Foi confirmado nesta terça-feira (05), pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, o Sport como único campeão de 1987. Por decisão unânime, o recurso do Flamengo feito em outubro deste ano, foi negado.
Marco Aurélio Mello, torcedor do Flamengo e relator do caso foi o primeiro a votar contra o time de coração. O tipo de recurso apresentado pelo Flamengo se chama “embargos de declaração” e tinha como objetivo de declarar os dois vencedores do torneio de 1987.
Durante o julgamento houve espaço para brincadeiras entre os ministros. Eles destacaram que não houve fatos novos desde a primeira decisão, tomada em abril este ano.
Entre os argumentos do Mais Querido, a defesa do time lembrou que a CBF unificou os títulos dos campeonatos nacionais realizados antes de 1971 para considerar seu vencedores também campeões brasileiros.
Não é a primeira vez que o Flamengo recorre ao STF. Em 2015 alegou ainda que em 2011 a própria CBF estendeu o título ao Flamengo. O relator, ministro Marco Aurélio Mello, flamenguista declarado, votou contra quando o julgamento começou, em agosto do ano passado.
RELEMBRE O CAMPEONATO DAQUELE ANO
Em maio de 1987, a CBF afirmou que não tinha recursos para organizar o campeonato e surgiu o Clube dos 13. O campeonato teria 16 times no módulo verde (primeira divisão) e 16 no amarelo (segunda divisão).
O módulo verde era formado por Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, Bahia, Grêmio, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Santa Cruz, Coritiba, Santos, Cruzeiro, São Paulo, Fluminense, Vasco e Goiás; por sua vez, o módulo amarelo era formado por Sport, Guarani, Bangu, Atlético Paranaense, Vitória, Criciúma, Portuguesa, Inter de Limeira, Treze, Rio Branco, Atlético Goianiense, Ceará, Náutico, Joinville, CSA e América.
O Flamengo venceu o Internacional na final e ficou com o título do módulo verde, equivalente a Série A; Sport e Guarani disputaram penalidades que não teve fim. Após 12 cobranças, a CBF, que voltou a ter posse do campeonato, decidiu que o título do módulo amarelo, equivalente a Série B, ficaria com os dois clubes.
Em tom de descontração, Arrascaeta falou de Filipe Luís como treinador do Flamengo O Flamengo…
Flamengo encara o Cruzeiro nesta quarta-feira (06), pela 32ª rodada do Brasileirão Após vitória por…
Marcelo acompanhou a vitória do Flamengo do estádio no último domingo (03) O Fluminense anunciou…
De La Cruz tem contrato válido com o Flamengo até junho de 2028 A imprensa…
De La Cruz desmentiu a informação sobre uma possível insatisfação no Flamengo Antes mesmo de…
Ataque do Flamengo voltou a funcionar após período de poucos gols Desde a coletiva de…
Ver comentários
Enquanto isso EBM dis não ter "problema nenhum" em ceder o ST pro Sport.
É uma briga que não vai terminar nunca. O que o Flamengo pode fazer é empilhar Taças de Campeão daqui pra frente, só isso.
Só passa vergonha,o título nunca será reconhecido por órgão nenhum a favor do flamengo.
O Sport tem o respaldo da justiça.
Mas todos no meio do futebol sabe quem foi o campeão dentro de campo.
Não sei pq continuam com essa bobagem, todo mundo sabe quem foi o verdadeiro campeão!!
Título se ganha em campo, não em tribunal. SRN
Ei Eduardo banana de Mello, empresta de novo o ct pro ixport. Seu banana.
Já Chega pô.
Sou rubro-negro fanático, sei que somos hexa e acabou. Porém somos hexa moralmente e isso não dá taça.
No papel, na súmula, o campeão é o Sport. Culpada é a diretoria da época de não botar aquela seleção p jogar contra aqueles lixos de Recife.
Seria uma varada de 15..
Fica feio cada vez que nos é negado, cada vez q perdemos no tribunal.. deixa isso quieto a não ser q novas provas apareçam.
Flamenguista declarado é porra nenhuma.....safado
Encheu o saco já. Ganhamos no campo, isso que interessa.
F0D4S3