Uol: “Santos e Fla divergem, e risco jurídico ainda adia transferência de Zeca”

Compartilhe com os amigos

Santos e Flamengo tem posições divergentes sobre a situação de Zeca, e, aos poucos, a situação do lateral corre risco de virar novela. O clube paulista já não conta com o jogador dentro de campo, mas mostra confiança que será compensado financeiramente se houver acerto com outro clube. Já os cariocas dizem considerar Zeca um atleta livre, mas ainda estão analisando o risco do negócio e não assinaram contrato, mesmo tendo as bases salariais acertadas.

A confiança do Santos se baseia no fato de que a liminar que desvincula o lateral, embora conceda a liberação, em nenhum momento fala que nada seria devido como compensação. Isso porque os pedidos do lateral para ter o seu contrato rescindido por atrasos do alvinegro no pagamento de FGTS foram, em um primeiro momento, negados pela Justiça. Zeca se desvinculou com um Habeas Corpus, alegando que tem o direito de escolher onde morar e trabalhar – conseguiu a liminar, mas a decisão não aponta culpa do clube na rescisão, cenário que torna mais difícil a anulação da multa rescisória.

O Santos está recorrendo da liminar no Habeas Corpus; na ação trabalhista, Zeca recorre das decisões que negaram sua rescisão por atrasos em pagamentos. O cenário cria uma situação de total insegurança jurídica, com vários desfechos possíveis – para o alvinegro, a única possibilidade de não-pagamento de compensação é caso o recurso do jogador na Justiça do Trabalho seja aceito e ele consiga uma rescisão por culpa do clube, provando atrasos de pagamentos. Mesmo que a atual liminar que o liberou seja mantida, o próprio jogador ou o Flamengo teriam que arcar com a multa, que é de quase R$ 150 milhões.

Um lado diz que já há tratativas para um possível acordo. O outro nega qualquer negociação.

Pessoas próximas à diretoria santista garantem que, ciente da probabilidade de precisar compensar o Santos, o Flamengo já iniciou conversas para chegar a uma saída amigável. Fontes na cúpula do clube do Rio negam veementemente, e dizem que só irão conversar com o alvinegro caso Zeca sofra uma derrota definitiva na ação que move.

Ainda não há data para julgamento dos recursos, nem no Habeas Corpus, nem na ação trabalhista. Enquanto o Santos trabalha para receber algo por Zeca, o Flamengo está com a contratação sob análise no departamento jurídico.

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Sei lá, acho que o Santos deveria ter vergonha na cara e deixar o jogador trabalhar e jogar onde bem quiser. Se não cumpriu o compromisso mensal e previsto em contrato, não há o que reclamar.
    Já perdeu na justiça, não sei se vai para a última instância, mas chega a ser ridículo isto. Na minha opinião, se há quebra de cláusulas de contrato e inclusive de trabalho como FGTS deveria tornar-se nulo o contrato e a posse de direitos federativos.
    Flamengo não deve dar nenhuma compensação, esperar a justiça que parece caminhar para um veredicto final em Janeiro. Quem te viu, quem te vê, Flamengo sendo vitrine para o jogador querer jogar.

  • O Fla mudou de advogado? Porque ano passado se apressou em fazer acordo com Ronaldinho Gaucho, antes da sentença em primeira instância, e aceitou pagar uns 20 milhões. O caso de Ronaldinho era mais leve que o de Zeca, pois atraso de FGTS é bem mais grave que atraso de direito de imagem (este nem estaria coberto pela CLT e justiça do trabalho). Ou seja, na hora de pagar Ronaldinho usou a desculpa que o atleta iria ganhar a causa (mesmo que coubesse recorrer até a terceira instância). Já no caso de Zeca (mais grave e por jurisprudência quase garantido que o Santos vai perder), os advogados tem medo? Esse Flamengo atual é mesmo um banana, perde sempre dos 2 lados. Vão pagar ao Santos sem necessidade, como fizeram no caso Geuvânio. Atenção, os advogados do Flamengo estão lesando o clube!

    • Existe a insegurança com a reforma trabalhista para tomar decisão.
      É difícil dar garantias com tamanha mudança

      • Esse é um aspecto que não havia pensado, coisa recente. Ainda assim, acho que o risco é baixo de Zeca perder a causa, se o Santos descumpriu suas obrigações trabalhistas. O principio central da Justiça do Trabalho é o direito e liberdade de trabalhar, se a reforma obrigasse ele a permanecer no Santos sem receber seus direitos, então estariamos voltando “ao tempo da escravidão”. Mas obrigado por chamar atenção sobre a reforma, por uma questão de cautela, talvez há razão para o Fla buscar um acordo com o Santos. Vamos ver o desfecho disso ai.

  • To começando a achar que com essa demora o Flamengo vai perder o Zeca pra outro clube, e essas ações do Santos não vão dar em nada.
    Os bananas querem até fazer negocio com o Santos sendo que o mesmo não possui mais vinculo com o atleta.

    • Parece que os advogados do Fla estão mais preocupados em achar uma razão para receber gordas comissões de honarários. Vide caso Ronaldinho Gaucho, 2 pesos e 2 medidas.

  • A multa não é de 150 milhões de reais, mas sim de 50 milhões. A multa mais elevada seria apenas para transferência internacional.

    • 50 milhões de dólares.

      • 50 milhões de dólares em transferência internacional, nacional é 50 milhões de reais mesmo.

  • Tenho medo desse jurídico do Flamengo!
    A prepotência, a arrogância e a soberba imperam nesse setor.
    Lembram-se do caso André Santos? Quase fomos rebaixados por isso.
    E o Michel Assef Filho continua trabalhando pelo clube.

    • Não continua não

    • Até que enfim, pensei que ninguem mais ia perceber isso. Curioso foi eles terem medo de perder a causa de Ronaldinho Gaucho, uma divida supostamente de 3 milhões aceitaram pagar 20, não esperaram nem a sentença em primeira instância.

  • Complicado essa situação, realmente é um risco, o Flamengo não quer perder nenhum jogador por troca, só quer jogador de graça, assim como Santos não quer, segue o impasse, enquanto isso vamos de Vaz, Pará, Trauco, Caramujo, Romulo, Arão, Éverton e Guerrero, time lento e sem objetividade, que Deus nos ajude.

  • Acho que vocês não entenderam o problema.
    O Zeca está “livre” amparado por um habeas corpus pra jogar em qualquer clube , mas isso não tirou os direitos econômicos do Santos. Se o Zeca assinar com o Flamengo e perder na Justiça o Flamengo terá que pagar a multa rescisória. Ou então o Flamengo continua a esperar a decisão da justiça que pode ser daqui a 5 , 6 meses e aturar os cornetas dizendo que foi erro de planejamento ficar esperando a decisão da justiça pra contratar um lateral , que tinha que ter buscado outra opção e blá blá blá.

    • Não é verdade. O litígio é entre Zeca e Santos, o Flamengo não tem parte nenhuma nessa briga. Se fosse assim não teriam contratado Arão com medo de pagar multa depois ao Botafogo. Se Zeca vier a perder a causa (praticamente impossivel), o Santos poderia cobrar multa do jogador, mas jamais do Flamengo (não há nenhum contrato de compra entre Fla e Santos). Parece que tão tentando pagar por um risco que não é do Fla. Outro detalhe, disseram aqui que a CBF já deu baixa no BID de Zeca, logo eles já não são donos dos direitos, o jogador está livre.

  • O Zeca está livre pra firmar contrato com qualquer clube de graça,o Santos não irá receber 1 centavo do Flamengo,muito menos algum jogador

    • O atleta está livre, mas os direitos econômicos ainda está com o clube.

      • Isso que vc diz não faz sentido algum. Está livre ou não? Se está livre pode assinar com outro clube.

        • Acho que o texto em si não deixa ambiguidade com relação a isso. O Habeas corpus já se refere ao fato do jogador estar livre de suas atividades trabalhistas, porém, em nada tira o vínculo econômico que ele tem com o clube.
          Ou seja, apesar dele não jogar pelo Santos, o Santos tem total posse de seu valor.

          • Isso que voce fala é contraditório as leis trabalhistas. Se tem direitos economicos ou federativos presos a um clube, na pratica o jogador não estaria livre para trabalhar para mais ninguém. A justiça do trabalho está acima do contrato do jogador, o Habeas Corpus é para garantir o direito do atleta de trabalhar.

  • Muita especulação pra pouco acerto.

    Vamos ter calma. Infelizmente não temos rios de dinheiro pra gastar.

    Critico em relação a cobrança e aos salários altos pagos a jogadores medianos, mas em questão de contratação os acertos são maiores que os erros nessa gestão.

  • O Flamengo está correndo todo esse risco pelo Messi né?! Não?! É o Cristiano Ronaldo então?! Também não?! É pelo Zeca? Tudo isso pelo Zeca? Não pode uma coisa dessa. O Flamengo já tinha que ter partido pra outro jogador a muito tempo. Fica esse imbroglio de contrata ou não contrata , o tempo passando e nada , esperando algo que vai se arrastar na justiça.

    • E o dinheiro para contatar um lateral de bom nível como este se mostrou no Santos? Mais do mesmo não adianta… não precisamos e nem queremos mais Parás, Traucos, Rodneis, Renês da vida. O Flamengo não está correndo nenhum risco, pelo contrário, está se precavendo, por isso não assinou contrato com o atleta. Apenas aguarda se terá o jogador por decisão da justiça ou se irá negociar com o Santos, o que envolveria outros atletas, algo muito longe da multa milionária do contrato vigente. Acredito que seja uma boa investida e vale a espera por um lateral jovem e promissor que pode render lucros futuros. A novela e indefinições está muito mais por conta da imprensa e suas especulações. O Flamengo já tem muito certo como agir. SRN

    • Cite um lateral de bom nível pra contratar.

  • Santos é aquele pobre orgulhoso, não quer liberar o jogador facilmente, mesmo sabendo que as chances de perder ele de graça são gigantes.
    Vou torcer pra que a Internazionale não libere Gabigol pra eles, vão ficar desesperados e aceitar qualquer coisa, capaz de quererem até o Gabriel e Vaz.

    • Santos não tem dinheiro, está até certo em lutar para se defender, embora a probabilidade maior é de perder. Já o Flamengo tá tão rico, que mesmo tendo grandes chances de ganhar ou protelar a causa de Ronaldinho Gaucho, eles vão e se apressam em pagar, antes mesmo de sair a sentença. Essa fama de bom pagador está servindo para os advogados passarem a perna no Fla.

      • Mas você entende o porquê muitas vezes adiantamos o pagamento né? A dívida costuma ser reduzida em 50%.
        Tem problemas judiciais que você já sabe que irá perder, como no caso Ronaldinho gaúcho, então o melhor é se antecipar e tentar um acordo em que você tenha menos prejuízo possível

        • Concordo que há causas que é quase certo a derrota. Atraso em FGTS ou qualquer outra obrigação trabalhista é deste tipo. No caso Ronaldinho, o que foi divulgado na época é que toda parte trabalhista (CLT) estava 100% em dia, havia apenas atraso de 3 meses nos direitos de imagem. Salvo engano, contrato de imagem é separado e nem sequer seria discutido na justiça do trabalho, isso é assunto da vara Civil. Obviamente o jogador entrou na justiça do trabalho alegando mil mentiras e pedindo mil coisas que nem tinha direito, mas o Juridico do Fla se rendeu antes mesmo da sentença em primeira instância. O clube deveria se defender, solicitando a extinção do processo trabalhista para resolver na vara civil. Mas na pior hipótese de não ganhar, ainda daria para protelar isso por 10-15 anos recorrendo a todas as instâncias possíveis. Quanto mais demorasse, mas chance o jogador ficar com pressa e aceitar um acordo melhor pro clube. Nesse caso ai, quanto mais rápido tentar resolver sai mais caro. Por isso os 3 meses de atraso que daria uma divida de apenas 3 milhoes, acabaram saindo por 20. Perguntei tudo isso a um procurador federal do trabalho, foi essa sua explicação. Na opinião dele, o Fla foi vitima de um golpe juridico, e a advogada Gislaine e o advogado do Fla dividiram os honorários do acordo, isso acontece frequentemente na Justiça do Trabalho.

  • O flamengo ia ter que pagar 50 milhões de reas não 50 milhões de euros.

  • Corrigindo Rodrigo Caetano é um bosta.

  • Esse Rodrigo Caetano é gosta. Precisamos montar logo o time a pré temporada,já vai começar.

  • Renê ou trauco alguém tem que sair

    • Melhor ele jogar na direita e mandar o Pará embora. Fica Trauco na esquerda e Zeca na direita.

      • Trauco não marca, todo mundo sabe ,até os adversários!

        • Mas é o único lateral que sabe jogar, os outros 3 são caneludos

          • Lateral que não marca não é lateral, simples assim! Os outros são horríveis
            A posição dele é meio campo atualmente

    • Trauco pode ser usado no meio campo, foi destaque assim

    • Trauco tem valor de mercado René foi 4 mi jogados no lixo

    • Precisam sair é os dois,pois são fracos,e não tem nível para jogar no Flamengo!

  • Cara vai vir de graça tem que dá nada para o Santos

  • Lateral hj é raridade, o Zeca é novo tem potencial, negocia logo uma troca com o Santos. Temos jogadores com valor de mercado: Everton, Mancuello, Arão. Oferece um desses na troca e resolve isso.

    • Sem sentido, Santos perdeu os dois últimos processos pra reverter a liberação do jogador, no máximo deveriam liberar Gabriel, Vaz, Muralha…

    • também concordo pra que segurar Mancuello, Éverton?

    • Acho que poderíamos dar o Rômulo

  • Manda Márcio Araujo,Vaz, Rômulo, mancuello, Gabriel,muralha, arão, Pará, Matheus Sávio,o vice de futebol tbm o Mozer tbm… E pergunta se quer mais. .

  • Novela já é a meu ver. O Santos quer receber uma grana, é só isso que está pegando e dificilmente algum clube pagará 50 milhões né. O CRF está certo em aguardar e manter a situação monitorada. O Atleta pode alegar, que precisa trabalhar e conseguir uma “liberação” provisória, mas seria muito arriscado e lá na ferente a “bomba” iria estourar para o lado do Flamengo. É um bom nome, mas como sempre tudo que é bom para o Fla tem que ser sofrido até o fim.

  • A grande maioria de jogadores de futebol, são medianos! E ainda provocam disputas jurídicas, e valores e salários altíssimos!
    Depois que são contratados, o futebol some!
    Chega de ilusões!!!!

  • Mais uma cagada do Sr RC, vai ficar esperando o Zeca até sair na primeira fase da Libertadores, assim como fez com o goleiro, contratou tarde demais consequentemente perdeu a CB por falta de um goleiro bom.

  • Eitaaaa mais indefinições, pode fazer uma miniserie pq meu mengão agora é so novela!

  • Negocia logo antes que vem outro time e pegue . Precisamos de lateral , manda o Arão pra lá , ou Mancuello ou Rômulo . Zeca e muito bom jogador , uma boa temporada no Flamengo e já sai por 40 milhões para mais .

    • Bandaid de Mello liberar Arao? Duvido.

    • Concordo,o problema é convencer o Banana de Melo sobre isso!

  • Empresta logo Rômulo e mancu para ganhar mais bagagem se melhorar igual o Jonas trás d volta , se n , dx lá msm

    • Problema é um clube pagar o salário que o Flamengo paga a esses jogadores.

      • Mas eles querem jogadores emprestados .. então eles teem dinheiro para pagar o salario

Comentários não são permitidos.