GE: “Na corda bamba: malabarista larga emprego em loja do Fla e ‘dribla’ até Diego”

Compartilhe com os amigos

A sorte flertou, deu um sorriso e abriu os braços para Wesley dos Santos. O torcedor do Flamengo viu sua vida mudar ao receber ajuda para conseguir seu primeiro emprego numa das lojas Espaço Rubro-Negro e também voltar a estudar, chance oferecida pela mulher do jogador Diego. Mas Wesley não se adequou ao que poderia ser um admirável mundo novo.

Aos 18 anos, ele deixou carteira assinada para trás e voltou para o sinal de trânsito na Barra, zona oeste do Rio, onde faz malabarismos para receber uns trocados, muitas das vezes com seu ‘manto’ rubro-negro.

Depois da empolgação inicial, Wesley passou a não cumprir horários, não respeitava hierarquia, se ausentava longos períodos para fumar. Apesar de orientado e treinado para ser capacitado à função, não conseguia cumprir com as regras.

Diego e sua mulher também conheceram Wesley no seu malabarismo do dia a dia, mantiveram contato e tentaram ajudar o menino com parceria que custearia matrícula e retorno aos estudos, interrompidos na 8ª série.

Mas até para achar Wesley – que não é lá muito ligado ao telefone – é difícil atualmente. Com isso, mais uma pedra no caminho dos estudos.

– Aconteceu uma dificuldade de adaptação. No sinal, Wesley faz seu horário, vai quando quer, tem a sua liberdade. Com isso, teve dificuldades em cumprir horários, tarefas e hierarquia. A segurança de uma carteira assinada, o dinheirinho certo no fim do mês, essa é uma equação que Wesley não formula. Uma pena – lamentou um dos envolvidos nas correntes de ajuda.

Wesley é morador da favela Cidade de Deus e sempre ajudou a mãe – prestadora de serviços gerais cuja renda varia de acordo com eventos que faz. Ele tem mais um irmão e duas irmãs.

 – Sou um menino que gosta das coisas certas; não me sinto bem com o que me traz coisa ruim, disse Wesley ao começar seu trabalho na loja.

O primeiro emprego de carteira assinada durou muito pouco. Logo, Wesley voltou para a rua. Um sentimento de tristeza tomou conta dos envolvidos; a certeza da boa ação se mistura com a incerteza do que o futuro reserva para Wesley.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Desde que nasceu o garoto é acostumado a correr atrás dando jeito por si mesmo, se apegando uma oportunidade aqui e ali pra viver , e aos 18 querem enquadrá-lo, com horarios e responsabilidades, como se ele tivesse sido preparado pra isso desde pequeno como um filho da classe média. É claro que não ia ser fácil. É como querer domesticar uma fera selvagem depois de adulta.
    Olhem para essas crianças antes que elas precisem chegar ao ponto de fazer malabarismo no sinal pra viver.

  • A questão não é a geração.
    É o ensinamento e o exemplo dentro de casa !!

  • Depois vem esses comunistas de esquerda defender vagabundo que se diz vítima da sociedade ne, Bolsonaro 2018 neles.

    • Sabia que ia vir aqui um otário pra criticar sem entender como é a vida de uma pessoa como a desse garoto. Vocês fascistas não ajudam nem acrescentam nada para a sociedade, só sabem fazer críticas inúteis.

      • Vai pra venezuela vagabund0 facista é quem apoia comunismo de Hitler e União soviética. Passar a mão na cabeça de bandido é com vcs mesmo enhi.

        • Kkkkkk kkkkkk kkkkkk kkkkkk kkkkkk kkkkkk

          Comunismo de Hitler, essa merece um print!!!!

          • E vc acha que Hitler era o que o maluco?? Nazismo vem de nacional socialismo sua anta. Acorda Hitler sempre pregou esse lixo no mundo, Stalin foi só um dos pilares comunistas da Europa, más se vc tem preguiça de estudar os fatos vc pode ir simplesmente ir no YouTube e buscar vídeos que provam claramente as ligações de toda essa ideologia que vem destruindo nossa sociedade. Se existe um facista esse é vc por apoiar aquilo que mais matou no último século e continua matando na koreia, venezuela, Brasil, cuba etc… Esse esquerdismo doentio comunista.

  • Vou dizer uma coisa,me preocupa acima de tudo saber que está geração ai e as próximas,e que vão pagar minha aposentadoria…e não é um caso esporádico não,esses dias encontrei uns amigos do meu irmão,dessa geração aí,já com 22 anos..1, não quer trabalhar,o outro é embalador num supermercado e acha q tá bom pq trabalha só 6 horinhas…enfim,tamo lascado!!!

    • A geração que tem 20 anos hoje olha pro futuro e vê gente que só pensa em se aposentar, o q eles vão pensar sobre trabalho?
      E no caso do garoto, ele teria q ser encaminhado pra uma escola de circo. Carteira assinada e salário mínimo é futuro só de otário, existem muitas maneiras de trabalhar e ganhar dinheiro honestamente sem a tal da carteira assim nada

      • Amigo 35 anos de trabalho e coisa ora kcte,trabalho desde os meus 13 anos…mas não me admira ler w trabalhar é ter carteira assinada e coisa de otario…realmente vou me sentir e já me sinto otario,pagando INSS pra vadio ir ao médico de graça,ver parte do meu dinheiro ir pra auxílio reclusão…enfim,aqui e site do flamengo,é melhor parar. .

        • Ser seu próprio patrão exige estudo, planejamento e coragem. Deixar o próprio futuro na mão do Governo é mais simples né. Se der algo errado é mais fácil apontar o culpado.

  • Que mentalidade curta…Essa eu não entendi mesmo. O cara larga Emprego com carteira assinada para viver na Rua…que mentalidade é essa cara? Deve gostar de vida mansa mesmo…problema dele, a escolha é livre. Com certeza outro já está no seu lugar e feliz da vida de ter um Emprego de fato. É cada uma meu!

    • E mas a frente vai ter a galera esquerdopata dizendo ” coitado ele não teve chance na vida … Mas uma vitima da sociedade opressora”” …

      • Vc pode ver essa geração de 94,95, em diante são fracos demais,a maioria tem vício em maconha,etc…e outra não dão formados para um dia assumir família e educar os filhos,os da geração 2000, nem se fala…

        • Você gostam muito de falar da nossa geração,não são todos assim tenho certeza que a geração de vocês também tinha bastante malandro, nossa geração é muito mais inteligente que vocês ,a geração de vocês e tão boa que deixar o Brasil essa merda que tá hoje essa ladroagem

          • É contraditório ser mais inteligente e fazer mais bobagem,mas desculpe se te ofendi,lógico que não são todos e vc deve fazer parte desse pessoal do bem…e vc tem razão,minha geração tinha como espelho Cazuza,Renato Russo…poetas mas na prática imbecis que sucumbiram a uma overdose de rebeldia…assim como os de hj se espelhavam nas músicas do tal chorão que na prática fezbo oposto de suas músicas…enfim,..tamo ferrado

  • Como grande parte dos brasileiros, prefere a vida “fácil”, sem compromissos, sem regras. Acorda tarde, não precisa pegar transporte lotado, não quer estudar e prefere tirar um trocado contando com a misericórdia dos outros. Se pra ele tá bom assim que seja, mas não pode reclamar da vida se ficar doente e não puder mais “trabalhar”. Quando estiver velho e depender de ajuda do governo pra sobreviver… Ou seja até me fez perder tempo com ele fazendo esse texto ?

  • Se o garoto tá feliz tem q viver da maneira q quis, claro q no seu quadrado, não precisa viver de ideologias e doutrinas criadas para controlar o gado! Sem contar q um garoto desses tira 2, 3 mil em poucas horas diárias “mensalmente”kkkk, faz oq quer, é seu próprio patrão, não tem estado mamando… enfim acho q alguns aqui é q poderiam rever seus conceitos, e não sou petista, nem psol muito menos mito!!!

    • 2 , 3 mil onde ?…ele ganha ismola filho …se tirar 500 reais no mês é muito …Ele é q cara do favelado.. Gosta de dormir até o sol entrar na bunda , odeia regras , N resoeita o superior e detesta trabalhar ….

  • teve toda assistência ..por ser rebelde e achar que não deve seguir regras ..voltou para o fundo do poço novamente..é essa educação que a rua trás para seus filhos..deixem eles soltos achando que pode fazer o que quiser..se não tiver um pai e uma mãe pra educar da forma certa da nisso ai…é wesley as coisas apertam um dia..e esse dinheiro de sinal não vai te ajudar..fez merda..

  • Não merece ajuda, típico brasileiro

  • Nossa, que surpresa.

  • Se eu morasse no Rio eu iria bater lá com meu currículo, já comecei o ano fazendo parte dos 14 milhoes de felizardos.

  • Filhote de imperador.

  • Raramente, mas muito raramente quem vive nas ruas consegue se adequar a vida responsável exigível como modelo pela sociedade. Parabéns aos envolvidos por tentar. Quanto ao rapaz, só desejo que sejas feliz do jeito que escolheu. Ele só não poderá dizer aos seus filhos, que o mundo não vos deu oportunidade. No mais, boa sorte!

  • Então que ele se dane…

  • mais um que não aproveita a oportunidade dada.

  • Mais um que prefere o dinheiro fácil e passageiro. A escola da esquerda fazendo os seus discípulos.

    • Falou tudo amigo…esse é o Brasil que esse fdps da política querem…um bando de analfabetos votando por migalhas…

      • o tipo de gente que vcs apoiam. vai pra varanda bater panelinha

        • Eu não apoio ninguém seu Zé Mané…por quem faz panelaço são uns babacas…mas também não vou apoiar um projeto de marginal que tem a oportunidade de mudar sua vida e joga pelo ralo…

          • Falou e disse amigo. Uma geração de merda alienada ao socialismo. Estão colhendo os frutos agora do “bolsa família” que “ajuda” na proliferação dos “come e dorme” da vida.

        • kkk, rindo por saber quem vc apoia em contrapartida… será que só ele é alienado? ou os dois são? kkk…

    • vc nem deve saber que lado e o esquerdo. alienado da GLOBO

    • Sua opinião prova que a estupidez pode ser vermelha e preta também. Infelizmente. Plim!Plim! Kkkk

  • Infelizmente não aproveitou a oportunidade. Como muitos irá sentir arrependimento quando a idade chegar e perceber que poderia ter feito outra escolha.
    Pena que a maioria das pessoas preferem se mal dizer do que se apegar às oportunidades que a vida lhes dá.

    • Se a idade chegar né…pois a facilidade da rua pode lhe custar a vida…

      • Verdade, Luiz. Ainda tem isso.

Comentários não são permitidos.