ESPN: “Rueda planeja manter família morando no Rio”

O treinador foi embora, mas a mulher de Reinaldo Rueda planeja continuar morando no Rio. O casal fez as contas da logística aérea e chegou à conclusão que é mais fácil e rápido chegar a Santiago, no Chile, onde o técnico vai de fato morar, partindo do Galeão, do que de Cali, na Colômbia, onde fica a maior parte de sua família. Outro motivo, é que a esposa do treinador, Genith Ruano, tem receio de viver na capital chilena, por conta dos terremotos na região. Eles estão juntos há mais de três décadas.

Instalados num condomínio de frente para a praia, na Barra da Tijuca, o casal teve uma boa impressão do Rio, mesmo com o aumento da violência na cidade. Aos 60 anos, o técnico tem feitos escolhas mais calmas para sua vida, tanto profissional, quanto pessoal, como a que o levou a optar pela seleção chilena.

Foi este um dos motivos que pesou para que Rueda trocasse a pressão, sempre de curto prazo, que é comandar um time grande no Brasil, pelos projetos de médio e longo prazo na seleção chilena. Esta foi a impressão que pessoas que estiveram com Rueda no seu último dia na Gávea, relataram ao blog.

Lamentavelmente, o colombiano não deu entrevista (até o fechamento deste post)explicando por que decidiu sair precocemente do rubro-negro. No entanto, quem conviveu de perto com ele acredita que a estabilidade da proposta chilena tenha sido o fiel da balança. Outro ponto do qual o técnico reclamava bastante, era do excesso de viagens que teve de fazer com o Flamengo, entre seis e oito por mês.

Aqui, um fator médico agravava o sacrifício. Rueda tem uma prótese no corpo, fruto de sua luta contra as hérnias, e a cada viagem, as inspeções feitas pelos detectores de metal tornavam cada percurso ainda mais longo.

O cansaço produzido pelas jornadas foi um dos fatores levantados pelo treinador após a derrota para o Independiente, da Argentina, na final da Sul-Americana. O técnico chegou a dizer que tinha certeza que a exaustão do time, após emendar uma viagem à Colômbia, com jogo eliminatório, somado a uma partida decisiva, após viagem a Salvador, onde enfrentaram o Vitória, fora o adversário mais cruel e decisivo para a derrota na primeira partida.

Durante toda a especulação (depois confirmada) acerca de sua saída do Flamengo, incomodou o treinador ler notícias de que estaria demorando para comunicar sua decisão aos dirigentes rubro-negros com o objetivo de diminuir a multa contratual. Ela, foi de fato menor com a demora, mas cerca de R$ 250 mil a menos, que não valeriam o desgaste. Nas conversa de despedida na Gávea, lembrou de uma proposta que recebeu, segundo conta, para dirigir um time no mundo árabe, enquanto esteve no clube. O valor deste contrato seria muito maior do que o que recebia no Rio, mas dinheiro, de acordo com ele, não era o que contava.

Quem esteve com o colombiano em seus últimos momentos no clube notou um homem de certa forma envergonhado pelo modo como a negociação se tornou pública. Sem um assessor cuidando de sua comunicação pessoal de forma profissional, ele parecia assustado e sem entender como os jornalistas tiveram acesso a tanta informação e detalhes, na maior parte confirmados.

Queria e pensava ser possível, Rueda, que o sigilo do lado de lá fosse respeitado, o que quase nunca acontece. Ao perceber o tamanho da pressão que o seu silêncio público submeteu o clube, lamentou. A dimensão foi sendo dada a cada ligação, mensagem, e conversas que viu os dirigentes terem com os diversas setores do clube que planejavam o posicionamento e os passos seguintes após o anúncio oficial da rescisão. Este processo, cara-a-cara, numa sala fechada, durou mais de 4 horas. A demora, muito mais do que a decisão do que fazer e como fazer, se dava pelo retorno do distrato que fora enviado aos seus representantes no Chile, com o “de acordo”.

Ainda no Rio, na última quinta-feira, o ex-treinador do Flamengo continuava sendo parado por rubro-negros vizinhos em seu condomínio. Neste vídeo, feito pelos blogs NRN e PaparazzoRN, disse “Mi corazón es Flamengo” e que gostaria de treinar o juvenil do clube um dia. Quem ouviu, sorriu. De chinelo de dedo, sob o vento da praia, um Rueda que mesmo não tendo se explicado publicamente, continuou a receber carinho de parte da torcida.

Reprodução: ESPN

Veja também

  • O maior problema do Rueda não é ter saído do flamengo e abandonado um projeto, mas a forma como ele saiu do rubro negro, em uma negociação que se arrastou vários dias, notícias desencontradas, ou não, e sua inércia nesse tempo todo. Infelizmente depois disso tudo não vejo possibilidade dele retornar ao flamengo, pelo menos pra mim.

    • cara!!!! acorda, ele e o chile ja estavam acertados, so esperaram chegar em janeiro para a multa cair, so isso. desde de novembro ja estavam acertados, vc acha que foi depois da final da sula.

  • se ela soubesse o risco que esta correndo.

  • Pelo menos dava chance à garotada. Primeiro técnico em anos que fez isso no Flamengo.

  • Fod* se ele e a família

  • O que interessa saber da vida desse lixo que já foi embora do clube?

  • Vcs andam FRACOS de PAUTAS, hem? O que o MENGÃO tem a ver se a família de RUEDA vai continuar morando no Rio? VÃO pra PQP! Cambada de sem noção!

  • A lição que fica é que se for para contratar técnico estrangeiro que seja jovem com ambições de seguir carreira em grandes clubes e não os que já estão mais idosos que são seduzidos por propostas para treinar seleções que proporcionam maior estabilidade.

  • Pau no c* do Rueda, to nem aí se ele vai morar no Rio ou na pqp.

  • Eu quero que se fod@! Nem Luxemburgo consegue ser tão mentiroso, quanto esse colombiano. Que ele vá morar na put@ que o p@riu e esqueça o Flamengo.

  • E o Kiko.saiu do Flamengo acabou. Eu torco é pro Mengao. Ta parecendo torcedor de jogador, que fica mudando de time sempre que o jogador muda. Saiu do mengao ja era, nao quero nem saber. Torço é pelo Flamengo e pronto

  • Ainda isso? Ganhou o quê? Realmente nossa torcida e carente hein,? Imagina o Tite aqui ganhando tudo,tomaria o lugar do Zico então…

  • Esquece esse cara. Vida que segue.

  • A realidade é que o futebol brasileiro não trabalha com qualquer projeto.Esse negócio de “projeto” é tudo conversa fiada.
    O projeto é o tempo presente, é o jogo do dia que caso o time perca o treinador dança.
    Então nesse caso específico o Rueda não está errado, deixando um caldeirão em efervescência, que é o Flamengo, para assumir um trabalho bem mais light, que na pior das hipóteses,lhe garante um emprego com excelente salário,por no mínimo uns treis anos.
    A impressão que o Rueda me passou é de ser uma pessoa séria é que qualquer treinador no lugar dele tomaria a mesma decisão.
    Desejo a ele boa sorte!!!

    • Muito bom cara, torcedor racional, difícil encontrar aqui. Simplesmente fato inegável.

    • Concordo,apesar de não concordar com o jeito que ele deixou o time e tbm de não achá-lo grande coisa

    • a questão não foi ele sair, todos concordamos que não teria como segura-lo ante a proposta do time Chileno, o problema foi a forma como ele conduziu a saida, inclusive mentido em sua chegada ao rio para comunicar a sua saida do Flamengo, para mim homem sério e honrado não faz oque ele fez, mas desejo a ele Boa Sorte e felicidade aonde ele for trabalhar mas que fique bem longe do meu Flamengo!

      • Isso…

    • Verdade.

      A condução é que foi muito lamentável.

    • Na moral, é sério que você consegue desejar algo bom a esse lixo de ser humano? Gente mentirosa é a pior raça que existe, foi covarde e anti ético não só com os dirigentes e sim com o torcedor Rubro negro! Eu desejo o pior pra ele, que ele daqui pra frente só se fod*

      • _ E o efeito bumerangue, não tem medo?

  • Essa diretoria prefere negociar os da base que ganhando títulos podem se valorizar muito seu passe ou os contratados que nem Everton, Arão, Trauco, Pará, Réver… Prefere negociar o Kleber cedo barato que o Pará? O Denner barato sem deixar ele jogar muito que o Réver? Prefere ver os outros clubes estrangeiros e brasileiros ganharem títulos com os da base do Flamengo, que o próprio clube? Tem gente nessa diretoria que está prejudicando, por isso a perca de títulos nesses anos, precisa ser corrigida essa filosofia de trabalho…

  • Esquece esse cara. Isso não tem nada a ver com o Flamengo.

  • E o que temos a ver com isso?

Comentários não são permitidos.