Júlio Gomes: “Sul-Americana expõe elenco mal planejado e desequilibrado do Fla”

Compartilhe com os amigos

O Flamengo acabou o jogo contra o Independiente depositando suas esperanças de título em Lincoln, de 16 anos, Vinícius Jr, de 17, e Vizeu, de 20. Paquetá, que também tem 20 anos, foi o melhor jogador do time e autor do único gol.

Isso, claro, antes de Cuéllar fazer um pênalti estúpido que decretaria o empate e o título para os argentinos. Diego e Arão, os outros meio campistas, fizeram um jogo abaixo da crítica. Ainda bem que Márcio Araújo não estava em campo, senão a culpa, como sempre, seria toda dele. Éverton Ribeiro, que chegou com status de pop star no meio do ano, começou no banco e não mudou nada depois de entrar.

O jogador mais confiável do Flamengo na decisão da Sul-Americana era o goleiro, quem diria. Mais um jovem, César, que não deixou o time na mão.

Onde estavam Geuvânio, Rômulo, Rhodolfo….?

Resumindo: o clube mais popular do Brasil, que acertou suas finanças e tinha (tem) tudo para criar uma verdadeira dinastia no continente, acabou o péssimo ano precisando que os meninos da base salvando a pele de todo mundo. Não conseguiram.

Nada contra usar a base. Mas este não foi o caso de um uso planejado. Foi desespero.

As únicas chances de gol no segundo tempo vieram com Réver, que falhou no ataque e atrás também. Não dá para reclamar dele. Nem dele nem de Juan. Mas parece um pouco arriscado depositar a defesa nos pés de dois veteranos. Réver jogou mancando a partida toda.

Dá para reclamar do árbitro pelo pênalti? Dá. Dá para reclamar pelos pouquíssimos minutos de acréscimos? Dá.

Mas o buraco do Flamengo é mais embaixo. O Independiente está aí para mostrar como é possível montar elencos competitivos e equilibrados com pouco dinheiro.

O tal Barco, de 18 anos, que joga muita bola, vai para a MLS, lá nos Estados Unidos. Nenhum clube brasileiro tem um olheiro decente para pescar este tipo de talento no país vizinho?

Não basta ter grana. O Flamengo precisa contratar com mais inteligência, montar um elenco mais bem pensado e equilibrado. Simples assim. Vai ter de atacar o mercado de forma diferente, vendendo quem tem valor, mas que talvez não se encaixe neste projeto. Outros precisam ser dispensados.

Não adianta só comprar. O Flamengo precisa vender muita gente e, depois, comprar. Guardadas as devidas proporções, sabem quem fez isso no último mercado europeu? O Manchester City. Não foi só atrás de jogadores. Antes de comprar, mandou muita gente embora.

Este foi um time bom o suficiente para se classificar para a próxima Libertadores, ganhar o Estadual e chegar a duas finais de torneios que não eram prioritários. Mas, com todo esse dinheiro, e mesmo com a falta de sorte por algumas lesões e desfalques de outros tipos, o Flamengo precisava ter feito mais. Muito mais.

A diretoria mandou mal no planejamento. Mandou mal ao afastar o torcedor, cobrando preços abusivos ao longo do ano. Muitos jogadores mandaram mal em campo. E, claro, torcida que pula grade, invade estádio e estoura rojão em hotel não merece muitos elogios.

Fonte: Júlio Gomes/Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • E o Bandeira sempre se escondendo após perdas de títulos. Esse cara será lembrado por aplicar a ideologia perdedora no Flamengo.

  • Fez um ótimo balanço do planejamento 2017. Precisamos ainda entender quais os critérios de contratação, porque não pode ser coincidência, desde Carlos Eduardo e Cirino estamos sendo passados para trás. Pior erro do planejamento já vai fazer 3 anos: Guerrero!

  • Ótimo comentário.

    Falou de (quase!) tudo…

  • Diretoria incompetente , deixou pra resolver problemas para depois da final , agora ficamos sem títulos e vemos os rivais se reforçarem . Palmeiras já fechou com Lucas Lima , Diogo Barbosa , Rafinha conseguiu liberação do Bayern e vai para as Peppas , Scarpa já está em SP , e Ricardo Goulart conseguiu empréstimo do time Chinês . Ou seja 2018 mais um ano de Cheirinho . Os caras conseguiram 2 jogadores em fim de contrato e mais 2 por empréstimo . Enquanto RC ficou dormindo .

  • Verdade. Além da falta de planejamento do departamento de futebol, o Bandeira não tem perfil para ser presidente do Flamengo. Por conta do DNA perdedor aplicado pelo Bandeira e assimilado pelos atletas medalhões como o Diego, o Flamengo deixará de ganhar mais de 25 milhões de reais no próximo ano.

  • Texto perfeito, onde assino?

  • Laterias, um segundo volante dinâmico, fora Arão soneca, um centroavante, e um atacante de lado e banco para quem estiver jogando mal, mesmo que seja o Diego.

  • Vamos pessoal! Hoje é dia de se exigir barca! Vamos pressionar!

    • Barca: Rodrigo Caetano, Mozer, Fred Luz, Fernando Gonçalves, Jayme de Almeida, Victor Hugo, Muralha, Pará, Rodinei, Vaz, Trauco, M. Araújo, Arão, Éverton e Gabriel.

      • Sonho de consumo

  • Ano que vem tem mais Pará e Arão pra trazer mais cheirinho

  • Lista de dispensa:
    Muralha
    Trauco Renê
    Pará
    Vaz
    Arão Caramujo Rômulo
    Éverton Geuvanio Guerrero
    Diego e ER também não são inegociáveis, se a proposta for boa não há lamentações.
    Posso ter esquecido algum pereba, mas é que a lista é grande.

Comentários não são permitidos.