Bons Ventos! Seria o gigante acordando?

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!!!

Enfim, boas notícias! Após algum tempo roendo as unhas e aguardando novidades no Mengão, de segunda-feira pra cá tivemos uma enxurrada delas. E, ao que tudo indica, os ventos estão soprando a nosso favor!

Posso começar destacando a saída de Reinaldo Rueda. Graças a Deus a novela teve um fim! Seja pela permanência ou pelo desligamento e após um atraso de, pelo menos, 20 dias no planejamento da temporada 2018, o colombiano desligou-se do Flamengo.

De certa maneira isso foi benéfico, afinal, após toda a especulação da imprensa chilena, muito correta, cravando o acerto do profe com sua seleção, o clima para a continuidade de Rueda ficaria muito pesado, o que poderia comprometer o rendimento do time na temporada que se inicia.

Tomada a decisão, a diretoria logo anunciou o nome de Carpegiani para comandar a equipe, acalmando parte da torcida. O que pega é o seguinte: Carpa estava acertado com o Flamengo para ser uma espécie de manager do clube, onde ajudaria na tomada de decisões relacionadas ao futebol.

Em consenso (mas nem tanto) com a cúpula rubro-negra, o gaúcho de Erechim-RS, aos 68 anos, retorna ao Mais Querido para comandar o time profissional de futebol pela terceira vez na carreira de treinador.

Mas, como disse o próprio Carpegiani, tudo pode acontecer. Dependendo dos entendimentos futuros entre ele e a direção do clube, sua permanência no cargo pode ter continuidade ou ele ainda ajudaria na escolha de um substituto para técnico da equipe para que fosse remanejado ao cargo de manager.

Além disso, ainda podemos ressaltar mais coisas importantes, como a saída dos contestados. Márcio Araújo rumou para a Chape, Gabriel para o Sport, Muralha e Vaz já têm suas saídas cravadas por seus representantes (embora o Flamengo não queira comprometer-se com a informação) e Mancuello, mesmo não sendo um renegado, foi vendido ao Cruzeiro, abrindo ainda mais espaço na folha salarial.

Ainda há de serem enfatizadas as chegadas do treinador de goleiros Rogério Maia, de 44 anos, após a dispensa do contestadíssimo Victor Hugo e do novo integrante da comissão técnica permanente, Mauricio Barbieri, de apenas 36 anos, mesmo com a permanência de Jayme de Almeida na mesma comissão. Some-se a isso a chegada de Rodrigo Carpegiani, como auxiliar técnico do pai à frente do time principal.

Somemos a isso o uso da base (influenciada diretamente por Carpegiani, podem ter essa certeza!) e temos realmente um vento de popa soprando forte e constante para que tudo caminhe bem e iniciemos realmente fortes nesta temporada que se inicia na próxima quarta-feira, contra o Volta Redonda, no Raulino de Oliveira, pelo Campeonato Carioca.

O melhor disso tudo? A garotada! Sim, eles formarão o time titular na estreia do Mais Querido no Cariocão 2018. Isso é fenomenal! Fantástico! É tudo o que nós, flamenguistas, queríamos. Está certo, vamos combinar que isso se deve ao fato do campeonato iniciar-se mais cedo devido a ser ano de copa do mundo, mas como eu gostarei de ver os garotos do ninho em campo!

De um jeito ou de outro os moleques terão oportunidade de mostrarem seu futebol à vera. Temos ainda um plus: será que a diretoria acordou para o fato de que não precisamos comprar ou emprestar jogadores medianos para “compormos elenco”?

A base existe, também, para isso. Além de revelar jogadores com potencial de venda e com qualidade técnica para serem titulares, há também aqueles destinados a ocuparem gradativamente seu espaço, buscando mais oportunidades ao longo do tempo, convivendo com medalhões, jogadores mais consagrados e experientes para que, no futuro, possam envergar as camisas titulares do maior clube de futebol do Brasil.

Como eu disse no título desta coluna, bons ventos! Ares de renovação em mentalidade estão povoando a Gávea e, consequentemente, o Ninho do Urubu! Para que isso ocorresse, houve necessidade de um “jovem” quase septuagenário vir integrar nossas fileiras. Como diria meu avô: “Antes tarde do que nunca”! Agora é bola pra frente! Vamos com tudo nesse ano que se inicia!

Em relação a contratações? Não tenho como opinar, ainda não anunciamos ninguém e isso é assunto para colunas futuras. Mas digo-lhes uma coisa: estou felicíssimo! Sabem o por quê? As dispensas dos renegados e, principalmente, o uso da base! Isso nos mostra que, talvez, a diretoria do Flamengo esteja amadurecendo em gestão esportiva e pensando com mais carinho no futuro da equipe. Se isso se confirmar, o céu é o limite! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo Simplesmente é!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!
Siga-me no Twitter! O microblog é perfeito para a troca de ideias.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Muito cedo para fazer uma avaliação mas estou achando que a diretoria esta agindo de forma profissional e tentando se virar com o que tem para reforçar o elenco sem fugir do orçamento posso até quebrar a cara mas estou botando fé que o Capegiani não vai fazer feio a frente do time e que esse Marlos vai render alguma coisa do ponto de vista técnico.

  • Po, vc escreveu uma coluna há poucos dias dizendo q não havia planejamento e agora diz que está felicíssimo?

    No outro texto te critiquei e agora vc escreveu sem citar a sua opinião anterior. Quando for mudar de opinião, o que é salutar, ao menos diga que “melhor refletindo” ou algo do tipo. Deu pra ver q vc leu os comentários da publicação antiga e refletiu melhor.

    E com relação a esse texto , acho q sua análise foi bem mais ponderada. Até mesmo pq muitas coisas citadas nele tinham acontecido antes da publicação do texto anterior.

    SRN

  • Maior do Mundo Avante

  • Ótimas noticias, temos muito a comemorar com a saida do quarteto fantástico e o VH (com todo respeito ao profissional, não dava mais).

    Agora a chegada de Carpe, para depois virar manager e trazer outro técnico. E o aumento de auxiliares, com a chegada desse Barbieri e o filho do profe, sem a saida de Jaime, Mozer e RC… Vamos ter novo preparador físico, já que Rueda levou o dele?

    É muita gente, muito cacique para pouco indio! Importante dividir as responsabilidades e deixar todo o grupo muito bem informado das mudanças. Para evitar um “pisando no pé do outro”

    • Ao menos aquele preparador do Rueda era muito bom, pegava pesado

      • Com certeza! E essa função é de suma importância! Esse é o auxiliar que vale investimento!

  • Bom texto e bons assuntos… mandou bem.

  • Boa… saídas de perebas e oportunidades para base em vez de contratar jogador mediano.?

  • Nao vejo tanto motivo para alegria,pois trouxemos esse treinador fraquinho do Carpegiani,nao contratamos ninguem ainda,e a saida dos perebas nao é mais do que uma obrigaçao dessa diretoria incompetente.mas compreendo a visao do autor!

  • Único erro , foi emprestar crias como Cafú, Thiago Santos, Trindade, entre outros , esses sim mereciam a chance de jogar o carioca e não outros sub 20 , acho contraditório essas atitudes e falta de respeito com os que foram emprestados , acho um absurdo recrutar garotos que estão jogando a copinha , isso sim é falta de organização.

  • Não vejo futuro para o Flamengo enquanto lá estiver:Muralha,Pará,R.Vaz, Trauco, Renê e W.Arão.
    É preferível deixar essa galera encostada,treinando separada,do que eles ficarem no banco é o Flamengo correndo risco de eles terem que numa emergência entrar em campo.
    Sobe os jogadores da base que tem potencial, é mais negócio para o clube.

  • Sempre bom olhar o copo meio cheio. Mas o que me deixa confiante pra temporada (fora a lista de dispensa é claro) é os pés no chão da diretoria e comissão técnica, sem criar aquelas enormes expectativas por parte da torcida e imprensa. Lembram como estávamos em janeiro de 2017?

  • Não vejo motivo para tanta alegria ainda.

    • É verdade, mas a saida dos mitos deu um fio de esperança, e uma tonelada de alegria! Kkkkk

  • Thiago, a alegria será completa com a saída concreta de Alex Muralha, Rafael Vaz, Trauco, Pará, Willian Arão, Rômulo e Geuvânio, e a contrataação de jogadores que acrescentem qualidade e profissionalismo ao Mais Querido do Brasil.

    • Tiro dessa lista o Geovanio pq assim como Everton Ribeiro tem expectativa de melhorar, até pq o cara ficou um bom tempo parado por contusão

  • Tbm gostei do texto. Muito do que está escrito já havia dito aqui. Comprar jogador mediano pra compor elenco é muito melhor usar a base amadurecendo sem pressão e sem pressa. Integrar a forma de jogo dos profissionais e da Base é o canal pra se montar um time forte gastando cada vez menos. Agora temos que apoiar com o pacote da Sky no time do coração, sócio torcedor, tomando carabao, comprando produtos licenciados, enfim. Uma vez Flamengo sempre Flamengo. SRN

  • Gostei do texto penso igual,a única coisa que nao concordo foi que a saida do rueda atrapalhou o flamengo,pois ja deixado bem claro que o flamengo está com uma visão diferente de planejamento que nao depende de tecnico nenhum,o clube esta tentando implantar um modelo de jogo estilo ao que o barcelona tem jogando deis da base da mesma forma e montando a equipe baseada em decisões em conjunto,isso eh tão vdd que o Moreno que estava sendo sondado quando o tecnico era o rueda continua com o nome na lista de contratações da gavea e pode ate ser o primeiro reforço do ano.
    Os meninos vão dar uma boa resposta,ano passado o fluminense revelou varios jogadores que foram bem e vieram da base pq o fla nao pode.

  • Papo para enganar a torcida.
    Como é ano eleitoral esse Banana de Melo está criando atitudes populistas para enganar conselheiros e torcida para ganhar votos com isso, no fundo ele deve esta se rasgando por ter que deixar os perebas protegidos dele irem embora. Tanto é que renovou com Ederson (canela de vidro) e está esperando para renovar com o pivozeiro e tomador de “CHÁ DE COCA” Guerreiro.
    Chega de incompetencia #foraebm, precisamos da Chapa Azul como foi criada.

    • Sei não em, me parece que se alguém está fazendo política aqui é você….

      • Eu não é uma opinião, se pudesse atuar na política seria para que ele saísse mesmo. Cansado desse boca mole, sem atitude!

    • Sou a favor da alternância de poder, Bandeira já fez o papel dele, está na hora de outro assumir, mas nessa estou com o colunista, acredito que a gestão dele está amadurecendo para o futebol.

      • Espera sentado. Uma vez incompetente, sempre incompetente!

        • Falei “amadurecendo”, não “maduro” e vc tb deve saber que não só tem ele, existe toda uma equipe e agora tem um novo vice presidente de futebol.

          • Vice de futebol nem aparece, o cara e auditor da receita, foi posto lá de Rainha da Inglaterra. Rodrigo Caetano é o maior vampiro, ou você acha que ele não leva nada? Mozer, Quem? Faz oque? Fred Luz? é piada! Carpegiani? Qual o trabalho ele razoavel em time de ponta nos ultimos anos.
            Realmente, estamos muitoooo bem servidos.
            Desculpa amigo, é mais um ano no lixo.

      • Ano passado quando decidiram manter Ze Ricardo falei: ihhh ferrou o ano. Esse ano não vai ser diferente, me cobra em Dezembro.
        Bandeira é um merda no futebol!

    • Penso da mesma forma. falou e disse!

  • So do fraco Rueda ter saido ja melhora o astral

  • Usar a base eh muit maneiro. Eh muito importante. Até perder alguns jogos. O mesmo clamor que exige a base eh o que corta a cabeça sem piedade loo em seguida.

    • Nossa torcida é especialista em queimar jogadores da base.

    • Verdade

  • Quero mesmo é q Jonas tenha oportunidade,Ronaldo, klebinho, thuller,Léo Duarte…o resto nós já sabemos mais ou menos o q podem render…Meu sonho era o Carpeggiani implementar um 4/1/4/1ou até mesmo a moda Zagallo 4/3/1/2 com Diego sendo esse 1 FLUTUANDO livre leve e solto…longe dos cabeças de área e perto dos atacantes…

    • Eu prefiro Flamengo no 442, com o Diego atuando a frente da segunda linha de 4 e o Paquetá no lugar do Arão.

    • Com Zé Ricardo, Diego jogava melhor porque ficava mais próximo do centroavante, já com Rueda ele ficava mais recuado e longe do gol enquanto que Arão avançava em direção ao gol.

    • Mais tem que ter paciência com os garotos não basta colocar pra Jogar e no primeiro erro do garoto queimar ele

      • TORCIDA TEM QUE TER PACIÊNCIA COM A GAROTADA POR FAVOR TEMOS UM PLANTEL EXCELENTE NA BASE CASO DO CESAR QUE ARREBENTOU NO MOMENTO MAIS CRITICO QUE VIVEMOS ENTÃO NAÇÃO VAMOS TER PACIÊNCIA

      • Esse aí é o grande problema..o Flamengo jogou fora uma safra q com certeza seria o segundo maior esquadrão do futebol brasileiro por conta de torcedores burros e dirigentes incompetentes…poderíamos ter no mesmo time… Djalminha,Marcelinho Carioca,Paulo Nunes, Nélio,Marquinhos,junior baiano,pia,uidemar,e com a volta do maestro Júnior em 92 quem seguraria essa máquina?

Comentários não são permitidos.