Foi confirmado nesta terça-feira (05), pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal, o Sport como único campeão de 1987. Por decisão unânime, o recurso do Flamengo feito em outubro deste ano, foi negado.
Marco Aurélio Mello, torcedor do Flamengo e relator do caso foi o primeiro a votar contra o time de coração. O tipo de recurso apresentado pelo Flamengo se chama “embargos de declaração” e tinha como objetivo de declarar os dois vencedores do torneio de 1987.
Durante o julgamento houve espaço para brincadeiras entre os ministros. Eles destacaram que não houve fatos novos desde a primeira decisão, tomada em abril este ano.
Entre os argumentos do Mais Querido, a defesa do time lembrou que a CBF unificou os títulos dos campeonatos nacionais realizados antes de 1971 para considerar seu vencedores também campeões brasileiros.
Não é a primeira vez que o Flamengo recorre ao STF. Em 2015 alegou ainda que em 2011 a própria CBF estendeu o título ao Flamengo. O relator, ministro Marco Aurélio Mello, flamenguista declarado, votou contra quando o julgamento começou, em agosto do ano passado.
RELEMBRE O CAMPEONATO DAQUELE ANO
Em maio de 1987, a CBF afirmou que não tinha recursos para organizar o campeonato e surgiu o Clube dos 13. O campeonato teria 16 times no módulo verde (primeira divisão) e 16 no amarelo (segunda divisão).
O módulo verde era formado por Flamengo, Internacional, Atlético Mineiro, Bahia, Grêmio, Botafogo, Palmeiras, Corinthians, Santa Cruz, Coritiba, Santos, Cruzeiro, São Paulo, Fluminense, Vasco e Goiás; por sua vez, o módulo amarelo era formado por Sport, Guarani, Bangu, Atlético Paranaense, Vitória, Criciúma, Portuguesa, Inter de Limeira, Treze, Rio Branco, Atlético Goianiense, Ceará, Náutico, Joinville, CSA e América.
O Flamengo venceu o Internacional na final e ficou com o título do módulo verde, equivalente a Série A; Sport e Guarani disputaram penalidades que não teve fim. Após 12 cobranças, a CBF, que voltou a ter posse do campeonato, decidiu que o título do módulo amarelo, equivalente a Série B, ficaria com os dois clubes.
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Ver comentários
Enquanto isso EBM dis não ter "problema nenhum" em ceder o ST pro Sport.
É uma briga que não vai terminar nunca. O que o Flamengo pode fazer é empilhar Taças de Campeão daqui pra frente, só isso.
Só passa vergonha,o título nunca será reconhecido por órgão nenhum a favor do flamengo.
O Sport tem o respaldo da justiça.
Mas todos no meio do futebol sabe quem foi o campeão dentro de campo.
Não sei pq continuam com essa bobagem, todo mundo sabe quem foi o verdadeiro campeão!!
Título se ganha em campo, não em tribunal. SRN
Ei Eduardo banana de Mello, empresta de novo o ct pro ixport. Seu banana.
Já Chega pô.
Sou rubro-negro fanático, sei que somos hexa e acabou. Porém somos hexa moralmente e isso não dá taça.
No papel, na súmula, o campeão é o Sport. Culpada é a diretoria da época de não botar aquela seleção p jogar contra aqueles lixos de Recife.
Seria uma varada de 15..
Fica feio cada vez que nos é negado, cada vez q perdemos no tribunal.. deixa isso quieto a não ser q novas provas apareçam.
Flamenguista declarado é porra nenhuma.....safado
Encheu o saco já. Ganhamos no campo, isso que interessa.
F0D4S3