O que a Divina Comédia tem a ensinar aos rubro-negros

Compartilhe com os amigos
Como já havia dito antes: “Rueda tem o direito de não ter que vir a público confirmar ou negar nada”! É reflexo de uma sociedade doente que, “no meio do caminho da nossa vida”, ainda tenhamos que afirmar ou negar coisas com as quais firmamos a nossa palavra.
 
Olá, coleguinhas de coluna do Flamengo. Me parece profundamente peculiar iniciar o ano de 2018 citando Dante Alighieri em A Divina Comédia. Por quê? Porque funciona como uma metáfora que ataca dois lados.
 
A primeira vertente leva em conta o “meio”. Somos de um país em que regras de campeonatos são mudadas durante estes. Jogadores apalavrados se desapalavram com o passar de alguns minutos. Técnicos de futebol são importantes numa semana e na outra são demitidos. Nos acostumamos com isso.
 
Para os estrangeiros, determinados costumes nossos beiram o absurdo. Ter que reafirmar a palavra é um  deles. Mas, nem sempre foi assim. Antigamente a palavra dada era garantia, não existiam contratos. Os mais velhos se lembram.
 
Não há nada de errado no silêncio de Reinaldo Rueda, haverá se as fofocas se confirmarem. Cá entre nós, foi especulado em três seleções. Boas peças no mercado estão em falta. É natural que o mercado queira uma boa peça, mesmo que já esteja empregada. É assim com os jogadores. O que seria antinatural é que ele aceitasse sem comunicar o clube anteriormente.
 
A segunda vertente leva direto para o livro em si, que tem uma série de simbologias que poderiam ser facilmente utilizadas aqui. Vamos ficar com a mais simples.
 
Dante encontra uma porta e será guiado pelos sete círculos do inferno, passará pelo purgatório até chegar ao paraíso. O colombiano encontrou a porta, adentrou e, em 4 meses, só viveu o inferno sendo vice-campeão em duas competições importantes.
 
Agora talvez seja a hora de colher os frutos de uma boa pré-temporada com jogadores indicados e dispensas realizadas, que ainda não chegaram, mas chegarão.
 
Uma coisa é muito forte nesta obra. O guia de Dante era Virgílio, poeta Latino de imensa grandiosidade. Ao fim de sua passagem pelos círculos do inferno, o então guia teve de ficar para trás. Não podia entrar no purgatório com ele.
 
Esta metáfora é perfeita para o Flamengo de 2018. Há muitas coisas para desapegar no clube para galgarmos ao próximo nível. Do que, ou de quem você desapegaria nesta caminhada rumo ao paraíso?
Alea Iacta Est!
Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Começando com Rueda..

  • Vem Cuca !!
    Quem ainda acredita no luxa é alienado e estrangeiros sempre demoram pra pegar o ritmo do Brasil, sem contar que são sempre assediados pelo futebol SulAméricano !
    Cuca campeão brasileiro e libertadoras e já conhece o mengão, trabalha jogadas ensaiadas como ninguém coisa que sempre falta pra gente e também foi campeão com Moisés e tchetche sendo quase anônimos no início do campeonato e no final foram destaques !! E ele teve muito mérito nas conquistas sim!!!

  • Rodrigo Caetano fora!!! Amador… demais

  • que viajem esse texto!

    • Beleza, Gustavo? Qual parte?

      • não falei como deboche pow, mais as comparações nos fazem imaginar milhares de coisas!

        • Tranquilo, pô. As críticas são bem vindas também. Às vezes, algo que é claro para o escritor, não é para o leitor. Vamos crescer sempre.
          Quando há falha na comunicação o responsável é o comunicador.
          TMJ

          • TMJ Parceiro, e parabéns tu como escritor responder um seguidor e bacana!

  • Rueda está sim se comunicando com a diretoria, como não vazou nada esse ano, estão instaladas as especulações.

  • flamengo so vai ficar bom em 2019 qndo a diretoria mudar….essa ai so sabe mexe c financas pq no FUTEBOL ATE HJ SOMOS CHACOTA NA HISTORIA….NAO E RUIN PERDE RUIN E ELES FALA Q TA TUDO BOM

  • Vcs se não tiver notícias ficam logo oriçados, calma gente o Rueda vai continuar com a gente

  • Bom texto. O certo é que essa novela já perdeu a graça. Creio que a diretoria sabe de tudo (se vai ficar, se tá negociando, etc). Com certeza o Rueda não deixaria de dar explicações para a direção do Fla. Para a imprensa ele não tem obrigação alguma. SRN!

  • Essa imprensa fica louca, como se o Rueda ou Flamengo tivesse a obrigação de informar eles.kkkkkkkk
    Ruedá já falou para o Rodrigo que fica!

  • Rueda não sai… Fiquem tranquilos…

  • Muito bacana o texto.

    Já sobre o Rueda, acho lamentável a falta de pronunciamento de sua parte.

    Esse silêncio que supostamente emoldura uma posição de boa fé é muito estranha, o que parece mesmo é que ele está simplesmente negociando.

    Uma pena, parecia ser um cara diferenciado. Serve de lição não só pro Flamengo, mas pra todos nós.

    • Certo e se ele chega dia 08 se apresenta como ficara isto tudo? PODE ser que ele nao pronuncia porque como disse o Erick Faria nao tem nada a pronunciar, ele negar vai ter muitos que vao continuar achando que ele vai sair e pelo quer se conhece dele seria muita surpresa ele esta fazendo esta trairagem, alias falaram que ele seria anunciado pos virada do ano onde a multa cai pra metade o valor e ate agora nada de anuncio dele no chile.

      • Velho, se ele falasse que ia ficar eu acreditaria. Simples assim.
        Acho que está bem evidente que essa situação está atrapalhando.
        Inclusive reforço que ele não se manifestar pra mim representa exatamente o que está acontecendo, ele está negociando.

        • Muitos continuariam nao acreditando, enfim acho que ele nao sai, sobre esta atrapalhando eu nao acho, esta e dificil mesmo primeiro porque o Zeca tem este problma juridico, o pablo o valor a pagar ao bordeax o atacante tem o lance do guerrero, quanto as demissoes nao da pra mandar embora sem pagar multa o fluminense mandou embora mais nao pagou, vai tentar negociar e ja vimos aonde vai parar (quantas vezes aconteceu aqui) entao as saidas devem acontecer a conta gotas em janeiro, a unica demora ah meu ver e a saida de membros da comissao tecnica permanente que pra mim ja deu o que tinha que da.

          • Concordo contigo, a não ser na parte de que não está atrapalhando. Enfim, tomara que ele permaneça!
            SRN!

        • Rueda j fez o pedido para contratação de jogadores que ele quer, e também de despensa dos que ele não quer.
          contratar e dispensa ja é com a diretoria.

          • Pois é, se ele vazasse depois disso ia ser uma sacanagem.
            Ainda que não tenhamos contratado ninguém que ele pediu, perdemos tempo.

      • Vc vê né veio….que surpresa em….

        • Infelizmente mostrou uma falta de carater, uma terrivel surpresa para quem conhece sua historia enfim defundo morto e enteerrado

          • Pois é, fiquei surpreso também, enfim, que seja feliz lá na pqp…

  • Finalmente um texto deste colunista que presta, vamos la se Rueda perdesse seu tempo pra negar que esta negociando com Chile, Colombia e Equador, quantos vao acreditar? quantos vao dizer que ele esta mentido ou apenas enrolando a diretoria? e dos que acreditam quantos vao permanecer acreditando na proxima reportagem de um jornal cravando que ele esta fechando com outro.
    Rueda pode fazer esta trairagem? sim mais pelo seu perfil duvido que cogitou fazer isto.

    • Que bom que gostou. Imagino que me lês semanalmente. Obrigado. SRN

      • Me acostumei a olhar o nome do colunistas bocais do coluna do Flamengo como vc o moken e o viny para evitar ler asneiras de gente que defeca pelo teclado um post certo ate hj paraben quem sabe um dia vai pra academia brasileira de letras.

        • Rapaz, você é sempre assim, ou é masoquista? Cheio de amor para dar no terceiro dia do ano. Olha o coração

          • e vc e sempre burro assim ou precisou fazer cursinho? cuidado em para nao colocarem o freio em vc ao passar na rua.

  • Disse tudo: infelizmente faz parte da nossa cultura mudar a palavra na última hora. Até nossos hermanos da América Latina tem mais culhões do que nós nesse sentido. Um exemplo disso é tbm Mancuello e Donatti que forçaram a saída de seus clubes pra vir ao Fla, pois tinham se apalavrado. Faltou só o Fla cumprir a parte dele e dar chances aos caras.

  • Rueda não tem que dizer nada o cara Ta la de boa nas férias vai voltar normalmente sempre cumpriu contratos negócio que ele tem nojo de imprensa e com razão, e por isso não perde tempo vindo dar satisfação mas garanto que pelo histórico dele com outros clubes e por ser um cara sério ele jamais iria esperar o carioca iniciar pra avisar que vai sair, se ele fosse vazar vcs já teriam um novo técnico neste momento.

  • Vdd reclamar da diretoria? Faz o seguinte entra na rede social do rueda e reclama com ele, quem trouxe rueda foi a torcida, quem está querendo sair eh rueda então nn existe o pq querer q EBM o mande embora e ter q pagar ao rueda.
    Nn gosto muito de ficar debatendo sobre direitos, dirigentes até pq são passageiros em breve estará fora do Flamengo, agora meu nobre ao invés de críticar procure ajudar, seja st, vá aos jogos, compre material original etc.
    EBM VC PODE SER UM LEIGO NO FUTEBOL, POREM TEM MEU RESPEITO, VC MUDOU O RUMO DO FLAMENGO, AS CARNIÇAS Q PASSARAM NO FLAMENGO SO LEVOU O TIME AO FUNDO DO POÇO QUASE A UMA DÍVIDA DE 1 BILHÃO.
    SRN

  • Pedir logo o boné seria o melhor pro Rueda fazer, mas mesmo que já tivesse feito, alguém acha que o Derrota de Mello e sua claque iriam conseguir planejar alguma coisa?

    • Reclamam do presidente. Bons tempos de Kleber , Patrícia e Edmundo. Anos de glórias. Seja sócio e viva melhor diretoria da história

      • Três bandeiretes acima detectadas.

  • Suponhamos que daqui uma semana ele se pronuncie e opte por sair.
    Aí o flamengo fica como? Vai correr atrás de outro treinador, fazer planejamento atrasado e sai atrás dos outros clubes.
    Começa o ano mal aí quero ver defenderem o Rueda.
    Pra colher os frutos tem que trabalhar bem diferente do que fez ano passado.

    • Também acho uma situação horrível, mas não há como nenhum empregador do mundo de precaver quanto a isso. Não tem como dar um ultimato, pois mesmo que ele opte por ficar, pode a qualquer momento sair. Isso se chama LIVRE MERCADO!!! Temos que nos adequar a isso. Qualquer empregador de qualquer empresa de qualquer pais do mundo que se enquadre no livre mercado tem o direito de sair e ir pra outro emprego, desde que pague o “aviso prévio” ou “multa contratual”.

    • Se ele sair sera um FDP, mais quem conhece o trabalho do cara nao cogita isto, alias o cara negociar com tres seleções isto ja faz estas noticias perderem a credibilidade alias kd o anuncio dele pos virada do nao por causa da multa?

  • Parabéns pelo texto.

    • Falou, Ltom. SRN

Comentários não são permitidos.