Obrigado, Bandeira e bluecaps!

Compartilhe com os amigos

Salve, salve, companheiros (as) da Nação mais linda desse mundo! Tudo na paz? Início de temporada “filé” essa nossa hein? Nossos meninos arrebentando na Copinha e no Euricão. Na torcida para que Carpa possa usá-los com mais sequência ao longo do ano, atendendo a um dos nossos maiores desejos.

Mas, o tema da coluna de hoje, não é sobre nossas pratas da casa. Queria falar sobre o Mais Querido e a crescente discrepância em relação aos nossos rivais.

Estamos vendo o Vasco da Gama afundar em sucessivas crises políticas. O atual presidente foi eleito através de um golpe arquitetado pelo clã Miranda; o Fluminense não consegue pagar suas próprias contas e os principais ídolos foram chutados, literalmente, pela gestão Abad; já o Botafogo, bem, o Foguinho não consegue um papel de destaque há 23 anos. Perdeu treinador, os principais jogadores e passa por grave crise financeira.

E nós? Como estamos? Muito bem, obrigado. Diminuimos, mês a mês, nosso passivo. Não atrasamos salários. Nossos atletas não entram na justiça contra o clube. Temos a maior receita do país e, a cada ano, evoluímos na estrutura.

Antes de continuar, peço para fazermos um “volta no tempo”, até 2012. Naquela época, tínhamos à frente dos quatro grandes Patrícia Amorim (Flamengo), Maurício Assumpção (Botafogo), Peter Siemsen feat Celso Barros (Fluminense) e Roberto Dinamite (Vasco). Todos prometeram ao seus torcedores que colocariam os clubes no trilho de vitórias e títulos. O tricolor conseguiu projeção por causa do grande aporte financeiro da Unimed. Mas, na época, sabíamos que quando a parceria acabasse, o clube sofreria sérios problemas financeiros.

Pois bem, seis anos depois, ao olhar para cada uma dessas administrações, vemos o quanto de mazelas causaram para as instituições. E agora, Vasco, Bota e Flu sofrem para manter as atividades básicas de um clube de futebol.

Contudo, nós não sofremos. E, por quê? Por causa de uma diretoria comandada por Eduardo Bandeira de Mello, que, num primeiro momento, deixou de lado a ânsia de montar grandes times sem ter dinheiro para pagar, em prol de equacionar dívidas, para no futuro conquistarmos os títulos que tanto almejamos. Não tenho medo de afirmar que está é uma das administrações mais progressistas da história do futebol brasileiro.

Ahh, isso não quer dizer que seja “Bandeirete” ou “Babanete”. Digo que gosto de separar o joio do trigo. A administração EBM deve e precisa ser contestada por diversos aspectos: falta de competência no futebol, erros de planejamento, aliança com organizadas, brigas políticas, e certo autoritarismo. Porém, não podemos deixar de aplaudir e reverenciar o que ele e seus diretores fizeram e fazem com o Mais Querido.

Num momento que o futebol carioca, outrora o mais charmoso e importante do país, afunda cada vez mais no limbo, precisamos refletir. Se fosse outra diretoria, estaríamos na mesma situação? Acredito que não. Por isso, precisamos repudiar conselhos e opiniões de pessoas que prejudicaram o Flamengo por tanto anos.

Deixo o espaço aberto para a reflexão e opinião se todos (as) companheiros (as) flamenguistas.

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Falou tudo, nós como torcedores temos q apoiar e ter paciência q com o passar dos anos vai se acertando pq errou nos anos anteriores

  • Bandeira é Deus? Não! Teve falhas na ADM do futebol? Sim! Mas seu legado é infinitamente maior que suas falhas. A reestruturação que houve no Flamengo sobre seu comando irá reverberar por muito tempo. O Flamengo é hoje um clube respeitado, inclusive no exterior. E talvez o que houve no ano passado e toda a turbulência no comando o futebol pode ter culminado com um aspecto extremamente positivo, o aproveitamento da base em detrimento de contratações que pouco somaram em 2017. Graças a Deus vivi pra ver uma gestão tirar o Flamengo da lama em que se encontrava, resultado de anos de administrações horríveis, precárias e por que não dizer criminosas. Prefiro mil vezes este Flamengo sanado e com perspectivas de se tornar a principal força do futebol sulamericano do que times com ilusão de título mas com futuro tenebroso. Parabéns a toda administração dos Azuis. Flamenguista que não reconhece isso não passam de ingratos e imediatistas. Títulos virão, podem escrever, mas acima de tudo, hoje, temos um Flamengo de que podemos nos orgulhar.

    • Perfeito! O Eduardo é quem mais aparece mas todos sabem que existe um grupo competente para obter os resultados atuais, especialmente financeiro e administrativo. Sempre haverá crítica pois os erros são inerentes. A política de contratações baratas é um exemplo. Com essas gerações do ninho cada vez melhores, vamos voltando às origens paulatinamente. Eu não gosto é de dirigente que fez parte da diretoria ficar criticando como se fossem os salvadores da pátria! Futebol não é matemática, nada garante título. Basta ver as Pepas e o Galinho mineiro em 2017. Enfim, nosso clube está em boas mãos e acho também que estará caso a oposição vença (chapa verde) mas gosto muito da Azul também. SRN

  • De fato o mérito não é do Bandeira, não apenas dele! De fato ele não fazia parte do grupo que idealizou essa mudança administrativa. Mas ele entrou e, independente da forma que passou a integrar o grupo, tocou o projeto! Pessoas saíram, mas outros remanescentes permaneceram, e mais, novos profissionais vieram para se juntar ao grupo e a ideia principal de recuperação moral e principalmente financeira do clube permaneceu. Foi e tem sido muito bem executada.

    Em contra partida, no futebol tem demonstrado seus tropeços! Agora EBM e Fred Luz tem tanta vivência no futebol quanto BAP e Wallim. Não é certeza de que daria certo com os outros dois. Claro que, os agora opositores de Bandeira, puderam assistir aos tropeços e já pensar em solução! Merecem uma chance, sim, claro. Primeiro por terem feito parte do projeto inicial de recuperação, segundo por serem uma visão diferente quanto ao futebol. Mas certo mesmo é que no Flamengo não tem espaço para dirigentes fantasiosos e irresponsáveis.

    Pedimos incansavelmente que colocassem a base. Está aí! Carpegiani tem feito essa mescla muito bem até agora e disse muito bem ontem: “Reforços para compor elenco não precisamos, para isso temos a base. Precisamos de reforços pontuais e que sejam titulares.”

    Espero que os “titulares” enxerguem nos garotos do ninho o espírito rubro-negro que faltou ano passado!

    SRN

  • Perfeito. Onde assino?

  • Bananete.

    • Patricete.

  • Espero que o pessoal não se deixe levar por texto como esse que exaltam um cara que personalizou o projeto de um grupo devido a sua vaidade.
    Um cidadão que sequer teria alguma expressão se não fosse posto no comando por um grupo idealizador desse projeto de saneamento financeiro e que foi completamente traido e achincalhado por esse cidadão chamado EBM.
    Nosso futebol, hoje não tem competitividade alguma no profissional, é um anto de perebas e chinelinhos, um bando de come e dorme que não ganham titulo algum.
    Vemos dirigentes comemorarem sexto lugar como se fossem titulos, presidente defendendo e protegendo jogadores detestados pela torcida em programas de televisão, enfim um completo descaso com o futebol do clube.
    Agora, essa diretoria “malandramente” empresta jogadores perebas por um ano devido ser esse ano eleitoral para repatria-los em 2019 pois esses perebas, pasmem, possuem contratos milionarios e de longo prazo.
    Esperamos que esse ano a verdadeira chapa azul assuma o poder e coloque em prática traduzindo os efeitos da austeridade financeira no produto fim do clube, ou seja , um futebol competitivo com estipulação de metas e objetivos, com meritocracia para afastar os ruins e valorizar os bons.

    2019 é logo ali!

    #foraebm

    • Executar com moralidade e transparência e tirar do papel poucos fazem, e EBM faz com perfeição.

      Projetar e ser competente dentro da moralidade e transparência, está pra achar um que seja assim. Ah tá, o EBM não conta, pois sabemos que ele é assim. =D

      • Então amigo cadê o dinheiro do VJ. Sabe que pagaram mais de 30% do valor em comissões? Aquele Pracow não sei oque não pode revelar quem recebeu.
        Que transparência é essa?
        Abre o olho, esse filme nós ja vimos!

    • FAÇO MINHAS SUAS PALAVRAS , GOSTAMOS DE FUTEBOL E NÃO DE PRESIDENTES FAZENDO POSE PRA FOTOS COMO SE FOSSE O SALVADOR DO CLUBE.AS PESSOAS ESTÃO EQUIVOCADAS SENDO ENGANADAS SORDIDAMENTE POR UM CARA QUE SÓ QUER ALIMENTAR SUAS VAIDADES, USANDO O CLUBE,COMO HOJE EU VI UM MONTE DE MALUCOS BATENDO PALMAS PRO LULA , CHEGUEI A CONCLUSÃO QUE EXISTE PESSOAS QUE GOSTAM DE SEREM ENGANADAS

  • EBM deveria ser Presidente vitalício! [2]

  • Parabéns pelo texto, mesmo com erros em planejamentos, estamos salvos ao contrário dos 3 patetas do rio, agora acertar e comandar contra os outros desarrumados do país!

  • Ótima reflexão e constatação.
    Meus parabéns!
    SRN

  • Obrigado Banana de melo,pelas contas em dia,e por ter reestruturado o clube financeiramente,mas ja deu pra voce,pois nao entende nada de futebol,que venha 2019 e um presidente,que realmente entenda de futebol e nao somente de finanças.

    • Os que entendiam de futebol fizeram o que pelo clube? Estava no levando a falência e todo ano era brigar para não cair!!!!

      • Tambem nao é assim,o MB fez suas cagadas no seu ultimos anos de mandato(principalmente financeiramente),mais foi sobre o seu comando que vencemos os nossos maiores titulos,ou seja,ele entendia bem mais de futebol que o Bandeira.

        • Entendia tanto que conseguiu montar um grupo que perdeu pro santo André em pleno maracanã

          • E dai?todo presidente tem suas historia de vitorias e fracassos,o MB teve as suas,mas foi sobre o seu comando que ganhamos as nossas maiores conquistas,ele estava longe de ser perfeito,ou com o Bandeira,estamos tendo uma epoca so de vitorias?claro que nao,pelo contrario,estamos tendo uma epoca somente de fracassos no futebol,e muito bem financeiramente,o Bandeira tambem estar longe ede ser perfeito.

            • Ué, o Márcio Braga entrava em campo ou era uma geração rara que fez isso? Da forma que falam, ele iria revelar sempre um ZICO, JÚNIOR, ANDRADE, ADÍLIO, LEANDRO, JORGINHO ETC! Se ele tem essa capacidade, aí eu concordaria com vc! SRN

              • Ue,o Bandeira de melo tambem entra em campo,ou sao os jogadores que jogam?que eu saiba nao, se formos pensar assim,nenhum presidente tem merito nenhum,nas conquistas dos titulos pelo clube. o MB teve os seus meritos naquelas conquista sim,embora tambem deu muita sorte de ter pego nas maos aquela geraçao de ouro do flamengo. mas eu tambem quero ele bem longe do flamengo.

                • Eu só quis deixar claro que o fato do MB ter sido o presidente mais vitorioso da história do Flamengo não o faz “mais competente” do que o EBM! Com aquela geração fantástica ate eu seria campeão. O trabalho da diretoria nos últimos anos vai dar resultado por décadas, ao contrário dos presidentes anteriores!SRN

        • Tem seu valor,mas nesse caso o EBM poderia ter endividado o clube ano passado e ganho o brasileiro ou Copa do Brasil,ai aguentava mais esse ano e entregava para o próximo presidente o clube fudido como o MB fazia!!!

          • Nada haver,o flamengo poderia ter ganhado os campeonatos tranquilamente no ano passado,sem o Bandeira ter que precisar endividar o clube,pois ano passado foi o ano de maior investimento no clube,assim como vem sendo na maioria dos anos da gestao do Bandeira,coisa que na epoca do MB estava longe de ter todo esse investimento(claro que por demerito dele tambem),ou voce acha que o flamengo nao tinha time pra ganhar tudo no ano passado,com todo o investimento que foi feito no time?kkk,claro que tinha e muito,e ele nao precisou endividar o clube para montar esse time,entao essa sua desculpa nao faz sentido.

            • Se tivéssemos priorizado o campeonato Brasileiro acho que tinha ganho sim. E é esse ponto que quero chegar, montamos um time sem endividamento e a capacidade de investimento só aumenta devido ao trabalho do EBM, e nunca tivemos isso em gestão alguma. Só acho que MB e outros parecidos não devem mais voltar. A gestão tem que ser sempre nos moldes da que temos agora. Acho que assim dá pra brigar sempre por títulos.

              • kkk,essa é a desculpa agora?o flamengo foi eliminado ainda na fase de grupos da libertadores,se eu nao me engano pouco tempo antes do Brasileiro começar ou ja tinha acabado de começar,deu tempo suficiente para o flaamengo priorizar tanto o Brasileiro,como a CB,e tambem a sulamericana. o que faltou mesmo foi a competencia da diretoria em montar o elenco,avaliar a qualidade de alguns jogadores,e dispensar jogadores que nao tinham condiçao de vestir a camisa do clube,que nos atrapalharam bastante na disputa desses campeonatos(casos de :Muralha,MA,Gabriel,vaz,e esses laterais horriveis que temos)isso sim foi o que faltou,tanto que as contrataçoes que mais precisamos venho somente no meio do ano,quando ja estavamos eliminados da libertadores,e vieram tambem bastante fora de forma. foi isso tudo o que faltou,e nao priorizar campeonato A ou B. e sobre o MB eu tambem concordo,e nao quero ele de volta,longe disso,eu so acho que a chapa verde(os antigos azuis) sao um pessoal mais capacitado para assumir o lugar do Bandeira quando ele sair.

                • O EBM foi de fato muito mole com os perebas do elenco!! Sobre os antigos membros da chapa azul concordo com você,são os mais capacitados agora e vão melhorar bastante o Mengao se assumirem.
                  Sobre o elenco e os campeonatos nós vamos ficar conversando eternamente sobre isso kkkkkk, cada um com seu ponto de vista. Mas o Mengao do ano passado teria uma avaliação bem diferente por parte da torcida se tivesse ganho a CB ou Sula. Daí não teria reclamação, ninguém falaria mal do elenco…só acho que as contratações foram boas,o time não fez como a maioria em priorizar essa ou aquela competição e o fato de chegarmos em três finais mostra que temos um elenco qualificado,por isso acho que a diretoria tá certa.

    • O presidente não tem que “entender de futebol”. Mas o diretor de futebol (CEO) que ele contrata, sim! O problema não é o EBM, e, sim, toda uma estrutura arcaica que continua predominando no futebol nacional. Presidente não deve se meter na área de atribuição de outro profissional. Contudo, deve, sim, cobrar os resultados esperados ao comandante (diretor de futebol) deste departamento.

      • Errado,ele precisa entender de futebol sim,pois o flamengo é um clube de futebol,e nao uma instituiçao financeira,onde o Presidente tem que entender somente das finanças. o Bandeira vem sendo um dos problemas sim do flamengo,poi é:arrogante,centralizador,quer controlar tudo,e pensa que somente ele entende de futebol,alem de manter jogadores perebas por muito tempo no clube,e outros profissionais que nao tem condiçao de trabalhar no flamengo. principalmente o RC,no qual voce citou,onde ele o mantem,e nao cobra pelas grandes merdas que ele vem fazendo no nosso futebol.

        • Um belo equívoco! Presidentes não são deuses para serem oniscientes, onipresentes e onipotentes. Um bom presidente sabe ouvir, questionar, cobrar e modificar algo que não está funcionando como deveria. Para isso, ele deve contar com conselheiros que amem o clube e entendam sobre o tema. Afinal, uma cabeça só nunca pensará melhor do que duas, ainda mais se essas duas forem especialistas no assunto. Logo, um bom presidente deve ser um bom gestor, que define os especialistas que tomarão conta de cada área do clube e os cobra conforme orientação de seu conselho técnico. Porém, a estrutura arcaica dos clubes do futebol brasileiro transformam seus presidentes em ditadores.

          • Sim concordo,mas isso o Bandeira nao vem fazendo bem,pelo contrario,ele nao tem sabido nem ouvir ,nem questionar,nem cobrar e nem modificar o que vem dando errado no clube. a maior prova disso é a manutençao de profissionais que nao vem dando certo no clube por tempo demais,e errando bastante nesses ultimos anos,principalmente o RC,que vem errando bastante nos ultimos anos na montagem do elenco e na manutençao de jogadores que nao têm condiçao de jogar no clube,mas ele o mantem,e nao faz nenhum tipo de cobrança em cima disso, fora que a maioria das mudanças que ele fez foi somente nesse ano,um ano de eleiçao(como a dispensa dos perebas que ja estavam fazendo hora extra no time,e de alguns profissionais que nao tinham condiçao de trabalhar no clube)e muito por pressao da torcida,que ja nao aguentava mais esses caras no clube.e é isso que eu estou tentando dizer esse tempo todo.

            • Concordo, mano! Tanto que eu penso que o clube precisa se oxigenar e modificar novamente o estatuto para está no século XXI, atendendo as expectativas dos sócios, da torcida e do mercado. Assim, imagino que os antigos “Blues” seriam a melhor opção para essa próxima eleição. Não estou crucificando EBM e seu grupo, e reconheço muitos dos seus méritos, mas acredito que eles seriam ótimas opções para um outro momento. E será incrível para o Flamengo ter grupos políticos verdadeiramente comprometidos com o clube. E nada mais de Paty Parquinho, Kléber que suga leite, Edmundo que de Santos não tem nada e Profexôs da vida

    • Agradeça aos verdadeiros responsáveis pelo projeto.

      Bandeira não fez nada. Pegou tudo pronto.

      Dar continuidade a um projeto pronto é fácil. Difícil é elaborar um partindo do zero.

      A chapa azul pensou o projeto, elaborou e sem nenhuma influência política no clube conseguiu vencer a eleição.

      Enquanto o projeto era elaborado e a chapa azul construída, bandeira de melo estava em casa curtindo sua aposentadoria.

      Se o Flamengo fosse depender dele, estávamos até hj sofrendo com as mesmas velhas administrações.

      • Tanto não fez nada como o grupo por não entender de futebol não deixou a cartilha pronta para esse traidor gerir o futebol.
        Assim foi mole, Traiu o melhor amigo, chutou a cara do cara caído e personalizou, bem tipico de usurpadores da idade media quando almejavam o trono.
        Espero que as pessoas não se deixem levar por essa “limpezinha” de perebas com contratos longos e que com certeza voltarão em 2019, já que são protegidos desse canalha.
        Que a verdadeira chpa azul volte, por justiça e por um Flamengo competitivo.
        #foraebm

        • Voces ouviram o Wallim nos debates da ultima eleiçao? O cara caga pela boca. Nao parecia entender de finacas e nem de futebol.
          Todos dispostos a tirar o EBM por ter traido a chapa azul na ultima eleicao mas wallim nao demonstrou ser algm confiavel

          • Wallim não mostrou competência alguma nas funções que exerceu. E, ao contrário, mostrou uma total falta de capacidade de se expressar, falando bobagens aos 4 cantos. BAP é outro que fica jogando pedra com se nunca tivesse feito parte da diretoria. Não tem ninguém perfeito mas o EBM tem conseguido o respeito da grande maioria dos torcedores! SRN

          • Se o Walim caga pela boca, o Bandeira então tem uma diarreia! kkkkkk

      • Como vc pode garantir que walin chegando a ser presidente não ia trair o grupo ?

    • Amigo pergunto: Qual Presidente que tivemos que entende de futebol? Me diga, pois os que já passaram só faziam merda.

      • O MB nos seus ultimos anos de mandato fez suas cagadas,principalmente financeiramente,mas foi com ele no comando que ganhamos os nossos maiores titulos,ou seja ele entendia bem mais de futebol que o Bandeira. e pra mim o pessoal da chapa verde(os verdadeiros azuis) entendem bem mais de futebol,do que esse Banana de melo.

        • Vc esqueceu que valim participou dessa gestão e que foi contestado ele foi vice de de futebol .

          • Nao me esqueci,ele saiu por um desentendimento com o Bandeira,e se sentiu traido,no que eu nao tiro a sua razao,mas pra mim ele entende bem mais de futebol que o Bandeira,tanto que o nosso ultimo tiulo de importancia,foi quando ele ainda estava la.

            • Oque te faz crer que ele entende bem mais?
              Nos debates da uktima eleição todos estavam dispostos a botar a chapa verde no poder, pq EBM prometeu nao se reeleger e se candidatou. Mas aí chegou Walin cagando nos debates, o cara fala muita merda eai alem deperceber q ele nao entendia de futebol. Bateu o medo dele nao conaeguir manter aa financas como o EBM faz.

              Pesquisa mais sobre um candidato antes de falar que ele e algo que ele nao demonstra nem um pouco ser.

              • Cara é somente a minha opiniao,se voce nao gosta o problema é seu,voce gosta do Bandeira e eu nao,sao opinioes diferentes. se for assim o Bandeira vive falando suas merdas na frente da tv,e dizendo que protege jogadores de qualidades ruins(os protegidos) e isso faz ele entender de futebol mais que o Wallin?nao,muito pelo contrario. caso voce nao saiba foi ele com o restante da sua chapa,que deu inicio a esse processo de reetruturaçao financeira do clube,e nao o Bandeira,que caiu apenas como um laranja nessa historia toda,mas que tambem tem os seus meritos nisso. eu nao vejo aonde essa discussao besta ira nos levar.

        • Vc quer Márcio Braga de volta ? Tá louco ?

          • Tem muita gente paga pela oposição pra fazer campanha contra o EBM

            • Tem muito Bandeirete burro tambem,que pensa que o Bandeira é um Deus,mas ele nao é,pelo contario,esta muito longe disso.

          • Disse isso?acho que nao,so estou destacando que as nossas maiores conquistas foram sobre o seu comando,e isso nao podemos negar,e que pra mim ele entendia bem mais de futebol que o Banana de melo,mas quero ele bem longe do flamengo,assim como voce,pois ele afundou o clube em dividas,e asua epoca tambem ja foi. voce so nao soube interpretar direito o que eu disse.

  • O pessoal da chapa verde traria o sampaoli ganhando quase 2 milhões por mês, será que o clube estaria bem hj? Isso temos que analisar, mas ambos pregam a austeridade financeira então será que vale a pena se aventurar? O bap retirou o patrocínio da sky no basquete para enfraquecer o clube isso é papel de torcedor do Mengão, enfim espero que vença o melhor é temos que lembrar que o Bandeira não é candidato e muitos da chapa dele dariam bons presidentes como wrobel por exemplo, é cedo mas temos que refletir

    • Wrobel não é nada confiável. Sem falar que os primeiros investimentos no Ninho, sem qualquer planejamento, foram realizados sob o comando dele. Concordo com as críticas ao grupo do BAP, mas o clube também precisa se oxigenar.

    • Meados de 2012, o grupo da amadorim, cap. léo etc, não tinha decidido-se por sua candidatura a reeleição.

      Cogitam-se outros nomes, um deles de alexandre wrobel, amigo pessoal e correligionário de amadorim.

      Não tenha dúvidas, wrobel na presidência significará a volta dessas pessoas ao clube.

      Indubitavelmente.

    • Sobre o BAP eu tambem tenho as minhas duvidas,agora o Wallin e o resto dos seus integrantes da sua chapa,me parecem pessoas bem intencionads,e bem capacitadas tambem,eu acho que seria uma boa se a sua chapa vencesse. e esse Wrobel,me parece ser um outro Banana igual ao Bandeira,nao acho que ele seria uma boa como candidato nao.

  • Concordo só demorou a acertar no futebol eliminando os protegidos esse ano parece estar fazendo e vai dar certo…

  • É tão claro isso, não entendo como o pessoal não consegue enxergar.

    Bandeira deu continuidade a um projeto pronto. Não tem nenhum mérito na elaboração do projeto de reconstrução do clube.

    Na hora de criar alguma coisa se complicou todo.

    Os desmandos e a fase do futebol do clube são reflexos da incompetência do presidente.

    O qual é pusilânime, condescendente, inexperiente e dado a paternalismos.

    • Normalmente quando eu vou tecer algum elogio relacionado a diretoria no que tange ao âmbito de gestão eu falo em grupo justamente para evitar maiores discussões.Foi um grupo, composto por várias pessoas. Grupo esse que, lamentavelmente rachou.

      • Mas foi até importante que tenham rachado. Hoje, temos um Flamengo com dois grupos, em tese, sérios e compromissados disputando o poder no clube. A mudança que mais espero é uma nova atualização do estatuto, pondo fim às vice-presidências. Penso que a criação de um conselho plural em cada área, com a atribuição apenas de analisar o trabalho desenvolvidos pelos CEOs de cada pasta, e entregando ao sócio proprietário e ao sócio-torcedor, com mandato vinculativo, uma cadeira no conselho de cada esporte seria algo fundamental para o desenvolvimento do clube.

      • Rachou por obra do vaidoso bandeira.

        As decisões seriam tomadas por um colegiado, em conjunto. Tendo em vista que várias cabeças pensam melhor do que uma e dado o caráter democrático que teve existir nas tomadas de decisão de qq organização salutar.

        Fazendo o contrário do combinado, bandeira de melo, sabe-se lá pq, decidiu passar a tomar as decisões de forma monocrática, personificando em si uma gestão até então baseada em ideias plurais e composta por várias pessoas sérias comprometidas com o clube.

        Devido a sua inexperiência, vaidade e apego ao poder, cometeu vários erros evitáveis na condução do carro chefe do clube.

        Em suma, bandeira de melo caiu de paraquedas na chapa, no clube e na presidência.

        Sucumbiu a vaidade e apegou-se ao poder. Trazendo prejuízo grande ao clube.

        Não tivesse Wallin sido impugnado, estaríamos muito a frente.

        A verdadeira chapa azul estaria no comando do clube.

    • A galera acha que o planejamento de um projeto é mais importante que a execucao tsc. Ainda mais um projeto financeiro. 30-40% é o planejamento. O resto é merito da execução amigo. Fiz 5 anos de engenharia e trabalho a 3. E isso é claro
      Chapa azul e EBm tem seus meritos em reestabelecer as finanças mas eu daria essa proporçao. 40% o planejamneto e 60% pra execucao doa comandados de EBM

  • E hj parte da torcida acha q 300, 400 milhões não é dívida alta. Basta uma administração incompetente para voltarmos à penúria, como estivemos até pouco tempo atrás, mesmo com todo o potencial que o clube já possuía. SRN. Ah, e antes q alguém escreva, eu também quero grandes títulos logo, mas não a “qualquer custo”.

  • Antes de se falar sobre gestão bandeira é necessário fazer um esclarecimento.

    A verdadeira chapa azul, que foi a qual elaborou o projeto de reconstrução do clube, não foi fundada, construída e nem obteve êxito por participação de ebm, este entrou na chapa a duas semanas da eleição do final de 2012.

    Portanto, a reconstrução do clube não aconteceu graças a ebm, com o projeto pronto qq um seria capaz de dar continuidade ao mesmo.

    Bandeira é teimoso, centralizador, inexperiente e extremamente vaidoso.

    Os erros no futebol são reflexo de sua postura arrogante somada a falta de critérios na escolha de profissionais competentes, privilegiando a amizade ao profissionalismo.

    Bandeira não deveria ter tentado a reeleição, tentou devido a vaidade crescente e ao apego ao poder.

    Reeleição essa que se provou um erro, gente muito mais capacitada (a chapa azul original) estava pronta pra voltar a administrar o clube.

    Não podemos apagar nem esquecer os últimos 2 anos de frustrações e resignação no carro chefe do clube.

    Pela volta de um futebol vencedor e ainda melhor na administração.

    Chapa verde 2018.

    • Exatamente cara,penso da mesma forma.

  • Fala correto

  • Não vejo motivos para tantas criticas. Chegar em tantas finais como 2017, brigar pelo titulo de 2016, pagou ex jogadores, zerou as contas do clube, fez surgir uma base que rende-se, montou um time de qualidade…
    Teve alguns erros, mas ninguém consegue acertar 100% todo dia né pessoal.

    ÓTIMO TEXTO!

    • Não ganhou nada, é chacota, esse é o problema

      • De 93 a 12 ganhamos PN também, apenas um BR que caiu no colo e uma copa BR em 20 ANOS. A muito é ineficiente e passamos 13 anos desses 20 na parte de baixo da tabela do campeonato BR. Isso torrando rios de dinheiro.

    • O problema e que somente chegar em finais e nao ganhar os titulos nao basta. alem de manter perebas por muito tempo no elenco,e pagar altos salarios para jogadores sanguessugas e enganadores,esse vem sendo o grande problema da gestao do Bandeira.

  • Pagar contas é obrigação.
    Ganhar títulos é utopia?
    Que venha 2019!!!

    • Obrigação que definitivamente o Flamengo não cumpria e que nos levou e levaria mais ainda a uma penúria terrível.

    • De 93 a 12 ganhamos PN, apenas um BR que caiu no colo e uma copa BR em 20 ANOS. A muito é ineficiente e passamos 13 anos desses 20 na parte de baixo da tabela do campeonato BR. Isso torrando rios de dinheiro. Está muito melhor.

  • Essa diretoria errou sim, mas acertou mais do q errou. Quando se falava em contratar Romulo, Everton r, Geuvanio, conca, mancuello e outros ,a torcida dizia entreguem as taças. Temos q aceitar q ninguém esperava q eles nao iriam render. Prefiro assim, time competitivo, contas em dia. Hj o Fla e exemplo, brigamos por títulos e nao contra rebaixamento. E bora q esse ano ta pra nós.

  • Texto muito bom, a gestão bandeira tem seus defeitos sim, e tem q ser cobrada também por outros fatores, mas eu prefiro assim, com as dívidas em dia, a comprar um jogador caro e se individual no futuro, os cartolas que “entendem de futebol” como muitos enchem a boca pra falar, estão todos afundando seus respectivos times

  • Salve o Rei Bandeira – O Bom Pagador.

    • Heil!!!

    • Bom pagador e otimo presidente! Rei aí Já não sei se é para tanto! SRN

  • EBM deveria ser presidente Vitalício!!!

  • O Bandeira é visto por parte da torcida como uma espécie de figura incontestável, de forma parecida com Neymar (por ser o melhor jogador brasileiro) e Tite (que fez a seleção brasileira jogar bola de novo), acima do bem e do mal, completamente isentos de todas as possíveis críticas (merecidas, diga-se de passagem), e se você ousa criticar qualquer coisa que seja, você é um ingrato ou quer Kleber Leite/Márcio Braga/Patrícia Amorim de volta. Sinceramente, o povo tem que parar de endeusar pessoas, temos que criticar quando merecem críticas, assim como elogiamos quando merecem os elogios.

    • Também é visto por parte da torcida como um ser quase demoníaco, e se você ousa elogiá-lo é bandeirete ou coisas do tipo. Rótulos são horríveis, ofensas, piores ainda, pros dois lados. Há coisas boas, que devem ser exaltadas, e coisas ruins, que devem ser criticadas, na administração. Nem oito e nem oitenta. Penso assim.

    • Mas o texto fala que a erros, e deve ser cobrado por eles

      • Sim, não estou discordando do texto.

    • Exatamente cara,o Bandeira nao é nenhum ”Deus” para que nao possa ser criticado,ele merece todas as criticas que vem sendo feita em cima dele em torno do futebol do clube.

  • Em um ano de eleição, com muita pressão por títulos, e o orçamento pra contratações é baixo, pra não ferrar a recuperação do clube. Fosse outra gestão, já tinha torrado uma grana que não tinha em contratações megalomaníacas pra tentar garantir o pleito… Por essas e outras, tais elogios são merecidos, não precisando deixar de lado as críticas no futebol.

    • Muito bem lembrado!!! Em ano de eleição e mais pressionado do que nunca por mudanças no Futebol, essa diretoria tem mantido a linha de planejamento. Atitude louvável!

    • E deixado mil problemas para os outros resolverem sómpra sacanear! Era a politica sacana que imperava no clube! Vide dorival junior e toda sua trupe com o contrato q patricia amorim fez na epoca!

  • Salve salve salve meu maior ídolo como Flamenguista, pois o Zico foi pra segundo lugar devido a obter os títulos, mas deixar o Mengão falido e não fazer nada sobre isso. Só criticava. Meu ídolo EBM está deixando uma herança eterna pra toenarmos o maior time da América do Sul

    • Meu Deus, que fase.

    • Meuuuuuuuu Deussss. Isso é sério cara? Kkkkkkkk

    • Com todo o respeito, procure saber que foi o responsável pela criação do projeto de reconstrução financeira, administrativa e esportiva do clube.

      Vc está agradecido a pessoa errada.

      Bandeira entrou na chapa a duas semanas da eleição, já tava tudo pronto.

      Ele mesmo não fez nada.

      Pegou tudo pronto.

      Dar continuidade qq um dá, difícil é construir um projeto do zero.

      • É muito bom saber que ainda existem pessoas lúcidas nesse lugar que de fato acompanham o que acontece com o Flamengo, ao invés de cegamente venerar falsos ídolos. SRN.

    • tu ta maluco cara? o que é que o Zico tem a ver com a quase falencia do clube?kkk,voce so pode esta de brincadeira. e graças ao Zico que somos esse clube grande que somos considerado hoje,e todos os titulos importantes que o flamengo conquistou. ao contrario do Banana de melo,que so reestruturou o clube financeiramente(com uma grande ajuda da verdadeira chapa azul),mas nao conseguiu da nem um titulo importante ate hoje,pelo contrario, asua administraçao no futebol vem sendo um grande fracasso,essa sua afirmaçao nao faz sentido nenhum.

  • Presidente tem que ser da base blue, porém que tenha

  • Texto correto e justo. Mas só espero que Bandeira não indique Maurício Gomes de Mattos para a sua sucessão porque ele é meio retardado haja vista o que fez na final da Sul-Americana e temos Wrobel, Pracownick e outros nomes na SóFla com certeza muito melhores do que ele Mattos.

  • Melhor administração em todos os aspectos que já existiu no Flamengo! Pegar o clube como pegou e deixa-lo como esta hj é inimaginável! Nem vou listar os motivos pq eu iria cansar de digitar, mas não há dúvidas que o clube é outro! Bandeira de Melo e todos da administracao estabeleceram um marco no clube! Vivi o ruim e agora estou e estamos vivendo o renascimento do gigante!só alegrias! Sempre terão meus agradecimentos e valorização! SRN

  • Onde eu assino. Bandeira de Melo, melhor presidente da história do clube de regatas Flamengo.

  • Torcedor que critica o Bandeira é sem noção!
    E quem era Mauro Cezar Pereira entes de fazer críticas à administração de EBM. É um oportunista.

    • Sei noção porque? Criticamos porque ele errou, teve posturas lamentáveis muitas vezes, mas o saldo dele ainda é positivo. Mas lembremos que ele não fez nada sozinho, tinha toda uma equipe por trás.

    • Há críticas que são justas, e críticas que são injustas. Mauro cezar faz críticas ao futebol – com as quais eu concordo. Assim como eu concordo com tudo o que está no texto. Basta sabermos separar o que é bom do ruim. Simples.

      • Exato, Mauro faz muito bem em criticar, ele está monstrando para nós o quanto essa diretoria encabeçada por Bandeira errou no futebol, foram inúmeras vezes. Uma das coisas que mais irrita é o discurso relativisado e conformista.

      • O problema é que o Mauro Cezar é muito oportunista nas críticas.
        Fica batendo na mesma tecla diversas vezes.
        Ano passado TODO MUNDO sabia dos problemas que o futebol do Flamengo estava passando, e ainda assim eram pelo o menos 2 matérias por semana falando de coisas repetidas.

        • O Mauro Cezar critica o imponderável. Dizer que foi erro de avaliação deixar o Muralha, dizer que o time não tem disposição e raça. A diretoria contratou o Diego Alves para o lugar do Muralha, compensando o erro e colocou um ex-jogador na gerência do elenco. Mas a culpa continua sendo da diretoria.

    • Administração do futebol! Não econômica!! Ele crítica o futebol q virou chacota ( não estruturalmente, e sim o comando) como novo vice d tudo q só ganha carioca sai na 1 fase da libertadores e a 2 anos não vence jogo d 6 pontos contra adversários do g 4( a não ser se o adversário já for campeão antecipado)!!! Essa é a crítica! Isso com um dos maiores investimentos d salários dos times do Brasil!

      • E isso é culpa do Bandeira?! Não é culpa dos jogadores que falham em momentos cruciais?! Não é culpa dos treinadores que escalam o time?! Faça-me o favor, pague o ST vá ao estádio apoiar o time e deixe a diretoria trabalhar.

        • Se tá ruim faz igual ao cruzeiro faz! Não ser orgulhoso protetor!! Tira os perebas coloca outros seja bi campeão brasileiro como fez o cruzeiro em 2013 14!!! Maneiro é pagar mico todo ano repetindo os mesmos erros por orgulho?

          • Esqueci!!!!!!! Isso tudo pra ser somente super campeão carioca!!! Kkkkk coisa q o lixo da colina conseguiu o bi ultimamente

    • Criticamos o Bandeira pela sua administraçao no futebol,que vem sendo pessima,e nao financeiramente,sao coisas bem diferentes. e o MCP sempre foi um jornalista e comentarista bem respeitado, antes mesmo da gestao Bandeira,procure se informar melhor.

  • Perfeito Mateus Brun….saímos de um limbo q parecia ser nosso destino entrar ano e sair ano ganhando carioquetas e brigando para não cair no brasileiro e sendo motivo de chacota cm jogadores horrorosos feito Vampeta q nos humilhou publicamente com a famosa e célebre frase” fingem q pagam e nós fingimos q jogamos” até hj tenho aversão a esse sujeito…jogadores não querendo jogar no Flamengo q sabiam q o calote era certo…o ano de 2017 foi pragmático…muitos reclamaram( até com certa razão) q não ganhamos nada,fomos eliminados vexatoriamente na fase de grupos da libertadores..Mas sejamos francos….a quanto tempo não víamos o nosso querido Flamengo chegar em uma final nacional e uma sul-americana no mesmo ano? E de quebra até a trigésima quinta rodada tínhamos chances reais de título?ficamos frustrados pelos vices…mas como somos acostumados( as vezes mal) com vencermos sempre nos esquecemos q jogos tem q ter um vencedor…pode e deve ser o Flamengo mas do outro lado tem adversários briosos q fazem com q as derrotas sejam duras mas admissíveis…quem me garante se Diego Alves estivesse nas duas finais não venceríamos? principalmente contra o cruzeiro q nosso finado muralha um verdadeiro pateta pulou sempre para o mesmo lado… saudações rubro-negras…

    • Só discordo da parte “E de quebra até a trigésima quinta rodada tínhamos chances reais de título?”.
      Isso aí valeu em 2016, em 2017 fomos muito mal no BR
      SRN!

      • ERA BOM NA ÉPOCA DA PATRÍCIA. NÓS TODOS OS ANOS COMEMORAVAMOS O TÍTULO QUE ERA DE NÃO CAIR PARA SEGUNDONA. AI QUE SAUDADE…

        • Tem gente que se faz ou é idiota msm. Qm disse q era bom ou ruim na época de outros presidentes? Disse q 2017 o BR foi ruim, ou não foi? 2016 foi muito bom, 2017 decepção até por na segunda rodada já estarmos eliminados da Liberta e o foco deveria ter sido dado no BR… Se entendeu bem, se não chama o amiguinho do lado pra explicar…

          • Só que criticar a atual administração por 2017 ter sido um ano abaixo das expectativas, é no mínimo incoerente. No início do ano, já se criava uma grande expectativa em torno do elenco, pois tínhamos ao lado de Palmeiras e Atlético, um dos três melhores elencos do país, teoria essa que se provou equivocada com o decorrer dos meses, e as metas não vinham sendo atingidas, fazendo assim, com que a torcida cobrasse por reforços e fosse atendida com contratações como a de E.R, D.A e Rodolfo que até então, eram tidos como incontestáveis.
            Afim de encontrarmos culpados para esse ano pífio de 2017, deveríamos apontar os dedos nas direções dos jogadores, comissão técnica e departamento de futebol, pois essa diretoria proporcionou a esses profissionais umas das melhores, senão a melhor, condição de trabalho dentre os times brasileiros, bem diferente de anos atrás quando jogadores chegavam para treinar no flabarra, por exemplo, e nem água tinha por falta de pagamento.

      • Realmente na trigésima quinta foi até boa pro flamengo,mas não deixamos de estar sempre os 6 primeiros… Fluminense venceu o Corinthians e o Flamengo venceu o coxa…

        • Sim, mas n brigamos pelo título desde sei lá, o fim do primeiro turno. Mas entendi seu ponto.

  • E como o nosso cenário político nacional precisa urgente de um administrador nível Bandeira de Melo. Nossas instituições estão todas falidas com administradores que fazem politicagem e sem aumentar um centímetro a eficiência Brasil. Simplismente não existem metas que visem a maximização de nossos recursos. Nosso sistema político está falido!

  • Sensato e justo. Mas sobre resultados no futebol, Bandeira de Melo, que não é vaidoso e nem usa o clube para se promover, está correto também… Pensa no futuro a médio e longo prazo, mesmo que depois dele entrem no Mengão, novamente, administradores mal intencionados. Investe em estrutura e categorias de base, tem o melhor executivo de futebol do país, Rodrigo Caetano, que trabalha dentro das possibilidades do clube (contratações no meio do ano, por exemplo, por questões financeiras), e trabalha com aquilo que o clube consegue pagar (salários pensam mais do que as compras). O único problema até agora foi não ter ganho o título da Copa do Brasil ou da Sul Americana. porque se ganhasse, e foi por pouco, seria ovacionado pela torcida. Então, como tivemos paciência até agora para esperar tirar o clube do fundo do poço financeiro, e daquela luta eterna contra rebaixamentos, tenhamos um pouco mais de paciência, para ter as grandes conquistas. E mais, e fundamental, o grupo de Bandeira de Melo tem que continuar no poder a partir de 2019… Não quero passar pelo que passei nos 20 anos anteriores a 2013 novamente, com times medíocres ou cheio de medalhões com salários atrasados…

    • Caetano não é melhor executivo de futebol do país.

      • se não me engano RC ganhou um premio de melhor ex. de futebol do pais.

        • Sob quais critérios?

    • kkkk,Parei no ”tem o melhor executivo de futebol do pais,RC”,voce so pode esta de brincadeira,esse incompetente do RC esta longe de ser o melhor executivo do pais,e mesmo se ganhasse a CB ou a Sulamericana,ele passaria longe de ser ovacionado,pois esse titulos de segundo escalao ai,nao passaria mais de que uma obrigaçao pelo investimento que foi feito no elenco. o que queremos mesmo é a libertadores. e ja tivemos paciencia o suficiente nesses ultimos anos com o Bandeira,ja chega,queremos um novo presidente em 2019,e que ele entenda de futebol,e nao somente de finanças,chapa verde na presidencia se Deus quiser.

  • Bandeira é espetacular na administração do clube, mas no futebol, ele e sua trupe são do nível de Patrícia Amorim

    • CONTRATAM DIEGO, EVERTON RIBEIRO, GUERREIRO, DIEGO ALVES, REVER, CUELLAR. SE OS CARAS NÃO JOGAM A CULPA É DO PRESIDENTE. LEMBREM-SE TODOS APROVARAM AS CONTRATAÇÕES. FALAVAM ATÉ QUE ERA O MELHOR TIME DO BRASIL.

      • Guerrero não justificou até hoje a mídia que o cercava desde o momento de sua vinda. Diego veio em baixa da Turquia e até agora não mostrou nada que o coloque em um patamar de idolatria que lhe é garantido por certos torcedores. Diego Alves faltou pouco bater na porta do Rodrigo Caetano pra ser contratado, Cuéllar foi quase negociado com o Vitória e Réver é longe de ser essa Coca-Cola toda que parte da torcida acha que ele é, muito inconsistente. Se tem uma contratação que foi um ótimo acerto, foi a do Juan, e por outro lado tem contratações como Berrío ou Cirino. A torcida aprovar contratações é irrelevante, a torcida não faz parte do departamento de futebol. Só quem achou que esse era o melhor elenco do Brasil foram os iludidos.

      • E contratam Muralha, Vaz, Pará, Renê, Trauco, MA, etc para compor o resto do time

        • Não esqueça do desastre que foi a contratação do Conca.

        • Só que Muralha em 2016 foi uma unanimidade no gol, Trauco chegou a ter o nome gritado pela torcida no estadual, Renê fez um ótimo campeonato pelo Sport e o Márcio Araújo é sim um jogador para compor elenco, tanto, que foi titular em todos os clubes que jogou

      • Concordo plenamente

  • “Chupa modinhas”! Bandeira, o maior pagador de duplicatas do Brasil.

  • Quem já viveu um pouco ou conhece história dos presidentes do passado não tem dúvida. Melhor presidente que já tivemos. Estávamos quase na falência, vergonha na imprensa, sem estrutura e olhem nosso futuro

    • Verdade! Melhor presidente da história.

  • Concordo plenamente,presidência e diretoria com os pés no chão,time e torcida satisfeita,melhor presidente,levantou o Flamengo,hj todo jogador quer vim jogar aqui,diretoria organizada!!

    • Torcida satisfeita? Com o quê? Com o fato de não ter soltado o grito de campeão em uma competição minimamente relevante há quase 5 anos? A gestão merece elogios por seus feitos, mas a nossa torcida vive de títulos, não comemoramos dinheiro em caixa.

    • A torcida esta longe de esta satisfeita cara,pois queremos titulos e nao somente dinheiro em caixa,queremos bem mais do que isto.

  • Ótimo texto!! Concordo integralmente!! SRN

  • O Flamengo tem um orçamento muito grande, mas também gasta grande parte dele em dividas e obras de infraestrutura. Se tivéssemos tido gestões mais conscientes e investimentos graduais em infraestrutura, não precisaríamos fazer tudo de uma vez como está sendo feito agora e sobraria muito mais para a contratação de jogadores de peso. A verdade é que super times só serão possíveis depois de investir nisso tudo, ou acha que um jogador de renome iria trocar instalações de primeiro nível da Europa pra jogar no pasto que era o Ninho antes dos investimentos que foram feitos? Pra não ter apoio médico e fisiológico decente como era antes das obras? Infraestrutura é fundamental.

  • EBM e equipe fazem a melhor administração da história do MAIS QUERIDO. Podemos dividir a administração do FLA em antes de EBM e depois de EBM. Obrigado, EBM e equipe, por nos devolver a dignidade perdida. Coisas boas virão.

    • Concordo totalmente

  • O resultado em campo é um reflexo do resultado fora de campo. Para manter o alto desempenho requer tudo isso que eles estão estruturando. Eu to vendo o meu Flamengo espelhar um Barcelona que demorou a ganhar mas estruturou seu time a partir de sua própria base, e isso é o que está acontecendo.Vir do juvenil com a tática e filosofia de jogo no profissional. Profissionais que de olhos fechados sabem o esquema de jogo. E as pessoas só querem o título pra ontem.

  • A gestão de EBM é uma das melhores (se não a melhor) que o Mengão já teve em termos de finanças, estrutura física e até em outros esportes, hoje vemos nosso basquete contratar nomes renomados da NBA e isso mostra que estamos começando a trilhar o caminho da hegemonia entre os clube sula-mericanos e não sendo pretencioso até mundial.
    Obrigado EBM por ter levantado o nome do MAIS QUERIDO, todos temos falhas, nada no mundo é perfeito, mas, comparando com outros clubinhos do Rio nós somos mais que perfeitos, querem até seguir nosso exemplo, SRN!!!

  • Tá assinado!!

  • Otimo trabalha daqui a 20 anos o flamengo vai compra os destaques desses times menores do rio flu,bota e vasco e se torna a maio potencia do brasil.o palmeiras n anda com suas propria pernas pois a crefisa se encarrega de fazer isso muito bem mas lembrando q essas parceria um dia acaba coluna o foi cm a parmalate,unimed e etc.

    • Bas tó a receita federal bater em cima da Crefisa, para acontecer com o palmeiras o que está acontecendo com as Flores…

    • Será? O Palmeiras já faturou 200 milhões de bilheteria com o estádio em pouco mais de 2 anos.

  • CONCORDO COM NUMERO GÊNERO E GRAU O QUE VOCÊ FALOU

Comentários não são permitidos.