Mércio Querido: “Sem show e espetacular”

Compartilhe com os amigos

Estamos na Final.

Vi uma pá de gente da torcida Fla-Mas, uma das que mais cresce, ponderando nas redes sociais e diminuindo um pouco a classificação. Comentários geralmente baseados em “não jogou nada” ou “foi pra lá se defender”. De qualquer forma, como com o Ano Eleitoral de 2018 teremos que conviver com uma facção pior ainda, a Fla-Anti-Fla, vamos fazer ouvidos de mercador e seeeeeegueee o jogo…

Foi uma partida eficiente. E quem esperava show ou um Flamengo avassalador conquistando uma vitória fácil sobre a aguerrida equipe do Junior Barranquilla, ou estava hibernando em boa parte de 2017, ou transita em uma realidade paralela mais distorcida que o Flamengo visto pelos olhos dos antis ou da Smurfada.

O cartão de visitas dos gringos logo aos 4 minutos naquela cobrança de falta assustou e ajudou ao mesmo tempo. O lance nem valia mais nada, mas o bom reflexo do César fez a Nação (e provavelmente o próprio goleiro) dar uma respirada de semi-alívio com um “Sim, parece em forma”. No mais, a equipe colombiana fez durante o primeiro tempo algo que estamos muito acostumados a ver por essas bandas rubro-negras: um domínio arame liso. Foram 11 finalizações no primeiro tempo, mas César pouco precisou trabalhar nesse mesmo período. Confesso que ia até twittar no intervalo uma piadinha comparando a vida do nosso arqueiro com a série “Sob a Redoma”, dada a proteção na base da disposição que nossa meta teve na noite de ontem. Digitei e apaguei achando que podia azarar o treco essa mini-comemoração parcial.

Fundamental o nosso começo de segundo tempo. Os gringos partiram pra dentro, como era de se esperar… E o Vizeu deu uma reproduzida no gol do Fernandinho, marcado um dia antes na Final da Libertadores. Mais pressão dos gringos e nosso sistema defensivo correspondeu bem, dando trambolhões e chutões sem a menor moderação pra tudo quanto é lado. Quando dava errado, César passava segurança entre uma cãibra e outra.

 Pra completar a festa e corroborar a nossa espetacular vitória sem show, pênalti defendido sob os olhares um tanto quanto constrangidos do Muralha, e mais um gol do Vizeu pra carimbar de vez o passaporte para a Argentina, local da primeira partida da Final.
césar defende pênalti cobrado por Chará em Junior Barranquilla e Flamengo (Foto: Reprodução)

Diego e Everton Ribeiro continuaram discretos, a exemplo do jogo no Maraca. A garotada da casa foi o destaque outra vez. César, Paquetá, Vizeu… E o menino Juan, cada vez mais jovial e preciso em suas interceptações.

Assistir a outra semi eu não assisti, mas já ouvi quem fez comentar que esses colombianos formam um time bem melhor que o do Independiente. Se rolar o mesmo empenho de ontem, provavelmente vamos acabar percebendo que nossos sofrimentos em prol da vaga na Liberta 2018 via Brasileiro, causados por certo desleixo no trato com a competição nacional, foram em vão. Não só isso como também nossa ligeira e discreta torcida pelo título do Grêmio para ampliar a zona de classificação.

Como seguro morreu de velho… O negócio é usar o clima dessa semiconquista em terras colombianas e explorar o desespero do Vitória na luta contra o rebaixamento no jogo de domingo. Hmmmm… Posso falar? Jogou bem no segundo tempo contra o J. Barranquilla; jogou bem contra o Santos e acabou derrotado por falhas individuais; exibição eficiente ontem. Em caso de nova boa apresentação no domingo e outras boas duas partidas na decisão do título… Já seria o Flamengo 2018 surgindo forte e equilibrado diante dos nossos olhos e precisando apenas de alguns ajustes? Está fundada a Fla-Mais.

Bora torcer.

Isso aqui é Flamengo.

Petiscos

. SEM CORAÇÃO. César declarou que havia estudado as cobranças de pênaltis dos jogadores do Barranquilla. Creditou a isso boa parte do mérito da defesa. Se rola esse tipo de prevenção básica nos treinamentos, que diabos foi aquilo de “seguir o coração” na Final da Copa do Brasil?

. AINDA NÃO. Dadas as instabilidades na posição durante toda a temporada, não é por conta da boa atuação de ontem do César que o Victor Hugo, criticado preparador de goleiros, já pode ostentar. De qualquer forma… Declarou em desabafo um (ameaçador?) “vou até o final”.

. TECNOLOGIA X MAGIA NEGRA. Nosso Centro de Excelência e sua modernidade foram grandes aquisições feitas pela diretoria. Apesar disso o Réver sentiu ontem ainda no aquecimento. Hora de contratar também uma Mãe de Santo?

. EFEITO BERRÍO. Após boas partidas na Libertadores 2016, o Berrío parecia uma excelente ideia e sua contratação foi imensamente festejada. Não está exatamente assim devolvendo em campo e cobrindo todas as expectativas. Já tem gente nas redes sociais fazendo campanha pelo Yimmi Chará do Barranquila. Muita calma nessa hora. Melhor o Centro de Inteligência analisar antes… Epa… Espera…

. POUPADO PARA O ESPANHOL. Se o Vinícius Jr pouco tem chance por aqui, o Real Madrid parece satisfeito com o que vê quando o garoto entra em campo. Imprensa espanhola cravando que o moleque parte para lá já no meio de 2018.

. FESTA BRASILEIRA. O treco já virou um impressionante G8 com o título do tricolor gaúcho, e com bom potencial de virar G9 por conta do Flamengo. Libertadores mui verde e amarela em 2018.

Mesa da Arcoirizada

. O Boteco do Flamengo e sua equipe agradecem por toda a audiência na noite de ontem. Precisamos muito dessa força para manter nossa supremacia. Muito por conta desse apoio, mudamos por duas semanas seguidas a grade de programação da maior emissora do país. Lamentamos a choradeira por conta dos pênaltis não marcados contra o Flamengo na noite de ontem. Qualquer coisa… A sede da Conmebol fica no Paraguai, na cidade de Luque. Aproximadamente uns 14 km de Assunção.

Ah… Se alguém for até o Paraguai reclamar, já aproveita e compra mais secadores para os jogos da decisão. O estoque tupiniquim acabou todo com as promoções da Black Friday.

Fonte: Mercio Querido/globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • De a Cezar o que é de Cezar…

Comentários não são permitidos.