Rodrigo Mattos: “Derrota na final prova que elenco do Fla foi superestimado”

Compartilhe com os amigos

A final da Sul-Americana comprovou o que o restante do ano indicava: o elenco do Flamengo foi superestimado na avaliação da maioria. Nas horas decisivas da temporada, faltou (e muito) o futebol de jogadores de como Arão, Trauco, Everton Ribeiro e especialmente Diego para não mencionar os ausentes. Sobrou ao clube recorrer a sua base que (ainda que valente) não foi suficiente para bater o Independiente. Viu do outro lado o atacante Barco ser decisivo para o título Rojo.

Fica claro que Reinaldo Rueda entendeu que as estrelas não correspondiam quando optou por tirar Everton Ribeiro em favor de Paquetá. Decisão acertada já que eram de seus pés que saiam as jogadas incisivas do Flamengo pela direita. Era a ele que o time recorria.

Em compensação, um apagado Diego perambulava pelo meio-campo sem nada do brilho de outros tempos. Eram passes laterais, um ou outro bom lançamento e a bola parada. Pouco, muito pouco para que o que se espera dele.

É certo que o Flamengo poderia ter um cenário mais favorável se Everton tivesse convertido o gol feito que perdeu após passe de Viseu. Mas a verdade é que o time carioca nunca exibiu um futebol que justificasse dois gols de diferença no primeiro tempo. Foi melhor, mas fez o seu gol mais na pressão, na bola aérea que é ponto fraco dos argentinos e na valentia de Paquetá.

Com a defesa aberta, viu um Barco avançar e sofrer pênalti de Cuellar. Jovem, Barco foi o melhor jogador em campo, bagunçando a defesa do Flamengo e seus laterais extremamente falhos na marcação. Ganhava no setor de Traucco, ganhava no de Pará. E fez um belo segundo tempo como o jogador mais perigo time argentino, muitas vezes fazendo parceria com Meza.

Rueda recorria à base, de novo, e pôs Vinicius Jr em campo. Era momento de se abrir e dar velocidade ao Flamengo. Mas nunca foi uma rapidez que achasse os espaços vazios da defesa argentina, que diga-se, não era uma fortaleza. O Independente tem muito mais mérito nos seus talentos ofensivos e na sua sua movimentação à frente do que na marcação.

Mas não havia no Flamengo o passe clarividente diante das noites péssimas vividas por Diego, Arão e mesmo Cuellar. E vinha Everton Ribeiro como última tentativa. Faltou, além do meio-campo, Guerrero. Viseu esteve perdido a maior parte do tempo, incapaz de dar sequência ao ataque rubro-negro. No final, foram quatro jogadores da base como tentativa no ataque, incluindo Lincoln.

Desesperado, o Flamengo se lançou todo ao ataque. E aí não teve, além de um jogo articulado, aquele jogador decisivo. Aquele que se vendeu que o Flamengo tinha de sobra para esta temporada.

Fonte: Rodrigo Mattos/Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quando se fala em elenco eu acho que o Fla ainda tem problemas. Olha para o banco e vê: MA, Gabriel, Vaz, Muralha, Rodinei…cara, jogadores ruins, que nem deveriam mais estar no CRF. Time: Diego Alves, Rever, Juan, (ai começa o problema PARÁ), Everton Ribeiro, Cuellar, Arão*, Diego, (ai novamente começa a pegar: Renê/Trauco (medianos), Everton (esforçado, mas mediano). Só esse exemplo diz muito para mim das carências do time. Os lados do campo ( Everton Cardoso, Renê, Trauco, Pará, Rodinei), olha só a situação…Defesa é boa com Rever e Juan, Tem: Rhodolfo como opção e só (tem que vir alguém), nos lados tem que trazer dois laterais (esquerdo e Direito), Ataque: Vizeu/ ****Guerrero, quem mais? Tem que trazer. Meio: Cuellar, Arão poderia relacionar Mancu, que pode fazer de meia (Rueda não sei o porque nem o relacionou)??? E Paquetá (de meia).
    Em fim são muitos pontos fracos ainda. Ai fica tudo nos pés de Diego, Everton Ribeiro e agora Paquetá e Vizeu. Ai fica fácil marcar o time do Flamengo. Rueda terá agora a oportunidade de começar o trabalho, pedir “SEUS JOGADORES”, esse elenco não foi ele quem montou (lembrando), e que os medalhões acordem e RESPEITEM O MANTO E A NAÇÃO. Quem vier, que venha com muito compromisso, nem precisa de euforia e nada(prefiro até sem “Aero”) o cara tem que sentir, que o clube é sério e que vai ter que ralar e muito. Chega de paparico. TEM QUE ENTRAR COM SERIEDADE.

  • Pará e Traucco não jogam em nenhum time da 1° divisão; e outra: onde já viu Peruano jogar bola? é muito fraco; Nem na frente funciona mais e as vezes quando funcionava era só com o entrosamento de jogar bola longa pro Guerrero, ou seja; Jogava mais ou menos só quando tinha um jogador em campo e atrás é uma baba, uma avenida; ìdem pro Pará. 2 jogadores super fracos. Rafinha bayer de munique e zeca na esquerda seriam os laterais ideias pro fla contratar; um Zagueiro tenta o gil ou o Pablo; Meia atacante que estão tentando o Ricardo goulart que é um ótimo nome e Tardelli que já até comprou casa aqui no Rio pra atacante; ótimo nome. Time base pra começar o ano que vem:Diego alves, Rafinha, Réver, Pablo e ZEca; Cuellar, Paquetá, Diego e Everton Ribeiro; Ricardo Goulart e Diego Tardelli. Com um time desse de início de ano, entrosado e dando liga não tem como dar errado!!!

  • Um colega aí embaixo matou a charada.

    O elenco do Flamengo é até bom se suas peças principais jogassem alguma coisa (Diego e Éverton Ribeiro), mas o fato é que não jogaram nada.

    O Grêmio foi campeão da Libertadores e poderia ter sido facilmente brasileiro com Bressan, L. Moura. P. Vítor e Fernandinho, todos escorraçados do Mengão por deficiência técnica.

    O nosso problema é que o departamento de futebol é uma lástima, deixou os perebas dominarem o ambiente e virarem líderes, aí as chances acabaram. Elenco rachado e dominado pelo caneludos Márcio Araújo e Pará.

    Vou elencar os absurdos do Departamento de Futebol dos quais me lembro esse ano:

    1) MA titular e Cuellar quase emprestado ao Vitória com salários pagos pelo Mengão;

    2) Ronaldo emprestado ao A. Goianiense para manutenção da hegemonia de Márcio Araújo e Arão;

    3) Pará titular absoluto e capitão do time depois de cinco jogos com desempenho abaixo da crítica e várias falhas que resultaram em derrota. Rodinei entrou bem e depois voltou para o banco.

    4) Paquetá escalado de centroavante e ponta, quando na verdade rende bem de meia;

    5) VJR na reserva de Éverton Cardoso e só entrando faltando 10 ou 15 minutos, quase sempre quando o time estava perdendo;

    6) Gabriel de titular absoluto nas duas partidas finais da fase de grupo da libertadores;

    7) Muralha de titular na final da Copa do Brasil após falhas clamorosas e quase titular na Sulamericana;

    8) Thiago e Muralha como reservas diretos de Diego Alves em detrimento de César quando qualquer imbecil notaria a diferença de potencial entre os goleiros do Mengão, menos o tal preparador de goleiros;

    9) Manutenção de Vitor Hugo, o pior preparador de goleiros do universo conhecido, mesmo após várias situações vexatórias causadas pelo seu trabalho;

    10) Vaz, Gabriel, Cirino, Damião e cia. com dezenas de chances de começar cinco ou seis jogos de titular enquanto Mateus Sávio, VJR, Lincoln e Paquetá nem eram relacionados (Mateus Sávio foi jogado na fogueira pelo FDP do Zé Retardo e talvez nunca mais tenha chances). A base do Mengão é tratada como incapaz com aquela desculpa de não queimar jogador enquanto em times como Santos e Independiente ela decide títulos (é só ver que Paquetá cresceu uma enormidade depois de alguns jogos como titular);

    11) Mancuello sem chances de jogar em sua real posição enquanto MA e Arão eram intocáveis;

    12) Bandeira como vice de futebol e Mozer como aspone;

    13) Renovação de Gabriel e MA.

    14) Deixaram Guerrero dar preferência à seleção Peruana quando o Mengão precisava dele para garantir vaga para a libertadores (o destino foi cruel neste ponto).

    Estes são os que eu me lembro, quem lembrar de outros fique à vontade.

    Era impossível ganhar alguma competição realmente disputada com tantas cagadas.

    As notícias dão conta de que os erros vão continuar.

    Portanto Rubro-Negros, não se iludam, ano que vem teremos mais vexames.

    SRN

  • Ontem,foi aniversário do título mundial.Durante o dia assisti aos melhores momentos do jogo contra o Liverpool e a noite assisti ao jogo contra o Independiente,aí,eu pensei comigo:”deixa o César,o Juan e o Paquetá,o resto tira tudo e completa com o time de 81.Acho que,mesmo com 60,70 anos,os caras da década de 80 iriam jogar melhor que Arão,Pará,Trauco e companhia…

    • kkkkkkk, para fazer o que o Diego fez ontem, colocava o Zico centralizado no meio campo, só apontando, alá maestro Araujo. Com certeza algum passe na medida ele ainda iria encaixar, si pá um golzinho de falta.

  • Esquece esse peruano imprestável. Nunca foi decisivo, não seria ontem. Vive de trombar e tocar de lado dps de tomar seu cházinho das 6. Arão simplesmente horroroso, sua total incapacidade sobrecarrega Diego e Cuellar. Alguém demorou o ano inteiro pra perceber que o elenco é superestimado? Entrar em campo num jogo de Libertadores com os 4 cavaleiros do apocalipse e 3 ou 4 laterais ao mesmo tempo em campo deixou isso evidente. Precisamos de, no mínimo, 2 laterais, um zagueiro, um segundo volante e um centroavante (QUE FAÇA GOLS PELO AMOR DE DEUS) pro ano que vem. Agora, menção honrosa aos garotos da base que merecem mais oportunidades ano que vem, Paquetá foi um monstro ontem.

  • Superestimado ou mal conduzido?? O Bressan jogou a final da Libertadores no gremio com uma seriedade e um empenho que nunca vimos no Flamengo. Por quê? Isso vale para a maioria dos jogadores, porque quando jogam na Gavea é esse oba-oba de craque, e uma falta de empenho e vontade ganhar incrivel?? Obviamente, o mestres dos magos, empulhador mor presidente do clube, eduardinho boca mole é o principal responsavel por essa lama que nos enontramos, juntamente com seuss escudeiros, Fred Luza, Mozer, Lomba (chegou agora, tem pouca culpa), Rodrigo Caetano, e todo o grupo do SóFla que apoiou o EBM até o mês passado…..Ano que vem Eduardinho só vai pensar na eleição federal, e o Mengão vai ficar relegado a 3o plano…é esperar para ver….já estão falando em contratar Gabriel ex-Santos, será que não aprendem?? Melhor um jogador mediano de um time pequeno querendo vencer, que um medalhão milionário que se acha e não vingou em 2 times europeus….

  • esqueceu de falar que tivemos muitas lesões, foram a suspensão surpresa do guerrero

    • Lesão??? Todo time tem. Isso não é desculpa, pois o elenco é formado com peças para repor. O gremio ficou um tempão sem o luan e quem entrava dava conta do recado. Mas no flamengo que desde 2009, é um cemitério de jogadores não há e nem terá time principal quanto mais peças de reposição.

  • Na verdade isso nunca foi um TIME, foi um BANDO!

  • Não o elenco é bom sim, melhor que de gremio, corinthians e cruzeiro que foram campeões, faltou mesmo estrutura no futebol, o futebol do flamengo é uma zona, o time foi uma bagunça o ano inteiro.

    Ano passado todo mundo dizia que precisavamos de pontas, mandamos fernandinho, sheik e cirino embora, e trouxemos o melhor ponta que tinha no mercado. E o que ele ta jogando hoje? o flamengo melhorou com everton ribeiro? o fernandinho que por outro lado saiu daqui com a gente dando graças a deus ta la campeão da libertadores. Isso mostra que o problema do flamengo não é qualidade, ou so qualidade. Tem que fazer uma limpa nesse departamento e nessa diretoria, tem muita coisa errada ali.

  • Precisamos de um estádio maracanã hj em dia é estádio neutro. Tos os dias campeões tem seu alçapão é só fazer uma pesquisa

  • Se com esse time não ganhamos a Sula então certamente não iremos ganhar a Libertadores! Sugestão: Manda uns oito (4 medalhão e 4 pereba) embora como exemplo pelos vexames!

  • Foi abaixo, mais perdeu foi o time, teve uns muito piores, não o crucifico!

  • Isso daí já se sabe desde o final de 2016. Foi confirmado na eliminação precoce da Libertadores. Chegamos pra essa final com a zaga formada por dois jogadores que eram reservas no internacional. Réver é pra lá de superestimado, e Juan mesmo tendo jogado bem, não foi contratado pra ser a solução da defesa, como vem sendo. Pará, horrível, 3 anos de Flamengo, e apenas uma boa fase no BR de 2016.Arão, horroso, enganador, jogou bem o Carioquinha do ano passado, e um turno do Brasileiro, até cair de produção contra o Botafogo na Ilha, e nunca mais ter jogado nada. Trauco, jogador fraquíssimo na marcação, na verdade no seu país já nem exercia a função de lateral. César caiu de para-quedas no gol, pois misteriosamente era quarto goleiro, sendo reserva de um dos piores goleiros que eu vi passar pelo clube. Isso é só pra citar nos principais defensores, junta-se isso as amareladas de Diego e ao doping do pivô Guerrero, que fez a gente ter como único homem gol, o limitado Vizeu, fica complicado.

  • A culpa é do Diego? Ele olha para frente e não tem mais o Guerrero fazendo o Pivô, apenas o Vizeu que é bom finalizador mas não ganha uma pelo alto ou pelo chão. Diego olha para as laterais e tem Pará e Trauco.. não dá pra colocar a culpa em ninguém quando setores-chave estão comprometidos há tempos. Vaga na libertadores na cagada e estamos no lucro, pq esse time aí pqp.

    • Evidente que a culpa não é só do Diego, E Ribeiro, Geuvanio, Guerrero, Muralha, Vaz, Rhodolfo ou Márcio Araujo, é de todos jogadores que diretamente ou indiretamente contribuíram para os vexames. Como Por mim pegaria esses oito que citei e mandaria embora como resposta (exemplo) e demostração a todos de que o Flamengo tá acima de todos e que se falharem alguém pagará! SRN6

    • O Paquetá joga pela direta (Pará), pela esquerda (Trauco), no meio (Arão), se aproxima do ataque (Vizeu) e ainda assim se destaca mesmo tendo sempre péssimas companhias. Me parece meio furada essa desculpa dada para eximir o Diego da burocracia do futebol dele.

  • Esse esquema com três atacantes proporciona isso, sempre terá dois atacantes abertos, os cruzamentos serão uma consequência natural. Coloca um 4 4 2, com dois armando, que o time melhora. Terá a infiltração de meios de campo na área e um atacante não será excluído a cada ataque. Repito: enquanto ficar com essa ideia engessada será isso. Se o adversário marca o Diego acaba com o time, ele só dá passe lateral e manda pra correria de ponta e de lateral (que não conseguem recompor e que também não cruzam bem).

    Além do mais, sempre perdemos o meio de campo…. sinceramente, acho que se contratar dois laterais, um centro avante e mudar esse esquema…. 2018 será melhor (o que não é tão difícil)

    • caraca finalmente um comentário digno de aplausos… é tudo que venho dizendo… nosso elenco não é ruim, é o estilo de jogar, o esquema tático… Quando o Rueda foi contratado eu falei, graças a Deus ( achei que ele fosse dar outro padrão pro Flamengo mas infelizmente deu sequencia ao trabalho do Zé Ricardo e o time continuou a mesma bosta… Dizem aí que temos de ter paciência com o Rueda pois esta apenas 4 meses no cargo, nao conhece o elenco todo , bla bla bla… Pow em 4 meses ja era pra ele dar ao uma nova cara ao time… Eu esperava mais do técnico..

      • Tenho esse mesmo pensamento.
        O Rueda manteve algo que vinha fracassando com o Zé. Quase cinco meses é tempo mais do que suficiente para fazer algo diferente.
        No discurso o Rueda é nota 10, mas na prática é nota 0 até agora.
        Por incrível que pareça, o time do Flamengo taticamente hoje é pior do que na época com o Zé.

    • Penso da mesma forma. O time joga muito aberto, fica refém de chuveirinho e não apresenta uma jogada de triangulação pelo meio.
      Numericamente sempre somos inferiores no meio, pois os pontas marcam os laterais e o Arão não existe em campo.
      O sucesso no ano que vem começa pela mudança desse esquema de jogo engessado que só fracassou com o Zé e também com o Rueda.

    • Não acho que o problema seja só o esquema e sim a falta de padrão de jogo, o time cruza porque não treina aproximação dos jogadores, não treina outras jogadas, tabelas etc. No 4-4-2 a gente fica com uma ilusão de que o time joga melhor porque os meias são realmente mais inteligentes do que Evertons da vida, mas isso é treinado, se vc treinar o time pra não ficar cruzando bola de qualquer jeito e sim parar ela e fazer as tabelas e as ultrapassagens eles vão fazer isso.

  • O MELHOR JOGADOR DO FLAMENGO NA ATUALIDADE, TÊM O MENOR SALÁRIO!
    LUCAS PAQUETÁ!
    A NOSSA VERDADEIRA JÓIA!( BASE)
    CÉSAR! JOGOU MUITO(BASE)
    CHEGA DE SERMOS ILUDIDOS COM CONTRATAÇÕES CARAS E ILUSÓRIAS!!

  • UM CONSOLO:
    O VASQUIM CONTINUA FORA DA FASE DE GRUPOS NA LIBERTA!

    • Foda-sssss o Vasco!

  • NUMA DECISÃO, O GOL PERDIDO POR EVÉRTON CARDOSO, IMPERDOÁVEL…..

    • infelizmente foi muito ruim mas não devemos colocar a culpa nele por ter perdido esse gol, tinha um jogo inteiro pela frente, o Fla podia ter jogado melhor

      • Ele é culpado sim. Os gols perdidos dele me lembram do porcaria do Ibson cansando de perder gols cara a cara e sempre raspando as mão no rosto após perde-los. Odeio esse tipo de jogador.

    • Provavelmente seria anulado por causa do VAR

  • DIEGO,EVERTON RIBEIRO,EVERTON CARDOSO,TRAUCO, CUELLAR, ARÃO,BERRIO,PARÁ CHEGA DESSES CARAS!
    RUEDA TAMBÉM NÃO DEU CERTO!!
    LEMBRANDO QUE O CUCA ESTÁ DISPONÍVEL!!

    • Que “dorga” é essa que você tomou ????

    • contratar o cuca seria o último prego do caixão

    • Cuca Beludo?

      • Tô precisando dar risada mesmo, por que ta fod*

  • Além do elenco superestimado, o futebol praticado durante 2017 foi sofrível. Quem acha que perdemos essas duas finais e fizemos vergonha no BR e na Libertadores APENAS por erros individuais, está muito enganado. O Flamengo pode ter jogado tudo esse ano, menos futebol. Time desorganizado, sem repertório de jogadas, consegue a maioria das vitórias (isso quando vence) no abafa, num repetitivo jogo aéreo ou em jogadas inteiramente individuais. Em quais momentos o Flamengo pareceu ser um time de futebol? Foram raros.

    Ontem no primeiro tempo foi uma das poucas vezes que vi o Flamengo jogando bem de fato, porém como sempre, isso durou até o time fazer o gol. Aí começou a ceder espaços, até que saiu o gol de empate. Aí pronto. O pouco de organização que restava depois do nosso gol, acabou. O restante do jogo foi o que vimos durante toda a temporada. Um bando desorganizado tentando no abafa reverter a desvantagem de APENAS UM GOL contra um time organizado chegando diversas vezes com perigo no contra-ataque. O Independiente esteve muito mais perto de fazer o segundo do que o Flamengo, que precisava do resultado.

    • “O Flamengo pode ter jogado tudo esse ano, menos futebol.” — E no entanto, con seguiu chegar a duas finais de competições de alto nível. Deve ter sido “sorte”… &;-D

      • Se tivesse jogado um futebol minimamente decente, teria vencido pelo menos uma delas. Já falei, Ednei, futebol não é o seu forte.

          • Pré, durante e após. Não jogamos nada o ano inteiro enquanto vocês ACOMODADOS ficaram achando normal derrotas e empates e exaltando vitórias isoladas jogando absolutamente nada. Faltou futebol, isso é um fato. Mas o erro é meu, porque estou tentando explicar isso para alguém que não entende absolutamente nada do assunto. Tem certeza de que você não é o Bandeira disfarçado? Mesmo sobrenome, iniciais parecidas (EBM – EPM), mesmo comodismo, mesma proteção aos perebas, mesmo não conhecimento sobre futebol… Explicaria muita coisa.

            • Torcedor IGNORANTE é assim mesmo: ou está tudo muito bom ou tudo muito ruim. Nunca há o meio-termo! Queira ou não, o máximo que podemos dizer deste ano é que foi de discreto a razoável. Ganhamos um Carioca INVICTO, apesar de ser desclassificado na fase de grupo da Libertadores (ainda que de forma impensável e jogando bem), mesmo aos tropeços, estamos na 6a. colocação do Brasileiro e para finalizar, chegamos a final de 2 competições de grande porte. Sim, o ano poderia ser melhor em vista dos investimentos feitos. Mas no geral, se você não consegue enxergar isso, só me resta lamentar pela sua falta de capacidade de avaliação… &;-D

              • Toda vez que eu leio CARIOCA INVICTO, me dá vontade de morrer.

                O Botafogo (sim, o Botafogo!) ignorou o carioca e foi em busca da libertadores. Ignorou!

                E acéfalos iguais a você o exaltam. Meu Jesus amado, perdemos duas finais esse ano, finais em que o adversário não era um Grêmio (pra mim, melhor futebol da América do sul).

                Ednei é o retrato do que o Flamengo é hoje. Pra quem não conhece o clube, é só pegar os comentários dele e ler. Me dá vergonha, indignação. Não é possível!

          • Cala sua boca seu merda, o cara comenta aqui todo santo dia e você me vem falar de comentarista pós resultado, vtnccccc!

            Como faz pra suspender a conta desse disqus? Chega de ver e falar sobre Flamengo, até ano que vem, de preferência pós CARIOCAO.

    • Eu juro que ate agora não entendi pq o time desesperou.

      Não entendi pq tomamos aquele gol de contra-ataque.

      Não entendo como alguem coloca o Trauco na lateral e sou curioso pra saber qual relaxante o WA toma antes de cada jogo. Maconha nao deve ser pq cai no doping, mas algo ele usa.

      Ate 2018.

Comentários não são permitidos.