STF declara Sport como único campeão de 1987

Compartilhe com os amigos

Foi confirmado nesta terça-feira (05), pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, o Sport como único campeão de 1987. Por decisão unânime, o recurso do Flamengo feito em outubro deste ano, foi negado.

Marco Aurélio Mello, torcedor do Flamengo e relator do caso foi o primeiro a votar contra o time de coração. O tipo de recurso apresentado pelo Flamengo se chama “embargos de declaração” e tinha como objetivo de declarar os dois vencedores do torneio de 1987.

Durante o julgamento houve espaço para brincadeiras entre os ministros. Eles destacaram que não houve fatos novos desde a primeira decisão, tomada em abril este ano.

Entre os argumentos do Mais Querido, a defesa do time lembrou que a CBF unificou os títulos dos campeonatos nacionais realizados antes de 1971 para considerar seu vencedores também campeões brasileiros.

Não é a primeira vez que o Flamengo recorre ao STF. Em 2015 alegou ainda que em 2011 a própria CBF estendeu o título ao Flamengo. O relator, ministro Marco Aurélio Mello, flamenguista declarado, votou contra quando o julgamento começou, em agosto do ano passado.

RELEMBRE O CAMPEONATO DAQUELE ANO

Em maio de 1987, a CBF afirmou que não tinha recursos para organizar o campeonato e surgiu o Clube dos 13. O campeonato teria 16 times no módulo verde (primeira divisão) e 16 no amarelo (segunda divisão).

O módulo verde era formado por Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, Bahia, Grêmio, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Santa Cruz, Coritiba, Santos, Cruzeiro, São Paulo, Fluminense, Vasco e Goiás; por sua vez, o módulo amarelo era formado por Sport, Guarani, Bangu, Atlético Paranaense, Vitória, Criciúma, Portuguesa, Inter de Limeira, Treze, Rio Branco, Atlético Goianiense, Ceará, Náutico, Joinville, CSA e América.

O Flamengo venceu o Internacional na final e ficou com o título do módulo verde, equivalente a Série A; Sport e Guarani disputaram penalidades que não teve fim. Após 12 cobranças, a CBF, que voltou a ter posse do campeonato, decidiu que o título do módulo amarelo, equivalente a Série B, ficaria com os dois clubes.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Óbvio né…
    O sport usou justiça comum

    E a CBF tem medo da justiça comum

  • Eu, sinceramente, fico muito triste com esse pastelão todo que a CBF proporcionou: deu autonomia aos clubes e depois voltou atrás, metendo o dedo no campeonato e definindo regras, o que só abriu brecha pra que várias pessoas questionassem a legitimidade do título e a decisão derradeira fosse parar na mão do STF. Embora todos saibam que o campeão moral e merecido seja o Flamengo, esse campeonato de 87 tem algumas aberrações; só pra citar uma delas, o que fazia o Guarani na mesma divisão do gatinho da Ilha do Retiro, isto é, no Módulo Amarelo, sendo ele vice-campeão do certame de 86? Não é estranho, gente? É como se as peppas, que ficaram com o vice esse ano, disputassem a segundona no ano que vem. Enfim, isso tudo é lamentável.

  • Infelizmente o STF ja perdeu sua autonomia a muito tempo atrás, hj é um orgão da política, que manda e desmanda nas leis, pois os próprios juízes são escolhidos por políticos, não dá pra falar tudo o que tá engasgado porque o gosto da impunidade está apenas na língua do pobre, esse sim é condenado pelo STF.

  • Onde o flamengo chegou, até um torcedor do clube vota contra a uma coisa tão óbvia que não dá nem para discutir. Porque não contrataram o advogado do fluminenCe para este caso?

  • Não entendo porque um merda chamado marcos que se diz torcedor do flamengo foi o primeiro a votar contra, sempre me decepcionei com as leis do Brasil, e a cada dia me decepciono mais, quantos ministro nos temos que não jogam pela razão, e ficam como fantoches a decidir as suas vontades, Por isso que esse cargo de ministro deveria ser votado pelo povo , e que fosse de 4 em 4 anos.

  • Reitero o que já havia dito em outras oportunidades, o que o Flamengo precisa fazer é buscar a punição Sport junto a FIFA por ter buscado a Justiça comum.

    • Exatamente. Fosse contra o Flamengo, o outro clube envolvido já teria feito.

  • Ainda liberam CT pro Sport, tem que se ferrar mesmo, deveria cortar relações com esse clube, Diego Souza usa camisa 87, aí vem aqui treinar.

  • O Flamengo é o Campeão Brasileiro de 1987, título que é reconhecido pela CBF, desde 2011, só que a Justiça Comum impede a sua publicação em boletim. Isto é o que devemos falar e espalhar.
    Ass. Miguel Carlos

    • por culpa do Sport, aí diretoria ainda abre o CT

  • O mais engraçado é a justiça proibir a CBF de reconhecer o Flamengo como campeão brasileiro de 87.

    • O Flamengo é o Campeão Brasileiro de 1987, título que é reconhecido pela
      CBF, desde 2011, só que a Justiça Comum impede a sua publicação em
      boletim.
      Ass. Miguel Carlos

  • Tanto aquele imbrólio pitoresco de 87 quanto o nosso “Supremo” Circo da Justiça de hoje mostram que este país nunca vai dar certo.

  • Pelo pouco que entendi desse processo, o Flamengo perdeu porque ocorreu uma prescrição ou perempção de algum ato processual por parte do Flamengo, e não porque o judiciário entendeu que o título foi conquistado pelo Sport na competição. Ou seja, houve uma sentença sem julgamento de mérito. Falha do jurídico do Flamengo da época. Mas em nada muda o fato do Flamengo ter vencido aquele campeonato.

  • No Brasil a mentira vira verdade. O Ixporti se aproveitou da morosidade tradicional do Flamengo e está levando vantagem nessa situação. Deveriam deixar isso de lado. Todos sabem que o Flamengo foi campeão em 1987. Na verdade o Guarani-SP foi o campeão na disputa de pênaltis, mas o árbitro avisou ao Ixporti que não poderiam sair de campo sem cobrar o pênalti que deixou a disputa em 11×11. Esse tipo de decisão se adequa ao momento de merda vivido por nossa Nação.

  • “O Flamengo venceu o Internacional na final e ficou com o título do módulo verde, equivalente a Série A.” — Nada mais a comentar… &;-D

  • Com essa turma se nao envolver dinheiro nao resolve o problema

  • O Flamengo tem que parar com essa merda. todo mundo sabe o Flamengo é o campeão brasileiro de 87 isso é fato pra que ficar se desgastando com uma coisa boba dessa . campeão de fato e de direito.

  • Deixa essa bosta pra lá…..o mais chato é ver o ridiculo que essas ações levam ao caso…é só escalar os dois times e pegar a reprise das duas finais e saberemos que o XIsport jogou a Série B. Acho bem-feito para o Banana de Melo que fica cedendo CT para esses bostas desse clubeco treinar….no mais, esse tipo de coisa só serve para dar moral ao Xisport….

  • Gente até hj não sei porque o flamengo não entra com recurso na FIFA pedindo a exclusão do Sport por ter entrado na justiça comum pra exigir esse título pois ela disse quem entrar na justiça comum e excluída das competições e passível de punição para CBF.

    • Tem muita sujeira por baixo do tapete parceiro. Essa caixa de Pandora será aberta a médio prazo.

  • Acho que a hostilidade contra o Sport é sem razão. Os caras jogaram o brasileiro de 87 e levaram a série B e o título por WO.
    O real precursor de toda essa confusão é o merda do Eurico, como sempre (ops, como não, é ruim demais!).
    Ciente das reivindicações do “clube dos 13” em relação à independência com a CBF e em relação às cotas de TV. De posse de procuração. Ciente ainda de que o flamengo fatalmente levaria o caneco, assinou com a CBF o contrário do que havia sido acordado, ou seja, pelo cruzamento dos módulos.
    Portanto, se vamos hostilizar alguém, que seja esse merda, desonesto, mal caráter, do E. Miranda.

  • Olha, vejo comentários aqui dizendo que o Sport isso, o Sport aquilo, eles lutaram e ganharam o que acharam de direito na cabeça deles. O que temos que entender de uma vez por todas, que eles já foram considerados campeões dentro do campo pelos Ministros honestos do nosso STF gente! Aquela geração do Sport, que tinha aquele Jogador…como é mesmo o nome dele? Ai, pessoal ajuda aí… ah, deixa pra lá, mas foram campeões, naquela partida épica contra o poderoso Guarani de Campinas, como foi esse jogo mesmo? ih, hoje tá brabo, num acabou de bater os penaltis? Ué, e foi campeão? Ah, mas jogou a Libertadores do ano seguinte, até a Chapecoense já jogou e nunca chegou perto de um título de Brasileirão…hum, num to entendo mais nada…kkkkkkkk, fala sério caros rubro negros legítimos, torcedores do Mais Querido, só tenho uma coisa a dizer agora…SRN6!

  • F0D4S3

  • Encheu o saco já. Ganhamos no campo, isso que interessa.

  • Flamenguista declarado é porra nenhuma…..safado

  • Já Chega pô.

    Sou rubro-negro fanático, sei que somos hexa e acabou. Porém somos hexa moralmente e isso não dá taça.

    No papel, na súmula, o campeão é o Sport. Culpada é a diretoria da época de não botar aquela seleção p jogar contra aqueles lixos de Recife.

    Seria uma varada de 15..

    Fica feio cada vez que nos é negado, cada vez q perdemos no tribunal.. deixa isso quieto a não ser q novas provas apareçam.

  • Ei Eduardo banana de Mello, empresta de novo o ct pro ixport. Seu banana.

  • Título se ganha em campo, não em tribunal. SRN

  • Não sei pq continuam com essa bobagem, todo mundo sabe quem foi o verdadeiro campeão!!

  • Só passa vergonha,o título nunca será reconhecido por órgão nenhum a favor do flamengo.
    O Sport tem o respaldo da justiça.
    Mas todos no meio do futebol sabe quem foi o campeão dentro de campo.

  • É uma briga que não vai terminar nunca. O que o Flamengo pode fazer é empilhar Taças de Campeão daqui pra frente, só isso.

  • Enquanto isso EBM dis não ter “problema nenhum” em ceder o ST pro Sport.

Comentários não são permitidos.