Mattos: “Em 2017, Fla tem desempenho superior em mata-mata sobre pontos corridos”

Compartilhe com os amigos

Diante do Independiente na Argentina, o Flamengo disputa a sua segunda final em mata-mata em competições importantes no ano, sendo a primeira da Copa do Brasil. Enquanto isso, a equipe capengou no Brasileiro e foi eliminada na primeira fase da Libertadores. Não por acaso: o time tem aproveitamento muito superior em mata-mata do que nos pontos corridos no ano de 2017.

Pela Sul-Americana, Copa do Brasil e Primeira Liga, o clube carioca realizou 17 jogos eliminatórias na temporada. Desse total, obteve 66,7% dos pontos, isto é, dois terços. Foram nove vitórias e apenas uma derrota para o Santos, nas quartas-de-final da Copa do Brasil.

Já nos pontos corridos o aproveitamento é de apenas 51% dos pontos. Considerados o Brasileiro e as fases de grupo da Libertadores e da Primeira Liga, que são pontos corridos, foram 72 pontos em 141 possíveis. O time ficou em sexto no Nacional e caiu na primeira fase da Libertadores.

Esse desempenho pode se explicar pela irregularidade do Flamengo na temporada, alternando boas atuações com jogos sofríveis. Quando é necessário se concentrar em uma partida específica, o time consegue ter melhor resultado.

Outra explicação é que, quando o Corinthians disparou no Brasileiro, o clube carioca claramente se decidiu mais à Copa do Brasil e à Sul-Americana do que ao Nacional. O técnico Reinaldo Rueda decidiu por escalar times mistos em alguns momentos da competição com exceção da fase final.

PS Não foi incluído na conta o Estadual porque o nível é mais fraco, o que distorceria o cálculo.

Fonte: Rodrigo Mattos/Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • superior em que? o que manda é a final?

  • “PS Não foi incluído na conta o Estadual porque o nível é mais fraco, o que distorceria o cálculo.”
    Então tem que excluir a Primeira Liga porque é mais fraco ainda que o Estadual

Comentários não são permitidos.