Mattos: “CBF impõe a jogadores uma das pré-temporadas mais curtas da década”

Compartilhe com os amigos

O calendário da CBF impôs aos jogadores e clubes uma das pré-temporadas mais curtas da década por conta da Copa do Mundo. Serão apenas 14 dias até o início dos Estaduais, período que começou nesta quarta-feira com a representação dos times. Apenas no ano do Mundial no Brasil e em 2011 houve menos tempo de treinos para as equipes.

A pre-temporada é um período essencial para preparação física e tática do times. Na Europa, estende-se por períodos superiores a um mês, do final de junho até o início de agosto, com a realização de amistosos. No Brasil, historicamente, competições começavam pouco após a volta das férias.

Durante os últimos três anos, no entanto, a CBF tinha implantando um período um pouco mais longo de preparação, que atingiu 25 dias. Era uma evolução em relação às duas semanas padrão do início de 2012 e 2013. Anteriormente, em 2011, houve só 10 dias.

Há ainda um ponto fora da curva com a realização da Copa-2014 no Brasil quando foram apenas oito dias de pré-temporada. A confederação sequer chegou a delimitar o período. Aqui, foi considerado o dia final de 30 de férias coletivas até o início dos Estaduais. Então, as competições se iniciaram em 12 de janeiro.

A partir de 2015, a CBF tinha jogado o início dos campeonatos para o final de janeiro ou primeiros dias de fevereiro, o que proporcionava a pré-temporada maior. Isso foi possível graças à retirada de cinco datas de Estaduais durante esses anos. Só que a entidade não obrigou as federações a diminuir mais as competições em 2018, o que levou seu início para 16 de janeiro.

O período de descanso da confederação na Copa será mínimo, comparado a outros países. Há uma rodada da Série A prevista para o dia 13 de junho, véspera da estreia da Copa. No calendário da CBF, o início do Mundial aparece marcado no dia 15, mas, na realidade, ocorre um dia antes.

Com o calendário encavalado, já que não mexeu nos Estaduais, a CBF também compromete a pre-temporada de 2019. Isso porque o Brasileiro irá até o dia 9 de dezembro, o que significa que as férias só poderão começar no dia 10 de janeiro. Assim, será impossível ter os 25 dias padrão de pré-temporada que tinham sido criados.

Caso algum time brasileiro chegue à final do Mundial, terá disputar ainda uma rodada do Brasileiro com a competição já em andamento.

Fonte: Rodrigo Mattos/Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • BOTEM A MOLECADA TODA PRA JOGAR O CARIOQUINHA E DEIXEM OS NOSSOS CRAQUES DESCANSANDO,APOSTO QUE MESMO ASSIM ESTAREMOS BRIGANDO PELO TÍTULO. TEMOS QUE FOCAR NO BRASILEIRÃO

  • Ao meu ver a temporada não começa no Carioca. E sim com a Copa do Brasil. Ferjão é pra TIME-B.

  • Realmente o Brasil já inventou a “roda”, mas não deacobriu. Oa estaduais se transformaram, e não é de hoje, em uma grande pré-temporada. O Flamengo conseguiu, fomentando um factóide (1 liga), pressionar a federação e a Globo a admitirem a utilização de jogadores da base, sem limitaçáo. O que acontece é que nenhum dirigente pode falar isso abertamente, evitando um esvaziamento ainda maior dos combalidos estaduais. SRN

  • Por isso que depois perdemos jogadores por contusões em momentos importantes.
    Cbf lixo..
    Acabem com esse estadual de lixo

  • Parabéns.
    7×1 e nada acontece!

    • NO BRASIL PERDE-SE SALARIO, EMPREGO, PREVIDENCIA, NAO TEM SAUDE, BOAS ESCOLAS, SEGURANCA. SOMOS GOVERNADOS POR QUADRILHAS DE LADROES E CORRUPTOS QUE METEM A MAO NO DINHEIRO DO TRABALHADOR , QUEREM ARRUINAR A ECONOMIA ACABANDO COM LRF E COLOCAM UMA ESCRAVAGISTA CORRUPTA NO MINISTERIO DO TRABALHO. A SELECAO PERDE DE 7X1 E NUNCA ACONTECERA NADA. POVO GADO EM SUA MAIORIA

      • Cada povo merece o governo que tem! Afinal quem os elege?

        • EU NAO FUI.TEMOS UMA PSEUDO’DEMOCRACIA. PIOR QUE UMA DITADURA. MAS VC ESTA CERTO. ROUSSAU JA DIZIA ISSO

  • E o Carioquinha é o que senão uma grande pre-tenporada? O ano começa na libertadores.

Comentários não são permitidos.