GE: “Auge na Colômbia, aposta e decepção na Europa: o que esperar de Marlos Moreno”

Compartilhe com os amigos

Dificuldade de adaptação, imaturidade e até uma saída precoce para o futebol europeu. Muitas foram as justificativas para o baixo rendimento de Marlos Moreno no futebol europeu, nenhuma inclui falta de potencial.

O colombiano chega ao Flamengo após passagens apagadas por La Coruña e Girona. Seu principal objetivo é recuperar o futebol que o colocou em evidência no Atlético Nacional ao ponto de o Manchester City investir 10 milhões de euros em seu futebol. E não são só os rubro-negros que torcem para que isso aconteça.

Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

De drible fácil, velocidade impressionante e capacidade de flutuar pelas duas pontas, Marlos chamou a atenção de equipe de scout do Manchester City ao se destacar no time campeão da Libertadores de 2016. A indicação se transformou em contratação com cara de aposta. Em momento algum a intenção era integra-lo ao elenco de Pep Guardiola.

O colombiano sempre foi visto como uma joia a ser lapidada. Se atingisse o potencial esperado, seria útil aos ingleses. Se não, não deixava de ser um investimento aceitável para os padrões do clube. Com mais três anos de contrato, o Fla é a aposta.

O GloboEsporte.com passou a limpo a carreira de Marlos Moreno com a ajuda de jornalistas que o acompanharam nos últimos anos. O estouro no Atlético Nacional, a decepção no La Coruña e o sumiço no Girona.

 Confira e tire suas conclusões:

Gerard Bellera, Rac1 Barcelona (Girona – 2017/18)

Marlos Moreno teve pouquíssimo protagonismo no Girona, apesar de ter tido somente quatro meses para demonstrar seu valor. Ele vinha de uma temporada decepcionante no La Coruña e o esquema tático, um 3-5-2 sem pontas, não o ajudou. Foram somente duas partidas de Liga e duas de Copa do Rei, sem fazer gol nos 207 minutos em campo.

Sua melhor partida foi na volta contra o Levante pela Copa do Rei, quando deu uma assistência. Não foi suficiente para se tornar titular. Não fará falta, mas sempre foi visto como um jogador que dava o máximo nos treinos.

Foto: Divulgação/Girona

German Dobarro, Cadena Cope Galícia (La Coruña – 2016/17)

Marlos Moreno passou pelo Deportivo com mais momentos ruins do que de glória. Foi notável a falta de experiência. Chegou após um grande investimento do City, como campeão da Libertadores, mas não fez gol, não desequilibrou e não foi importante. O clube tinha a opção de renovar o empréstimo por mais uma temporada e não exerceu.

É habilidoso, mas precisa adaptar-se para render. Vejo a ida para a Europa como precipitada. Foi estupendo no Atlético Nacional. Acho que será importante voltar à América do Sul, jogar no Flamengo e recuperar sua melhor versão. É rápido e pode desequilibrar, mas aqui não mostrou isso.

Santiago Aristizábal, RCN Radio Medellín (Atlético Nacional – 2014/16)

É um jogador de muita qualidade, formado no Atlético Nacional e multicampeão em várias categorias. Começou como número 9, jogava por dentro e com muita mobilidade, mas por não ser tão goleador e por ter baixa estatura se mudou para as extremidades.

Por ter o pé direito bom, acostumou-se a jogar pela esquerda para cortar para dentro e chutar. Começou muito cedo no Atlético e acho que não estava maduro para seguir para o exterior. Foi destaque na campanha da Libertadores em um time com muita mobilidade, o que o levou para seleção da Colômbia e ao Manchester City.

A questão da adaptação certamente o atrapalhou na Europa. O retorno ao Flamengo, em um futebol com mais bola no pé, inteligência e menos poderio físico será bom para ele, além de ter dois compatriotas no elenco.

Reprodução: Globo Esporte

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Acredito bastante no seu potencial

  • Então, se ele voltar a apresentar o futebol da época do Atlético do Nacional o Manchester City deveria prorrogar o empréstimo dele por mais um ano e deixá-lo por igual período no Flamengo dentro do programa de transição que o Flamengo está implementando.

    O amadurecimento do Marlos será também um bom teste para esse programa de transição das categorias sub para os profissionais que o Flamengo está implementando/ajustando.

    Dessa forma ele iria voltar para a Europa bem mais maduro.

    SRN

Comentários não são permitidos.