Drible de Corpo: “Gols de jogadores formados na base do Flamengo não chegam a 20% em uma temporada desde 2011”

Compartilhe com os amigos

Craque o Flamengo faz em casa, porém, mais de 80% dos gols marcados pelo clube a cada temporada são de jogadores de fora. O blog levantou, ano a ano, o impacto do número de gols marcados por pratas da casa no clube rubro-negro. Dos 136 gols em 2017, por exemplo, 18,4% foram de crias das divisões de base do time. É a melhor colaboração na década. No entanto, muito aquém, por exemplo, de 2010 — a última vez que a participação passou de 20%. Um dos maiores celeiros do mundo, o Barcelona fechou a temporada de 2016/2017 com 171 gols. Do total, 71 foram de atletas das canteras de La Masia, o equivalente a 43,2%. Vale ponderar que o “monstro” Lionel Messi sozinho anotou 54.

Certo por linhas tortas, o Flamengo terminou a temporada de 2017 com dois pratas da casa entre os titulares: o meia-atacante Lucas Paquetá e o centroavante Felipe Vizeu. Ambos foram responsáveis por 15 dos 25 gols marcados por pratas da casa na temporada. Ainda assim, a produtividade é baixa em relação a 2010. Naquele ano, o índice bateu em 28,8% graças, principalmente, ao desempenho individual de Adriano.

No ano passado, foram nove gols de Felipe Vizeu, seis de Lucas Paquetá, quatro de Vinícius Junior, três de Juan e outros três de Matheus Sávio. Dois fatores ajudaram na reta final: a suspensão do centroavante Paolo Guerrero abriu espaço para Felipe Vizeu no comando de ataque e as contusões de Berrío e de Éverton deram brecha a Lucas Paquetá.

Antes de 2017, o melhor desempenho na década havia sido registrado na temporada de 2012. Dos 89 gols do Flamengo naquele ano, 14, ou 15,7%, foram de meninos da Gávea. Na lista levantada pelo blog estão cinco bolas na rede de Luiz Antônio, três de Adryan, duas de Negueba, e uma de Camacho, Ibson, Nixon e Welinton.

Em terceiro lugar no ranking aparece a temporada de 2014. Dos 102 gols, 15 foram assinados por jogadores revelados no clube. Oito de Nixon, dois de Negueba, dois de Samir, dois de Welinton e um de Luiz Antônio — 14,7% do total na temporada.

A última vez que o número de gols de jogadores da base passou de 20% foi em 2010. Adriano ainda fazia parte do elenco. Dos 104 gols no ano, 15 foram do Imperador, que deixou o clube no meio do ano para defender a Roma. Diego Maurício marcou cinco, Bruno Mezenga quatro, Vinícius Pacheco outros quatro, Paulo Sérgio um e Welinton outro.

A prova de que o Flamengo carece de um novo “Adriano” formado em casa, capaz de alavancar o número de gols marcados por pratas da casa, é a quantidade de centroavantes trazidos de fora para o clube. De 2011 para cá, o clube apostou em Vágner Love, Deivid, Hernane, Guerrero, Marcelo Moreno, Leandro Damião…

Quem sabe o novo matador da casa apareça na peneira desta noite do técnico Paulo César Carpegiani contra o Volta Redonda, na abertura do Campeonato Carioca.

Atualização: O Flamengo derrotou o Volta Redonda nesta quarta-feira na abertura do Campeonato Carioca com dois gols de jogadores da base: Lucas Silva e Pepê. Foram as duas primeiras bolas na rede do time rubro-negro na temporada de 2018.

Reprodução: Drible de Corpo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O mané que escreveu isto não soube observar que nenhum prata da casa foi titular abissoluto em toda temporada, em 2009 Adriano era o do da aérea, mas além de titular absoluto tinha 28 ano, se pegar os gols de Vizeu e Paquetá e dividir pelos jogos completos deles ou por minutos em campo veraz que juntos tem mais gols que os demais Guerreiro e Diego

    • Falou tudo…esses caras escrevem por escrever nao ta nem ai para a verdade dos fatos!!! Vc mandou facil ai….dale mengo!!!;

  • A que se destacar que a “safra” de 2011 a 2015 não foi boa muito provavelmente por falta de investimento.

    • Eu discordo, amigo. Acho que a base foi mal aproveitada, porque aquele time de 2011 era muito bem visto. Os garotos fizeram bonito na Copinha e não há dúvidas de que se esperava muito de jogadores como Adryan e Negueba. Além disso, Frauches e Muralha também eram vistos como futuros bons jogadors.

      • Mas não jogaram no Flamengo e nem em lugar nenhum.

        • Aí que está. Não jogaram exatamente porque foi mal aproveitada. Me lembro do Adryan, naquele time horroroso que tínhamos em 2012, ser lançado no meio de um monte de perebas e com o time atrás no placar. Me lembro de um jogo assim contra o Cruzeiro no Maraca e que o menino ainda foi lá e empatou batendo uma falta. Foram muitas situações assim… aí acho que trabalho nenhum dá certo. Talvez até o Gabriel Jesus, se tivesse aparecido no Flamengo nessas condições não teria vingado. O bom é pensar que isso faz parte do passado, o Flamengo agora está em outro patamar e vejo nossa base dominando a Copinha daqui pra frente, porque já é o terceiro ano consecutivo que vai bem.

          • Eu já acho que se o cara é bom vai demonstrar em algum lugar.

  • Ontem tava vendo o PVC chamando a atenção de que os times mudam,mas os jogadores principalmente centroavante são os mesmos conhecidos de sempre…aí o flamengo tem 2 garotos,Vizeu e Lincoln,e tenta Vagner Love…o Vizeu,hj e titular no Santos,Grêmio,curica,são Paulo,galo, tem que deixar os garotos criarem raiz,proteger demais não pode…

    • Concordo que Vizeu merece um voto de confiança, mas não dá pra ir até o final do ano só com eles dois, imagina se o Vizeu se machuca! Só fica o Lincoln e ele é muito novo para jogarmos a responsabilidade em cima dele em jogos decisivos.

  • Materia desnecessária, vcs estão mesmo criticando o trabalho com a base?!
    Para pra raciocinar.
    Essa pagina eh pra ser pro-Flamengo.

    • Acabei de comentar no topo, estes caras gostam de desmerecer a base, todos foram titulares por acaso, sempre na ausência de alguem, o Vizeu tinha pela frente Guerreiro e Damião Paquetá Diego Everton e outros como mancuejo Everton Cardoso geoavanio, não dá para fazer análise, não sei como estes caras vivem disso, com estas análises furadas

  • Esse atacante se chama vitor Gabriel, otimo pivô, boa técnica, joga bem fora da área, é veloz, lutador pela bola, se for daqueles que fazem muitos gols, pra mim é melhor que vizeu, digo isso pq nao vi muitos jogos dele, entao so deu pra ver mais essas características que citei. Mas o vizeu é novo e vai evoluir bastante, se der titularidade pra ele, faz mais gols que guerrero no ano.

    • Todo mundo que aparece é melhor que Vizeu??

      • Todo mundo nao. Esse wendel que jogou contra o volta redonda é muito fraco. Lincolm eu nem vi jogar. O que me encabulo com vizeu é os gols faceis que ele perde

  • Que matéria mais inútil..!
    Nem consegui ler um terço…
    Esse pessoal força demasiadamente a barra…

    • a questão é e dai, cansamos de saber que nossa base foi mal ultilizada alias o proprio Adriano falado na materia e um exemplo de como entregamos jogadores de graça.

      • NAO E DE GRACA. OS LADROES E TRAMBIQUEIROS CONTUMAZES DO FLAMENGO APROVEITAM QUE A TORCIDA CONHECE POUCO BASE E VENDEM POR BAIXO DOS PANOS E FATURAM UMA GRANA . OS QUE FICAM SERVEM PRA JUSTIFICAR AS CONTRATACOES DE MERDALHOES E PERABAS, FATURANDO UM TROCO DE SEUS EMPRESARIOS. ELES DEVEM TER FICADO MUITO ABORRECIDOS COM OS DESTAQUES DO VIZEU, PAQUETA E CESAR . FICARAM PIOR AINDA QUANDO SE DEMONSTROU A QUALIDADE DA BASE NA COPINHA E NO CARIOQUETA 2018

Comentários não são permitidos.