Muhlenberg: “Fifa sacaneou o Guerrero. E foi merecido”

Compartilhe com os amigos

A FIFA suspendeu Paolo Guerrero por um ano, tirando o centroavante peruano da Copa da Rússia e o proibindo de exercer sua profissão por um ano. Não é a primeira vez que a FIFA se mostra impiedosa na hora de distribuir penas. Nos anos 90 baniu do futebol o goleiro chileno Rojas, uma pena perpétua que seria depois reformada. Em 1994 tirou Maradona da Copa do Mundo, pelo uso de uma substância para emagrecimento (efedrina). Segundo declarações posteriores do argentino, que admitiu o uso da droga, ele o fez com o conhecimento e o beneplácito da FIFA, que temia pela sua ausência do mundial realizado nos Estados Unidos. A acusação de Maradona é apenas mais uma denúncia, nunca investigada, da absoluta inidoneidade da FIFA.

A FIFA punir um jogador com uma pena severa por doping ao mesmo tempo em que o país organizador da próxima Copa é punido com a exclusão dos próximos Jogos Olímpicos de Inverno por uma política nacional de dopagem esportiva é um escárnio com a sociedade. Principalmente no momento em que deixou de ser um segredo dos bem informados o inortodoxo modus operandi da FIFA e das suas filiadas em relação às montanhas de dinheiro que o futebol movimenta ao redor do mundo.

Na FIFA, num paralelismo muito óbvio com a putaria institucionalizada nas cortes e casas parlamentares do Brasil, as raposas estão na administração do galinheiro e não há nada que nós possamos fazer. Nada além de reputar cada vez menos credibilidade às suas ações e decisões. Se a cena política no Brasil exala podridão, os bastidores do futebol mundial não ficam atrás. Só acho que a falta de transparência e honestidade na administração do esporte mundial é muito mais prejudicial ao esporte do que a possível participação na Copa de um atleta que se dopou involuntariamente. Não tem nem comparação.

Por outro lado, é impossível não perceber a justiça gauche que a FIFA e seus barões ladrões oferecem ao mundo com a controvertida decisão. Porque há quase 40 anos o selecionado peruano ofendeu gravemente a lisura do esporte ao vender seu jogo com o pais anfitrião da Copa 78. Um crime cuja vítima mais evidente foi a Seleção do Brasil e pelo qual o Peru nunca foi punido. E nem a Argentina. A crença dos criminosos de que nunca ninguém precisará pagar por seus crimes sofre mais um duro golpe. O certo é que todos paguem por tudo que fazem. Principalmente o que fazem de errado. Que los hermanos fiquem espertos na hora da remandiola, que fatalmente chegará. Acá se hace, acá se paga.

Como disse certa vez o pensador José Bezerra da Silva — Vocês que são 171, vocês que são bambambã, a malandragem… já que estão fazendo a coisa errada, seja honesto nisso, seja sério, pra fazer a coisa certa — malandro demais se atrapalha. É uma pena o Guerrero ficar fora Copa, a campanha peruana teve no centroavante a figura decisiva para a classificação há 36 anos esperada. Mas é bem feito pro Peru e a culpa é dos safados de sempre. Vejam bem em que vão tacar as próximas pedras. Guerrero é só mais uma vítima.

Mengão Sempre

Fonte: Arthur Muhlenberg/ República Paz e Amor

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O migué do Guerrero se virou contra ele mesmo. O Flamengo estava pagando para ele jogar pela Seleção Peruana.

  • Guerrero tantas vezes abandonou o Flamengo, dizendo q tava machucado, nos jogos importantes esse ano onde tava guerrero? Quando tava em campo n acressentava quase nada, adeus Guerrero e que o Flamengo agora contrate um centroavante q saiba fazer gol, n leve tantos cartões e n deixe a gente na mão como Guerrero fez.

  • Sinto muito NAÇÃO,
    mas que a verdade seja dita, o Guerrero é tão culpado quanto a própria federação Peruana, pois ele aceitou passar por essa situação. Não pensou em momento algum nos riscos pra sua carreira e nem no Flamengo que mesmo investindo pesado nele, jamais o obrigou a se recuperar de forma ilícita e irresponsável afim de contar com o atleta em campo. Ele sabia, principalmente quando foi chamado pro exame antidoping, e NENHUM comunicou ao clube do acontecido e das consequências por vir. Então, que sofra com as consequências e que o Flamengo se previna em futuros contratos sobre essa falta de profissionalismo por parte do atleta. A federação de um país não manda no atleta se ele não se recusar a cometer algo temeroso pra sua carreira.
    SRN

  • Texto bacana, mas chamar o Guerrero de vítima é um grande exagero.

    Acho que a vítima aqui foi o Flamengo, que deveria processar os irresponsáveis que causaram esse prejuízo.

    • Me parece um texto denum Guerrerista, não de um flamenguista!!!

  • Quando não a punição “A FIFA é um lixo” quando há “A FIFA é um lixo”, não que a FIFA não seja um lixo mas é por outros motivos, foi merecido e totalmente aceitável tanto que seus advogados buscaram diminuição e não absolvição. Mas oque me impressiona é a história, eu vejo como quase impossível alguém especializado ter indicado o tal chá sem saber os componentes da folha de coca pois logo veria que poderia haver coisas ilegais nela.

  • Então foi mesmo chá? Porque até então, guerreiro nem havia decidido se tinha sido um antigripal, uma injeção de sei lá o quê aplicada por um ortopedista, ou o próprio chá… Imagina se toda vez que alguém for pego por alguma substância a culpa for do médico, pai, da esposa, e ficar por isso mesmo… Que o Guerreiro processe quem abreviou sua carreira, mas a punição tem que existir.

  • Engraçado ver a galera xingando o Guerrero, a mesma turma que no final do carioquinha aplaudia o cara como craque do campeonato. Vale dizer que para mim (minha opinião, quer concordem ou não) o Guerrero é o melhor atacante do Fla hj mas não vale o que ganha assim como o Diego não ta jogando os 700 contos q recebe. Quanto a pena em si, fico pensando no povo peruano, o cara é ídolo absoluto por lá, carregou a seleção para copa e agora foi punido por causa de um descuido da comissão técnica. Acredito que deva ser punido sim para não abrir as portas para o uso “sem querer” de substancias ilícitas mas podiam dar uma aliviada na suspensão pro cara jogar a copa pelo menos. E ao Fla nada de rescindir o contrato unilateralmente agora pq senão vai segurar um processo depois e perder como perdeu pro Ronaldinho, a cena agora é sentar com Guerrero e negociar uma saída amistosa e contratar um atacante bom e cascudo para liberta 2018.

    • Queria que depois de uma conquista houvesse chingamentos? Genial seu pensamento, mas diga, oque uma coisa tem haver com a outra? Esse irresponsável não foi obrigado a consumir oque ingeriu, deve ser daqueles que acreditam quando um usuário diz que o dinheiro era pro pão. Coitadinho, usou algo claramente ilegal mas vai disputar uma Copa, que tal liberar o Jobson tbm? Botaria o Jesus no banco.

      • “Jenial” é vc, caro torcedor. Agora sei q xingar após título pode mas “chingar” não pode.

        • O CORRETOR ORTOGRÁFICO, fala menos asneira que vc.

  • Blabla blábia blablá titititi quero cho

  • Essa Fifa é uma piada, ninguém é burro o suficiente pra jogar dopado, ser pego e ter a carreira abreviada só por causa de um único jogo. É igual político, quanto mais mexem, mais cagam. Se tivessem alguma moral pra corrigirem as pessoas e o esporte, o FBI não teria aberto a caixa de Pandora e os erros cometidos no passado teriam sido revistos e consertados. Grande Mulamba, bons tempos do blog do Mengão no G1, casa dos coxinhas agora.

    • Ainda bem que esse cara saiu do G1, só fala merda igual a vc.
      Esqueceram que existe uma coisa chamada regulamento, e lá tá escrito que é proibida tal substância, não importa a quantidade nem o motivo, regras foram feitas para serem cumpridas.
      Obrigado FIFA, nos tirou essa íngua que a diretoria não tiraria!!!!

      • Que regras? quem as fez é lícita? Pare de hipocrisia, zé ruela. É como crer que a Constituição beneficia o povo quando na verdade foi escrita pra beneficiar corrupto. Acorda, moleque!

        • Muito bom, as pessoas não gostam do guerreiro é confundem as coisas. A Fifa hj e um anexo do nosso congresso, tudo farinha do mesmo saco. SRN

      • Clubista cara, apenas clubista achando que todo o mundo é contra o Flamengo.

  • Esses casos de doping no futebol sempre tem algo haver com os argentinos. Lembro da historia com a selecao, em que alguns jogadores tomaram a agua deles numa parada por falta e ficaram chapados. O lateral esquerdo Branco disse na epoca que aquela agua tinha algo estranho e os jogadores argentinos riram da situacao. Resumindo, a diferenca de ARGENTINOS e IGNORANTES esta somente na ordem das letras. S.R.N.

    • Morreria e nao saberia que argentinos sairam dos ignorantes. Só muda a ordem das letras, muito bem observado!SRN

  • O problema é que se não punir todos vão usar involuntariamente.

    Achei uma pena grande, mas acho q ele irá recorrer e conseguir reduzir a pena para 6 meses e jogar a copa.

  • Acredito que em breve esse caso vai virar uma teoria da conspiração ja vi que os argentinos sabotaram o Peru em caso de derrota e coisas desse tipo.
    O certo msm é que Guerrero não é o maior prejudicado e sim o Flamengo que honrrou com seus pagamentos e na hora que mais precisou dele não pode contar.
    Se a culpa é X ou Y ninguém sabe, ou vai saber na quarta.
    E que se faça justiça e que a conta vá para quem tem que pagar, mesmo que seja na justiça comum!

Comentários não são permitidos.