Gilmar Ferreira: “Complicou…”

Compartilhe com os amigos

É difícil a situação do Flamengo nos bastidores da Conmebol _ bem difícil.

Por isso vai demorar um pouco mais o anúncio da punição a ser estabelecida pelo Comitê da Unidade Disciplinária da entidade.

Administrativamente, já houve retenção de US$ 400 mil do valor a que o clube tem direito por ter chegado à final da Sul-Americana.

É o valor máximo previsto no regulamento para aplicação de multas em casos de infrações ao regulamento da competição em disputa.

As imagens das câmeras do circuito interno do Maracanã, exibidas pelo Fantástico na noite de domingo, agravaram o que já era de difícil defesa.

Além do presidente Alejandro Rodriguez, executivos e funcionários de empresas que estavam a serviço da Conmebol viveram noite de pânico.

Histórias de desconforto e medo tanto na chegada ao estádio quanto no descida ao gramado para a entrega de troféus e medalhas.

Todos fizeram questão de anexar seus depoimentos ao processo.

Porque, é bom que se saiba, a Unidade Displinária que julgará o caso é tida como um órgão independente à diretoria da entidade.

Fato que desde os incidentes da semana passada provoca discussões pelos corredores da entidade.

Porque para membros da diretoria que assumiu a Conmebol no final de 2016 os distúrbios ferem mais do que o regulamento da competição.

E se chocam com o empenho de Alejandro em mudar a imagem da entidade.

E um dos exemplos entre os tantos citados é o trabalho de valorização dos torneios da entidade com parceiros e patrocinadores.

As cenas de torcedores invadindo bares e tomando mercadorias de ambulantes credenciados levantaram novos questionamentos.

Sobretudo de ordem comercial.

Tipo o que poderia ter custado à Conmebol se houvesse na final da Sul-Americana as ativações de marketing de marcas, como ocorre nas finais da Libertadores.

Portanto, para dirigentes e funcionários que viveram na carne o pavor daquela noite, a punição ao Flamengo deveria ser exemplar.

Algo bem mais severo do que os U$ 400 mil estipulados como teto, somados a dois jogos com portões fechados.

Essa punição é a que hoje se especula pelos corredores, às vésperas do sorteio dos grupos da Libertadores de 2018.

Acontece que o Comitê Disciplinar é independente e irá apreciar o caso levando em conta a frieza do regulamento e de suas medidas punitivas.

A banca será composta pelo paraguaio Eduardo Gross, pelo venezuelano Amarilis Belisario e pelo chileno Juan Aldunate.

E, apesar de ficar clara a série de infrações cometidas, Flamengo e Independiente terão tempo para se explicar.

Sim, porque o clube argentino também é acusado de ter cometido infrações no jogo em Avellaneda _ principalmente de natureza logística.

Os casos de racismo dos torcedores argentinos serão punidos com multa ao clube.

O presidente Eduardo Bandeira de Mello, que já está no Paraguai, verá hoje que a situação não está “favorável” para o Flamengo.

Mesmo assim, como já falamos por aqui, a exclusão do clube carioca na edição do próximo ano ainda é algo improvável.

Pela repercussão e pela disposição da Conmebol em encontrar a dose certa das medidas punitivas, o julgamento irá demorar um pouco mais do que o previsto.

E o Flamengo ainda poderá recorrer da decisão _ se for o caso.

Reprodução: Gilmar Ferreira/Extra

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sinceramente, eu não vou ficar puto se formos excluidos da Liberta, mas quero saber o seguinte porque o Corintians não foi excluido da Liberta quando sua torcida matou um jovem dentro do estádio?? E os inumeros casos de espancamento, racismos e agressões na Argentina, Uruguai e Paraguai, serão punidos da mesma forma. Estão fazendo um carnaval grande porque foi o Flamengo mas se meu Mengão for punido deve virar regra e punir todos igualitariamente….isso eu duvido que aconteça.

  • ISSO É QUE DÁ!
    DIMINUIRAM O TAMANHO DO VELHO MARACANÃ PARA ESTE TAL DE PADRÃO FIFA(CORRUPTA)
    A NOSSA TORCIDA É GIGANTESCA!

    • E não lota a ilha do urubu

      • SOMOS A MAIOR TORCIDA DO MUNDO!
        A GLOBO TRANSMITE JOGO ATÉ NAS QUINTAS-FEIRAS!!!
        AGORA O TEU TIME ,COM CERTEZA, DEVE SER UM DOS JÁ REBAIXADOS NOS BRASILEIRÕES!!
        ????????????

  • SINCERAMENTE,VÂNDALOS DESTROEM TUDO, BRIGAM, ROUBAM… E O CLUBE É PUNIDO? A DIRETORIA, NÃO SÓ A DO FLAMENGO, MAS DE TODOS OS CLUBE NÃO TÊM COMO CONTROLAR ESTAS SITUAÇÕES!1

  • Tem imagens lá da Argentina?!

  • Tudo por causa desses vagabundo travestidos de torcedores

  • Parabéns GLOBO, CORINTHIANA.

  • E como estão indo para cima de toda a grana que a globo e a Conmenbol roubaram, eles vão querer criar uma manchete pra ofuscar. Isso porquê foi toda essa corrupção que gerou falta de segurança pública.

  • É um absurdo penalizar o Clube se esse não tem culpa de todos os descalabros políticos de um estado falido onde o povo do RJ perdeu a noção de humanidade…!!!!

    • Exatamente, agora o Flamengo vai precisar treinar uma polícia própria e oferecer escolas públicas de qualidade pra dar segurança e educação ao povo do RJ.

    • mas sempre é assim, nunca pegam os baderneiros, cadê o policiamento? dá menos trabalho culpar o clube.

Comentários não são permitidos.