Início promissor!

Compartilhe com os amigos

Salve, Salve, Nação Mais Linda do Mundo!

Volto aqui neste espaço, o mais democrático do mundo em se tratando de Flamengo, para registrar minhas primeiras impressões do Mengão neste início de temporada 2018. E não é que estou gostando? Surpreendentemente (não para mim) nosso técnico, Paulo Cesar Carpegiani, tem utilizado (e muito) a nossa base neste início do FERJÃO 2018.

A molecada está correspondendo. Quem conhece o histórico do Carpa sabe que a utilização da garotada é um dos fatores positivos de seu trabalho. Além de seu vasto conhecimento técnico e tático, nosso treinador pensa exatamente igual à maioria da Nação quanto à utilização dos meninos. Em declaração após a vitória de ontem, asseverou que não há necessidade de contratação de jogadores para “comporem o elenco” pois, para isso, existe a base. Perfeita constatação!

Aleluia! Enfim alguém sabedor do que realmente é Flamengo e do que o Mais Querido representa nos cenários nacional e mundial. Flamengo é isso: técnica, raça, disposição, base forte, craques feitos em casa, protagonismo esportivo constante e futebol bem jogado, sufocando o adversário, virando jogos e superando as adversidades com ajuda da maior torcida do mundo: a Magnética!

Continuando o raciocínio, posso destacar algumas impressões iniciais. Primeiramente devo ressaltar que os Garotos do Ninho entraram voando. Carpegiani transferiu a responsabilidade de jogarem pelo Mengão e os moleques não sentiram a pressão. Entraram e estão desempenhando um papel excelente neste início de temporada. Aliás, devemos frisar que a base já é muito acostumada à pressão de envergar o Manto, ao contrário de muito jogador contratado. Além disso, podemos observar ainda que o time tem piorado em qualidade e entrosamento quando os jogadores mais experientes entram em campo.

Nosso time perde em velocidade e, pasmem, em qualidade. Sim, muitos meninos tem maior qualidade nos passes, em disposição tática e em fundamentos, só para citar alguns quesitos. Mas há também o outro lado, em geral são ansiosos em demasia, prendem demais a bola e não procuram os companheiros mais bem colocados para a dar seguimento na jogada ou até mesmo para concluírem a gol, o famoso e perigoso individualismo.

De qualquer forma, estou gostando muitíssimo dessa “nova velha” filosofia do clube. Como diz o ditado, Deus escreve certo por linhas tortas. O Flamengo está reescrevendo sua história sendo forçado a utilizar mais os meninos em detrimento à situação que se apresentou para este ano: o início precoce do Campeonato Carioca e a necessidade de uma pré-temporada antes da utilização completa da equipe principal. Além disso devemos, além de repetir o mantra: “craque, o Flamengo faz em casa”, aplicá-lo, literalmente.

Muito bem, dito isso, devemos aguardar as cenas dos próximos capítulos e torcer para que a situação continue a acontecer desta forma. Que nossa torcida entenda que as oscilações são perfeitamente normais e aceitáveis, haja vista os garotos estarem em período de formação e, principalmente, em transição, onde necessitam de rodagem e tempo de adaptação para ascenderem de forma gradual e consistente. Vamos dar tempo ao tempo. Nosso início é promissor! O céu é o limite! Vai pra cima deles Mengo!!!

P.S.: em tempo, gostaria de parabenizar os Garotos do Ninho por mais um título da copinha. Agora, como diria Galvão:
– “É tetra! É tetra! É tetraaaaaaa!!!!!”

O Flamengo simplesmente é!!!
Saudações Rubro-Negras a todos!

Fabio Monken
Twitter: @fabio_monken

Sugestões? Críticas? Elogios?
Deixe seu comentário e faça-o com educação e respeito.
O Debate SEMPRE é salutar, mas a ignorância e a falta de educação são os combustíveis dos fracassados!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Quando falei aqui que pra quê Walace e Pablo, tendo Leo Duarte (agora Thuller tb!) e Ronaldo, nego massacrou. Aí está a resposta na pratica.
    Acho q um centroavante é necessário sim e as laterais são carentes, mas dá pra empurrar até depois da Copa pra fazer um bom negócio.
    Do restante: usa a base porra!

    • E agora estão querendo trazer Julio Cesar depois de descartar vim pro flamengo um monte de vez, fim de carreira, ganhando muito, sendo que tem 3 bons jogadores da base, alem do Cesar e Diego Alves.

      • Cara, quero acreditar que isso é cavada de empresário. A carreira dele acabou, se fosse para vir tinha que ter sido em 2014. Agora já era…

  • Eu o citei antes de Rueda, mas todos aqui sem ecessões dizia que era velho, ultrapassado, sem estudo, tc, no resenha ao vivo, ninguém nunca nem citou, agora puxam o saco!

    Esqueceram que ele foi campeão do mundo, com jogadores da base! E estamos vendo uma boa defesa, jovens com muita raça e um treinador leigo que entende exatamente de como como se revela jogadores MESCLANDO com os experientes, futebol é desse jeito, testar, passar confiança e treinar bastante, nisso o leigo Carpegiani para a maioria é perfeito para mim!

    CARPEGIANI entende muito de futebol, pq jogou muito, e seu início como treinador foi justamento no mengão, onde papou o título mais importante do Flamengo c a base!

  • “nosso treinador pensa exatamente igual à maioria da Nação quanto à utilização dos meninos”. Como assim? O que essa torcida mais pede é contratação de jogador milagreiro. Se bem que com o sucesso dos meninos, deram uma acalmada. Mas no primeiro passe errado de alguém, voltam a pedir a contratação de um herói salvador.

  • Tem que dar o maximo de rodagem possivel para o ronaldo, o klebinho e o leo duarte que tem plenas condicoes de assumirem a titularidade a curtissimo prazo.

  • Vejo alguns comentários e quase não acredito. Gente os moleques tão voando isso é um fato. Muitos garotos vão ser craques, mas to vendo alguns dizerem que fica dificil tirar a vaga deles pra entrada dos titulares!!?? Baseado no carioca? Imagina você com 19, 20 anos estreando numa libertadores contra o River. Não é igual a jogar contra o Bangu. Os moleques tem que estar lá sim, sentir o gosto, jogar qnd for conveniente (e o Carpa sabe quando é) mas titulares só o Paquetá, o Vinicius Jr e o Vizeu se não vir outro. Um ou outro poderia ser titular agora já? Sim, talvez, mas é aposta e que pode queimar os garotos tbm. Então vamos com calma, o time titular do flamengo tirando as laterais é muito bom e tem tudo pra corresponder as expectativas desse ano e os muleques estão lá pra ajudar e amadurecer.

    • Exato, só lembrar do Matheus Sávio ano passado, bastou um erro para ser escorraçado pela torcida…

      • Sim! Um jogador tão promissor quanto estes que aí estão hoje.

      • Mas o problema que a torcida é burra e vai na onda de “comentarista”. Matheus savio tentou tirar a bola, o cara abafou e conseguiu cortar o passe, pegou a bola e cruzou na área. O erro foi do VAZ, que ficou olhando a bola passar, nao pulou e nem foi tentar interceptar o atacante que veio sozinho e marcou o gol. Mesma coisa na sulamericana, quando falaram que o Cuellar fez penalti sem NEM TOCAR NO ATACANTE do independente.

    • Perfect!

  • Eu fico muito feliz em ver o Flamengo ultilizando a base, esse é o caminho pro Flamengo. Mas infelizmente isso só tá acontecendo por falta de planejamento da diretoria, estão ultilizando os meninos no desespero, uma prova disso é a inda e vinda dos meninos da copinha pro time profissional. Já sofremos por falta de zagueiros no elenco, falta de goleiros, falta de centro avante. E mais um ano sabendo das deficiências, as laterais e um homem de área, continuamos sem as contratações pontuais. Que nossos meninos nos salvem. Diretoria não sabe montar um elenco equilibrado, o erro se repete.

    • Não foi falta de planejamento, os jogadores entraram de ferias depois porque estavam jogando e o campeonato começou antes das ferias terminarem…

  • O pior de tudo é observar os meninos jogando e procurar um lugar para encaixar os chamados “titulares”.
    Quem vai sair para entrar Arão? (Jean Lucas, Ronaldo);
    Quem vai deixar o time para entrar Diego ou Everton Ribeiro? (Jean Lucas);
    E a entrada de Everton? (Vinícios Jr, Paqueta);

    E na defesa? seria justo tirar os meninos ou é melhor revesar um deles com os mais velhos?

    Acredito que o Flamengo será obrigado a barrar muitos dos medalhões do ano passado. Deverá ter um time mais jovem em todos os setores.

    Mas isso pode trazer um grande risco para o próprio treinador. Imagina só o que vai acontecer com as panelinhas?

    Contudo, esse ano os “titulares” não poderão reclamar que não tiveram pré-temporada e vão ter muita sombra para se dedicarem.
    Quem serão os protegidos do Presidente agora?

    • Sinceramente, se for usada apenas a meritocracia ,esses jogadores “cansados” que terminaram o 2017 vão ter que comer grama no mínimo…
      Não tem como comparar Jean Lucas com o Arão por exemplo.
      Devido a temporada ter sido reduzida, o Carpegiani utilizou muito bem a base e acredito que não tem como tirar alguns jogadores da base do time principal
      SRN em qualquer situação!!!

      • É o que penso também. Quanto mais oportunidade tiver esses meninos, mais pressão vão dar no treinador e no “time principal”.

  • Eu fui contra o Carpegiane como técnico, mas por algumas atitudes dele eu tou queimando a lingua, ainda estou meio receioso, mas o que ele falou ontem, tomara que a diretoria respeite isso, ele Carpegiane não quer contratação pra compor elenco, ou seja, acabou as oportunidades de mercado do RC, chega de bichado ou de ex jogador, chega de jogador que foi bom em 2010 etc. Precisamos de reforço que venha somar e não igualar. Outra coisa o Paulo Pelaipe foi pros vices, eu que queria tanto que esse RC saisse logo, porque entendo que o fracasso maior da gestão EBM está nas contratações furadas do RC, pra quem não sabe Pelaipe foi o diretor, no lugar do RC, que ganhou a Copa do Brasil de 2013 e carioca de 2014 com o Flamengo. Não gostei, preferia o Pelaipe no Fla.

  • TEM QUE DAR PRESSÃO NOS MEDALHÕES!

  • A torcida tem q ter uma paciência budista…porque nessa faixa etária os meninos oscilam muito…ontem por exemplo deixamos de dar prosseguimento a várias jogadas por excesso de preciosismo…um toque a mais,um drible desnecessário….aí q vem a MATURAÇÃO…os meninos tem q saber q NÃO ESTÃO MAIS NO SUB 20… Estão jogando por 40 milhões de apaixonados….q ao primeiro erro vão ser atirados aos leões… SRN

  • Apenas um começo, mas é repudiante a atitude de vaiar um jogador (Geuvânio) em seus primeiros minutos na temporada, chegou ano passado, pouca coisa fez é bem verdade, mas outros que ficaram a quase 4 anos fizeram menos ainda, torcer não é isso, gostaria de destacar também a atuação segura do Rômulo, também questionado por todos mas que tem condições de ao menos fazer melhor do que tem feito, para começo me agradou!

    • Bem observado tanto as vaias desnecessárias, quanto a boa atuação do Rômulo.

  • O mais importante até agora foi às palavras do Carpegiani deque não precisa trazer ninguém para compor elenco. Pois pra isso tem a base. Esse Tem que ser o pensamento sempre.

    • Eu ia comentar exatamente isso. Gosto tambem das postura e do discurso do Carpegiani, de que mesmo nas Vitorias ainda não convencemos, e que temos muito a melhorar. A mescla da garotada com os mais experientes e a força que a base está mostrando vai ser muito importante para o Mengão. Agora é apoiar o time e torcer por bons resultados.

      • LUIZ CARLOS, Faço minhas as suas palavras , INFELIZMENTE a torcida do Flamengo já não é a mesma, modinhas que não sabem torcer, o atleta que vestir o manto tem que ser apoiado sempre, as críticas devem ser após os jogos é lamentável ver um atleta ser desestruturado por causa de torcedor idiota que váia seu jogador.

        • O cara já entra pressionado , não tem como o cara render,isso é em qualquer profissão, no futebol então…..

        • nem chamaria de modinhas. São jogadores de FIFA/PES, acham que é só colocar o jogador de número mais alto na ficha e dá certo. Quando não encaixa, vaia, surta…

Comentários não são permitidos.