Notícias

Em time que está ganhando, “não se mexe”!

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Volto aqui, nesta coluna, para falar, ainda, sobre o jogo do último sábado. Colhemos um claudicante empate com o pior time dos vices que eu já vi jogar. Devo ressaltar uma coisa: perdemos a oportunidade de ensacar os caras e colocá-los em seu devido lugar, o limbo! Em decisão pra lá de equivocada, na minha opinião, o departamento de futebol retornou com o time, dito, principal.

Um erro. Um grande erro. Um erro digno da falta de habilidade esportiva em tratar nosso futebol com a seriedade que ele merece. Foi um jogo patético, arrepiante. Afora a arbitragem, que tratava os adeptos do cinto de segurança como se fossem sacrossantos, devo ressaltar que nosso time pouco (ou nada) produziu durante os noventa minutos. Destaque para algumas boas jogadas de Vinícius Jr. e Paquetá. E só!

O que o Flamengo fez foi igualar o certame ao colocar o time principal para a disputa do clássico. Com jogadores voltando de férias, sabidamente fora de forma, de ritmo e, principalmente, de entrosamento, nós demos a oportunidade que eles queriam para passarem ilesos numa das maiores oportunidades que tivemos para, literalmente, “passar o rodo” nos vices.

Devemos ponderar vários aspectos acerca das decisões tomadas pelo clube. Primeiramente, é óbvio que o elenco principal não está em totais (diria nem 50%) condições de atuação, e nem adianta tentarem me convencer do contrário, afinal o futebol, mesmo sendo auxiliado por números e estatísticas, ainda demanda muito feeling, atributo que sabidamente está em falta na Gávea Blue. Também pudemos observar que o time já se arrastava em campo, nitidamente extenuado, antes do final do primeiro tempo, na partida de sábado à tarde.

Além disso tem a questão do entrosamento. Os moleques estavam voando, tanto física quanto taticamente, o entrosamento deles é muito melhor do que o do elenco principal. Por isso, cabe a pergunta: por que não jogar o clássico com a maioria dos garotos e colocar, no máximo, três ou quatro jogadores em melhores condições para disputar a peleja? Querendo dar maior rodagem a outros, ainda teriam as três substituições ao longo da partida. Mas não entendi a decisão do departamento de futebol. Juro que tentei entender, mas não consegui.

Há uma corrente de torcedores (a minoria, aliás) que defende com unhas e dentes a escalação do time principal no jogo. Eles defendem a ideia de que os jogadores devem jogar para ganharem ritmo, entrosamento, visando a disputa da Libertadores. Mas devo informá-los que não. Ao meu ver, isso é queimar etapas. Para que os atletas possam ganhar ritmo de jogo e afiarem o entrosamento é necessário que eles estejam no melhor da forma física, ou bem perto dela, mas não foi o que observamos, aliás, muito longe disso. No meu entendimento, existem os times menores para esse tipo de situação.

Vimos um time apático, com os mesmos defeitos da temporada passada. Modorrento, mal arrumado, sem inspiração e lento, tanto na transição quanto na cobertura. Sabe-se Deus como nos livramos de uma derrota para o pior time vascaíno da história. Demos vários contra-ataques ao longo dos noventa minutos e só escapamos de uma derrota pelo péssimo poder de finalização do adversário. Fazendo mea-culpa, devemos destacar também que nossas finalizações carecem melhora em demasia.

Uma coisa é certa: os moleques estão pedindo passagem. E olha que não são tão moleques assim. Finalizações, chutes de média e longa distância, marcação alta, taticamente arrumado, laterais que sabem marcar e apoiar. Esses são apenas alguns atributos inerentes aos Garotos do Ninho. Decerto existem coisas a serem melhoradas. Afobação, consistência durante os noventa minutos, pouca experiência, essas são algumas deficiências observadas na garotada. Contudo, todas são perfeitamente corrigíveis ao longo do processo.

Mas vamos lá! Apoiar sempre! Não importando quem ou qual o método utilizado pela diretoria, devemos apoiar o Mengão incondicionalmente! E isso fazemos! Nossa Magnética é incomparavelmente sensacional! Mas devemos dizer que o ditado utilizado para intitular essa matéria é valiosíssimo: em time que está ganhando, “não se mexe”! É obvio que algumas peças podem e devem ser trocadas, mas se mexermos em toda a engrenagem, dá ruim! Foi o que vimos no sábado. Esperemos que aprendam com os erros. Vai pra cima deles Mengo!!!

O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken

Twitter: @fabio_monken
(editor da matéria escrevendo aqui… segue o cara no Twitter, segue o Monken mesmo, só clicar no link acima. Pode confiar… fera demais!!!)

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Fábio Monken

Ver comentários

  • E ainda tem torcedor iludido achando que pode-se jogar uma libertadores com garotada, na primeira goleada, acabou a carreira deles, por boa parte da torcida que os apoia, são os mesmos que vão criticá-los, como fizeram com matheus sávio, parem de se iludir, o time é esse aí Diego Alves ou JC, Pará ou Rodnei, Rever, Juan, Trauco ou Rene, Cuellar, Arão ou Romulo, ER ou Marlos moreno ou Paquetá, VJ ou Éverton Cardoso, Vizeu ou Lincoln.
    Flamengo só contratou JC e Moreno, a garotada é apenas experiência contra times pequenos do carioca, nunca vão barrar os medalhões, essa é a verdade.

    • Acho que o JC não vai para a liberta, ele deve ficar so pelo carioca, o contrato de apenas 3 meses é só para ele fazer alguns jogos pelo clube antes de se aposentar. Creio que o reserva do Diego Alves vá ser o Cesar.

    • Eu nao entendo o que e isso de queimar.

      Pergunte aos jovens se eles nao querem jogar.

      • Não é quueimar , mas a torcida acaba com a carreira . Vc lembra do inicio de M.Savio , la com luxa ? Era mito tinha que ser titular e muitos reclamaram da volta dele ao jrs , e agr ano passado oque ocorreu com ele?

        Tem jogadores que ja podem sim jogar no time titular ( no meu ver casos de Paqueta , VJR , Vizeu (mesmo contestado) , Ronaldo , Jean Lucas , Leo Duarte ) mas outros nao estao prontos nem fisicamente ( pra mim o caso de Lincon (se ganhar um pouquinho mais de corpo ele ja compensa com a tecnica), Thuler , e outros ) .

        • Isso eu concordo que a maioria dos da copinha nao estao prontos.

          Mas isso de queimar e balela. Nem todos irao vingar no futebol profissional.

          Agora sem colocar pra jogar ng se destaca.

          O corinthias revelou qts jogadores nos ultimos anos? Ganhou 2 copinhas.

          Nenhum saiu queimado.

    • Concordo , nao so Matheus Sávio , que muitos torcedores se esquecem do ano passado , fizeram isso com Jorge e olha como o mlk ta bem la fora ( aqui foi muito criticado) , Samir tbm ( na parte final no flamengo muitos criticaram ) e como fazem com o Vizeu que ja esta sendo muito criticado.

      Infelizmente nossa torcida vai no embalo como sempre, ganhou sao os melhores ( como foi a geraçao de cesar , adryan, thomas , entre outros que subiram tudo juntos e hj nao tem praticamente ngm mais no Fla) , agr no momento que perder sao uns merdas que tem que sumir da gavea.

      • no primeiro mole que derem vão ser crucificado, aí FLA é obrigado a emprestar pra time série B, C e aí pula se etapas do jogador, quero Lincoln e Vitor Gabriel, Ramon etc que sequer são profissionais.

  • Concordo totalmente!!Deixem o Flamengo ser Flamengo. Sempre foi e será Flamengo pelos valores da base. ..

  • Carioca não é campeonato sério e tem que ser usado como um torneio qualquer de pré temporada.

  • As vezes vejo que o pessoal da muita importância para o Vasco, o Vasco assim como qualquer outro timinho do carioca tem que ser usado para fazer testes no elenco, na formação tática, dar ritmo de jogo aos jogadores, etc. Estamos em pré temporada.

    • CARA ME DESCULPE NÃO É DAR IMPORTANCIA AO VASCO EM SÍ, MAIS SIM NO CLASSICO, ELE É O GRANDE RIVAL HISTORICAMENTE, DECLARADAMENTE DO FLAMENGO E, SIM PRA MIM UM FLAMENGO E VASCO VAI SER SEMPRE VISTO COMO UM CAMPEONATO A PARTE. DESDE CRIANÇA OUVI E VÍ O CLASSICO DO MILHÕES, COM ARQUIBANCADAS LOTADAS, MORO NO E.S E AS CIDADES AQUI SEMPRE SE MOVIMENTANDO PRA VÊ O CLASSICO, ENTÃO SIM NA MINHA OPINIÃO JOGAR CONTRA O VASCO VAI SER SEMPRE IMPORTANTE .

      • Flamengo não tem grande rival no Rio, nenhum deles está a altura pra se denominar maior rival.

        • não tem rival aonde, na Europa, ??? se não fosse rival não seria classico. não tem essas contra o vasco sempre vai ter rivalidade não tem essa de campeonato carioca não, classico é classico ate no basqueten no remo, se o Flamengo enfrentar o vasco na libertadores tbm não vai ter importancia ??

          • Rival do Flamengo hoje é Corinthians, Atletico MG, Palmeiras, só time de expressão. Amigo, se o Flamengo enfrentar o Luverdense na libertadores, vai ter a mesma importancia do que enfrentar o Va2co.

          • palmeiras ja foi rebaixado 2 vzs, o corinthians 1 vz, assim como Atletico-mg , qual expressão eles tem ?? vc quer dizer financeira né hj em dia !!

          • infelizmente meu amigo vc tem q rever esses conceitos pq nos ultimos 10 jogo contra o caido eles tem mais vitorias sobre nós, se pegar nos ultimos 20 eles ainda vão ter mais vitórias, dentro de campo a história é outra o financeiro fica de fora, oq importa é nas 4 linhas SRN!! ja q vc quer usar expressão.

  • O time principal deve estrear quando? Contra o river?
    Isso pq estadual não é importante e blábláblá

  • Ainda esse blá blá blá? O técnico está tentando dar ritmo de jogo para os jogadores e ficam com essa galinhagem de querer que a base jogue tudo. Aí chega na porr4 da Libertadores perde vai ficar um bando de fdp dizendo que tinha que ter colocar os experientes no Carioca pra ganhar ritmo de jogo pra Libertadores.

  • Cuellar... Paquetá.. Vinícius Júnior e Ronaldo...esses tem que ser titular.pelo que vi até agora..

  • Na minha humilde opinião tem q negociar alguns jogadores q nós sabemos nao vão acrescentar, justamente pra dar espaço pra base, e o RC não vai contratar nenhum lateral?

  • Se não pegar no mínimo um zagueiro cascudo, um nr 9 , e trocar esses laterais podem anotar que ficaremos de novo fora das oitavas da libertadores.

  • Se colocasse o time de garotos e tivesse perdido estava falando a mesma coisa, "foi um erro grosseiro ter colocado os garotos pra disputar um clássico como esse" e bla bla bla.

    • Vc foi cirúrgico no comentario, a verdade é que a nossa torcida é imediatista e modinha, por isso sempre o time cai em oba oba, ou sempre é taxado de amarelão, nunca tem um meio termo.

Notícias recentes

Possibilidade de Léo Ortiz ficar no banco em jogo do Flamengo irrita torcedores: “Tite paneleiro”

Em último treino antes de Flamengo x Peñarol (URU), Tite esboçou escalação sem Léo Ortiz…

19/09/2024

Peñarol define estratégia mental para enfrentar o Flamengo na Libertadores

Jogo de ida é nesta quinta-feira (19) e o de volta na próxima semana Depois…

19/09/2024

Zagueiro pede Gabigol “para sempre” no Flamengo e manda recado: “A gente só dá valor quando perde o jogador”

Léo Duarte, que jogou com Gabigol em 2019, opinou sobre o momento do atacante do…

19/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

19/09/2024

“Não dá para entender”: jornalista questiona Tite por esboçar time do Flamengo sem Léo Ortiz para jogo contra o Peñarol

Erick Pulgar deve começar como titular na função de volante em time do Flamengo contra…

19/09/2024

CBF define valor milionário que pagará ao Flamengo após lesão de Pedro

Por conta da lesão, Flamengo receberá da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o valor correspondente…

19/09/2024