GE: “Caminho na Libertadores: Fla terá pedreira e velho conhecido na fase de grupos”

Compartilhe com os amigos

O sorteio dos grupos da Libertadores 2018 definiu quem estará no caminho do Flamengo no próximo torneio continental. O Rubro-Negro tenta afastar de vez o ”fantasma da fase de grupos” e terá pela frente ninguém menos que o poderoso River Plate – tricampeão do torneio. Outro rival definido é o Emelec, do Equador, que chegou nas oitavas em 2017.

Grupo 4 da Libertadores será preenchido por um time da fase classificatória. O mais tradicional que pode pintar na chave é o Independiente Santa Fé, campeão da Sul-Americana de 2015.

Abaixo, veja uma análise do que espera do Flamengo:

Pedreira Monumental 

Uma das maiores ”pedreiras” da Libertadores está no caminho do Rubro-Negro. O River Plate é um dos times mais tradicionais das Américas, sendo tricampeão do torneio e com resultados expressivos em disputas de mata-mata.

O técnico do River segue sendo Gallardo, que comandou a equipe ao título da Libertadores de 2015. É um dos maiores vencedores da história do clube e tem grande aceitação das arquibancadas. Também ganhou uma Sul-Americana em 2014 como treinador.

Marcelo Gallardo é um dos mais vitoriosos do River (Foto: Gabriel Rossi/Getty Images)

Como foi 2017?

No âmbito nacional, o River venceu a Copa da Argentina. No Campeonato Argentino, por enquanto, está apenas na 17ª colocação, a 15 pontos do maior rival, o líder Boca Juniors . A equipe acabou poupando jogadores para a Libertadores.

No torneio continental, caiu na semifinal diante do Lanus após uma virada incrível no jogo de volta, na casa do rival. Antes aplicou a impressionante goleada por 8 a 0 sobre o Jorge Wilstermann nas quartas de final.

Estádio e logística

O River joga em um dos estádios mais emblemáticos do continente: o Monumental de Nuñez, que é a casa da seleção argentina. A capacidade atual é para 62 mil pessoas. Apesar de não ter o estilo ”alçapão”, costuma fazer pressão para os visitantes.

Em termos de logística, a viagem para Buenos Aires não será um problema para o Flamengo. Há diariamente voos diretos do Rio de Janeiro até a capital argentina, com voos de três horas duração.

Monumental em dia de casa cheia para jogo do River (Foto: JUAN MABROMATA / AFP)

O destaque

A grande figura da equipe é Enzo Perez – contratado no meio da temporada. O meia disputou a Copa de 2014 pela Argentina e foi convocado recentemente. Assim como o Flamengo, o River está em busca de um centroavante para 2018. Lucas Pratto, do São Paulo, está na mira.

Enzo Pérez  é destaque do River Plate que enfrentará o Flamengo (Foto: Juan Mabromata/AFP)
Velho Conhecido

Emelec é um velho conhecido da torcida do Flamengo na Libertadores. A equipe equatoriana esteve no mesmo grupo do Rubro-Negro nas disputas de 2012 e 2014. Apesar de o time brasileiro não ter avançado de fase nas duas ocasiões, o confronto dá vantagem aos brasileiros: ganhou três e perdeu uma, fora de casa.

Como foi 2017?

Em 2017, o Emelec disputou a Libertadores e avançou em segundo do grupo 3 (que teve o River como líder). A equipe foi eliminada nas oitavas de final do torneio em confronto contra o San Lorenzo. Os dois jogos terminaram em 1 a 0, e a equipe argentina levou a melhor nos pênaltis.

Participou das últimas oito edições da Libertadores. Caiu na fase de grupos em 2010, 2011, 2014 e 2016, foi às oitavas em 2012, 2013 e 2017, e às quartas em 2015

Emelec caiu para o San Lorenzo nas oitavas da Libertadores 2017 (Foto: Rodrigo Buendia/AFP)

No campeonato do Equador, o Emelec foi o campeão de 2017. A equipe venceu o Delfin na decisão, com um 6 a 2 no placar agregado. A final aconteceu no último fim de semana.

Destaque

O destaque individual da equipe atualmente é Ayrton Preciado, jovem equatoriano de 23 anos. Formado pelo Deportivo Quito, ele teve passagem por times pequenos do futebol de Portugal e está no Emelec desde o começo do ano. Ele atua como centroavante e tem no currículo convocações para a seleção equatoriana. Fez 14 gols em 2017.

Estádio e logística

O Emelec joga no estádio George Capwell com capacidade para 39.053 em Guayaquil. A cidade equatoriana não tem o fator negativo da altitude, mas não há voos diretos do Rio de Janeiro, o que aumenta a dificuldade de logístico do Flamengo. O translado, com escala, pode demorar até dez horas.

O estádio do Emelec (Foto: Eduardo Moura/GloboEsporte.com)

Quem pode vir?

São cinco times que podem preencher o Grupo 4 da Libertadores. O mais tradicional, sem dúvidas, é o Independiente Santa Fé, da Colômbia. A equipe foi campeã da Copa Sul-Americana em 2015, tendo mais experiência que as demais em torneios internacionais.

As outras opções são Deportivo Macará (EQU) x Deportivo Táchira (VEN) , Santiago Wanderes (CHI) ou Melgar (PER).

Macará e Táchira se enfrentam na primeira fase do torneio. O vencedor deste confronto pega o Santa Fé na sequência. Depois, o time que seguir adiante encara o Santiago Wanderes ou o Melgar. A fase pré da Libertadores já começa no final de janeiro.

Fonte: GE.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Até que enfim o Mengão terá chance. Nunca afinamos pro River e que venha o Emelec. Já o Cruzeiro vai ter que rebolar

    • Quando foi a última vez que enfrentamos o river?

  • Esse ano é nosso!!!
    Vamos passar em primeiro no grupo e com isso vamos ganhar moral e levar essa taça na RAÇA! SRN

  • Vamos que vamos Mengão!!! Só assim vamos criar casca

  • Pra esses que ficam com negatividade de que vamos ser eliminados na fase de grupos , não vejam os jogos vão ao teatro que é o melhor que vocês fazem.

  • Cara tem que parar de ficar com “medo” de clubes Argentinos. O River vem forte, mas o Fla é forte também. O negócio é saber jogar a competição…essa “manha” o Flamengo parece que nunca tem. Cara o Diego voltando a atuar bem, Everton Ribeiro, o Fla encara qualquer um e ai vamos ver. O sorteio foi bom e que venha quem vier. Aprende com os caras (los Hermanos) a não entrar em pilha e não “tremer”. Os caras parecem nem sentir a pressão, pois ao contrário eles se alimentam dela. Fazem que não é com eles e vão na manha. Tem que saber jogar. A Sula deu uma prévia e já da para sentir o clima. Já passou da hora do CRF ganhar a liberta. Porra já fazem mais de 30 anos meu…BM mete a mão no bolso cara, tem que ir com tudo nessa liberta. E espero que os jogadores tomem vergonha na cara e joguem bola e que a atitude dos mais novos influencie os “badalados”.

    • Nao temos tradição, nao temos raça e vamos ser punido,jogando de portões fechados ..ou seja temos grandes chances de sermos eliminados de novo..

  • O Foco é o Cairoca!

  • Flamengo não tem postura pra disputar o título da Libertadores, e isso começa na atitude dos dirigentes que estulipulam metas baixas, pra fugir da pressão.

  • River Plate foi rebaixado nesta década e já voltou sendo campeão da Sulamericana e da Libertadores. Só o Flamengo que pode demorar décadas pra ser o time que pode ser. Pena que nunca chega. Nas mãos do Banana acredito que jamais.

  • Temos um bom time que ainda será melhor com reforços, técnico já conhece os jogadores e o entrosamento acontecerá.
    Espero que os jogos aconteçam no Rio.
    Será um ano melhor!

  • Flamengo deu sorte, não vai pegar nenhum time anão que se fecha todo atrás. Duvido que o Rueda será covarde que nem o Zé ruela de jogar com 3 volantes fora de casa. Flamengo faz 10-12 pts no grupo mole mole.

    • Ele foi covarde na sul-americana contra anões esse ano ja,imagina na libertadores.

  • Incrível o pessimismo da torcida do flamengo, e o pior é que é justificado, mas se ignorarmos nosso histórico, com o elenco que teremos e Rueda no comando somos uma das equipes mais fortes da competição. Bom, o pessimismo torna um possível título ainda mais grandioso, vamos com tudo!

  • Na minha opinião, um grupo mais difícil do que o de 2017. Provavelmente a quarta equipe será o Santa Fé. Equipe forte e jogo na altitude.

    • Impressionante como está forte esta libertadores, nunca vi tantas equipes tradicionais reunidas.

  • é bom, melhor, ja engrena de uma vez. Já Vive o clima sem oba oba

  • Como diz el profe Rueda…. LIBERTADORES TEM Q G.U.E.R.R.E.A.R…Saber jogar fora de casa…esse ano nos três jogos fora de casa dominamos as partidas e perdemos….com gols ridículos no fim…só em lembrar q levamos gols de Santiago Silva já me revolto…

Comentários não são permitidos.