GE: ‘”Ano mágico” do Fla esbarra em falhas de planejamento; 2018 pode ter mudanças’

Compartilhe com os amigos

Reforços apresentados como destaques e recepções em aeroportos. Assim começou o 2017 do Flamengo. Com as contas acertadas e dinheiro em caixa, a temporada prometia e empolgava o torcedor, que sonhava com a chegada do “ano mágico”. O grupo que assumiu o clube em 2013 falava em recuperar o clube inicialmente em suas primeiras temporadas e depois faturar muito e colecionar conquistas nacionais e internacionais.

Após 12 meses, o título carioca foi a única conquista do clube que investiu cerca de R$60 milhões em reforços.

Principal objetivo da temporada, a Libertadores marcou a maior frustração com a eliminação na fase de grupos. O Rubro-Negro foi vice-campeão da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana. No Brasileirão, deixou a desejar e conseguiu a vaga direto na fase de grupos da Libertadores com a sexta colocação – contando com o fato de Grêmio e Cruzeiro já terem a presença garantida.

Mudanças em pauta

O Flamengo vem realizando reuniões a fim de planejar o futebol para a temporada de 2018, e alguns cortes devem acontecer. Em pauta foram discutidas as saídas de Victor Hugo, contestado na função de preparador de goleiros, e o coach Fernando Gonçalves, outro alvo de muitos questionamentos da torcida. Mozer, gerente de futebol, também não tem permanência garantida.

Nomes de eventuais reforços já são discutidos internamente antes mesmo de o fim da Sul-Americana, mas a contratação mais próxima de acontecer é para o departamento de futebol. Paulo Cesar Carpegiani é bem cotado para assumir o cargo de coordenador de futebol.

Os erros do futebol do Flamengo em 2017

Reforços que não deram certo: Conca e os 27 minutos
Talvez Conca seja o mais emblemático. Apresentado no clube como ”craque”, ele jogou apenas 27 minutos com a camisa do Flamengo e dificilmente será lembrado pela torcida. Chegou em janeiro em tratamento de uma cirurgia delicada no joelho. A previsão era que pudesse ajudar o time a partir do segundo semestre. Não funcionou e o adeus, na semana passada, foi melancólico.

Rômulo: não trouxe da Rússia o futebol esperado
Rômulo foi outro que chegou sob grande expectativa em janeiro. Foi tratado pelo então vice-presidente de futebol, Flávio Godinho, como ”volante do coração” do time e teve até recepção da torcida no desembarque.

Foto: Fred Gomes

Vindo do futebol russo, iniciou o ano entre os titulares, mas perdeu a vaga ainda no primeiro semestre. No segundo semestre, pouco jogou e em nenhum momento engrenou a ponto de voltar a disputar vaga no meio.

E o reserva do gol?
A queda de rendimento brusca de Alex Muralha talvez tenha sido o maior balde de água fria no planejamento rubro-negro. Ele iniciou o ano como titular incontestável e com convocações para a seleção brasileira de Tite. No entanto, as falhas determinantes em jogos o fizeram perder a vaga e a confiança da torcida. A diretoria do Flamengo trouxe o reforço de Diego Alves apenas em julho.

Muralha não tinha concorrência, visto que Thiago, promessa da base, não era tratado como um jogador que poderia pleitear a vaga. Quando assumiu a titularidade, oscilou.

Sem alternativas a Diego
Se não contratou um goleiro experiente para ser o reserva imediato de Muralha no início do ano, o Rubro-Negro também não trouxe um meia rodado para ser opção em caso de lesões e convocações de Diego. Acreditou que Conca, em péssimas condições físicas, poderia fazer a função.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Diego sofreu lesão séria no joelho direito ainda na segunda rodada da Libertadores. No jogo em que foi eliminado, diante do San Lorenzo, o responsável pela armação era Gabriel. Lucas Paquetá, hoje fortalecido com Rueda, não contou com o apoio de Zé Ricardo e, assim, não pôde substituir o camisa 35 no período de ausência.

Demora em anunciar um novo vice-presidente de futebol
Um outro erro grave do Flamengo no ano foi ter deixado a vice-presidência de futebol “vaga” por nove meses. Em 26 de janeiro, Flávio Godinho, que era o responsável pela pasta, acabou preso acusado de ocultação e lavagem de dinheiro.

Eduardo Bandeira de Mello, sem experiência no futebol, preferiu acumular o cargo até o início de outubro, quando anunciaram Ricardo Lomba, novato na função.

Um centroavante reserva apenas
Convocado constantemente e jogador que toma muitos cartões, Paolo Guerrero perde muitos jogos durante a temporada. Ciente disso, o Flamengo buscou Leandro Damião no ano passado. A partir de então, o Fla contava com dois reservas para a posição do camisa 9. Damião ganhou espaço, e Vizeu acabou encostado.

Curiosamente em julho o Fla liberou Leandro Damião para o Internacional. Como estava parado, Vizeu não jogou bem quando Guerrero não atuava. Tanto que Rueda preferiu improvisar o meia Lucas Paquetá na posição.

Quando o peruano acabou flagrado em exame antidoping, Felipe Vizeu ganhou sequência e acabou engrenando. Mas o cenário poderia ser diferente.

Fonte: globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • E se depender do incompetente e pé frio do Banana de Melo junto com o outro incompetente do RC, 2018 será do mesmo jeito que foi esse ano,pois não entendem de futebol e não aprendem com os seus erros,infelizmente!

  • O goleiro César só ainda nós deu uma pequena esperança na semifinal da SulAméricana pq n vinha sendo treinado por esse despreparador de goleiros,pq se n teria sido eliminado na semifinal .

  • O problema é q a diretoria é apegada aos perebas e protegi , vê q as coisas estão errado e n fazem nada pra mudar , todos nós vimos q o treinador de goleiros n presta e mesmo assim a diretoria insistiu , tanto o departamento de futebol como o elenco precisa de uma reformulação total só no elenco tem q ter uma barca cm pelo menos uns 10pra começar .

  • Com a mentalidade dos “HOMENS DO PRESIDENTE”, a começar por ele mesmo, o Flamengo será sempre o time do futuro.
    Pensar no agora é coisa de atrasado, tem que pensar no futuro, o Flamengo não parece mais um time de futebol de maior torcida e orçamento do país, parece mais um plano de previdência privada, bem para o futuro. Quando é esse futuro? Não faço a menor ideia, só espero ainda estar vivo para vê-lo chegar.

  • Vamos lá , primeiro que começa o ano e todos diziam que o Flamengo junto com o Palmeiras tinha o melhor elenco do Brasil. Então não houve erro de planejamento até então.
    Após o fracasso na Libertadores que começaram os questionamentos sobre o elenco então a diretoria vai e faz as contratações no meio do ano , muitos inclusive disseram que a contratação do ER era desnecessária visto que já tinha o Conca.
    O problema todo é que funciona assim , o Grêmio pegou um monte de refugo dos outros clubes ganhou a Libertadores aí pra todos houve planejamento , se fosse rebaixado iriam dizer que contratou mal , jogadores que sequer eram utilizados nos seus clubes anteriores e blá blá blá. Com o Corinthians a mesma coisa.
    Se o Flamengo mantiver esse elenco e for campeão da Copa do Brasil e da Libertadores no ano que vem , vão dizer que o presidente fez certo em manter os jogadores que o problema era que o Rueda não teve uma pré temporada com o elenco e por aí vai. Se perde é pq não teve planejamento , se ganha é pq teve o planejamento certo e segue a bipolaridade.

    • Respeito o seu argumento, mas eu não tenho nada de bipolaridade, eu pelo menos, analiso o que vejo estritamente em campo, independente do resultado, e o que eu vejo, está muito longe de planejamento, o Flamengo pagou uma fortuna em vários jogadores esse ano, e muitas das vezes no fervor das ditas mídias sociais, que planejamento é esse, que quem direciona é a internet. O único raciocínio que se tira disso é que, quem manda no futebol do Flamengo, no fundo está dando satisfação a seus cento e poucos mil sócios torcedores, que na realidade são os “CLIENTES”, que como todo comerciante que vive de seu “CLIENTE”, ele sempre tem razão.
      Está é a minha opinião, o Flamengo não é mais um clube de futebol, é um comércio “VAREJISTA”, onde quem paga mais tem sempre razão.

  • Hoje no Flamengo a competência é relegada em favor da amizade.

    Bandeira traidor, incompetente e pusilânime.

  • O Flamengo está pagando o preço de ter reeleito um traidor em 2015.

    Digo isso há anos.

    Só vai melhorar se o grupo certo vencer em 2018.

  • se deu certo ok se não vamos para outra

  • Parece que esta gestão trabalha pelo método de tentativas

  • Os caras não entendem de futebol.

    “Simples”…
    Até podem vir os nomes adequados dessa vez mas há continuar essa mentalidade…

  • Tem que botar a base pra jogar!! Cadê o Cafu, melhor do que Pará e Roudnei…Avi Cesar, melhor do que Diego..Concordo, precisamos de um atacante de ponta ( que não seja gabigol, esse não tem perfil de Flamengo), porem, temos o menino da base que joga

    • Com todo respeito, Cafu é horrível.

  • Com o banana mor e sua trupe 2018 vai ser um ano trágico. Mais vexames e eliminações precoces.

  • Temos que levar em consideração que, antes do EBM, se não fosse a nossa torcida e nossas conquistas antigas, o Flamengo poderia ser considerado até um time pequeno, raramente brigávamos na parte de cima da tabela, muitas vezes brigando para não cair. Após a direção do EBM, muita coisa mudou, hoje o Flamengo pode ser considerado uma das potências em marca e financeiramente, nacional e mundialmente. Por mais que não estejamos ganhando títulos de expressão, mas pelo menos estamos brigando por eles, que é o importante. Uma hora o título chega. Vale ressaltar que querendo ou não, essa reformulação é muito recente, eu sinto que 2018 vai ser muito bom pra gente, aparentemente a equipe está enxergando o que é Flamengo. Enfim, acho que estamos no caminho certo, e por mais que 2017 não tenha sido o melhor ano nosso, com certeza foi melhor que brigar pra sair do Z4 igual alguns anos atrás. 2018 é nosso!!!

    SRN.

    • Me explica o que mudou no futebol do Flamengo? Antes o Flamengo era eliminado de forma ridícula no futebol e agora idem. Me lembro de uma eliminação vexaminosa que tivemos contra o Leon do México, nesse ano tivemos outra eliminação vexaminosa na libertadores. Antes ganhávamos muitos cariocas e poucos títulos nacionais, atualmente persiste essa situação. Na Gestão Bandeira ganhamos apenas a Copa do Brasil de 2013 e mais alguns cariocas. Brigar por brigar não adianta nada, isso é conversa de botafoguense que se contenta em apenas fazer “boa campanha”. Ninguém se lembra de quem “competiu” apenas de quem venceu. E não se esqueça que, em 2013, o Flamengo quase foi rebaixado no brasileirão na gestão bandeira.

    • Correto!

    • Falaram a mesma coisa em 2016, em 2017, agora para 2018 e tem alguns já querendo projetar esse “ano mágico” para 2019. Pois eu te digo, não vai acontecer se não houver uma mudança na mentalidade e uma reformulação geral do departamento de futebol. Não temos sequer time. O nível de futebol do Flamengo é sofrível e foi o grande responsável por termos feito péssimos Libertadores e Brasileiro e chegado às finais (aos trancos de barrancos, diga-se) e não ter tido competência para vencê-las. Ficam fazendo projeções baseadas em nada de concreto. Aí depois falam “infelizmente não deu”, como se fosse obra do acaso ou se o título fosse cair de repente em nossos colos. Sem trabalhar seriamente para isso, nada será possível.

      • “A bola não entra por acaso”

    • Antes do bandeira uma ova. Antes do grupo azul.

      O projeto de reconstrução financeira do clube não foi feito pelo bandeira. Ele entrou no grupo a duas semanas da eleição.

      Parem de dar méritos a que não tem.

      Méritos a quem merece.

      #Chapaverde2018

    • Cara, isso tudo é uma grande ilusão,estamos escutando essa conversa fiada todo ano e nada muda.são sempre os mesmos erros de sempre da diretoria,e não há praticamente nada de diferente dessa gestão no futebol para as anteriores,pois carioca e CB também ganhavamos e disputavamos finais com elas.então o próximo ano só será nosso se houver competência da diretoria em gerir o futebol, mas isso ela já mostrou que não tem!

Comentários não são permitidos.