Fla faz planejamento para atletas da base atuarem no profissional

Compartilhe com os amigos

O planejamento do Flamengo para o ano de 2018 vem sendo diferente da temporada passada. Em 2017, o clube optou por utilizar a maioria dos jogadores do elenco principal no campeonato estadual e esqueceu de dar prioridade à Libertadores da América.

A estreia no Carioca foi completamente tomada por garotos da base. Dos 15 atletas que entraram em campo, apenas Jonas, que retornou de empréstimo, não é da base rubro-negra. A vitória contra o Volta Redonda, por 2 a 0, demonstrou um bom preparo dos garotos do Ninho e, de fato, evidenciou um planejamento específico que vem sendo feito desde dezembro com os meninos.

Muitos dos jogadores que estrearam contra o Voltaço, também integram o elenco da Copinha. No torneio sub-20, a equipe está nas semifinais contra a Portuguesa-SP e, no Carioca, foi o único clube dos quatro grandes que venceu. O cronograma intensivo de treinamento para a garotada da base aguentar a rotina foi planejado pelo clube desde o ano passado.

A base e o elenco principal estão se integrando continuamente neste início de ano. Inclusive, de acordo com matéria do jornal O Globo, o preparador do sub-20 foi direcionado para trabalhar com o elenco principal, após a subida de alguns jogadores que estavam na Copinha.

Como alguns meninos estão sendo utilizados em duas competições e sendo bastantes exigidos fisicamente, o Centro de Excelência em Performance está responsável por controlar a preparação física e o condicionamento dos atletas. Após a chegada de Carpegiani, os profissionais que vieram junto com o novo treinador já estão alinhados com a proposta de trabalho do clube e também ajudam no processo.

Hoje o Flamengo conta com o CEP, que possui uma metodologia. Qualquer profissional que passa deixa um legado. Mas a metodologia é do CEP -, disse o preparador físico Gustavo Araújo.

O preparador Daniel Gonçalves também comentou sobre a preparação dos atletas do elenco principal e deu uma previsão para o retorno da maioria.

Eles seguiram o que foi proposto. Isso abrevia o tempo de preparação e recondicionamento. Em uma temporada longa, esses atletas tem que ter um período maior de preparação para suportar a temporada. Estarão em ótima situação para março e abril, mas em fevereiro já podem estar em bom nível, até pela Libertadores -, explicou Daniel.

Do elenco principal, alguns atletas já estão em boas condições para atuar no estadual. Por isso, na partida deste domingo(21), contra a Cabofriense, às 20h15, na Ilha do Urubu, o técnico Carpegiani vai contar com os jogadores: Léo Duarte, Rodinei, Renê, Lincoln e Vinícius Júnior, além dos outros meninos da base.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O planejamento até agora é perfeito para mim. Já tinha discutido com meus amigos desde o ano passado. O próximo passo é integrar mais 6 profissionais para o próximo jogo para ir dando ritmo de jogo, sugiro: Thiago, Trauco, Paquetá, Vizeu, Cuellar e Arão ou Marlos Moreno se já puder estrear pelo fato de serem mais jovens.

  • Desejo muito que eles testem os pratas da casa gradativamente. Primeiro, contra os times de baixo nível técnico do Estadual. Depois, contra os times menores da Primeira Liga (caso ocorra a competição). Seguindo a lógica, que depois sejam avaliados no Brasileirão jogando com equipes de nível mediano. Passado tudo isso, que entrem na metade do segundo tempo contra equipes de grande porte nas competições mais importantes(podendo até serem titulares caso tenham desempenhos acima da média). Daí dará pra saber quem teria ou não chances no elenco principal.

    Antes um trabalho de formiguinha com os garotos da base do que ficar lançando menino logo na estreia do Brasileiro.Ou queimando goleiro novo porque o titular tava uma carniça. Os erros no ano passado não podem se repetir.

  • Estreia do Flamengo no carioca em 2017 com elenco principal, 23 pontos de ibope, estreia da garotada no carioca de 2018, 28 pontos de ibope, audiência de Copa do Brasil. Acho q depois dessa experiencia a Globo vai exigir colocar os times de base no eatadual

    • Isso é verídico?

      • Sim só pesquisar na internet que mostra o ibope dos jogos

        • valeu Douglas

    • Boa.

    • Se fosse o elenco principal eu não assistiria a partida deste ano e não pretendo. Sinceramente, aquele time do ano passado era sonolento, somente em jogos mata-mata entravam dispostos.
      Enquanto for os garotos, assistirei com prazer. Vi raça, eles tinham vontade, estavam famintos por um “prato de comida”, ali era Flamengo, independente de termos vencido ou não.

      • Só liguei a tv por causa dos moleques.

  • Já começa a matar o time quando coloca o Renê pra jogar. O Flamengo precisar se livrar dos jogadores ruins e aproveitar melhor a base. Os 3 laterais esquerdos da base são melhores que Trauco e Renê juntos. Fato! O Klebinho é muito melhor que o Pará e o Rodinei. Fato! Se não tem dinheiro pra contratar, então, usa a base que é excelente. O que não pode é teimar nos jogadores medíocres. Nos livramos de uns mas ainda faltam outros. SRN

    • Isso que me deixa p. Da vida, esse René é um pereba colocar ele em detrimento de um garoto é ir contra a filosofia se revelar craques em casa.

      • Prefiro Renê do que Avenida Trauco.

        • Ta louco esse René é perebento demais, não consegue dar um passe de 2 metros, seus cruzamentos são sem direção nenhuma, selo Vaz. Se for pra colocar o René pra segurar o jogo é melhor jogar com 3 zagueiros.

          • Se Carpegiani ensinar Rodinei e Renê a cruzarem e o Trauco a marcar, nem precisariamos contratar laterais. Como sou torcedor, nada mais que justo da minha parte acreditar em milagres.

            No mais, jogar com três zagueiros e botando os laterais como alas seria uma boa ideia. O problema é que esse tipo de formação é mal vista no futebol brasileiro, dando a ideia de ser “retranqueira demais”.

            • Mas irmão rubro-negro, Flamengo ganhou último brasileiro quase nessa formação, o Airton era o líbero ou fazia um 3° zagueiro, Wallace vindo valeria muito a pena testar, é uma formação mais interessante que de pontas! Ao menos eu ficaria animado vendo Everton na esquerda e Rodinei na direita já que apesar de ser limitado têm seus lampejos.

          • “perebento” kkkkk
            Vc é nordestino? Pergunto pq eu sou e aqui é um normal falar “perebento”.

      • Renê vai jogar porque o menino que jogou na quarta faria seu quarto jogo em 8 dias e ele só tem 16 anos.

        • Entendi

    • DPBFLA,

      Na transmissão da globo de quarta-feira foi dito que o garoto que jogou de lateral esquerdo estava improvisado por lá. Você saberia dizer se procede a informação?

      SRN

      • Procede, meu caro André. O Jajá foi testado na posição pelo Carpegiani, pois jogou assim quando esteve emprestado no Vila Nova.

        SRN.

      • Não, o Jajá jogaria improvisado, pois o Michael se contundiu. Porém eles subiram o Ramon que era reserva do Michael na copinha para atuar contra o Volta Redonda.
        Já o Renê jogará porque o menino da base só tem 16 anos e faria o quarto jogo em 8 dias.

  • “Em 2017, o clube optou por utilizar a maioria dos jogadores do elenco principal no campeonato estadual e esqueceu de dar prioridade à Libertadores da América.”

    Não foi opção do clube, o regulamento do Carioca só permitia a inscrição de 5 jogadores sub20.

    • Fora que a Globo exige time titular na maioria dos jogos televisionados, principalmente nos clássicos.

      Mas fica a ressalva do seguinte: nos jogos que eram pra serem testados muitos meninos não foram. Um exemplo foi o goleiro Thiago,no início do ano passado, que seria testado pelo fato do Flamengo não ter contratado um reserva pra Muralha. Como sabemos, não foi bem assim. O garoto foi jogado na fogueira do meio pro fim do ano. Espero que esse tipo de coisa não se repita.

      • Só acrescentando. O Flamengo negociou novo contrato com a Globo, assinado início do ano passado. Além da limitação do regulamento, tinha que fazer jus ao negociado. Mas na Taça Rio jogamos quase todos os jogos com time misto. Tínhamos elenco para isso.
        A verdade é que agora estão responsabilizando o Carioca por sermos eliminados na Libertadores. Fomos eliminados pq não tivemos competência, querer, para empatar nos jogos fora de casa, mesmo jogando bem.
        Eu abomino atualmente o Carioca e pra mim pode colocar apenas a base, mas não vou tirar a responsabilidade nossa, a ideia é buscar vencer sempre. Chega de pensamento comodista do ano passado (visto no Campeonato Brasileiro).

  • Precisamos mesclar juventude com experiência, esse é o caminho.

Comentários não são permitidos.