Notícias

Márvio dos Anjos: “O torcedor pequeno de time grande e o mal que fez ao Flamengo”

Um ano depois do espetáculo de humanidade promovido em Medellín em memória da Chapecoense, a final da Copa Sul-Americana mergulha na barbárie. As cenas patéticas de grosseria e canalhice, em busca da vitória-a-qualquer-custo, são tudo que esta final entre Flamengo e Independiente não merecia.

Nem mesmo cabe a justificativa de que aquilo teria sido um troco por tudo que aconteceu na partida de ida, em Avellaneda: injúrias raciais, tensão e chá de cadeira. Tudo baixo e fruto de uma cultura esportiva mesquinha que estimula hostilidade. O problema é quando, em vez de mostrar superioridade, os rivais se igualam, com a desculpa de “dar um troco”. Gente que nem estava lá justifica assim — e aplaude — o que ocorreu na Barra.

A grosseria de Avellaneda só seria retribuída na mesma moeda por torcedores pequenos de time grande, aqueles que volta e meia fazem com que o clube seja punido de uma forma ou de outra. Os torcedores de classe têm mais o que fazer em vez de soltar fogos na madrugada. Os torcedores pequenos vibram como se o incidente da Barra fosse a coisa certa a ser feita. Eles são muitos nas redes.

Torcedores pequenos de time grande arranjam qualquer desculpa para derramar sua vontade de violência e autoritarismo, “em nome de uma causa maior”, que seria o clube. Eles tiram mandos de campo, eles mataram o menino Kevin Espada na Bolívia, num jogo do Corinthians, e eles se engalfinham a troco de nada com outros torcedores pequenos.

Isso exige que o clube se posicione, que seu presidente venha a público em entrevista coletiva e corajosamente condene o que é real violência. Seu silêncio será entendido como anuência, sob pena de a instituição ser vista como conivente com esse tipo de ato.

Se cair na conversa mesquinha de que os argentinos e os vizinhos do hotel “mereceram” a balbúrdia contida pelo Batalhão de Choque, Eduardo Bandeira de Mello será um presidente pequeno e apequenará também o Flamengo. Não é de sua natureza: o presidente foi cavalheiro ao receber o Sport em seu CT na reta final do Brasileiro, mesmo tendo sido vítima de demagogos de plantão nas redes sociais. A vida é assim mesmo hoje em dia: é preciso coragem para dizer o que é necessário.

E o necessário é dizer aos torcedores mesquinhos e pequenos que o Flamengo é grande demais para ver também sua final nas páginas de polícia, como já tem visto suas vendas de ingressos.

FONTE: O Globo

Coluna do Flamengo

Ver comentários

  • VTNC! Somos recebidos a pedradas por toda a América do Sul e aqui tem receber igual turista em resort?!

  • Típica nota de uma mídia 7 x 1. Agora essa mídia banana dos 7 x 1 vai dizer q isso não ganha jogo, q não precisamos disso e etc. Mas qdo a porra dos Argentinos e Uruguaios fazem isso, acham q só eles sabem jogar libertadores ou sul americanas. Vão se fu...

  • Isso aqui é América do Sul, não dá p/ querer q seja igual na Inglaterra, p/ isso, tem q começar mudando lá de cima ! Principalmente por essa mídia nojenta e suja q gosta de influenciar cidadãos brasileiros a votarem em determinados políticos,com matérias compradas !

  • CH filho com todo respeito, apequenou porra nenhuma meu veio,não sou a favor a violência de maneira nenhuma,mas meu veio quem procura acha,olha o exemplo q demos no final da copa do brasil, por favor pare de ser tendencioso, cada dia q passa essa midia me dar mais nojo.

    • Meu querido, Marcio Luis, eu apenas publiquei a matéria aqui porque tenho a função de reproduzir TODAS noticias sobre o Flamengo. Mas não, não fui eu que escrevi. Inclusive está ESCRITO no TÍTULO o nome do autor e está no final da matéria a fonte também. Foi o Márvio dos Anjos do jornal o Globo que escreveu a matéria. Tenha um bom dia, abraços.

  • Isso é BRASIL X ARGENTINA! Pára de mimimi....
    Não se pode tratar bem, quem nos trata mal!

    Mexeram com o time errado!
    Bem vindo ao "Planeta dos Macacos"

  • Quanta babaquice eu ate acho que este tipo de atitude nao leva a nada , porém ainda exigir que o presidente do flamengo vem a publico reclamar da torcida VTNC

        • Que fique claro que não fomos nós do Coluna que escrevemos a materia. No título está o autor e no final do texto a fonte. Foi o Marvio dos Anjos do jornal o Globo, abraços

  • Competições sulamericanas não são jogadas, são guerreadas. Por isso que os brasileiros com elencos 10 vezes mais caros que o resto do continente sofrem pra ganhar, ficam com esse mimimi de cordialidade e só sabem reclamar de catimba enquanto o resto do continente da a vida em cada jogo.

  • Hipocrisia do cacete! Pode ter certeza que para muitos aqui o Flamengo é muito importante! Não estavamos de brincadeira muito menos fazendo aquilo pra aparecer, estavamos ali para exigir o nosso respeito e mostrar pra eles que aqui também tem torcida, os caras fizeram o que quiseram lá e ninguem fala nada. A nossa torcida é bem civilizada, só não vem achando que vamos aceitar desaforo, muito menos na nossa casa.

Notícias recentes

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

22/11/2024

Estádio: Flamengo projeta novas linhas de receitas para alcançar mais de R$ 2 bilhões

Flamengo apresentou aos sócios os detalhes do futuro estádio Os sócios do Flamengo tiveram a…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024

Flamengo exalta Pedro e provoca Vasco em novo vídeo do estádio próprio; veja

Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…

22/11/2024