O Globo: “Flamengo se despede de um ano para ser esquecido”

Compartilhe com os amigos

No dia 17 de maio, portanto há menos de sete meses, o Flamengo sofreu em Buenos Aires a derrota que o eliminou de forma vexatória da Libertadores, diante do San Lorenzo. Foi, aliás, o fracasso que tornou a Copa Sul-Americana uma nova frente, cuja final foi perdida ontem com sete titulares e um treinador diferentes.

Entre mudanças de rumo e de rota, de plano e de opções no elenco, era até natural que na hora decisiva, o essencial faltasse ao Flamengo: faltou jogo. Melhor no primeiro tempo, se desconjuntou no segundo, ansioso mas, acima de tudo, com um plano menos rico. Doido por uma bola aérea que o resgatasse na decisão. Era preciso mais para desfazer o 1 a 1 com o Independiente. Este 2017 de decepções teve seu ato final num Maracanã lotado, que foi uma espécie de sumário da temporada.

Se o Rio é o purgatório da beleza e do caos, como diz a canção, seu símbolo ontem era o Maracanã. Lindo o cenário, o ambiente dentro dele. Mas para ser parte da festa era preciso ter a coragem de vencer a inaceitável provação em que se transformara entrar ali. Demonstrações de agressividade, desordem, sintomas de uma sociedade doente.

Fiquemos com o lado de dentro, daqueles de guardar na memória. Festivo e tenso, vivendo no tênue limiar entre o apoio e a pressão sufocante. Pressão, aliás, não apenas sobre os visitantes. No fim, o próprio Flamengo sentiria.

A quem superou os obstáculos e entrou, foi também uma daquelas noites em que o futebol ofereceu alguma recompensa. Não que tenha sido um jogo de 22 virtuosos, não é natural que o seja no futebol sul-americano exportador. Mas eram dois times com intenções nobres, voltados ao jogo. Os argentinos não vieram apenas defender, ainda que tenham matado o tempo na segunda etapa, entre um contra-ataque perigoso e outro. Mas o Flamengo era melhor.

Apostava em pressionar a defesa rival, de preferência pelo alto, onde entendia ter mais chances. Mas diante de uma marcação quase toda individual, era o Flamengo quem dava as melhores sensações. Conseguia sobrar pelos lados ou em infiltrações de seus pontas.

Everton ganhou as costas de Bustos logo no início, depois entrou em diagonal para Campaña fazer ótima defesa. O mesmo com Paquetá na direita, mas faltava precisão, sobrava tensão. O que ainda vitima o Flamengo é o hábito da linha defensiva de buscar demais a própria área. Meza e Barco tinham liberdade acima do recomendável. César salvou aos pés de Barco antes de o Maracanã explodir pela primeira vez. Eram 29 minutos quando um lance anunciado, uma bola parada, encontrou Juan, Réver e, por fim, Paquetá. Uma loucura. Ensurdecedor.

Tudo a favor: o placar, o público, o emocional. Mas a dificuldade de juntar linhas ao defender é um tema deste Flamengo. Os argentinos envolveram Trauco na esquerda e Cuellar fez pênalti, decidido com ajuda do árbitro de vídeo. Gol do Independiente e o Flamengo ganha um novo adversário, além do placar. A multidão, a esta altura, é ansiosa e menos tolerante.

Se queria cruzar bolas, o Flamengo precisava, antes, de mais elaboração. Foi o que não teve no segundo tempo. Seus meias tinham noite ruim. Para piorar, a busca de Arão pela área, ou por vezes de Diego, esvaziava o setor central. Conforme corria o tempo, o rubro-negro era ansioso: queria chegar a área sem passar pelo meio-campo. O futebol permite tudo, mas nem sempre.

A entrada de Vinícius Júnior coincidiu, não só por culpa dele, com um Flamengo de iniciativas individuais, bolas perdidas e um jogo em campo aberto, em que sobravam espaços para o contra-ataque rival. Era a tal falta de jogo, de plano de um time que viveu um ano de permanente reorganização. E nunca terminou seu projeto de futebol.

O gol iminente parecia o dos argentinos, ainda mais que, cada vez mais aberto e com o meio-campo se desocupando após as trocas, o Flamengo maltratava Juan e Rever. Na esquerda, Éverton era batido. Juan, de notável fim de ano, ainda “fez um gol” ao salvar o toque de Gigliotti, encobrindo César numa defesa aberta.

Os 83 jogos no ano também cobravam a conta. O físico do Flamengo se esvaía, o time desmontava, se espaçava. As chances em lances tramados rareavam e o Independiente era mais perigoso. Porque era mais consciente. Éverton Ribeiro, ao parecer tudo, menos um jogador pronto para uma final, era a imagem de um elenco montado com o ano andando. Ele e o menino Lincoln, outra incorporação recente do elenco principal. E o Flamengo tratou de chutar bolas longas ao ataque num Maracanã que perdia a fé. Coisas da bola, o gol quase veio. Mas Réver chutou alto com o goleiro batido. Não há motivos para o torcedor guardar 2017 na memória. Ao apito final, poucos protestos. O Maracanã fecha as portas no ano com um resignado silêncio. Talvez seja mesmo hora de refletir.

Fonte: O Globo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Eu soh queria o Felipe Melo no nosso meio campo.
    Eh treteiro? Eh sim
    Leva cartao a beça? Leva sim.
    MAS EH RUBRO NEGRO DE CORACAO! Ele estaria nessa final chamando a responsabilidade pra sim em vez de deixar isso pra um garoto (genial por sinal) fazer! Nao era o papel do Paqueta fazer isso! Era do Diego, do Everton Ribeiro isso sim!
    Faltou sim o Felipe Melo pra dar esporro em jogador sem sangue, impor respeito junto ao adversario, faltou experiencia, catimba, faltou ser FLAMENGO.
    Na moral, com Didico se dedicando MESMO, sem kao, ele e Felipe Melo dariam uma aula de Flamengo nesses lixos que soh sabem sugar k dinheiro do clube.
    SRN.

  • Até que seria bom uma punição da comebol que proibisse o Flamengo de participar da libertadores assim não passamos vergonha, oque o Flamengo vai fazer na libertadores em 2018? Ganhar não vai mesmo, só será mais um a partcipar

    • Vaza, Vbscaíno!!!

  • Perder numa numa final até e compreensível , mas perder duas e ser bi vice, e duro,fizemos a alegria de cruzeirenses e argentinos, vai levar tempo até eu voltar a acreditar no Flamengo, time não passa confiança, o Flamengo não tem um time é um amontoado, defesa fraca, ataque medíocre, o que resta é torcer pro grêmio, pois o grêmio parece ter vergonha na cara

  • “Até a mística: deixou chegar, já era. Essa diretoria tirou do clube.” — Nos anos anteriores, NEM chegávamos!!! &;-D

    • SÉRIO? Então achoo que foi outro Flamengo em 96,99, 2001 e 2006!!

      E já que vocês gostam de Carioca: 1999, 2000, 2001, 2004, 2007, 2008, 2009, 2011 (invicto)!!!
      E em 2014 só não fomos Vices para o vasco por causa do gol impedido do seu pereba preferido!!

  • Vou dar um tempo de Flamengo esse ano…fui!!!!!até 2018.

  • Tá mais do que valendo:

    Qual foi pior?

    O famoso “centernada” de 1995 ou o atual?

    • Ano passado foi pior, o problema é que esse ano, pelos investimentos, esperávamos mais, SE um gol errado tivesse entrado, talvez estaríamos vivendo um ano espetacular, SE uma defesa tivesse acontecido, estaríamos felizes e contentes, esse é o problema, um SE faz muita diferença. O ano foi ruim pelas derrotas, mas devemos ver que chegamos a duas finais, que sirva de experiência e aprendizado. SRN

  • Oquê mais me assusta é quê em nem um setor do campo nos temos rendimento de alto nivel, os meias e os laterais então são uma lástima!!!

  • Flamengo é Patético mesmo

    Se não estivesse torcida iria ser menores que o Botafogo, arão , Diego, Everton Ribeiro, Everton, Pará , rever etc tem que ir embora e contratar certo dessa vez

    • tu tá é doido. Rever foi um dos melhores em campo.

      • Rever e um merda irresponsável!!

      • Por que enchem a bola desse cara? Ele tem sérios problemas de marcação!

  • O Flamengo pode preparar que deve tomar um punição pra liberta, e até outros jogos do ano, se brincar vai perder uns 10 mandos de campo !!!!

  • Pro pessoal que acha que ser vice de uma Copa que só participam desclassificados tá bom, então tá……

    Vou começar a comemorar também!!!

  • Acho que de positivo mesmo foi só o exame antidopping do Guerrero……….

  • Dos time de série A, quais tiveram resultados melhores que o Fla em 2017???
    Grêmio, curintia e Cruzeiro. Mais ninguém!!!
    Então não foi tão ruim assim. Precisamos de 2 bons laterais. O resto pode empurrar com a barriga…

    • Vc me emocionou agora…

      • kkkkkkkkkkkkkkk, eu sei que estamos todos frustrados, mas se comparar com 2015 e 2016, foi melhor.
        Onde pecamos? Laterais ruins, pouco eficientes, tanto na marcação, quanto no apoio ao ataque. E centroavantes que “façam gols”.
        Neste ponto, centroavante é pra carregar os zagueiros e marcadores de cartão, sofrer pênaltis, faltas… Mas os “nossos”, além de dificilmente fazer gols (o q é obrigação), são eles que cometem as faltas e leva os cartões!!!
        Será que EU é q estou errado???

  • Eu prefiro ser um eterno otimista.
    Há duas formas para nós, flamenguistas, olharmos para o ano de 2017. A primeira é a visão pessimista , querendo esquecer esse ano. A segunda é a otimista, querendo aprender com esse ano.
    Participamos de TODOS os torneios importantes de 2017. Em alguns falhamos e saímos pela porta dos fundos, em outros nós lutamos até o fim, mas ainda assim não saímos com o título; faz parte da vida.
    Ganhar e perder são as duas possibilidades de quem luta. São dois contrastes que se não soubermos levar, nos tornará torcedores amargurados e decepcionados porque torcedores de OUTROS TIMES acham que disputar 3 FINAIS (e não ganhar nenhuma) DE 5 POSSÍVEIS é motivo pra chacota. NÃO, AMIGOS. É motivo para ORGULHO.
    Infelizmente não vencemos, vencemos, vencemos. Contudo, eu AMO ESSE TIME e digo com orgulho que UMA VEZ FLAMENGO, FLAMENGO ATÉ MORRER.
    SRN!!!! Isso aqui é Flamengo!!

    • Dos time de série A, quais tiveram resultados melhores que o Fla em 2017???
      Grêmio, curintia e Cruzeiro. Mais ninguém!!!

      • Vc tem pensamento de torcedor que torce p time pequeno……

        • Não foi céu nem inferno… Foi até bom não ganhar, ia mascarar muita coisa errada…fora Caetano … Fla precisa entender que pra dar certo tem q ter identificação com o fla, tem que ter uma mistura… Precisamos de mais “Juans”… Caetano, Comece a contratar certo… Tem grana …aprenda a gastar…
          Já que adora contratar da China, contrate renato Augusto… Conhece o fla… Esquece tardelli e Goulart. Traz o Júlio César também, não pra ser titular absoluto, mas pra mostras a alguns o que é flamengo… E claro contrate corretamente nas posições que precisamos…lateral e volante de qualidade. Não precisa ser todos crias da base, mas tem que ter uma mescla

          • Precisamos urgente de 2 bons laterais.

      • Concordo 95%. Os outros 5% é por achar que o Corintinhas não foi melhor que o Flamengo. Foi eliminado em tudo precocemente e só disputou o Brasileirão durante todo o curso deste. Teve mérito em ganhar o BR17? MUITO!! Mas entre os que terminaram no G6 ele foi o que menos disputou títulos este ano, sendo eliminado, como eu disse, precocemente na maioria.
        Grêmio e Cruzeiro sim, foram melhores que o Flamengo.
        SRN!!

    • Faz sentido. Mas, meu otimismo reside na saída do careca patético e seu playboys amestrados.

    • Se esse ano foi ruim (segundo os torcedores), fico imaginando os anteriores… &;-D

      • Exatamente!! É por isso que eu acredito que a maioria desses “torcedores” na verdade são antis. Não é possível que sejam Rubro Negros.
        Eu lembro que há pouco tempo não lutávamos por nada além para não cair. Hoje disputamos 3 finais de 5 possíveis e tem gente achando ruim.

    • Fiquei emocionado…

  • Gostei mais dos comentáristas da página do que quem escreveu a coluna. Se o flamengo não foi tudo isso que muitos queriam ainda sim disputamos 3 finais 1 semi e conquistamos vaga na libertadores na fase de grupo e achamos um goleiro de futuro se falar no paquETA celular Juan. ..nosso time caminha para o que o kallil ex presidente do galo disse ao benjamim da foz. Vai ser um gigante europeu da América do Sul. Real Madri Barcelona. ..foi só isso que ele disse do flamengo a 3 anos atrás. Quando olharem pra 2017 vou dizer pra quem queria esquecer começámos ali. ..somos flamengo temos história

  • Não acho que esse ano tenha que ser esquecido pelo contrário têm muita coisa que nós podemos aprender com esse 2017 muitas vezes é com erro que se aprende só espero que a diretoria enxergue isso.

  • Não achei um ano tão ruim assim não, só não ganhamos 2 finais, das 3 q disputamos no ano. Falta o time ser mais competitivo em finais e menos amarelão. De resto, conseguimos a vaga p/ fase de grupo de liberta (tudo bem q foi na última rodada e no último minuto) e chegamos em 3 finais em mata-mata, dos 5 disputamos (faltaram libertadores e 1º liga). Por conta disso, não acho q tenha sido um ano ruim não. Talvez a palavra certa seja DECEPÇÃO por não ter vencido duas finais importante e principalmente uma q era internacional, título q não ganhamos há anos. Estamos no caminho certo, precisamos de reforços pontuais, principalmente na parte defensiva.

    • Só completando, ano p/ esquecer foram os anos nos quais brigamos p/ não sermos rebaixados. Esses sim, foram anos p/ esquecer.

    • Temos história em breve verão do que somos capazes.

  • Ano para esquecer o car….. !!!
    Foram três finais, um time bem estruturado, revelações de cair o queixo (principalmente o paquetá).
    Foi sim um ano de “inferno astral”, muita coisa errada aconteceu, mas daí a dizer que é para esquecer…. !!!?
    Ano para esquecer foi o de 2006, que quase formos rebaixado.
    Ano para esquecer foi 2004, que terminamos em 17º lugar no brasileiro, ou 2005, 2006, 2013… 15º, 11º e 14º, respectivamente.
    Ano para esquecer foi 2012, que a dívida do clube passou de 400mi para 800mi….

    Acho que temos sim, muitos motivos para comemorar….

    Derrotas acontecem, ninguem ganha todas. Óbvio que gostaria de um 4×0 para corroar o ano, mais não deu, paciência! 2018 já está aí.

    Galera, foram 3 finais no ano, uma nacional e outra internacional. Uma equipe montada com jogadores excelentes (salvo algumas exceções), sem falar do financeiro que está “voando”. Acredito ainda que, com o problema do Guerreiro, devamos ter uma surpresa no ataque para os próximos dias.

    Portanto, é para comemorar o ano, porque ele mostra que estamos no caminho certo….

    SRN

    • Colega Rubro Negro não sei quantos anos tem. Mas sou do tempo que quando o Flamengo chegava ganhava, com raras exceções.

      Recordo que a partir de 98 a 2012 o CRF viveu as piores gestões da sua história, e isto de fato influencia no desempenho dentro de campo. E os quase rebaixamentos em 2004,2005 e 2010 foram marcas desta gestão. Contudo apesar de não oferecer estrutura suficiente aos atletas, atrasar salários de atletas se via uma diretoria no futebol com postura totalmente diferente a de hoje.

      Apesar desse período osbcuro do Flamengo fomos campeões da Mercosul 99, Copa dos Campeões 2001, CB em 2006 e brasileiro em 2009.

      Atualmente o que pesa é todo o investimento feito em prol do futebol do Flamengo. Há muito investimento para pouco resultado, aliás nenhum. Ser vice pode ser comemorado no vasco, botafogo, fluminense, atlético mg, sport, palmeiras…mas NUNCA no Flamengo. Nós não podemos ficar contente pq chegou em 3 finais( sendo que uma é quase uma obrigação) e as duas mais importantes sermos vice por falhas dentro do departamento de futebol.

      Investimento este que leva o Flamengo a grande patamares. Pois somos o elenco mais valioso das Américas, a maior folha de pagamento das Américas…enfim muito investimento para se acomodar, conformar com vice campeonatos e vaga na libertadores.

      A torcida, e a própria diretoria pelo trabalho que fez nas finanças merecem um título de expressão. Mas o pensamento dessa diretoria, assim como de alguns torcedores é que o Carioca está bom.

      Não, não esta. Hoje a realidade é outra. Esqueçamos o passado e vamos focar no presente. Falta atitudes mais enérgicas da diretoria, a começar pelo presidente do clube que com seu espírito paternalista continua blindando todos os fracassos do flamengo ano após ano.

      • Preciso discordar em parte.

        Realmente, não podemos nos acomodar, títulos devem ser sempre o objetivo, seja qual for a competição. Não podemos nos acomodar com bons resultados e vices campeonatos.

        Mas, Sérgio, você há de convir que para um clube que viveu quase duas décadas no ostracismo, com lampejos de títulos, com lutas contra o rebaixamento, o ano de 2017 é para se comemorar.

        Você mesmo citou apenas quatro títulos como expressivos em quase 20 anos (mercosul 99, Copa dos Campeões 2001, CB em 2006 e brasileiro em 2009). Vamos colocar ainda a CB de 2013.

        O Futebol para mim despertou em torno de 1990, era muito jovem na época áurea, pouco me lembro. Mas sei que o futebol mudou e muito. Os atletas hoje amam mais as cifras do que os clubes. Por isso está tudo tão caro, jogador, ingresso, cota de TV…. E por aí vai. Mas isso fica para outro momento.

        Bem, vi um time oscilar muito ao longo do ano, principalmente no brasileiro. Mas, seja na copa do Brasil, seja na sul-americana, sejamos razoáveis, todos os atletas lutaram. Rever, Juan, Paquetá, VJ, Viseu, dentre outros.

        Acredito realmente que estamos no rumo certo. Time forte e se reestruturando.

        Quanto a alegação de que a diretoria se contenta somente com o carioca, você bem sabe que não é verdade. Para vencer o carioca, nem precisa tanto, qualquer timeco leva. Se assim fosse, nem precisaríamos renovar comissão técnica, contratar novos jogadores ao longo do campeonato, como foi o caso de Diego alves e ER (que vem decepcionando bastante)

        Bem, quem viver verá… mantenho minha postura mais otimistas. Abraço SRN.

  • O Flamengo não tem raça,não Arão,E.Ribeiro,Diego,Cuellar,Para,Rodolfo,Muralha esses caras já deu fora estão matando o Flamengo

    • Cuellar e top

  • nossa que visão tendenciosa. Se o ano do fla é pra esquecer, então vcs vão querer lembrar o ano de quem, do palmeiras, do Santos, a já sei do São paulo não é, que lutou todo o BR17 pra não cair. Já sei esse comentarista é carioca, então vamos lembrar o excelente ano do Fluminense, do Botafogo que toda a imprensa sempre elogiou, só porque era time de favelados e conseguiu fazer o que tinha obrigação de fazer. Time dos coitadinhos. E o vasco, todo ano franco favorito ao descenso. Vcs tem que lavar a boca pra falar do mengão, porque sabe que ele é o maior e todos os rivais dão crise de convulsão com o sucesso do fla. Tanto é verdde, que vcs só falam do mengo, porque somente ele vende, só ele dá notiícia. E sabe porque isso, porque ele é o maior.

  • Algumas posições carentes. Um time
    pra ser campeão não pode ter as deficiências do nosso, nas duas laterais, volante pra assumir vaga do sonolento Arão, e um atacante que não viva de lampejos, que saiba fazer gol. Além, é claro, um zagueiro rápido e seguro. Não se faz omelete sem ovos. Culpar técnico não adianta. Superestimamos um grupo que não é isso tudo. Ñ é possível que Rueda não conheça jogadores diferenciados. Vamos aguardar o banana de melo reagir um dia. Ele só sabe dar banana pra torcedor.

  • Eu já cancei de comentar. A galera parece que não torce para o Flamengo e não sabe o que é Flamengo. Estão tentando mudar a identidade do Flamengo e isso não dá certo. Certos jogadores não conseguem jogar no Flamengo, quantas vezes já ocorreu isso??? Everton Ribeiro é um desses! Jogador de estilo Cruzeiro, São Paulo, Santos e etc. Diego mesma coisa … o que Diego fez ontem??? Cadê as Dieguetes agora??? A Globo ontem até mentiu que o passe para Everton no início do jogo foi dele e foi de Vizeu. Diego e piada.
    Cadê as Bandeireretes????
    Nosso Presidente horas antes do jogo desde esta pilhado cobrando o time e etc estava na Sportv falando mal do maior patrimônio do Flamengo – A TORCIDA. NÃO aceito. Presidente falando mal da torcida. Não precisa defender. Mas não fala mal!!!
    Sei que é não é certo jogar rojão no hotel. Mas não precisa falar mal, nenhuma vez vi ele citar que a torcida adversária nos chamou de MACACO.
    PRESIDENTE SEM ALMA, TIME SEM ALMA. PONTO FINAL.
    ENCHERGUEM! Só não encherga quem não quer. Não torço para Banco Flamengo. E sim para Clube de Regatas do Flamengo!
    Caetano não serve para Flamengo!
    Arão joga no Botafogo, Cruzeiro e etc. não no Flamengo.
    Trauco mesma coisa!
    Caetano não sabe contratar para o Flamengo. Pq não sabe o que é Flamengo!

    • Concordo com vc, se o independiente não respeitasse tanto o Fla poderiam ter saído com a vitória ontem. Time que não consegue se impor, não consegue segurar resultado, não joga com sangue nos olhos. Tiveram um lampejo disso naquele jogo que Vizeu e Rodolfo discutiram mas só, no resto do ano vi um time que oscilava muito e era facilmente envolvido por adversários com um pouquinho à mais de técnica. Agora temos que aguentar provocação de rivais q nada fizeram este ano.

  • Quem no Flamengo jogou 83 jogos?
    César jogou no máximo 4 jogos .
    Pará entrou em campo 62 jogos.
    Réver se machucou e ficou um bom tempo parado.
    Juan foi reserva do Vaz e poupado em alguns jogos.
    Trauco serviu mais a seleção peruana que o Flamengo.
    Cuellar foi reserva do MA
    Arão chegou a ser reserva do MA
    Diego se machucou ficou um bom tempo parado e quando era convocado também não jogava.
    Paquetá só veio jogar agora nós últimos meses.
    Vizeu era terceiro reserva e só veio jogar agora nos últimos meses.
    O único que se pode relevar é o ER que apesar de chegar no meio do ano , não teve férias.

    Essa de 83 jogos é conversa pra boi dormir.

  • Diego dizer que “tivemos 2017 com altos e baixos”? Qual foi o “alto ” que esse time apresentou? Só vejo uma coisa alta no futebol do flamengo: o salário dos jogadores!

  • Acho que tem mal que vem para o bem! Um título ontem iria mascarar muito esse elenco! Diriam que o ano foi excelente por terminar com um título e não foi isso! Temos posições bastantes limitadas! Laterais fracos, tínhamos 3 atacantes no começo do ano mal tem 1 agora! Zaga ultrapassar! E claro um time com DNA de perdedor! Esquecer o ano de 3017 e esperar que esses dirigentes de merda saibam gastar dinheiro com algo bom! Até 2018 !

  • Pelo amor de Deus, Thiago, Muralha, Trauco, Pará, Vaz, Araújo, Willian Arão, Rômulo, Mancuello, Rodinei, Renê, Rodolpho, Matheus Sávio, Gabriel, Everton, Berrio, Geuvanio, Guerrero, Vizeu, Diego e Everton Ribeiro… Entendam vcs não merecem jogar no mais querido! Preguiçosos, descomprometidos, ociosos, desorganizados, fracos e com deficiência técnicas bisonhas. Caetano, já deu né, ta na hora de respirar novos horizontes longe das dependências do clube, chega de contratar ex jogador, EBM vc encerrou seu ciclo no Flamengo eleições perdidas já!

  • Rodrigo Caetano confirmado para o ano que vem, ou seja, mais um time de pipoqueiro e que querem jogar com o nome na camisa. Se quiserem reformular o Flamengo 2018 comecem dispensando esse senhor.

  • Agora é repensar e tornar realidade o que nos foi dito

  • Eu acho que nessa Sulamericana, no fundo todo mundo sabia que o Flamengo não iria ser campeão, e se fosse, seria um milagre conquistado na vontade e na luta, e era por isso que esperávamos, pois quem assistiu o bom futebol jogado por times como Independiente e Junior Barranquilla, sabia que nós não estávamos jogando com o mesmo nível de organização, e também tínhamos claras deficiências no setor defensivo (principalmente nas laterais e com o Arão), graças ao questionável trabalho na montagem do elenco. A verdade é que o Flamengo empurrou com a barriga até onde deu, não tem outra maneira de descrever isso.

  • Flamengo leva duas boas notícias de 2017: César e Paquetá.

    Um, o melhor goleiro do clube, atrás apenas do Diego Alves. O talento e capacidade do cara é impressionante. Vai parecer presunçoso e oportunista, mas nunca duvidei dele. E sempre o achei melhor que Thiago.

    O outro é o Paquetá, nosso melhor homem de meio campo, mais habilidoso, mais criativo.

    E aí, tirando Diego Alves, Réver, Juan, Rhodolfo e Cuellar(que foi muito mal nessa final), o resto ou tem que sumir do Flamengo, ou tem que melhorar e muito para o ano que vem.

    Esse é o cenário.

  • O Flamengo pagou o preço pela falta de planejamento do departamento de futebol. O perfil do Bandeira não trás esperança de melhoras para o próximo ano.

  • O time do Flamengo é uma bagunça, um bando em campo. Mais uma vez foi carregado nas costas pelo talento individual do Lucas Paquetá e os medalhões sumiram, novamente.

    As mesmas deficiências persistem, uma dificuldade imensa para criar boas chances. Nas vezes que cria, não aproveita. O gol perdido pelo Everton hoje foi pavoroso, inacreditável. Não era um jogo zerado, o Flamengo estava atrás e o tempo contra nós. Começamos a perder o jogo ali, pois quanto mais a vantagem deles se prolongava, mais difícil ficava a situação. O gol acabou saindo, mas o Flamengo, sendo o Flamengo que vem sendo sempre ultimamente, jogou a oportunidade no lixo. Num lance infantil do Cuellar, produto de uma marcação horrenda naquele lado direito (como sempre), nosso destino foi selado.

    2017 acaba, não vencemos nenhum título. Terminamos em sexto no brasileiro e o presidente não deixou passar a vergonha para fechar com chave de ouro a sua imbecilidade, prepotência e mediocridade: “Perdemos para um gigante do continente, normal”. Entrevista para a Rádio Tupi.

    O que esperar do ano que vem? Sinceramente?

    SRN.

    • Eu espero que o ano que vem passe RÁPIDO. não aguento mais ver o fracassado perdedor que vive confrontando a torcida presidindo o Mengão, EBM=PÉ FRIO

      • Esse Banana de Melo só é “macho” com a nossa torcida!

    • “Perdemos para um gigante do continente, normal”
      Pelo amor de Deus, falando assim, nem parece que eram dois finalistas merecidamente brigando pelo título, e sim um pequeno time do leste europeu enfrentando o Real Madrid, jogando com a medíocre mentalidade do tipo “a obrigação de ganhar é deles, o que a gente ganhar é lucro”.

    • Esse presidente é um conformado.. Esse seca pimenteira tem que entender que conformismo não combina com Flamengo!

    • “O gol perdido pelo Everton hoje foi pavoroso”

      Por isso que além das laterais precisamos de um bom ponta esquerda pro ano que vem. VJ já é do Real e Everton tecnicamente é fraquíssimo.

  • Vai real Madrid 6 a 0 contra o timeco que ganhou do Lanús até o nosso timeco em 2012 ganhou deles

  • Na minha visão, a reformulação deveria começar pela defesa. Precisamos de no mínimo dois laterais decentes, Juan (pela idade) e Réver são jogadores apenas pra compor elenco. Arão, Trauco, Pará, pode se desfazer.

  • Quando Rueda fala que Paquetá seria devolvido ao sub 20 na época que ele entrou, já percebe-se o nível dessa diretoria, esse rodrigo caetano assim como alguns ali que cuidam do futebol são palhaços essa é a verdade, ai vc ver que o mesmo vascaíno rodrigo ficará pra 2018 é de lascar mesmo isso.

  • Apareceu não foi nem um torcedor dos eternos vices é um doente que fala com o coração. Porque o primeiro tempo jogamos bem e merecíamos um placar bem melhor agora no segundo tempo não foi uma loucura só o Flamengo saindo para atacar de qualquer jeito e os caras do jeito que queriam no contra ataque é tanto que em um lance em quê o Revér perdeu a bola no meio-campo e os caras não fizeram o gol por causa do Juan. Foi o lance de perigo deles no segundo tempo sem contar que o juiz parou o jogo todo tempo e no final deu 3 minutos de acréscimos. Brincadeira agora os antis doentes bacalhau imundos como quiser chamar deva ter assistido à outro jogo e comenta o do maior do mundo.!!!!!!

    • Concordo que não jogamos mal,o time caiu com a entrada do Negueba Jr que a torcida tanto pede, e o Everton Ribeiro…sem comentários a esse

      • Por irmão ainda creio que o Everton Ribeiro irá nos dá muita alegria ainda agora irá pegar a preparação física ideal e no mesmo nível dos demais então tem chances de emplacar ano que vem pode crê. E em relação ao Vinicius Júnior, parceiro o Real Madrid seria louco de vir aqui e pagar 160 milhões para o Flamengo no moleque será que você não está pegando pesado com um menino ainda não irmão que acabou de completar 17 anos nós iremos sentir é muita falta dele depois do meio do ano que vem escreve o que eu estou lhe falando depois você me fala se eu exagerei ou não. O menino é craque Paulo Leandro.!!!!!

        • Marcelo,acho que o Paquetá coloca ele no bolso…

          • Paulo Leandro,aí é covardia irmão Paquetá é o nosso melhor jogador hoje ninguém na posição do Paquetá hoje no Flamengo joga mais que ele não irmão. Concordo plenamente contigo Paquetá não está colocando ele no bolso não paulo Leandro está levando o time do Flamengo nas costas.!!!!

      • cara, qdo o VJr entrou, o time bagunçou, devido ao nervosismo. Réver, q estava soberano, abandonou a defesa e passou a avançar. Ev. Ribeiro, Arão e Vizeu eram completamente nulo em campo. Estourava tudo no Cuellar e Juan.
        VJr. era marcado por 3, sem qualquer ajuda dos nulos acima…

  • Paquetá tá jogando o fino da bola,esse mlk não fica por muito tempo,Everton Ribeiro poderia ser usado como moeda de troca e o Real Madri poderia fazer uma caridade e levar logo aquele despacho de encruzilhada em janeiro…

    • comentário preconceituosíssimo esse seu..

  • Mentira..jogo deprimente do flamengo…ridiculo e sem nenhuma inspiração..mereceu muito a derrota

  • O Thigu hoje fez um análise-desabafo emocionante e tocante no pós-jogo do Coluna, de forma lúcida.

    Sugiro que pessoas do site façam um vídeo e tentem pegar um apanhado de vídeos como esse do Thigu, onde mostram a desilusão, a tristeza emocionada de um torcedor, mas a força de ainda querer acordar com a camisa do Flamengo no peito.

    Thigu, ótimo desabafo.

    SRN

  • Pra se ter um 2018 diferente e com muitas vitórias e títulos é simples: contrata os jogadores certo no início do ano já tem uma base, os 11 montado e escolhidos e pronto; É só isso; Ficar contratando em meio de temporada, traz goleiro que não tinha, traz zagueiro, traz um meia como Everton ribeiro meio que no desespero, em cima da hora no meio e finais de campeonato dá nisso: os gambás foi campeão com um time que os 11 começou em janeiro e os caras se entrosaram e deram liga no brasileirão; Só ver o futebol dos caras que eram um time super entrosado; ídem pro gremîo com uma base desde janeiro. Por incrível que pareça gravei o time dos 2 os 11 de có mas do fla só durante a temporada sabiamos os 11 e olhe lá e ainda o mengo tem uma vantagem em relação a grêmio e curinthians: dinheiro pra contratar jogadores de qualidades: resumindo: traz um zagueiro top, 2 laterais um de cada lado pra serem titulares, 2 atacantes nível seleção pra serem titulares, traz o volante Ronaldo de volta, paquetá disputa ali com Arão 2 na mesma posição pra segundo volante, um meia pra disputar e ser reserva de luxo de Diego e pronto: mas repito: tem que contratar os caras pra já e pegar o carioquinha pra treinar o time base e começar com tudo a liberta do ano que vem; Isso se chama planejamento!!!

  • Ficaremos um tempo sem ver os torcedores de presidentes por aqui.
    Que ano bosta

Comentários não são permitidos.