Gabriela Moreira: “Com apoio de ‘ex-tropa de choque’ do Flamengo, Federação do Rio terá candidato (polêmico) de oposição pela 1ª vez”

Compartilhe com os amigos

Pela primeira vez em doze anos, o presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes, terá um opositor na eleição da entidade, prevista para acontecer a partir de março. O candidato de oposição tem entre seus cabos eleitorais o ex-presidente da Torcida Jovem do Flamengo, expulso dos quadros de sócio do rubro-negro, capitão Leo, além de José Carlos Peruano, também ex-integrante da organizada. Rogério Manso Moreira tem 45 anos e diz que pretende modernizar o futebol carioca.

Ao invés de ser comemorada por ser uma oposição à gestão que vem sendo continuada desde os tempos de Eduardo Viana, o Caixa D´água, a candidatura de Rogério é vista com desconfiança nos bastidores do futebol carioca. Rogério já foi preso sob a acusação de aplicar golpes em bancos no Rio, processo que ainda responde (formação de quadrilha e estelionato), mas do qual se declara inocente.

REPRODUÇÃO

Rogério Manso Moreira, candidato de oposição da Ferj
Rogério Manso Moreira, candidato de oposição da Ferj

Em entrevista ao blog, Manso afirma já ter apoio de 30 a 45 clubes, mas não cita quais. O edital da federação prevê ao menos 18 assinaturas para a inscrição de uma chapa, sendo obrigatório, no mínimo, três assinaturas das seis categorias: séries A, B1, B2, C, amador e ligas.

Manso também afirma ter apoio do ex-presidente do Flamengo, Edmundo Santos Silva. Procurado, ele diz que está conhecendo as ideias do candidato. Todos os apoiadores rubro-negros do candidato são considerados desafetos da atual gestão.

Você é candidato à presidência da Ferj? 

Hoje eu sou pré-candidato, a gente está em campanha. Hoje mesmo eu visitei mais alguns clubes, acabei de gravar, agora. A gente tem ido no interior todo, tem conversado com alguns clubes da série A, todas as categorias. Estamos andando.

Você já tem apoio de quem? 

O problema é que não estamos divulgando com muita precisão, todos que já estão compromissados conosco porque está todo mundo disputando campeonato, né. Então estamos tendo um certo cuidado em relação a isso. Mas hoje a gente tem de 30 a 45 clubes conosco.

Tem clube da série A, também? 

Temos

E qual é o limite para inscrever?

Vai ser publicado, quer dizer, a Federação tem de publicar em fevereiro o edital das eleições pra março. Então você tem um prazo em torno de 15 dias pra você registrar sua chapa.

E precisa de quantas? 

São 3 assinaturas por categoria. Série A, B1, B2, C, amador da capital e ligas. Tecnicamente hoje você tem 88 ligas, mas na eleição de 2014 você tinha 19 ligas aptas. Precisa de 18 assinaturas

Quem idealizou sua candidatura? Como foi a decisão de se tornar candidato? 

A gente vem estudando a federação há muitos anos. Tanto a questão regimental, quer dizer, o estatuto, e também a questão da logística do futebol do Rio de Janeiro. Como eu também sou militante do segmento, a gente desenvolveu um projeto, a gente desenvolveu as nossas ideologias, entendeu? E você vê todo o despreparo da direção atual, o descrédito que a federação tem passado. Nós somos o único estado do Brasil que você tem quatro clubes grande investimento na capital. São Paulo são três e um no interior. Por que a gente não tem mais quatro? Por que você não desenvolve o futebol no interior do estado? Por que você não fortalece as instituições?

Quem procurou vocês inicialmente? O capitão Léo foi um deles? Essa informação é correta?

O capitão Léo é uma das pessoas que está nos ajudando, que faz parte, veio aqui nos orientou. Mas hoje temos um grupo muito grande, hoje temos mais ou menos 70 pessoas trabalhando conosco.

Você pode citar algumas? 

Tem quatro aqui na minha frente… Julinho (Lagosta), que foi dirigente, ex-conselheiro do Flamengo e conselheiro do Bonsucesso. Peruano que hoje é da torcida do Flamengo. O Dartagnan (Fernandes), presidente do Goytacaz, o Júnior (Cardoso), presidente do Itaboraí, Edmundo (Santos Silva), que é um grande amigo meu, ex-presidente do Flamengo. Mas tem muito mais.

Em relação aos processos que você responde? Você vê como um problema para sua candidatura? 

Não, pelo contrário. Eu quero ter o direito… quando eu fui responder a esse processo, de uma forma errônea eu nunca tive a oportunidade, nunca fiz um depoimento, não tem um depoimento meu em delegacia, não tem nenhum esclarecimento da minha parte, foi tudo de forma extremamente arbitrária.

Você se declara inocente dessas acusações? 

Eu nunca fiz um depoimento, minha querida, nunca me deram o direito do contraditório.

E o que você diz em relação à acusação? 

Me acusam de eu ser chefe de uma série de situações que eu nunca fui sócio de nenhuma dessas empresas, nunca participei efetivamente de nada, não tem materialidade nenhuma contra mim e simplesmente me colocaram nesse polo processual.

Mas você acha que isso pode te prejudicar na campanha?

Pelo contrário. Eu acho que eu, como cidadão, como brasileiro, num direito democrático, tenho o direito constitucional… tanto que eu fui candidato nas eleições de 2016* e o Tribunal Superior Eleitoral meu deu os registros dizendo que eu sou ficha limpa. Nem em primeira (instância) eu fui (condenado), nem citado eu fui. Então um exemplo, se o Tribunal, hoje a lei que mais tem credibilidade no Brasil é a “Lei de Ficha Suja” e eu fui candidato nas eleições de 2016, passando por todo esse crivo, com todas essas certidões e mostrando que eu não tenho impedimento nenhum.

Então por que eu não posso hoje, numa associação de direito privado, não me declarar candidato?

*Foi candidato a vereador pelo PHS, no município de Belford Roxo, no Rio.  

Não estou falando da questão do registro (da candidatura), mas do convencimento dos clubes. Você acha que este processo pode te atrapalhar? 

Pelo contrário, pelo contrário. Porque quando as pessoas procuram entender a materialidade, elas vêem o absurdo que foi feito em relação ao meu nome. Pelo contrário, e eu quero como cidadão brasileiro, cidadão carioca, demonstrar, tanto para os presidentes, quanto para a população, a minha indignação e a minha inocência.

E não tenho dúvida de colocar meu nome pra imprensa, de colocar meu nome em evidência sabendo de tudo que vai provocar. O maior prejudicado com essa situação é minha família.

Qual a sua profissão, Rogério?

Sou formado em gestão ambiental. E faço pós-graduação em educação ambiental.

Mas qual sua fonte de renda, ocupação profissional? 

Sou empresário.

Qual o ramo? 

Eu tenho uma assessoria jurídica de várias empresas.

Então você é formado em Direito? 

Não, sou assessor jurídico. Tô cursando… sou formado em gestão ambiental e curso a faculdade de Direito.

E hoje dou assessoria a diversas empresas, no âmbito do Direito.

Qual sua ligação com o futebol?

Sou diretor de um clube amador da capital.

Qual é o clube? 

Clube Bravo Helps.

Helps de “socorro”, em inglês? 

Não, é o sobrenome de um falecido que a gente colocou em homenagem

Como soletra, como escreve? 

Calma aí… (pergunta a uma pessoa ao seu lado): como é que soletra helps pra ela escrever?

H e i p s

Então é heips e não helps? 

Isso, heips

Você é diretor desse clube… 

Eu sou presidente eleito

O candidato montou também um canal no Youtube onde expressa suas principais ideias. No vídeo de apresentação, ele diz que é casado há 23 anos, pai de três filhos, nascido na Vila da Penha, e que tem formação evangélica na Igreja Batista.

Um de seus apoiadores, Peruano, também em vídeos na internet diz que Manso é “revolucionário” e que trabalha junto ao candidato para que ele trate as organizadas “com dignidade e sem nenhum preconceito”.

REPRODUÇÃO

Rogério Manso Moreira, candidato de oposição à Ferj, e Peruano, ex-integrante de organizada do Flamengo
Rogério Manso Moreira, candidato de oposição à Ferj, e Peruano, ex-integrante de organizada do Flamengo

Peruano e capitão Léo ganharam destaque no Flamengo na gestão de Patrícia Amorim. Este chegou a ser presidente do Conselho Fiscal da ex-presidente, com quem mantinha relações além do clube, tendo tido o seu sócio empregado no gabinete da dirigente, durante um de seus mandatos como vereadora no Rio, conforme revelou esta matéria da ESPN, em 2012.

Opositor da atual gestão do clube, ele foi expulso do quadro de sócios do Flamengo em 2015, sob a acusação de ter agredido conselheiros. Na mesma época, fazia parte do conselho fiscal da Ferj, na gestão de Rubens Lopes. Já Peruano é sócio-proprietário do rubro-negro.

Reprodução: ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já começou bem…Edmundo Santos Silva??? SRN!

  • Triste federação. O cara não sabe nem o nome do clube em que é presidente.

    • E uma hora disse ser diretor e na outra disse ser o presidente eleito. Fala sério, esse cara é uma piada. E, segundo o Peruano, “…q ele trate as organizadas com dignidade e sem nenhum preconceito.” Organizada pra mim são 99% vagabundos, vândalos, criminosos, etc. Não para torcer. Vão pra arrumar confusão. São tão boas q olha o tipo de cara q ae uniram pra tentar a presidência da FERJ. Apesar de não gostar nem um pouco do Rubens Lopes, esse tal de Rogério Manso não ganha nunca. SRN

  • Putz, é sair do poço e cair no perau…

  • A MELHOR PARTE FOI:

    Qual a sua profissão, Rogério?
    “Sou formado em gestão ambiental. E faço pós-graduação em educação ambiental.”
    Mas qual sua fonte de renda, ocupação profissional?
    “Sou empresário.”
    Qual o ramo?
    “Eu tenho uma assessoria jurídica de várias empresas.”
    Então você é formado em Direito?
    “Não, sou assessor jurídico. Tô cursando… sou formado em gestão ambiental e curso a faculdade de Direito.”
    “E hoje dou assessoria a diversas empresas, no âmbito do Direito.”

    KKKKK É DE MORRER DE RIR, AINDA QUER ENGANAR QUEM…

    • Kkkkkkkkkkkkkkk… Será q é trambiqueiro???

      • Mas é crente… kkkkkkk

  • Capitão Léo, Peruano e um pilantra acusado de estelionato … ou seja a FERJ não corre o risco de sair das mãos de bandidos, Caixa D’Água, Rubens Lopes ….

  • E ainda tem o Capitão Leo

  • Olha o nível do candidato! Não sei dizer qual o pior se é esse daí ou o atual! Mais um para mamar na FERJ.

  • Sai o Diabo e entra o Capeta.

  • MEDA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Só tá faltando Ladrão Mor Kleber Leite e a Primeira Dama da pior gestão do Fla,Patty.Pobre FERJ,Rubinho é o menos mal aí,por incrível que pareça…

  • Bandido de primeira classe! O cara é estelionatário. É só ver quem o está apoiando, para ter certeza que essa Federação de Futebol do Rio jamais será moralizada. Isso tem o dedo de Rubinho… Está me cheirando a maracutaia, somente para enfraquecer uma possível candidatura de alguém honesto. Quem viver, verá.

    • È nestas horas que me pergunto:

      Por que o Zico não se candidata? …..quis ser presidente da FIFA direto…por que não começa em casa e mostra serviço….

  • Quando li que ele tem apoio de Edmundo Santos Silva , dei uma gargalhada e nem li a entrevista , só pode ser piada.

    • E apoio do Capitão Leo? Só peça boa!

  • Eita corja que não quer largar o osso!! Nesta entrevista em algumas respostas agente vê que as respostas são meias nebulosas, o cara por exemplo não sabe o nome do clube amador no qual ele primeiramente alega ser DIRETOR, e logo em seguida em uma outra resposta ele alega ser PRESIDENTE eleito, isso só pode ser gozação!! Logo se vê que vem mais Mentiras por aí!!!

    • Não acho que isso seja mentira, eles devem ter criado esse time amador para ganhar mais um voto para a FERJ. Mentira é quando ele diz que a fonte de renda dele é a assessoria jurídica de várias empresas sem nem ser formado na área, ele acha que engana quem?

  • QUANDO ALGUÉM CRITICA NOSSA DIRETORIA NINGUÉM SE LEMBRA QUE POR ESTES TIPOS DE PESSOAS É QUE O FLAMENGO NÃO TEM UMA SELEÇÃO HOJE. SE NÃO FOSSE O EBM O FLAMENGO TINHA FECHADO AS PORTAS. DÍVIDA DE 750MILHÕES FOI PARA 304MILHÕES.

  • Esse cara não pode ser eleito de forma alguma! Além do passado nebuloso e das más companhias, o Flamengo vai acabar refém de líderes de organizada e de figuras nefastas do clube. Lamentável!

    • Bom, uma certeza até aqui:

      Entre Rubinho e este…….que mierda

  • Como estava bom não ouvir ou ler notícia sobre esses seres que tanto denigrem a imagem do flamengo . Já estávamos a um bom tempo sem notícias deles.

    Como não arranjaram mais nada no Flamengo , migraram para outro polo a FERJ.

    Infelizmente com os apoios atuais , acredito que ele possa ser pior ainda para o Flamengo, se cap leo e edmundo , foram enxotados do flamengo , eles voltaram com ódio ( aliás não são flamenguistas só pensam em si mesmos ) , então é bom tomar cuidado . Pra mim eles fariam todo o possível para ferrar com a gestão atual do Flamengo.

  • Do jeito que só da bandido na Fera. Vai ver esse bandido novo ganhe.

  • Do jeito que a coisa é feita, não há outra maneira de trocar os atuais bandidos da Ferj, só com outros bandidos. Não há a menor chance de melhorar a federação!!! Triste futebol carioca, triste futebol brasileiro, triste Brasil!!!

  • Com esse curriculum e acompanhado dessa corja, não duvido que ganhe! KKK

    • Trabalhando para isto eles estão….visitando um a um….

  • Ai depois se perguntam porque as federações estaduais estão em decadência. Olha os candidatos, um pior que o outro, um cara desse não deveria ter apoio pra concorrer nem sindico do prédio dele.

    • Isso mesmo! Ele deveria era ta preso!! É uma vergonha um cara desses ser caditado… um tremendo cara de pau!!

  • mais um bando de safado igual ao Rubens Lopes

Comentários não são permitidos.