MCP: “Com Bandeira, Fla disputou 21 troféus: três títulos, três vices e muitos fracassos”

Compartilhe com os amigos

O título da Copa do Brasil em 2013 foi surpreendente. Sem dinheiro, com orçamento apertado e repleto de jogadores desconhecidos no elenco, o Flamengo superou adversários bem colocados na Série A para ganhar a taça. E justamente no ano em que ela ficou mais difícil, com as equipes participantes da Libertadores voltando a disputá-la. Aquela seria a única surpresa agradável para o torcedor na gestão de Eduardo Bandeira de Melo pelo menos por quatro anos.

Depois disso o clube disputou 18 outras competições, ganhou apenas dois Estaduais, em 2014 e 2017, este quando já tinha orçamento próximo ao dos rivais Botafogo, Fluminense e Vasco somados. Foram três vices, dois deles recentes e que machucaram a torcida em intervalo interior a três meses, para o Cruzeiro, na Copa do Brasil e Sul-americana, diante do Independiente.

Nas duas Libertadores que o Flamengo participou na gestão do atual presidente, que está prestes a entrar no último ano de seu segundo mandato (não poderá mais se reeleger), algo em comum: eliminações precoces, na fase de grupos. Em 2014 com elenco ainda frágil, diante do León no Maracanã lotado. Neste ano na Argentina, para o San Lorenzo, já com alto investimento.

Na Sul-americana, apesar de chegar à final neste ano, o Flamengo também fez feio. Foi no ano passado, quando caiu diante do modestíssimo Palestino, do Chile, jogando no território nacional! Outro papelão foi o da Copa do Brasil 2014. Vencia por 3 a 0 o Atlético no placar agregado e em menos de uma hora de futebol tomou a virada no Mineirão: 4 a 1 no jogo, 4 a 3 na disputa foi o resultado histórico.

As classificações do Flamengo nos certames disputados com Bandeira na presidência

Pelo mesmo certame, em 2016 o Flamengo de Bandeira perdeu para dois times da Série C, o Confiança, que foi eliminado na volta, e o Fortaleza, que desclassificou os rubro-negros jogando no Rio de Janeiro. Uma temporada antes, o algoz foi o Vasco, que no mesmo ano despachou o Flamengo no Estadual, repetindo a dose no campeonato carioca seguinte, mesmo em crise e sendo rebaixado na Série A.

A Primeira Liga foi uma competição pela qual o atual presidente do Flamengo trabalhou muito. Nela, duas eliminações para times de Curitiba, mesmo com mando de campo. Em 2016 o Atlético eliminou os flamenguistas em Juiz de Fora, e neste ano o Paraná levou a melhor no confronto em Cariacica, ao vencer a disputa de pênaltis (5 a 4) após o jogo terminar em 1 a 1.

Pé frio? Talvez. Mau gestor do futebol? Com toda certeza. Desde 2015 o Flamengo mostra poder de investimento, mas levantou apenas uma taça local. Sem dinheiro, ganhou duas em menos de um semestre, entre 2013 e 2014, uma delas de âmbito nacional. Hoje o Flamengo tem Centro de Treinamentos e oferece condições de trabalho muito melhores aos seus atletas. Mas fracassa.

Mas comemora sexta (!) colocação no Brasileiro e classificação suada à Libertadores como título. O que seria até aceitável, não fosse o fato de o Flamengo ter um dos maiores orçamentos da competição. Além de ter derrotado o Vitória de forma surpreendente, nos minutos finais, graças a um tolo pênalti cometido nos últimas instantes. O que era para ser alívio virou festa e euforia.

Vaz, a euforia de Bandeira e a emoção do diretor Rodrigo Caetano com o sexto lugar

O DNA perdedor é a marca do futebol rubro-negro na gestão Bandeira. E isso não tem qualquer relação com a boa administração que o clube tem há quase cinco anos. O que outros departamentos fazem de positivo para colocar finanças em dia e ampliar o poder de investimento resulta em fiascos no campo. Reflexo de uma gestão fracassada. E o presidente ainda tem mais um ano para mandar no futebol.

Fonte: Mauro Cezar Pereria/ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • MCP perdeu meu respeito desde de que se colocou apenas como um anti. Tá parecendo menino mimado. Só mais um corneta inútil.

  • O DNA perdedor é a marca do futebol rubro-negro na gestão Bandeira. Essa frase define tudo.

  • Do jeito que o título dessa materia foi colocado parece que o flamengo ganhava tudo antes.

    • Mauro César parece que tem um despeito com o bandeira.

      • Parece? Esse é o problema de nossa mídia, a liberdade de expressão só vale para eles.

    • A questão principal é que antes o Flamengo não tinha poder financeiro mas lutava, tinha o DNA vencedor. E agora com o Bandeira é o contrário.

    • Verdade

  • Pura verdade.mas pra mim é um grande pé frio também,além de um péssimo gestor no futebol,não entende nada de futebol,e o time é reflexo da sua gestão fracassada,Mauro está com toda razão,e infelizmente teremos que aguentar esse Banana no poder por mais um ano.e não acredito que iremos vencer alguma coisa enquanto ele for o presidente!

  • A única filosofia que tem no Flamengo é da bananeira, e os frutos pencas de bananas.

  • Oque me deixa mais triste não é ter que engolir perder a segunda final dentro do Maracanã pro Rei de copas independente como aconteceu perder duas finais de copa do Brasil pro cruzeiro tenho que admitir que somos freguês dos dois clubes .. FATO !!!… oque me deixa triste mesmo é saber que a barca não será suficiente para sair um monte de jogadores sem sangue e medíocres que já deveriam ter vazado do Flamengo a Muito tempo… por termos mais 1 ano de um banana sem pulso do caralh que não entende nada de futebol e só abre a boca pra falar MERD sobre o assunto na presidência do clube ainda temos grande chance de passar mais vergonha no ano que vem.. termina logo 2018 !!!!…
    1- Trauco … Paschoal estava certo e a maioria da torcida do Flamengo estava iludida com esse jogador.. esse próblema de marcação do trauco não se ajeita com uma pré temporada…ele é fraco mesmo..
    2- Arão não pode ser titular mais desse time a séculos…o Arão que até enganava um pouco era aquele lá atrás no jogo contra o Botafogo do brasileiro de 2016 de lá pra cá morreu..
    3- lateral os 4 são uma MERD… não temos 1 que se aproveite…
    4 – Paquetá ..teve um colega que perguntou ontem aqui quem era a maior revelação do Flamengo ..se Paquetá ou Vinícius Júnior….foi o Marty se não me engano..respondi que era o Paquetá no time profissional…teve outro colega que afirmou que Paquetá era a maior revelação do Flamengo pós Adriano não lembro o nome do colega.. mesmo só tendo destaque só no final da temporada (mesmo porque precisou vim um técnico de fora do país pra dar oportunidade pra base porque o FDP do Zé ruela que trabalhava com os moleques na base não dava) demonstro tanta personalidade e muita raça na minha opinião ele já é melhor que Negueba… Thomas.. Adrian… Matheus filho do Bebeto…. Diego Maurício..o próprio Vizeu…o Paquetá é um belo Jogador.. que pode jogar de segundo volante de ponta onde foi o melhor jogador do Flamengo ontem ou com o tempo jogar de camisa 10.. esse o FLAMENGO tem que botar uma multa altíssima…belo Jogador..
    5- RUEDA claro que vem errando e que poderia fazer escolhas melhores tanto na escalação como na hora de trocar…mais alguém tirando é claro as ricardetes acreditaria que chegaríamos a duas finais com aquele FDP do Zé ruela ????.. ..pois é..vou dar o tempo que a maioria aqui falou que daria pro RUEDA conhecer o grupo e depois da pre temporada vou fazer críticas abertamente ao seu trabalho sempre que fazer merda..
    6- BANANA DE MELO O PRESIDENTE MAIS SEM NOÇÃO E SEM PULSO E BABACA QUE JA TEVE NA HISTÓRIA DO FLAMENGO EM SE TRATANDO DE FUTEBOL…

    • Cada um no seu quadrado, presidente e diretoria não deve influenciar na escalação de jogadores,o papel deles é deixar jogadores a disposição,e isso foi feito.O que falta no flamengo é treino técnico,pois o time joga desarrumado em campo, falta o camisa 10 (Diego) chamar a responsabilidade é cumprir com sua função em campo.

  • Temos boas peças. O conserto não precisa ser tão grande.
    2018: Diego Alves (César), Edílson (Rodinei), Réver (Rodolfo), Juan (Léo Duarte) e Douglas Santos (Klebinho), Cuéllar (Ronaldo), Thiago Maia (Jean Lucas), Diego (Alan Patrick), Lucas Paquetá (VJ), ER (Éverton), Guerrero (Vizeu).
    N manteria: Muralha, Pará, Vaz, Trauco, Renê, MA, Arão, Geuvanio, Conca, Gabriel, Berrio.

  • INCRÍVEL é o Rodrigo Caetano chorando por um sexto lugar! Não sabem o que é Flamengo!

  • É pé frio também. Eu estava na Copa America Centenário, que esse senhor foi chefe da delegação. Foi o Brasil mais Banana que já vi jogar, time arame liso igual a esse Flamengo. E adivinha o resultado? Eliminado na fase de grupos!!!!
    E não sabe fazer a gestão do Futebol, começando com RC. Dai é um péssimo planejamento e uma a sucessão de contratações fracassadas… Só ontem, fizeram falta o Guerrero, Conca, Romulo, Geuvanio e ER7, só ai tem 3 milhões de Reais de folha desnecessária ou inútil.
    Ou seja, o que ganha no Financeiro, desperdiça no Futebol!

    • Não senti falta do Guerrero e do ER7,se Guerrero tivesse jogando nem p final iríamos, pois ele não iria fazer os gols da classificação.

      • O que quis dizer é que foram contratações caras, que não deram o retorno esperado. Se tivessemos um goleador de 1 milhão ao inves de Vizeu…

  • Kd a matéria que põe a culpa no roupeiro do Flamengo?
    Já tá pronta???
    Qrem condenar todo mundo agora pela falta de responsabilidade (raça) dos jogadores em campo.
    O que era papel do presidente ele cumpriu, colocou as contas do flamengo em dias p hj ter dinheiro em caixa e fazer boas contratações.Vamos cobrar a quem precisa ser cobrados,q ao meu ver são os jogadores em campo.
    Quiseram a saída do M.A., Zé Ricardo…
    é aí? Deu em que????

    • Você fala como se à única função do presidente fosse colocar as contas em dia e fazer as contratações,claro que não é,ele precisa cobrar os jogadores dentro de campo também e avaliar se ele serve pra jogar no clube ou não.coisa que o Banana de Melo não faz,e ainda protege os perebas.
      E também fala como se o MA e o Zé Ricardo fizessem alguma falta,e ainda jogando a culpa em cima da torcida pela suas saídas,pois isso não faz sentido.o Zé Ricardo cavou a sua própria saída,com as suas escolhas por jogadores questionados e pessimo futebol apresentado,fez foi foi demorar em sair.e o MA eu não preciso nem falar,não tem a menor condição de jogar no Flamengo e já está fazendo é hora extra no time,a torcida estava certa em pedir as suas saídas.essa sua afirmação está bastante equivocada!

      • Tão equivocado que depois q Zé Ricardo saiu o flamengo ganhou tudo,…
        Quem tem autonomia p fazer escalação é o técnico,e não o presidente do clube.
        E a comissão técnica é quem tem q cobrar dos jogadores,se não tá rendendo, põe no banco e da oportunidade a outro.

        • E com o zè ricardo estavamos ganhando alguma coisa?nao,os dois foram mals,mas com o rueda pelo menos conseguimos chegar a duas finais,coisa que com o ze ricardo nao(ha nao ser ganhar o lixo do carioca),entao o ze ricardo tambem nao faz falta nenhuma.
          E nao cabe so a comissa tecnica cobrar os jogadores,cabe a diretoria tambem,cobra-los e orienta-los,pois essa è a funçao dela tambem,e è ela quem contrata os jogadores,e nao o treinador.entao isso que você falou pra mim nao faz sentido!

        • O cara esta certo

  • Como se não bastasse a pressão dos torcedores contras, ainda tem a pressão da própria torcida.

    Razoabilidade é importante na vida e é correto afirmar que os jogadores craques e estrelas estão devendo, e a Diretoria arca com essa causa e efeito.

    É necessário rever a gestão do futebol, mas é necessário reconhecer tb o trabalho onde ele está sendo bem feito.

    • So foi bem feito nas finanças e estrutura. No futebol é mínimo os bons feitos! Ontem terminou com Linconl de 16 anos, com jogadores caros no banco

      • Quem escala time é o técnico,e não o presidente.

  • Beleza. Tem presidente que só roubou e não ganhou nada , só vergonha. Culpa do presidente Diego errar pênalti contra Cruzeiro, pênalti infantil de ontem, lesões etc. Eduardo tem erros e acertos. Essa mídia é complicada

  • PRESIDENTE QUE DÁ CHILIQUE EM AEROPORTO PORQUE TORCEDOR FALA MAU DE PEREBA KKKK SÓ ESSE CARA MESMO…PIADA!!

  • Infelizmente esse cara acha que está acima do Flamengo !
    Arrogante, prepotente, metido, orgulhoso, marrento e vaidoso !
    Obrigado pela administração, mas pegua seu banquinho e saia de mansinho !

  • NAO SABE NADA DE FUTEBOL,FRACO, PRESIDENTE QUE VEM A PÚBLICO DIZER QUE PROTEGE JOGADOR RUIM,NAO PODE SER PRESIDENTE DE UM CLUBE COMO O FLAMENGO!!

  • Um desastre…

  • Esse velho além de burro e arrogante é pé-frio tbm

  • Daqui a pouco aparecem os Bandeiretes com o seguinte discurso, “Até parece que o Flamengo ganhava tudo antes do Bandeira, só brigávamos pra não cair, chegamos em 3 finais no ano” sempre a mesma ladainha. Esses torcedores de dirigente não percebem o óbvio, que o Banana implementou no clube o conformismo com o fracasso, isso é grave demais, perder e achar que está tudo bem. O FLAMENGO antes fazia vexames, mas sempre se percebia indignação entre os jogadores, por mais que fossem limitados. O FLAMENGO do Banana é outro, o cara simplesmente adotou no clube uma filosofia de fracasso. Isso daí que ele faz não existe em lugar nenhum do mundo, de proteger pereba, só ver o exemplo do Bayern quando levou a goleada do PSG na Champions, e o dirigente na entrevista cobrou forte dos jogadores. Esse paternalismo só existe aqui. Corinthians e Grêmio foram campeões esse ano, porque acima de tudo,.existe uma filosofia vencedora nos clubes. O FLAMENGO tem 40 milhões de torcedores, porque sempre foi um clube acostumado a vencer, ver o FLAMENGO perder é terrível, só não é pior do que ver perder e não ver indignação de ninguém, como acontece agora. Podem falar o que for do Bap, mas eu tenho certeza que ele antes de contratar algum jogador, vai olhar nos olhos do cara, e perguntar se ele tá vindo aqui pra vencer, e ser exigido ao máximo por isso, ou só esta vindo pra ser um come e dorme, como os protegidos do Banana.

    • Fala mal de um e senta no colo do outro….que moral pra falar dos “torcedores de dirigente”.

      • Já chegou o primeiro chupa bola do Banana. Reparem como o idiota se deu ao trabalho de ler todo meu comentário, mas só se doeu quando eu citei o nome do opositor. De resto vc concorda comigo, não é mesmo, Torcedor de dirigente?

        • Olha o nome dele: “maluco já”.

          Fica aí a sugestão pro Ednei mudar o Nick: “eu sou um bananao”.

          (Alô Caio Ribeiro)

          • Kkkkkkkkkkk…só essa pra me fazer rir depois de ontem.. Puts

            • Kkkkkkkkk tá osso viu! Eu não quero saber de Flamengo até depois do Carioca.

              Vamos ver quanto tempo eu resisto sem me iludir com esses lixos.

              • Sei bem como é isso…

          • Fico imaginando a cena, o BAP, no colo dele o Paollo e no colo dele você…kkkk

            • Rapaz, tanta coisa pra imaginar, final de ano e tal, carnaval chegando, mulheres bonitas..

              E você pensando em mim? Tá de sacanagem, bichão?

              • Vamos lá, falei que imagino a cena, ou seja, toda ela, o Bap, o Paollo e você no colo dele. Nada contra sua opção, mas eu não curto, sou hetero.

                • Aham, estamos vendo mesmo kkkkkkk boa sorte aí rapazote!

        • Eu defendendo o Bandeira? Deixe se ser acéfalo!!! Depois eu que sou idiota….kkkk

          • Kkkkk mudou até o nome pra não passar vergonha.

            • Verdade, fiquei chateado com o comentário do cara que está sentado no seu colo e mudei….kkkkkk

          • As baperetes tão fazendo campanha o ano inteiro. Os verdadeiros torcedores de dirigentes. Tão insanos que criticam quem já fez e apoiam quem promete um dia fazer. Ou é muita burrice ou conveniência.

  • Essas fotos me dá até nojo. Bando de fdp

  • Marca de um gestão que se irrita quando torcedor fala “Fora Márcio Araújo”, mas é humilhada pelos rivais dentro e fora de campo e não faz nada.

    Infelizmente torcedor vai continuar comemorando balanço financeiro por mais um ano, o que não significa nada se você não tem eficiência na hora de gastar.

    • Quem é?

  • Vingança é um prato que se come frio

    Mauro esperou a hora certa pra reponder Bandeira pelo falso rubro negro.

Comentários não são permitidos.