Craque, o Flamengo faz em casa!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Que surpresa agradável, galera! Mesmo não acreditando numa vitória (cravei um empate) no jogo de estréia de ontem, a meninada contrariou as minhas expectativas e mostrou que está disposta a ocupar seu lugar no time principal. Os moleques, alguns, pelo menos, estão pedindo passagem. Ontem, diante do Volta Redonda, os “Garotos do Ninho” deram um show de bola e conquistaram os primeiros três pontos do Mengão na competição.

Mas não nos empolguemos tanto. Muita coisa há de ser melhorada! Nos aspectos técnico, físico e tático. Essa rodagem é fundamental para o desenvolvimento dos jovens atletas e devemos ter paciência. Sim, essa é a palavra-chave e uma virtude esquecida pela nossa torcida que acha que os jogadores nasceram prontos e não lhe dão tempo de amadurecimento, fazendo pressão ao primeiro equívoco cometido pelo atleta.

Muitos já foram “queimados” (detesto essa palavra) dessa forma e, se a “magnética” não aprender com os erros do passado, continuaremos a solapar jovens promessas com a mesma rapidez em que eles são lançados. Por isso serei peremptório: calma, Nação! Paciência com nossa base!

Uma coisa é certa: em muitos momentos do jogo de ontem parecia que jogávamos com nossa equipe principal e não aquela que nos acostumamos a ver nos últimos anos: sem brilho, sem vontade, morosa, com transição deficitária, burocrática, obtusa no ataque, o famoso “arame liso”. Não galera! Aleluia! Os moleques mostraram para o “time principal” o que realmente é Flamengo!

Raça, disposição, luta, entrega, marcação alta, toque de bola envolvente, muita correria, vigor físico e, fundamentalmente, protagonismo. Sim, ontem mandamos no jogo! Essa atitude e essa vontade de ganhar sempre é o que esperamos quando qualquer equipe do Flamengo entra em campo, seja qual for a categoria!

Dito isso, acho que o Flamengo “blue” ainda tem salvação, isso se a garotada conseguir contagiar o time principal. Se assim ocorrer, o Flamengo tem tudo para voltar a pleitear seu protagonismo a nível nacional. Noite passada jogamos, verdadeiramente, como o temido Clube de Regatas do Flamengo, mesmo que o adversário não fosse tão temido assim.

Ontem pudemos presenciar uma das coisas que faltam ao time atual: chutes de fora da área. Isso nos tem incomodado há bastante tempo. Diria que é um dos “calcanhares de aquiles” da equipe principal. Nossos atletas não costumam arriscar, não chutam de média distância, e isso faz com que percamos muitas oportunidades de surpreendermos os adversários. Então aprendam como se faz! A turminha pode dar algumas aulas particulares, tanto em quantidade como em qualidade nos chutes.

A equipe de ontem, com média de idade pouco superior a 19 anos, foi comandada por Carpegiani que antes do jogo afirmou, categoricamente, em entrevista à beira do gramado, que a molecada estava voando. Falou ainda que esperava um excelente jogo por parte dos meninos, pois estava muito satisfeito com o rendimento da garotada nos treinos realizados no Ninho do Urubu. Não deu outra, a previsão do “Carpa” foi confirmada com louvor!

A garotada “meteu uma correria” no Volta Redonda, deixando a equipe da cidade do aço atordoada durante toda a partida. Só não abrimos o placar mais cedo devido à pressa, má escolha de algumas jogadas, por pecarmos no último passe e, principalmente, pelo egoísmo de alguns atletas em servir o companheiro melhor colocado, o que é perfeitamente normal, afinal os atletas estão em fase de amadurecimento e, precipuamente, passam pela transição entre categorias. Além disso, só não levamos gols devido à qualidade do jovem goleiro Gabriel Batista e péssimo poder de finalização dos jogadores adversários.

Tenho a certeza de que Paulo Cesar Carpegiani também observou todos os pontos negativos da equipe e muito mais coisas que só se percebem na convivência e no trato diário com os atletas. Os primeiros passos estão sendo dados, mesmo que a fórceps, devido a um calendário inchado por estarmos em ano de copa do mundo. O Flamengo segue firme com a sua base cada vez mais forte e propensa a ceder jogadores de real potencial ao time principal.

Como venho pregando em colunas pregressas, jogadores para compor elenco não têm a mínima necessidade de serem contratados. Com essa finalidade podemos usar, com sabedoria, a base. As vantagens são enormes: disposição física, entrega, raça, salários muito abaixo do mercado e, principal e fundamentalmente: identificação e respeito com a camisa.

Os moleques da base envergam o Manto Sagrado como ele deve ser vestido, com a vantagem de o fazerem desde sempre. A pressão por resultados faz parte do DNA da turminha, diferentemente do que temos observado quando contratamos jogadores medianos (salvo em raras exceções) que “tremem na base” diante do peso do Manto e da dificuldade de adaptação no clube “Mais Querido do Brasil”.

Então é isso! Nossas promessas estão sendo muito bem trabalhadas e acredito piamente que o estadual serve exatamente para esse fim: como laboratório. O Flamengo deveria (sempre) encarar essa competição para testarmos variações táticas de jogo e colocarmos a molecada para jogar “à vera”, aproveitando ainda para acertar o time para competições realmente importantes.

Espero que esse seja o início do real aproveitamento das jovens promessas rubro-negras para que possamos voltar a protagonizar no quesito revelação de atletas. Essa é a minha esperança, e tenho a certeza absoluta que também é a esperança da maioria esmagadora na Nação. Aguardemos. E oremos. Que Zico nos abençoe! Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!
Saudações rubro-negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Gostou? Não gostou? Concorda, discorda? Ótimo!
O Debate sempre será salutar!
Deixe seus comentários e interaja conosco!
Pontos de vista divergentes são essenciais à evolução do homem.
Mas lembre-se: Somos todos Flamengo!
A intolerância e a falta de argumentos são os combustíveis para o fracasso!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Tirou onda, escreveu o que a maioria dos rubro negros pensam.

  • Gosto bastante dos textos do Fábio, pela forma como são escritos, e esse então reflete quase tudo que penso (ou pensamos) em relação ao nosso amado Flamengo. Sonhar é preciso e essa garotada nos contagiou. Que o time principal perceba isso e se deixe levar pelo jeito Flamengo de ser.
    SRN

    • Boa Rafa!
      Continue nos acompanhando e obrigado por participar!
      Vai pra cima deles, Mengo!!!
      SRN!

  • Gostaria que os medalhões continuassem de fora e que os garotos da base continuassem jogando.

  • O prata da casa que mais vai fazer sucesso na europa vai ser o ” Matheus Sávio ” que a torcida fez questão que ele saísse, daqui a dois anos ele vai está em um clube grande da europa,

    • Partilho da mesma opinião …
      É um bom jogador que foi mal aproveitado .

    • É que renda muitos milhões pro mais querido …O fla tem uma base Boa , só tem que ter calma

    • Ele foi emprestado não vendido

  • Tudo que foi iniciado ontem vai de água abaixo.

    …..
    Ou seja, este time de ontem jamais voltará a jogar junto. E os estrategistas gênios dirão: -“partidas como estas servem para se observar jogadores”. A tá, observar. Sentar e ficar olhando os caras jogar.

  • Muito bom o jogo. As pratas do ninho me deram um orgulho esperado ontem. Acompanhando a base em todos os campeonatos podemos ver que em todas as competições juniores os nossos mlks entram com favoritos ou como protagonistas.

    Mas também sabemos que ontem foi um jogo a parte, excelente por sinal, que não significa que todos ali são craques e que vão vingar. Porém, com toda certeza nossa base está bem servida, as crias demonstraram muito amor e raça pelo Mengão, sabem o que é o Flamengo, sabem do peso e gostam disso. Espero que o jogo de ontem, que nos fez lembrar o que é o Flamengo, sirva como um marco na história do nosso clube

    Não espero que todos subam e virem craques. Mas espero, no mínimo, que sirva para nos fazer lembrar de que enquanto nós damos muita moral para as contratações milionárias (que não acrescentam muita coisa ao nosso clube, geralmente só expectativas e status), existem jovens com talento, com muito a mostrar ainda, na nossa base trabalhando muito por apenas uma chance de mostrar o seu potencial.

    Eu não sei vocês, mas o futebol apresentado pelas crias ontem foi, no mínimo, muito mais legal de ver do que o do elenco principal, claro que ainda falta muita coisa pra melhorar, mas essa base ontem nos deu muita esperança num futuro melhor!

  • Texto perfeito, é por textos assim que ainda frequento essa página, que dentre outras coisas que foram mudando com o tempo, tem a participação direta de Kleber Leite, notícias esdrúxulas, enfim…

    É de ficar otimista sim o desempenho dos meninos. Enquanto muita gente achava que O Flamengo perderia, empataria, ou não jogaria bem, devido ao enredo do jogo… As crias da Base foram lá e mostraram EXATAMENTE o que é SER FLAMENGO!

    Palmas para o planejamento sobre a base, ao treinador da Base, e a Paulo César Carpegiani. Esse sim sabe do jeito do jogo, da malandragem do futebol, ao mesmo tempo é inteligentissímo, experiente e irá nos conduzir as vitórias, e vitórias convicentes esse ano.

    Eduardo Bandeira de Mello e todos por trás dele, que fazem parte dessa SALVAÇÃO Rubro Negra, em forma de Diretoria, merecem fechar o mandato de 6 anos, de batalha, de renúncias, de críticas, de uma maneira louvável.

    HOJE NÓS SOMOS EXEMPLO DE GESTÃO E NINGUÉM PODE CONTESTAR ISSO!

    Saudações Rubro Negras!

    • Concordo com a maioria, porém vale ressaltar que esse site é de notícias relacionadas ao Flamengo.
      Gostemos ou não delas (e olha que também não gosto de algumas), acho válido o fato de tê-las todas publicadas no site, como uma compilação, para que a galera não fique indo a vários portais e as tenha todas por aqui.
      Como um site, aliás como o site mais democrático em matéria de Flamengo, não poderíamos deixar de noticiar sobre tudo, quer concordemos ou não com a opinião ou argumentos apresentados.
      Muito obrigado pelo feedback, isso com certeza será analisado.
      Grande abraço e continue nos acompanhando.
      SRN!

      • Entendo esse aspecto de um site de compilações de notícias, e por essa ótica, faz sentido algumas notícias que surgem aqui.

        Mas de qualquer maneira, parabéns a vocês e ao trabalho que fazem, uma das minhas primeiras fontes é sempre a Coluna do Flamengo.

        Mengão sempre em primeiro lugar!
        Abraços!

  • Concordo plenamente com vc, só não gostei de 2 ou 3 palavras difíceis de entender (vocabulario) desnecessárias. Kkk
    E também temos que avaliar que os adversários são muito fracos no Rio de Janeiro, não é parâmetro se comparar ao forte campeonato Paulista que os times do interior são bons e fazem bonito.

    • João, desculpe pelas palavras, mas é natural em meu linguajar.
      Elas simplesmente saem rsrsrs
      Obrigado por nos acompanhar.
      SRN!

  • Eu nem dou atenção, bloqueio logo

  • A molecada tem que seguir até o jogo contra o Vasco. Tem que da essa moral pra eles. Independente do resultado temos que apoiar!

  • Parabéns ao carpegiane pela molecada ter dado show no volta redonda sabemos que os moleques tem muito a aprender e desenvolver mais ISSO QUE FAZ A NOSSA BASE FORTE … TOMARA QUE OS MULECADA DEEM SEU MELHOR A CADA TEMPORADA SEM PRESSÃO MAUS SIM COM MUITA RAÇA.. PARABENIZO A MULECADA PELO LINDO JOGO CONTRA O VOLTA REDONDA… ISSO AQUI E FLAMENGO MELHOR TIME DO MUNDO.. SALVE TORCIDA ESTAMOS JUNTOS..

  • Gostei do jogo, acho que o Jean Lucas faria uma bela dupla com Arão no time titular

    • Putz grila!!! O Arão acaba com o futebol do moleque em uma semana! Os volantes do flamengo devem ser o Cuellar, Ronaldo e Jean Lucas.

      • Fato.

  • Carpegianni ontem parecia mais um garoto, motivado, motivador e sem o “ar professoral blase” que ja estavamos nos acostumando desde os tempos do careca incompetente que hoje corroi o Cruzeiro… Finalmente parece que “Habemos Tecnico”!

  • Aí o técnico mescla o elenco, põe os garotos com alguns renomados do elenco, estes jogam com preguiça, o time perde e ainda os garotos que podem sair queimados.
    Se for para ficar com jogador mediano, prefiro a base. Sempre disse isso. Não estou sonhando que revelamos craques, mas eles sabem vestir o Manto Sagrado. Márcio Araújo, não.

    • Tambem pensei nisso ao ver a noticia do retorno de alguns figuroes ao time mas acho dificil o velho e pouco tolerante Carpegianni aceitar isso de bom grado… Pelo contrario, a intolerancia com os chinelinhos e deslumbrados pelas redes sociais tem sido sua marca registrada nos ultimos anos.

  • Não coloquem peso nas costas dos moleques, os maiores responsáveis por queimar são vocês que ficam se iludindo com a garotada, aí quando não correspondem o que VOCÊS imaginavam, eles passam a ser lixo.

  • Não me iludo com campeonato carioca mais, engana muito, é melhor esperar

  • Não estou querendo aqui dar uma de dizer que agora vai ser tudo perfeito, mais ver essa molecada da base jogar ontem da forma que eles jogaram, principalmente pela vontade e raça, me fez ver novamente o sentido do que é “isso aqui é Flamengo”! Salvo aquela arrancada do Vizeu contra o Junior não vi uma vez em todos os jogos do Flamengo um contrataque tão fatal igual ao de ontem, e olha que tiveram mais oportunidades… Sei que é cedo pra colocar a responsabilidade nos garotos, mais o primeiro jogo do Mengão no ano nos deu orgulho graças a eles.

    • Botar esses garotos pra jogar carioca e primeira liga, imagina que preparação seria essa?

      • Concordo

  • Fazendo uma simples constatação e até uma maldosa comparação.
    Gabriel é melhor que o Muralha e que o Thiago.
    Klebinho é melhor que Pará.
    Thuler e Patrick são superiores ao Vaz, e quem sabe até melhores que o Léo Duarte.
    Ramon é mais marcador que o Trauco.
    Ronaldo é superior ao Rômulo, quem sabe consiga superar até o Wilian Arão.
    Jean Lucas é muuuuito melhor que o Arão.
    Lucas Silva é melhor que Éverton e Berrio, ao Marlos Moreno vou dar o direito da dúvida.
    Pepê não é melhor que ninguém kkk.
    Carpegiane nem parecia um dinossauro ontem

    • MONTOU A SELEÇAO BRASILEIRA,PUTZ
      LUCAS SILVA NAO E MELHOR QUE NINGUEM FOI SO UM JOGO E O TIME DO V R E HORRIVEL ,RONALDO NAO MOSTROU NADA,PELO AMOR DE DEUS KLEBINHO AINDA NAO TEM CONDIÇOES,JEAN LUCAS NAO E MELHOR Q AARAO.
      REALEMENTE O GABRIEL E MELHOR Q OS DOIS CITADOS ,RAMON ACHEI FRACO,COLOCAR PRA FICAR TREINANDO COM OS MAIS VELHOS E AOS POUCOS LANÇANDO OS JOVENS,

      • Só um jogo pra você que não acompanha, fala merda não

        • Pelo que acompanho da base o Gabriel e melhor que muralha mais não melhor que Thiago. Kleber tem tudo pra ser depois de 2022 candidato serio a lateral direito da seleção, thuller e muito elogiado, Ronaldo e Jean Lucas como.futuro titulares pepê realmente não empolga Lucas Silva ano passado matou de raiva então prefiro esperar e quando ao Carpegiani parece esta rejuvenescido.

          • Como eu disse Jhonny era uma comparação maldosa, até porque usei apenas um jogo pra analisar tudo isso, vai ser preciso que eles joguem mais pra sabermos qual o tamanho da qualidade desses garotos

            • Bem esta comparação vai desde a base se esta previsões vão ocorrer e outra historia porém o que me empolgou foi que apesar de erros normais o time foi bem e apesar do adversário não ser um primor Eles estão treinando a mais tempo e dentro da comparação de um time profissional treinando provavelmente a dois meses e experiênte contra um time de garotos nosso time sobrou.

              • Sim, os garotos foram muito bem, não teve um sequer que foi mal, claro que destaque mesmo foi o Lucas Silva, não achei que Jean Lucas jogou tudo que pode, mas é um jogador de um potencial enorme

      • Só falta tu pedir a volta do Marcio Araujo

Comentários não são permitidos.