o esporte produz histórias de superação a cada dia. O caso de Jean Lucas, meia de 19 anos do Flamengo e mais nova atração do grupo que inicia a pré-temporada dia 4 de janeiro – ainda sem boa parte do elenco, que volta dia 13 -, é ainda mais emblemático.
Imagine-se com 15 anos, morador de Campo Grande e com ajuda de custo de R$ 30 por mês. Um dia, depois de muitas faltas e desinteresse pelo futebol – que se explica pela morte da avó -, você é comunicado que, depois de sete anos, está dispensado pelo Nova Iguaçu.
O menino Jean Lucas, na época magrinho, com 45 kg – hoje pesa 72 kg em 1,80m -, não aguentou e desabou. O falecimento da avó Marina mexeu com ele. Chorava muito e queria parar de jogar.
– “Você é bom jogador, vai conseguir outro clube”, me falaram na sala. Saí chorando muito – lembra Jean Lucas, camisa 8 do time que foi vice-campeão da Copa do Brasil sub-20 este ano.
Ao fim de uma ligação de cerca de 30 minutos com a reportagem do GloboEsporte.com, Jean Lucas, hoje com 19 anos, entrou em contato e mandou recado, que lhe serviu para erguer a cabeça e seguir atrás dos seus sonhos.
– Tudo que eu sou tudo e tudo que eu tenho hoje eu agradeço a Deus e aos meus pais – escreveu Jean Lucas.
O pai Marcelo e a mãe Carla apoiaram o garoto.
– Ela vai me ver jogando lá de cima. Meu pai colocou isso na minha cabeça. Tinha que investir nos meus sonhos.
“Não sentiam nem o meu cheiro”
Jean Lucas chegou ao Nova Iguaçu com oito anos. Dos sete anos, em três ficou praticamente sem jogar, quando sofreu com o drama da avó. Foi colocado de lado – “botavam uns moleques ruinzão para jogar e eu não entrava” – até ser dispensado. Antes, jogou também na base do Bonsucesso, treinando na Cidade Alta, onde se acostumou a sentir o cheiro de maconha enquanto corria atrás da bola, passando por boca de fumo e traficantes armados.
Ele chegou ao Flamengo depois de passar por peneira em Guaratiba, bem próximo de casa. O auxiliar do sub-20 Valtinho gostou do seu futebol – na época, ainda era ponta-direta – e lhe deu um cartão, pedindo para entrar em contato. Quando o pai soube, achou que era mentira. Mas ainda havia outra peneira, no próprio Flamengo.
– Fiquei um tempão esperando. Sempre adiavam. Mas aproveitei para me preparar. Treinava em dois períodos num projeto lá em Bonsucesso, quatro meses fazendo físico sozinho. Quando veio o teste no Flamengo cheguei voando. Não sentiam nem o meu cheiro. Todo dia colete rasgado – conta, orgulhoso.
Alheio à possível saída de Rueda, Jean Lucas realizou parte do sonho ao subir para o profissional, finalmente. Ele já esperava promoção antes e só ficou sabendo quando ficou fora da lista dos jogadores que iriam para a Copa Rio Grande do Sul sub-20.
Ele define seu estilo de jogo com simplicidade: “por ser ponta antes, aprendi a marcar e a jogar. Sou forte para lançar, dar passe, cruzamento”, mas admite que no “jogo aéreo não é muito bom”, apesar da altura. Tem como referência Pogba, Modric e o brasileiro Paulinho.
A avó vai vê-lo em 2018. Na estreia do Carioca, dia 18 de janeiro, ele e outros amigos da base devem ter a primeira chance. Com a camisa para dentro do calção, como a mãe sempre ensinou desde criança, ele vai lutar para ganhar seu espaço e dar alegrias para a torcida do Flamengo.
– Tem que ter paciência. Espero que seja ano de muitas vitórias, muitos títulos. Quero ajudar a equipe. Deus vai me abençoar.
Ver comentários
Jean Lucas e o irmão Lucas Silva atacante joga muito merece subir para o profissional o Lucas Silva também. Ótimo atacante e joga pelos os lados de campo.
Os dois são mt bons
_ Jean Lucas e o Lucas Silva não são irmãos!
pelo que vi na copa são paulo deste ano, e em vídeos no youtube, joga fácil, objetivamente, dinamicamente. sabe marcar e atacar com eficiência. espero que tenha continuidade no time de cima.
Francamente, o que interessa ao Flamengo ganhar mais um título irrelevante, o tal carioca? Então, ponham a garotada pra jogar.
Carioca é a igual a ônibus, perdeu um tem outro logo em seguida.
O cara é dispensado pelo Nova Iguaçu e vai para o Flamengo!!
Isso é o exemplo de "cair para cima"
Pior foi o Andrade dispensar o Luiz Soares em 2010
O time titular podia aproveitar o conformismo e jogar o carioca de boa, sem se desgastar. Se for campeão a torcida nem vai comemorar tanto mesmo.
O Flamengo precisará rodar o time. Os jogadores da base serão muito importantes para a próxima temporada. Diego e Éverton Ribeiro ficaram devendo.
Só precisa enxugar o elenco dispensando os perebas e subindo esses garotos.
Ronaldo,Jean Lucas, Cuéllar e Arão bastam.
Segura Jonas que tem muita força física e manda embora Rômulo e MA da volância, lembrando que Mancu tbm é importante nesse setor!
Foi dispensado pelo nova Iguaçu e foi acolhido pelo mais querido.....o dirigente que o dispensou deve estar doido....... Mas imperdoável foi o Andrade dispensar o Luiz Soares em 2010
Klebinho, Ronaldo, Jean Lucas, Paquetá, Lincoln, Thiago Santos, Vinicius Jr, Viseu..
A matéria-prima está aí, basta saber preparar que a recompensa virá.
Estou n torcida por vc jean ñ so eu mas toda a torcida e que deus continuer iluminando vc