Luiz Gomes: “O dia do Fico. Ou do Fui… O futuro de Rueda e do Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Esta segunda-feira, na reapresentação do Flamengo para a temporada 2018, os jogadores não serão o centro das atenções. Nem poderia, já que nenhum reforço de peso chegou ao Ninho do Urubu neste início de ano. Os holofotes estarão voltados, sim, para Reinaldo Rueda. Todo o planejamento do Rubro-Negro estará em jogo. Será, espera-se, o dia em que o treinador quebrará o incômodo silêncio e, enfim, anunciará seu futuro, se fica ou dá adeus ao clube para assumir a seleção do Chile.

Desde o ano passado, quando começaram as especulações, especialmente na imprensa chilena, sobre as negociações de Rueda com a federação local, foi espantosa a passividade da diretoria do Flamengo em relação ao comportamento do seu treinador. Mesmo com os rumores crescentes de sua saída – os jornais andinos chegaram a anunciar o quanto ele receberia, o tempo de duração do contrato e as metas que ele teria à frente dos bicampeões sul-americanos – o discurso na Gávea continuou a ser, durante todo o tempo, o da espera. Mas esperar o que?

Rueda tem todo direito de decidir o que acha melhor para a sua vida. É um profissional respeitado, com títulos conquistados e trabalhos bem sucedidos na maioria dos lugares por onde passou. Mas, desde meados da temporada passada, é funcionário do Flamengo. E, nesta condição, prioritariamente deve explicações ao clube. Seu silêncio em todo esse período foi injustificável. E acima de tudo antiético. Ele tinha de ter se pronunciado, de alguma forma, procurado os dirigentes rubro-negros para ao menos, confirmar ou não se as conversações com os chilenos eram ou não verdadeiras.

A diretoria do Flamengo, cobrada dentro do clube e pela torcida, falou após o réveillon que o colombiano, de férias em seu país, ao lado da mãe doente, estava incomunicável. Mas seu telefone, ao que parece, só ficou mudo para ligações vindas do Brasil. Pois, durante todo o tempo que durou o imbróglio, se faltaram informações na Gávea, sobraram na mídia chilena. Esta semana, o jornal “La Tercera” garantiu que o acerto estava por detalhes. Segundo a publicação, a federação se aproximou dos 3,5 milhões de dólares anuais (R$ 11,5 milhões) pedidos pelo técnico e concordou em pagar a multa rescisória de 325 mil dólares que o Rubro-Negro carioca teria direito a receber.

Este, aliás, é outro ponto nebuloso desta história. A multa rescisória pela quebra de contrato de Rueda com o Flamengo – uma informação que jamais foi desmentida pela diretoria -, caiu, com a virada do ano, de 1 milhão de dólares para os tais 325 mil dólares, uma diferença em torno de R$ 2 milhões. Ou seja, além da ameaça de perder Rueda o Rubro-Negro corre o risco de perder dinheiro. É inexplicável que o clube tenha firmado um contrato como esse, com uma cláusula que facilita a saída e a vida de quem pretende contratar o treinador, exatamente no momento em que começaria a mostrar a que veio, participando do planejamento de toda a temporada – já que pegou o bonde andando em 2017 – e imprimindo de fato seus métodos de comando e suas preferências táticas. É claramente uma atitude de lesa clube. Deveria ser exatamente o oposto, aumentando-se a proteção ao treinador, para dar mais tranquilidade ao trabalho.

Qualquer que seja a resposta de Rueda nesta segunda, a relação entre o treinador e o clube sai arranhada, vai precisar passar por reparos. Se o treinador anunciar sua saída, o Flamengo, com a passividade de sua diretoria, terá feito papel de bobo. Terá desperdiçado um tempo que, em uma temporada apertada como essa, e com uma Libertadores outra vez pela frente, pode custar caro demais lá na frente. Mas, ainda que o fim do mistério seja a sua permanência na Gávea, Rueda terá, com seu silencio, perdido pontos, conquistado a antipatia e, mais do que isso, a desconfiança de parte dos rubro-negros. O que, na prática, significa menor tolerância com erros e maus resultados. A responsabilidade aumentou e o peso nas costas do colombiano será maior a partir desta segunda-feira na Gávea.

Reprodução: Lancenet

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Perfeito esse texto. Assino em baixo.

  • O fato é que hoje a gestão do Flamengo é tão profissional que não vaza nada pra mídia e isso tem causado insatisfação por parte dos jornalecos que por não ter uma posição do clube inventam sua própria verdade.
    Lamentável o momento da mídia esportiva nacional, chega a ser deprimente!

  • Primeiro: a diretoria nunca deixa vazar nada e a imprensa fica bravinha;
    Segundo: a diretoria não está nem aí com que a torcida pensa;
    Terceiro: pros caras não é paixão, é profissão. Existem leis e amparo trabalhista, multas e afins. Demitir Rueda e manda-lo com um milhão depois de toda essa história? De jeito nenhum!
    Não acho que essa atitude rebaixa a instituição, a única restrição que tenho é o fato da diretoria não estar nem aí pra torcida. Que ao menos no site do clube houvesse um comunicado superficial dizendo que o trabalho continuava, que Rueda era o técnico (ainda é), que não havia nada de concreto e que em caso de quebra seguiriam as leis trabalhistas.
    O problema todo é a falta de carinho que Bandeira tem com o maior patrimônio do clube, se a imprensa não precisa e nem merece saber de nada, ao menos os 40 milhões de torcedores ficariam mais tranquilos ao ler algo do tipo.
    Enfim: eu sou Flamengo independente de quem chega ou sai. Basta um BR, uma CB pra eu esquecer tudo isso. Vamos Flamengoooo, Flamengo até morrer! SRN

  • Independente da saida ou nao do cargo , eu tenho certeza que a diretoria do Flamengo ja sabe qual e a decisao do Rueda ! O clube nao e obrigado a ficar falando publicamente para a imprensa , qual foi a decisao do treinador , isto e coisa interna do clube. O problema e que a imprensa Brasileira nao tem mais a moral que tinha antes dentro dos clubes ( como furo de reportagens , noticias em primeira mao , etc … ) e isso deixa muitos Jornalistas com biquinho e com magoas dos dirigentes de clubes , principalmente no Flamengo onde tudo era baguncado . No entanto hoje tudo mudou , hoje ha profissionalismo dentro da Gavea.A verdade e que com Rueda ou sem ele, eu tenho certeza que o planejamento continua normalmente.

  • O MENGÃO bem tratando sua imensa torcida como 2° plano. Essa história do RUEDA, costurada com o SILÊNCIO de ambas as partes tá muito mal contada. Agora, esse DISQUE ME DISQUE é o RETRATO FINALIZADO dessa diretoria de FROUXOS, comandada por um presidente BANANA, TURRÃO e CENTRALIZADOR. EBM entende tudo de finanças e é uma tragédia em FUTEBOL Começamos muito MAL este 2018, pelo visto não será diferente de 2017.

  • Ninguém consegue uma entrevista com alguém do Flamengo e nem com o Rueda…. aí cada um cria sua verdade baseado naquilo que se lê em jornais DO CHILE…. os jornais da Colômbia não falam quase nada disso… os do Brasil só copiam aquilo que os chilenos falam…

    O que o Flamengo pode fazer se nas vezes que foi questionado o Rueda disse que continua (segundo pessoas do Flamengo)?

    Com raras exceções, nossos programas esportivos viraram uma pecinha de teatro em volta de uma mesa… cada um querendo saber mais que o outro ou querendo fazer mais piadinha…. aí fica um monte de marmanjo gritando ou fazendo palhaçadas sem graça, além de conjecturas baseadas em achismo…

    SRN

  • Meus prezados… Vocês estão espantados com multa rescisória baixa de treinador no Brasil? O Flamengo (e todos os outros clubes brasileiros) faz isso de propósito, coloca a multa baixa para pagar pouco se tiver que mandar o cara embora. Ninguém imagina (ou se importa) que o cara terá proposta, pois técnico no Brasil é descartável, o importante é ter facilidade para se livrar quando precisar. SRN.

  • Flamengo não tem o que fazer alem de aprender a redigir contratos melhores. Que cazzo de multa é essa que o cara paga com um mês de salario ?

    Uma coisa era aceitar a tal clausula de sair pra seleção Colombiana, que seria um sonho pro Rueda. Compreensível. Outra é uma multa ridicula caindo ja antes da pre temporada após seis meses de trabalho.

    Se sair o Flamengo se deixou tratar como time pequeno, fazendo papel de palhaço, e tudo indica que ele sai, de fato.

    A gente não sabe dos bastidores, se interferencias em escalação ocorreram, o que rolou pra deixar o Rueda infeliz no Mengão. Ele não deixaria o clube nessa situação apenas por um dalario marginalmente maior, tem coisa ai por tras que a torcida não fica sabendo.

    • Se tiver que mandar embora vai pagar uma fortuna? Pq aqui no Flamengo basta perder um carioca que já não presta pra treinar. Tirando por base os vários treinadores que essa gestão já teve, imagine quantas multas milionárias teríamos que pagar…

  • O cara que escreveu o texto eh sem noção,oq se fala dentro da gavea é que ate o momento o rueda manteve as conversas com os dirigentes do fla falando que fica.
    Essa história toda quem esta criando eh a midia. …
    A imprensa esta atacando o rueda pq ele ja deu uma cutucada neles ano passado…

    • Olha, o que eu sei é que ouve um “comunicado”, na verdade um dizer apenas, que Rueda dizia não ter nada de negociação, isso foi lá no começo, depois nada e ele “emudeceu”. É o que sei. Bom, segunda vamos ver então. SRN.

  • O Rueda não chega hj, ou já chegou? Porque esperar até segunda, vai no Hotel do cara, se ele vai sair, antecipa tudo e amanhã apresenta o novo técnico.

  • Rueda: se tem contrato com o clube tem sim que dar satisfações, simplesmente ignorou o clube e da forma que conduziu o negócio sim foi anti-ético. E alegar que ficou assustado com os últimos acontecimentos como alguns alegaram, piorou, demonstra que é “frouxo”, como se lá na Colômbia o pau não quebre também. Nada a ver.
    Rueda tem todo o direito de ir para aonde quiser desde que de forma correta, às claras e respeitando a instituição. O que não é o caso.
    A Diretoria do Flamengo: passiva de mais mesmo e esses contratos estranhos, cercados de mistérios, que ninguém sabe ao certo estabelecendo cláusulas de liberação como essa e ainda com a diminuição da multa, demonstra muito despreparo. o clube não pode se colocar como refém. Rueda não é maior que o CRF, e do jeito que foi feito é o que parece. O cara faz o que quer e como quer e o Flamengo, que espere calado…isso é ridículo.
    Vendo os dois lados, Rueda erra em não dar satisfação, pois tem respaldo via contrato, o que não se justifica, pois foi muito bem recebido. O Flamengo tem que aprender a fazer contratos que lhe deem segurança, com uma cláusula de compensação.Quem pede uma redução, para facilitar a saída, já demonstra que não vai ficar…já é mau sinal. Isso não pode existir, muito ao contrário, quer sair OK, mas a multa vai ser grande, pois tenho que ser ressarcido…não quer, a fila anda. até mais. Bom, é o meu resumo. Segunda a gente vê tudo isso, mas nada que surpreenda creio…

    • Almir você só ouviu um lado da história.

      E se ele garantiu pra direção que fica e ficar?

      Só temos a versão da imprensa chilena. Até amanhã saberemos.

      Caso fique ótimo, acho o melhor treinador possível de chegar.

      Caso saia o clube está com o Carpegiani encaminhado.

      • Ltom blz. Ai que está, tudo no campo das hipóteses…Eu também escutei isso, e que ele segundo a diretoria tinha garantido que ficaria e que não tinha nada de acerto e tal. Isso lá no início da coisa toda, depois, um silêncio total. A Diretoria diz que ele não dá retorno às ligações: isso já é mau sinal…e ninguém fala nada, logo fica complicado. Se ele ficar é claro que será melhor, mas poderia ter dado alguma satisfação, e se deu, porque o “segredo”, a diretoria poderia emitir uma nota afirmando que não tem nada e que ele se reapresentaria normalmente. Pronto, acabaria com toda essa falação, mas…Rueda fica na dele, o Fla quieto…isso é no mínimo suspeito.

        • Essa diretoria só trabalha assim, em silêncio.

          Eu particularmente acho q não precisa ficar mudo. Não pode ser aquele vaza-vaza passado, mas satisfações tem que serem dadas.

          a comunicação com a torcida era ruim e nos últimos 2 anos ficou pior. Parece que tratam a torcida como inimiga.

          • Exatamente o que penso. Por isso eu acredito, que um Twitter apenas não faria mal e pronto acabaria com a fala. Sigilo é uma coisa, Ok, e realmente essa diretoria não trata a torcida como deveria a meu ver e ai fica esse disse me disse…

            • Concordo plenamente, um twitter dele ou da conta oficial do Fla acabariam com essa questão.

              • Exatamente.

  • Essas duas questões me fazem não saber o melhor, no entanto vejo que a saída dele, só seria boa, caso venha um de um bom nível, sendo o Cuca a minha preferência.

    • Cuca é o mais completo, mas tem muita resistência. Eu gosto da ideia do Carpegiani, mas reconheço que Cuca seria o ideal.

    • Tanto cuca, quanto felipao, qt carpeggiani sao bons.

  • Vergonha mesmo foi o papel da impressa brasileira….seguiu a chilena o tempo inteiro.

  • Responsabilidade por resultado é sempre grande. Independente de qualquer coisa…
    A unica coisa boa é que segunda acaba esta história. Seja lá qual for o final.

Comentários não são permitidos.