flamengo e invadirem o Maracanã, saquearem ambulantes, e o inacreditável, brigarem com a torcida adversária. Por favor, não abusem da nossa inteligência!

          • Sim, eles são capazes de fazer isso! A inveja que eles sentem do Flamengo é grande demais!

  • O engraçado é quem é pra ser punido é os vândalos q causaram a confusão , vão querer punir é o Flamengo , culpa desses governantes safados q n criam leis rigorosas pra q vândalos desse tipo possam ser punidos ,eles fazem isso pq sabem que nunca vão ser punidos e n tão nem aí pro clube ,.q é muito fácil qualquer entidade vim e punir o clube .e do jeito que o Flamengo parece que tá macumbado ,nada dá certo , é bem provável ser excluído da libertadores pra piorar d vez a situação .

  • “Gestos, palavras, objetos ou outro meio de transmitir qualquer mensagem não apropriada a um evento esportivo, particularmente de natureza política, ofensiva ou provocativa.”. E então, o Indepiendente será punido?

    “Quando, em caso de agressão coletiva ou tumulto, não seja possível identificar o autor ou autores da infração cometida, o órgão disciplinar sancionará a associação ou clube ao qual pertencem os agressores.” E quanto ao Peñarol?

    hipócritas…

  • Agora que eles estao vendo isso? Sempre foi assim bando de vandalos..tem que pagar caro..

    • Inclusive os marginais do teu time que quebraram aquele lixão que vocês chamam de estádio.

      Mande abçs para Eurico, que ele continue afundando teu clube até cair pra série C.

  • Caso isso se concretize, o importante será pra que não passemos vexames em Libertadores por um tempo e os jogadores terão um tempo a mais pra descansarem pro Carioquinha (Ironia).

    • Márcio Araújo que o diga.

      • Eu lembro dele falando isso após a derrota pro Atlético PR naquela o Muricy era o técnico

  • O correto é identificar esse bandidos que se dizem torcedores, e eles sim receberem punições sobre os atos. Por acaso vocês viram o Flamengo bater em alguém? Viram o Flamengo quebrar alguma coisa? Viram o Flamengo fazer algum tipo de vandalismo? Enquanto a punição for somente para os clubes, tudo isso vai continuar acontecendo.

    • Perfeito!

  • Parabéns aos macacos envolvidos!

    • Pra fazer aquilo só pode ser um bando de animal mesmo. Quem não entende teu comentário vai achar que tu é racista, kkkk.

  • Os atos mais graves ocorreram fora do estádio.

    Dentro houveram os DANOS, SINALIZADORES E ARREMESSO DE OBJETO EM CAMPO, este último deverá ser relatado em súmula ou imagem que o comprove.

    TENTATIVA DE INVASÃO cai rápido!

    PROBLEMAS AOS ARREDORES vai rolar multa com certeza!

    A realidade é que é impossível para times sulamericanos e alguns clubes com torcidas problemáticas da Europa segurar a merda da torcida fora do jogo, se for assim a 80% dos times sulamericanos não disputam mais a libertadores.

    Flamengo deve pegar uma multa pesada! Não irá jogar no Maraca ou no RJ uns 5 jogos no máximo!

    A realidade, é que INFELIZMENTE isso acontece em estádios brasileiros, argentinos, paraguaios, chilenos

    • Então, não adianta ficar de disse me disse e textinho politicamente correto!

      Enquanto não houver punição descente, sensata e justa nunca irá nada! Quem NUNCA viu ou ficou sabendo:

      Em jogos cheios o Maracanã é um caos na entrada e saída?

      Violência e roubo ao redor do estádio?

      Invasão dos torcedores para entrar sem ingresso?

      Confronto com a PM ou Torcedores de outros times?

      Torcida perturbar o adversário no hotel?

      Polícia despreparada em estádio?

      INFELIZMENTE já presenciei, ouvi, vi em tv, essa porra toda! E, a grande maioria também!

      Quem faz a merda que deve ser punido, como qualquer time se responsabiliza por torcedor ir até o hotel? Brigar e roubar na RUA?

      A responsabilidade deve ser dos órgãos de segurança presente que não conseguem evitar isso!

      Punam de verdade o torcedor!

      Punam o Flamengo pelos fatos dentro do estádio! Fora dele, apenas a falta de organização na hora da retirada do sócio torcedor.

      Isso para qualquer outro clube!

  • Que bom menos chance de fazer vergonha…

  • Se o Penharol e o Palmeiras não foram punidos com exclusão depois daquela confusão toda, acredito que também não iremos. Agora a punição virá e será mais que justa.

  • Se for para excluir que seja os dois times…

    • Mas quem quebrou tudo foi nossa torcida

      • Quem começou essa guerra foram eles chamado a torcida de macaco…o que fizeram la foi racismo

  • Embora me de uma tristeza seria uma ótima opção retirar esses “torcedores ” do estádio e duma competição com tamanho da libertadores pra ver se tomam vergonha na cara …será que esses idiotas não viram crianças por lá? Idosos mulheres? Que nos chamem de macacos ou qualquer outro animal pois tenho certeza que macacos tem mais dignidade ao respeitar seus semelhantes que esses que se dizem torcedores raiz.. meu filho me pediu várias vezes pra ir no maracá e sabe quando vou leva lo? Quando esse tipo raiz de capim for banido dos estádios. EU SOU FLAMENGO MAS NÃO SOU BURRO! !!!

    • Deu vergonha de ser flamenguista, dentro e fora de campo

  • tomara que seja punido com repetiçao da partida kkkk

    • Ia ser bom..vcs seriamxtrivices.kkk

      • pelo menos meu time briga por titulos. e é um time grande que tem paginas, canais dedicados a ele, ao contrário de outros times, que os torcedores tem que acompanhar as noticias do flamengo.

  • Melhor ser excluído do que ser eliminado na fase de grupos.

  • O Independiente também está sendo investigado

    • Caô

    • Mentira

    • So se for por humilhação no maraca…kkk

  • “d) Gestos, palavras, objetos ou outro meio de transmitir qualquer
    mensagem não apropriada a um evento esportivo, particularmente de
    natureza política, ofensiva ou provocativa.”

    Então tem que punir o independiente também, quem chamou os outros de macaco e começou com esse clima de guerra foram essas pragas argentinas.

    E esse jornaleco mais uma vez querendo plantar tumulto, Flamengo não será excluído porr@ nenhuma, vai receber no máximo uma multa.

    Essa “comeboiola” é uma das instituições mais corruptas da america latina e tem moral pra punir ninguém.

    • Vc foi ao jogo?

      • Dá licença mas vou a estádio a quase 30 anos essa merda sempre aconteceu, quem ia ao maraca nos anos 90 sabe do que tô falando.

        O que aconteceu quarta nem se compara com a selvageria de outros tempos, mas nem por isso quer dizer que não devemos repudiar esses atos praticados por criminosos.

        • Campeão, evolua ..

    • FBI, na “cola” deles.

  • Até parece que eles iriam excluir um clube com uma torcida gigantesca aonde a audiencia da nossa torcida junta com a anti secadora nos da uma audiencia monstra imagina a dinheirama que a globo e a conmebol iam perder com essa “exclusão” ? kkkk num fod

    • Concordo, mas se a globo pensasse assim ela não ia por na primeira página todo o santo dia uma questão contra o Flamengo.

      • A Globo é” Maria-vai-com-as-outras”. Fale mal ou fale bem, mas fale do Flamengo. Simples. Não vão excluir o Fla de nada.

    • Esta mania de grandeza dessa torcida ainda vai acabar com o time de futebol do CLUBE REGATAS FLAMENGO.

      • Mas aonde tem mania de “grandeza” no meu comentário? escrevi FATOS temos a maior torcida do mundo, você viu a audiencia que deu essa final de sula americana? a globo e a conmebol nao iriam querer essa exclusão do clube pura e simplismente pela grana, que eles vão ter com nossos jogos ,

  • Se for para bem do futebol tem que punir mesmo mais também se for para o bem do futebol que faça o melhor por possível porque estão acabando com nosso futebol essas pessoas que vão para o estádio só para arrumar confusão e não torce para seu time então tem que toma alguma providência Urgente . jogar 4 com portões fechados e uma e proibição a venda de ingressos para torcida Flamengo no jogos fora de casa 6 jogos

    • Bem do futebol meu ovo, se quisessem “moralizar” teriam que começar prendendo todos os dirigentes corruptos que comandam essas instituições.

      Brasileiro é falso moralista, Collor taí solto e reeleito e o Luladrão vai voltar pra alegria dos bolsa família…

      • VOCE SE FOR ASSALARIADO VAIO TOMAR NO CUI COM COLA E AREIA COM A POLITICA DO PAPA TEMER. BOBALHAO

        • Querer Lula preso não significa gostar de Temer. Por mim Lula, Collor, Temer, Aecio, Sarney, etc. eram para estar presos.

  • Acho que faltou uma punição:
    r) se alguém te chamar de macaco, abaixe a cabeça e vá pra sua jaula.

  • A galera tá numa dificuldade de interpretação nos comentários hoje que dá medo. Uns não entendem uma ironia, outros não entendem que dizer que vândalo não é torcedor não quer dizer que ele não torce pelo time, apenas não representa o que é a torcida. Tá difícil… Kkkkkk

  • Se fosse lá eles só dariam uma advertência. Os caras trataram mal o Flamengo, com racismo e tudo e até agora a Conmebol não disse nada…claro que foi errado, claro que não se pode admitir isso, claro que é absurdo, mas DUVIDO que chegue a tanto. Eu aposto em perda de mando. OK. Por mim, sempre fui contra jogos no Maracanã mesmo. Pode mandar para fora ué. vai ser mais desgastante, mas fazer o quê?
    Os vândalos, que não são torcedores do Flamengo, estão ligados às facções de organizadas, que infelizmente ainda recebem ingressos dos clubes e já deveriam ser excluídas (as que tem histórico de violência), tem organizadas que fazem o espetáculo, mas mesmo assim, se quer ingresso, que pague como todo mundo. O time Argentino deve ser punido igualmente por racismo, baderna de seus torcedores, que provocaram também…FATO QUE EU DUVIDO. Conmebol sempre gostou de favorecer os gringos. Isso é histórico. Cabe ao Flamengo ter todos os registros em mãos para se defender, arcar com as suas responsabilidade e DAR UM TEMPO COM MARACANÃ. Tem a ilha para o Carioca e em competições internacionais manda os jogos para fora do RJ. Maracanã hoje só dá prejuízo de todo jeito.

    • “os vândalos, que não são torcedores do Flamengo”….Sério, amigo? Torcem então pelo Besiktas? Ou talvez pelo Shangai Luneng?

      • Assim como bandidos esperam vc sair de casa para invadi-la, tem uns que esperam eventos desse porte pra poder agir. O que deve ter de infiltrados com a camisa do Fla pra prejudicar o time ninguém leva em consideração. Considerar tbm que a segurança publica no Rio é pífia é muito difícil. O maior culpado de tudo, queiram ou não se chama Conmebol, mas eles não iriam fazer nada pelo Fla mesmo, o correto era a diretoria ter se antecipado a todos os contras que poderia acontecer, precisa hj identificar um a um e banir do estádio todo e qualquer baderneiro, pois imagem tem, principalmente da globo que todo dia tem um ataque ao flamengo depois da decisão, e antes de julgar alguém pela mídia é preciso retirar o foco proposital que a imprensa gera pra publicar e ganhar audiencia. Fato do dia, da globo, é o jogador Calazans do fluminense que diz ter sido agredido por torcedores do Fla, mas ele não provocou ninguém? Será mesmo que os torcedores sairam a caça de jogadores de outros times? A por favor….

      • Eu sou torcedor já fui em estádio ver jogo do flamengo pra o bandeira da jovem e da raça acho lindo a festa amigo nem todos que vão ao estádios são bandidos porém todos pagam pelo erros de alguns.imagine vc se os 50.000 rubro negro saíssem do estádio quebrando tudo..sobraria nada ..então pense que ainda existe torcedores bons não esses que nos chamam de Nutella mas que na verdade os são

      • Quem sabe né….você acha que pelo fato de estar com a camisa do Flamengo é o suficiente para dizer que é torcedor do Fla? E quando falo em TORCEDOR amigo nem cabe para esse tipo de marginal.

  • Comentários e FIFA,dois exemplos de conduta ilibada, incorruptíveis,enfim,duas entidades que não são exemplos pra nada e ninguém.Vide a punição aplicada ao Penãrol no jogo contra o Palmeiras e o mesmo Penãrol contra o mesmo Flamengo.Entidade onde o ex-ditador Leoz encontra-se preso por corrupção.

  • Essa CBF que administra o futebol sul americano não tem moral pra punir o Flamengo ou quem quer que seja. Entidade corrupta e passiva com os demais clubes. Eles só agem assim, com times brasileiros.

    • Amigo, quem administra o futebol sul americano é a CONMEBOL e enquanto os marginais que se dizem torcedores do FLAMENGO não mudarem de atitude, ou seja, se conscientizaram que vivemos num mundo civilizado, vai ser sempre assim e um dia vão conseguir penalizar severamente o clube que “dizem que apoiam”.

      • Perfeito, Alexandre Baptista, talvez só uma pena severa, como a exclusão de uma Libertadores, consiga fazer esses marginais entenderem o mundo em que devem viver.

      • Ele foi irônico, amigo. Chamou a CONMEBOL de CBF sulamericana. Com certeza ele sabe que não é a CBF que administra o futebol do continente. SRN

      • Concordo com você,na moral se o Flamengo for punido essas torcidas organizadas tem.que ser banidas

        • Já deveriam ter sido há tempos, Marcelo. Não é a primeira que causam prejuízos.

        • _ Já passou da hora!

      • Perfeito. Que sirva de lição. O flamengo não pode ser penalizado por uma fatia pequena (torcidas organizadas) de sua gigante torcida. As diretoria que se diz revolucionária no quesito administração ,deve estirpar este câncer que afasta os verdadeiros torcedores e suas famílias, que não querem a presença destes baderneiros , torcedores”profissionais” , pagos com o dinheiro do clube, onde os “supostos beneficios” (torcer freneticamente pelo clube) não fazem face aos prejuízos e caos que eles estabelecem No ambiente dos estádios e só redor destes. Cadeia para os envolvidos de ambas as partes…

  • Se levasse a sério essas punições a libertadores já começaria na semi final !

  • Nem eu contando piada, seria mais sem graça, a CONMEBOL excluir algum time por vandalismo de alguns torcedores.

Comentários não são permitidos.