A importância de uma pré-temporada bem feita

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve Nação Mais Linda do Mundo!

Hoje abordaremos um assunto de suma importância para que o Flamengo tenha um temporada digna, com bom desempenho e satisfatória tanto esportivamente quanto em relação à saúde e condicionamento físico dos atletas: a pré-temporada.

Para que possamos colher o máximo de frutos possíveis, é necessário que esse período seja aproveitado da melhor forma. E, através de um bom planejamento, poderemos ter uma safra generosa em matéria de títulos e boas atuações.

Isso deve ser iniciado no último trimestre deste ano, com uma profunda análise do elenco. Através dela, separamos os jogadores que não serão aproveitados, visando empréstimos ou vendas. Também identificamos os que estão em final de contrato tratando da renovação ou extensão do vínculo e, pro fim, planejamos as contratações.

Para as aquisições, devemos identificar as posições carentes e até mesmo as passíveis de melhora, seja encorpando o elenco ou até mesmo trocando os jogadores do setor. Uma coisa é certa: não há jogador inegociável ou posição que não necessite de melhora, mas devemos levar também em cosideração as oprotunidades de mercado.

Dito isso, o mapeamento da oferta de atletas é essencial para que as contratações sejam realizadas antes do início da pré-temporada. A montagem e definição do elenco é fundamental para que essa retomada das atividades seja o mais proveitosa possível.

Mas anteriormente a isso temos que falar das férias. Os trinta dias de férias são fundamentais para o descanso muscular do atleta. A fisiologia tem papel preponderante neste quesito. Os atletas devem ser orientados pelo departamento para que saibam até onde podem chegar nas comemorações de final de ano sem comprometer seu rendimento para o próximo ano.

Com o elenco fechado a parte tática pode ser aprimorada em seu máximo potencial, haja vista o treinador já saber de antemão com quais jogadores ele contará durante a temporada e poder passar a eles todas as suas ideias para aprimoramento técnico e tático.

Além disso, a uniformidade do trabalho físico é importantíssima para que o ano tenha o menor número de lesões musculares possível. Além do mais, com o grupo trabalhando junto, tendo iniciado os trabalhos ao mesmo tempo, todos devem alcançar um patamar físico equivalente quando iniciada a temporada esportiva.

Após essa pré-temporada, a história começa a ser contada. Esperemos que de forma mais feliz para nós, rubro-negros de todo o território nacional e mundial. Aguardamos o desenrolar da coisa. Ainda há muita água para passar debaixo da ponte. Muitos assuntos virão à tona num futuro breve. Vamos respeitar o tempo e ansiar por boas novas. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Amigos Rubro Negros , para que o Flamengo viva emoções
    novas , no ano novo , vamos precisar de honestidade (qui sito difícil),
    como principal ingrediente , na composição de um Vasto elenco ,com
    qualidade muito bem apurada , que tendo que adquirir novos adeptos,
    que sejam dignos de futebol com alto nível , e a quantidade escessiva
    em números suficientes para ter substituições , reparadoras , de valor
    profissional com equivalência com o valor pago , sem falcatruas , para
    atender substituições a altura do substituído, e ainda assim mantendo
    o ritmo desejado . O modos operandi do sr Bandeira , a mim me
    parece o mesmo de 2017, aponta um nome que não virá ,como o caso
    do Fred (primeiro porque não valeria a pena) , cujo comprometimento
    ja estava feito . Este 171 , foi voz presente ao longo deste ano ,e no que foi que deu ,vários contratos manipulados ,com atletas Argentinos
    preferencialmente ,sempre com a participação do Bandeira , querendo
    beliscar um pedaço do bolo , que vergonha . Mas neste ano cuidados
    com as transações do Lincoln , menino de ouro , com tabela de 30 MIl
    para rescisão , e não como quis dar a entender ha poucos dias de que
    houve oferta para 20 Milhões de reais ,mas o presidente muito zeloso
    só vende por
    40 Milhões de REAIS e não de EUROS , esse cara é perigoso , o
    menino vale mais
    que o Vinícios Junior, que vergonha

    Flamengo até morrer eu sou

  • Torcedor cada hora pensa uma coisa. Renato ficou 18 meses sem clube e ninguém queria. Encaixou no grêmio, agora é deus. Escrevam: perder Rueda agora não é bom. Outro vai começar do zero, sem conhecer bem o que temos ou falta. E outra, libertadores está aí…não dá pra contratar em janeiro e o cara perder pré-temporada. Essa indefinição pode prejudicar a formação de uma equipe. Vamos errar de novo?

  • A maioria pedindo o Renato se o Rueda sair aí o cara vem perde dois jogos seguidos e empata um.
    Os mesmos que pediram a vinda serão os mesmo que vão dizer que o Renato não presta que deu foi sorte de ter sido campeão com o Grêmio que é um enganador e etc e tal.
    Que foi um erro contrata-lo.

  • Tem que voltar o contrato com a EXOS. Em 2016 o time mais jogou fora do rio do que dentro e tds estavam voando, 2017 sem a EXOS tavam caminhando já na metade do ano

  • Que merda de pré temporada o que? Esse ano não foi feito uma? E quando fomos jogar um amistoso nessa mágica pré temporada, perdemos pro vila nova. Disse e repito pré temporada não ganha títulos, o que ganha títulos e ”profissionalismo” tanto dos atletas como dos dirigentes. Nesse clube não existe profissionalismo e sim paternalismo.

  • No início desse ano estávamos super animados com a pré temporada no nosso belo centro de treinamento. Dispensamos um torneio na terra do tio Sam pra galera poder passar por um minucioso check up pra q cada atleta pudesse ser acompanhado individualmente. As projeções eram as mais otimistas possíveis. O prazer da galera era encher os comentários com as mais variadas escalações e devaneios. O problema não foi esse. A pré foi excelente. A merd@ foi a insistências em caras q nunca estiveram no nível de um time de ponta. Faltou alguém pra falar igual homem no vestiário. Pra cobrar raça e pra defender uma camisa tão importante pro futebol mundial. Demoraram pra tirar o desgastado Zé Ricardo do comando e com ele deveria ter ido toda a sua patota. (Inclusive o treinador de frangueiros). O Ano não foi o ideal, mas tb longe de ser um desastre. Se tivéssemos comido os dois títulos q perdemos, a essa altura já seríamos o favoritos pra conquistar o brasil e a América em 2018.

  • Rueda perto de dar no pé e c.agar pro flamengo…bem feito pra esses modinhas q endeusam um cara q não mostrou nada de mais;trabalho fraquíssimo, aí ao invés de ir atrás do atual campeão da libertadores com sobras e sem contrato até o dia de hj ( assinou com o grêmio hj) ficou na mão de um cara que só veio pra cá pra morder uma grana até alguma seleção o chamar…no fim acabaremos com carpegianne e ainda dão o planejamento e contratação na mao de treinador…

    • weis fhuder!

      • debate aí amigo? a verdade é essa como fazer pré temporada sem saber quem sera o treinador se esse Celso Roth castelhano aceitar a proposta chilena? os numeros do Rueda são ruins assim como o desempenho do time, perdeu o título em casa demite e traz o Renato…mas não aí serao esnobados..

    • Certeza q se ele sair vão com força atrás do Ariel Holan do Indiependente. Kkkk Bom seria atravessar o acerto do Jair com o Santos.

  • Mais importante do que pré-temporada é o planejamento. Ninguém pode negar que a pré-temporada de 2017 foi bem feita no Flamengo. Mas o que adianta isso, se quase metade do time titular e principais reservas chega no meio do ano, sem a preparação adequada? São os casos de Geovânio, Rhodolfo e mais notoriamente Everton Ribeiro, sem falar dos que chegaram em meio de temporadas passadas.

    O time ficou totalmente desequilibrado e essa lição é que tem que ficar.

  • Como que vai ter uma pré-temporada bem feita se não vai ter barca? O smurf banana ditador já falou que não vai ter caça às bruxas e nem discurso de terra arrasada. 2018 vai ser mais um ano de vexames. Todos os contestados pela torcida vão permanecer na Gávea.
    Que venha 2019!!!

  • tem 15 perebas( 16 se considerar guerrero inapto) que deveriam sair para o clube crescer esportivamente, são eles:.

    1- Mureta.
    2- Pará
    3- trauco
    4- Rene
    5- Rodinei
    6- Vaz
    7- Romulo
    8- Caramujo
    9- Gabriel
    10- Arão
    11- Mancu
    12- Ederson
    13- Matheus sávio
    14- Gabriel
    15 – Geovanio

    Manda de presente, dispensa ou empresta, e sobe algusn da base e contrata poucos e bons. Essa seria a receita do sucesso.

    • Faltou o técnico reserva Jaime Almeida o diretor Caetanópolis e Vitor Hugo pai do furalha kkkjjkk ja deu uma boa barca

    • Só tiraria daí o Ederson pq parece q já consertaram o ovo dele. Quando o Fagner fez aquela covardia ele estava bem. Geovanneo e Rômulo eu deixaria eles trabalharem na pré temporada pra ver. Chegaram tarde e sem ritmo nenhum. Colocaria o Tiago pra rodar como o Cesar, q voltou voando.

      • Tem que voltar o contrato com a EXOS. Em 2016 o time mais jogou fora do rio do que dentro e tds estavam voando, 2017 sem a EXOS tavam caminhando já na metade do ano

  • Temos uma ótima oportunidade com o carioca para deixar o elenco em forma. Esse ano iremos usar time reserva, misto e titular de acordo com a vontade do clube!

    • Cara esquece carioca ganhar de Boavista, volta Redonda, Madureira ,Resende, nova igassu,Vasco, faísca, flor não serve de base prateleira da gavea ta lotada de taça do carioca chega…marcar amistosos com inter ,São Paulo, Bahia ,galo,Vélez,Shakhtar donest,Porto,Leverkusen, Roma,juventus muito melhor pra treinar o time de 2018

      • Urna 7 vai paralisar carioca 2018 kkkkkk

        • Eu apoio. #SomosTodosEurico Eternamente no Vascu. Seria ótimo

      • Ideia bem interessante essa dos amistosos, infelizmente me entristece saber que isso sequer será cogitado pelo dept. futebol.

      • Sabe o torneio da florida? Então, todos os especialistas acham um absurdo começar pré temporada com torneio, então como o Mengão irá jogar com os exemplos de adversários que vc postou? Vai viajar pra Itália, Alemanha, Turquia?
        Tem que aproveitar o carioca pra acertar o time e competir os principaiscampeonatos do ano , pois o carioca não é amistoso, pode ser contra olaria, que eles irão tentar de rudo pra ganhar, isso é um treino de luxo.

        • Campeonato carioca to cansado quero Brasileirão, sulamericana,libertadores,mundial,Recopa, quero q jogue com sub 17 sub 2o e parem de da audiência pra TV.. .exigiria 20 ou 3o milhões pra escalar tim e titular pegar ou largar COPA DO NORDESTE pag a melhor e tem melhor nível.ponto!!!

          Em 21 de dez de 2017 15:16, “Disqus” escreveu:

  • Muito importante relegar o carioqueteca a importância que ele tem esses dias, jogos para testar e aprimorar os garotos vindos da base e atletas em recuperação física e técnica. Diferente desse ano que colocamos força máxima enquanto jogávamos a fase de grupos, perdemos Diego e os jogos fora de casa todos.
    O vôo para enfrentar o Emelec tem 10 horas de duração, precisa ir no domingo para jogar na quarta, deixa os reservas jogando aqui e já embarca os titulares

  • o importante e o carioca .Quero nem saber da pre-temporada

Comentários não são permitidos.