Craque o Flamengo faz em casa, porém, mais de 80% dos gols marcados pelo clube a cada temporada são de jogadores de fora. O blog levantou, ano a ano, o impacto do número de gols marcados por pratas da casa no clube rubro-negro. Dos 136 gols em 2017, por exemplo, 18,4% foram de crias das divisões de base do time. É a melhor colaboração na década. No entanto, muito aquém, por exemplo, de 2010 — a última vez que a participação passou de 20%. Um dos maiores celeiros do mundo, o Barcelona fechou a temporada de 2016/2017 com 171 gols. Do total, 71 foram de atletas das canteras de La Masia, o equivalente a 43,2%. Vale ponderar que o “monstro” Lionel Messi sozinho anotou 54.
Certo por linhas tortas, o Flamengo terminou a temporada de 2017 com dois pratas da casa entre os titulares: o meia-atacante Lucas Paquetá e o centroavante Felipe Vizeu. Ambos foram responsáveis por 15 dos 25 gols marcados por pratas da casa na temporada. Ainda assim, a produtividade é baixa em relação a 2010. Naquele ano, o índice bateu em 28,8% graças, principalmente, ao desempenho individual de Adriano.
No ano passado, foram nove gols de Felipe Vizeu, seis de Lucas Paquetá, quatro de Vinícius Junior, três de Juan e outros três de Matheus Sávio. Dois fatores ajudaram na reta final: a suspensão do centroavante Paolo Guerrero abriu espaço para Felipe Vizeu no comando de ataque e as contusões de Berrío e de Éverton deram brecha a Lucas Paquetá.
Antes de 2017, o melhor desempenho na década havia sido registrado na temporada de 2012. Dos 89 gols do Flamengo naquele ano, 14, ou 15,7%, foram de meninos da Gávea. Na lista levantada pelo blog estão cinco bolas na rede de Luiz Antônio, três de Adryan, duas de Negueba, e uma de Camacho, Ibson, Nixon e Welinton.
Em terceiro lugar no ranking aparece a temporada de 2014. Dos 102 gols, 15 foram assinados por jogadores revelados no clube. Oito de Nixon, dois de Negueba, dois de Samir, dois de Welinton e um de Luiz Antônio — 14,7% do total na temporada.
A última vez que o número de gols de jogadores da base passou de 20% foi em 2010. Adriano ainda fazia parte do elenco. Dos 104 gols no ano, 15 foram do Imperador, que deixou o clube no meio do ano para defender a Roma. Diego Maurício marcou cinco, Bruno Mezenga quatro, Vinícius Pacheco outros quatro, Paulo Sérgio um e Welinton outro.
A prova de que o Flamengo carece de um novo “Adriano” formado em casa, capaz de alavancar o número de gols marcados por pratas da casa, é a quantidade de centroavantes trazidos de fora para o clube. De 2011 para cá, o clube apostou em Vágner Love, Deivid, Hernane, Guerrero, Marcelo Moreno, Leandro Damião…
Quem sabe o novo matador da casa apareça na peneira desta noite do técnico Paulo César Carpegiani contra o Volta Redonda, na abertura do Campeonato Carioca.
Atualização: O Flamengo derrotou o Volta Redonda nesta quarta-feira na abertura do Campeonato Carioca com dois gols de jogadores da base: Lucas Silva e Pepê. Foram as duas primeiras bolas na rede do time rubro-negro na temporada de 2018.
Reprodução: Drible de Corpo
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Flamengo ainda tem cinco jogos a cumprir no Brasileirão O Flamengo empatou em 0 a…
Flamengo terá três janelas de transferências em 2025 Gabigol está de malas prontas para sair…
Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…
De La Cruz tem contrato com o Flamengo até dezembro de 2028 O nome de…
Flamengo ainda tem chances matemáticas de título no Brasileirão O Flamengo ficou apenas no empate…
Ver comentários
Que matéria mais inútil..!
Nem consegui ler um terço...
Esse pessoal força demasiadamente a barra...
a questão é e dai, cansamos de saber que nossa base foi mal ultilizada alias o proprio Adriano falado na materia e um exemplo de como entregamos jogadores de graça.
NAO E DE GRACA. OS LADROES E TRAMBIQUEIROS CONTUMAZES DO FLAMENGO APROVEITAM QUE A TORCIDA CONHECE POUCO BASE E VENDEM POR BAIXO DOS PANOS E FATURAM UMA GRANA . OS QUE FICAM SERVEM PRA JUSTIFICAR AS CONTRATACOES DE MERDALHOES E PERABAS, FATURANDO UM TROCO DE SEUS EMPRESARIOS. ELES DEVEM TER FICADO MUITO ABORRECIDOS COM OS DESTAQUES DO VIZEU, PAQUETA E CESAR . FICARAM PIOR AINDA QUANDO SE DEMONSTROU A QUALIDADE DA BASE NA COPINHA E NO CARIOQUETA 2018
Esse atacante se chama vitor Gabriel, otimo pivô, boa técnica, joga bem fora da área, é veloz, lutador pela bola, se for daqueles que fazem muitos gols, pra mim é melhor que vizeu, digo isso pq nao vi muitos jogos dele, entao so deu pra ver mais essas características que citei. Mas o vizeu é novo e vai evoluir bastante, se der titularidade pra ele, faz mais gols que guerrero no ano.
Todo mundo que aparece é melhor que Vizeu??
Todo mundo nao. Esse wendel que jogou contra o volta redonda é muito fraco. Lincolm eu nem vi jogar. O que me encabulo com vizeu é os gols faceis que ele perde
Materia desnecessária, vcs estão mesmo criticando o trabalho com a base?!
Para pra raciocinar.
Essa pagina eh pra ser pro-Flamengo.
Acabei de comentar no topo, estes caras gostam de desmerecer a base, todos foram titulares por acaso, sempre na ausência de alguem, o Vizeu tinha pela frente Guerreiro e Damião Paquetá Diego Everton e outros como mancuejo Everton Cardoso geoavanio, não dá para fazer análise, não sei como estes caras vivem disso, com estas análises furadas
Ontem tava vendo o PVC chamando a atenção de que os times mudam,mas os jogadores principalmente centroavante são os mesmos conhecidos de sempre...aí o flamengo tem 2 garotos,Vizeu e Lincoln,e tenta Vagner Love...o Vizeu,hj e titular no Santos,Grêmio,curica,são Paulo,galo, tem que deixar os garotos criarem raiz,proteger demais não pode...
Concordo que Vizeu merece um voto de confiança, mas não dá pra ir até o final do ano só com eles dois, imagina se o Vizeu se machuca! Só fica o Lincoln e ele é muito novo para jogarmos a responsabilidade em cima dele em jogos decisivos.
A que se destacar que a "safra" de 2011 a 2015 não foi boa muito provavelmente por falta de investimento.
Eu discordo, amigo. Acho que a base foi mal aproveitada, porque aquele time de 2011 era muito bem visto. Os garotos fizeram bonito na Copinha e não há dúvidas de que se esperava muito de jogadores como Adryan e Negueba. Além disso, Frauches e Muralha também eram vistos como futuros bons jogadors.
Mas não jogaram no Flamengo e nem em lugar nenhum.
Aí que está. Não jogaram exatamente porque foi mal aproveitada. Me lembro do Adryan, naquele time horroroso que tínhamos em 2012, ser lançado no meio de um monte de perebas e com o time atrás no placar. Me lembro de um jogo assim contra o Cruzeiro no Maraca e que o menino ainda foi lá e empatou batendo uma falta. Foram muitas situações assim... aí acho que trabalho nenhum dá certo. Talvez até o Gabriel Jesus, se tivesse aparecido no Flamengo nessas condições não teria vingado. O bom é pensar que isso faz parte do passado, o Flamengo agora está em outro patamar e vejo nossa base dominando a Copinha daqui pra frente, porque já é o terceiro ano consecutivo que vai bem.
Eu já acho que se o cara é bom vai demonstrar em algum lugar.
O mané que escreveu isto não soube observar que nenhum prata da casa foi titular abissoluto em toda temporada, em 2009 Adriano era o do da aérea, mas além de titular absoluto tinha 28 ano, se pegar os gols de Vizeu e Paquetá e dividir pelos jogos completos deles ou por minutos em campo veraz que juntos tem mais gols que os demais Guerreiro e Diego
Falou tudo...esses caras escrevem por escrever nao ta nem ai para a verdade dos fatos!!! Vc mandou facil ai....dale mengo!!!;