PVC: “Por que o Flamengo perdeu?”

Compartilhe com os amigos

Completamente despolitizado, diferente da maior parte das discussões sobre o Flamengo nos últimos três meses, um torcedor rubro-negro me aborda na saída da arquibancada do Maracanã. ”Por que o Flamengo perdeu?” A fuga da resposta, para não ser definitivo sobre uma questão que pode ter diversas respostas, não adiantou, e foi necessário encontrar uma explicação. ”Porque o Flamengo foi, neste ano todo, um time que controlou o jogo e não definiu.”

O rapaz à minha frente encontrou uma explicação sexual que completava o que se dizia. Boa explicação. Um time sem clímax. É justo dizer isto.

O torcedor seguinte veio com discursos feitos, verdades absolutas construídas a partir de verdades relativas, às vezes a partir de mentiras. De que o time não tem alma, que a torcida não está presente. A torcida lotou o Maracanã e há imagens que mostram a torcida do Independiente silenciosa no primeiro tempo. Não gritaram o tempo todo. Os rubro-negros também não.

Fato é que o Flamengo jogou na quarta-feira à noite igual a todos os demais jogos do ano. Tocou, organizou, cercou, não finalizou. Ou finalizou mal.

E a partir da derrota, causada pelos mesmos erros deste ano, politiza-se a discussão. O Flamengo não tem alma, não tem torcida vibrante, não tem um time comprometido… Não parece ser nada disto.

O Flamengo controla o jogo e não o mata.

Daí que não é necessário fazer terra arrasada. Mas olhar para o próximo ano com a chance de corrigir problemas. Melhorar as vantagens para que sócios sentem-se na arquibancada, aumentar a porcentagem de torcedores no estádio, diminuir a porcentagem da renda, fazer a torcida comparecer em maior número.

Se o Flamengo conseguir isto, será muito mais forte.

Fonte: PVC/Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Torcida nutella… o bando que se cala!

    • Para de falar besteira

      • Tá bom, vovô.

  • O problema do fla é exatamente igual ao do palmeiras. Achou que dinheiro calça chuteiras e faz gols. Contratou por kilo, mas sem consistência, sem qualidade. Suas contratações, a primeira vista de impacto, trouxeram respeito em 90% dos times brasileiros. Sempre, dominando o jogo e acuando o adversário em seu proprio campo. Porém, agora se sabe que o fla não tem um ataque de respeito, por isso acuava os adversários, porque todos sabiam que somente o guerreiro fazia medo, e o restante não. Por isso, todos jogaram contra o fla em 2017, dando o campo pro fla e saia em velocidade pra fazer o gol e ganhar o jogo. Final do jogo, como exemplo: Santos 2 x 0, num jogo que fla dominou todo o jogo, era ataque contra defesa. Mas, era ataque inofensivo contra uma boa defesa. Esse foi o cenário do fla em 2017. Armadilha do adversário em forma de falso respeito.

  • O atual Flamengo talvez seja um dos poucos times do mundo que sempre se desequilibra ao fazer gol.

    • Tá doido. O Flamengo não perde no maraca há dois anos.

      • resposta pra pessoa errada

  • precisamos de um estádio, maracanã é estádio neutro. Todos os campeões tem seu alçapão podem fazer uma pesquisa

    • Precisamos de atletas comprometidos estes caras não jogam

      • Só p ter uma noção do nosso atraso.. o Time do independiente são entrosados tem inteligencia.. o flamengo é totalmente ao contrario. desentrosado e os jogadores jogam sozinho e marcam mal..

        • E o CRF teve praticamente o dobro de partidas jogadas, e mesmo assim esse maior entrosamento do Independiente era flagrante. Trocavam passes com uma tranquilidade, na casa do adversário, tranquilidade que nos faltou e muito.
          SRN

      • campo próprio faz a diferença na decisão, jogador tende a ter uma performasse melhor no campo que joga semanalmente, além de ter uma maior pressão

    • o q tem a ver.. doido..

      • campo próprio faz a difrença na decisão, jogador tende a ter uma melhor performasse no campo que joga semanalmente, além de fazer mais pressão no adversário

    • á doido. O Flamengo não perde no maraca há dois anos.

  • A certeza que ficou é que as substituições feitas ontem foram muito ruins. Vinicius Jr é um garoto, mas era nossa opção do lado esquerdo. Lincoln tem 16 anos e não devia ter entrado. Rueda tirou o Paquetá que foi o melhor em campo e deixou Diego. Rodinei não entrou e vimos o Pará sem força ofensiva nenhuma por todo o segundo tempo. Nosso segundo tempo foi sofrível. Everton de lateral não funcionou ontem. Melhor que tivesse ficado no ataque junto com o Vinicius Jr na outra ponta. Trauco e Everton pela esquerda. Rodinei e Vinicius Jr pela direita. Assim devíamos ter terminado a partida.

    • nós estamos com a síndrome de achar alguém e dizer esse é o cara… Paquetá estava bem no jogo até uns 15 minutos do 2 tempo… uma boa partida nada de extraordinário, aliás ele precisa treinar finalizações, chuta mal com a bola rolando… Quando ele saiu JÁ estava muito cansado, a bola tava chegando e ele perdendo.
      Na minha opinião ainda no intervalo, teria tirado o Arão e Diego, isso mesmo o Diego… e JÁ entrava com o VJ e o Ribeiro…. recuando o Paquetá pra 2 volante…

      • Amigo o problema do flamengo é que tem que ter jogadores inteligentes que saibam jogar em equipe, triangulacoes, tabelas perto do gol.. o paqueta sempre pega a bola sozinho e sai correndo p decidir tudo sozinho… pq o time não tem entrosamento os outros nao acompanham é um time desorganizado taticamente, muito por conta da limitacao de alguns como arão que atrasa o jogo, e diego que tbm não faz nada..

        • Enquanto isso, o time Argentino usou dessas mesmas triangulações, o quanto quis; e o tempo passando, e o tempo passando. Jogaram com inteligência, aquela que nos tem faltado.
          SRN

        • concordo com vc… e cabe ao nosso técnico corrigir isso!

    • Falar isso depois é facil..
      mas o problema do flamengo nao é esse.. pode colocar o Messi ali..
      Mas o time é desentrosado, não faz tabelas, triangulacoes.. joga no seja o que deus quiser.. os caras criam jogadas sozinhos, saem correndo com a bola, quando cruzam fazem chuveirinho e seja o que deus quiser..
      não tem inteligencia p tabelar e sair na cara do gol.. ficam dependendo do erro do adversario para poder fazer gol.. sem contar que defensivamente é ruim, não se posiciona bem para marcar , o meio de campo do flamengo é sofrido.. Cuellar, arão e diego não se entendem .. arão é uma tristeza nao sei pq veste essa camisa, diego esta um atraso ja foi otimo jogador hoje tem que ser banco.. ai o time so sobra o paqueta na ponta e o everton na outra pq o vizeu tbm nao tem muito lastro para sair da marcacao.

  • Faltou o motivo principal: CULPA DO ZÉ RICARDO E M. ARAÚJO!!! &;-D

    • Pós-derrota em uma final, e o senhor me vem remover os seus antigos amores.

      Faça um favor a si mesmo, procura um psicólogo. Que cara doente!

    • Eu tenho sérias suspeitas que você seja um fake do Eduardo Bandeira de Mello. Ou de alguém que componha o círculo dele.

    • Tem parcela de culpa, se não tivesse mantido o Vaz teriamos o Donatti, se não tivesse mantido o Caramujo o Ronaldo poderia estar jogando, Paquetá não jogaria se não fosse o Rueda e Juan muito menos !!!

    • Ednei, o flamengo tem 87 problemas..
      ze ricardo era um deles, M. araujo era outro..
      Mas o numero 1 dos problemas é a falta de tatica do time , falta de entrosamento.. muito por conta de formar um time com jogadores ruins.. arão nao joga nada.. diego atrasa tudo.. a zaga é lenta. os laterais sao medianos.. o centroavante é regular.. os pontas que tem que decidir sozinhos e o paqueta sai com a bola correndo sozinho pq o time é sem entrosamento.. ai o tecnico vai tentar da entrosamento mas os caras nao se entendem.. elenco mal formado

      • “elenco mal formado” — Nada que alguns ajustes não resolvam… &;-D

    • Engraçado isso né? Todo dia era um comentário do tipo ” se tirar o MA o time voa”. ” Qualquer técnico faz esse time voar”.

      Voou mesmo. De tudo que disputou…

      Em última análise o Flamengo terminou o ano mostrando um futebol muito pior do que o que apresentou com o ZR na maior parte dos momentos…

      Claro que isso não é culpando o Rueda. Ele vai ter que mostrar algo de fato em 2018…

      • Só tem dois culpados nisso tudo: O campo e a bola!

      • Disse bem: não é culpa do Rueda. Mas infelizmente, você sabe que a “nossa” torcida sempre arruma alguém para culpar um momento ruim… &;-D

  • PVC correto, como quase sempre. Sem as ladainhas que ouvimos o ano de 2017 inteiro para tentar achar as mais apaixonadas explicações para o óbivo: Faltou jogar bom futebol.

    “Faltou vontade, cobrança, bananas, etc”. A mais pura balela, na minha opinião.

    • Concordo plenamente.

    • Faltou competência e qualidade!!
      exemplo: gol q o Everton perdeu e depois a falta de concentração e equilíbrio no 2 tempo

  • 2017 terminou como de resto foi todo o ano. Não vencemos times grandes. Em todo o ano, nos jogos grandes, de times fora do RJ, só vencemos o Santos pela Copa BR. No mais empates ou derrotas. Se alguém quiser considerar o Barranquilla um time grande tudo bem, mas eu o acho mediano. Outra coisa: estivemos na frente nas duas decisões e não seguramos o resultado. Saímos na frente do Cruzeiro pela Copa BR e deixamos empatar. Saímos na frente do Independiente lá e tomamos a virada. No Maraca, tomamos o empate. Entregamos a paçoca nas finais. Isso é imperdoável.

  • Time para ser campeão precisa em 1 lugar um goleador e 2 de um goleiro coisa q não temos, (goleiro fomos arrumar agora) mas parte da torcida e a diretoria tem culpa nisso por idolatrar Guerrero q não faz gols, e só sabe fazer pivor, porém os outros jogadores também não são goleadores o q torna o nosso pivor desnecessário para o nosso time.O jogador também não tem culpa, todos sabiam de sua forma de jogar.A torcida deveria ter cobrado a contratação de um goleador assim como cobrou o goleiro!

  • “Daí que não é necessário fazer terra arrasada. Mas olhar para o próximo ano com a chance de corrigir problemas.”

    Como diria o Rodrigo Ferreira, da TV Coluna do Flamengo, discordo veementemente do PVC. Primeiro que para a diretoria conformada com o fracasso, o ano foi considerado bom. Nem preciso comentar a entrevista que o Bandeira deu hoje após o jogo, né? Segundo, não fazer terra arrasada e corrigir problemas? No texto do colunista Anderson Alves, que analisou superficialmente o ano de 2017, comentei sobre o legado que teríamos para o ano seguinte para 2017 ser considerado “bom”. Temos um elenco cheio de deficiências, mal avaliado ao final de 2016. Nem sequer temos um time. É só um amontoado de jogadores sem organização tática alguma, que sofre para ganhar até os adversários mais medíocres, que perde ou empata contra a maioria dos grandes, se desestabiliza com facilidade após fazer ou tomar um gol, e sobrevive no talento individual de alguns jogadores. Exatamente por esse motivo o time fez campanha pífias no Brasileiro e Libertadores e chegou capengando às finais das competições mata-mata e não teve a capacidade de vencê-las. Então, se o ano hipoteticamente fosse considerado bom, quer dizer que a metodologia e resultados alcançados em 2017 foram satisfatórios, mantendo boa parte de tudo o que foi feito esse ano para o ano que vem. E aí? Jogaremos 2018 com essa bolinha que jogamos 2017 inteiro? Com esse mesmo elenco desequilibrado? Então aí está a receita para mais um ano de fracassos.

    • Onde eu assino? Falou tudo amigo,

    • perfeito!!

    • E o que o técnico faz então? É entregador de camisa? Muitos técnicos pelo brasil queria ter um elenco igual ao nosso. O inter estava de mal a pior na série B, trouxe uma penca de jogadores e mesclou com o d’alessandro e a equipe deu uma guinada de 180 graus. Agora no flamengo fica essa história de pré temporada etc…. time montado no meio do ano, dar tempo pro jogador se adaptar. Muita frescuragem!

Comentários não são permitidos.