Salve, salve, companheiros (as) da Nação mais linda desse mundo! Tudo na paz? Início de temporada “filé” essa nossa hein? Nossos meninos arrebentando na Copinha e no Euricão. Na torcida para que Carpa possa usá-los com mais sequência ao longo do ano, atendendo a um dos nossos maiores desejos.
Mas, o tema da coluna de hoje, não é sobre nossas pratas da casa. Queria falar sobre o Mais Querido e a crescente discrepância em relação aos nossos rivais.
Estamos vendo o Vasco da Gama afundar em sucessivas crises políticas. O atual presidente foi eleito através de um golpe arquitetado pelo clã Miranda; o Fluminense não consegue pagar suas próprias contas e os principais ídolos foram chutados, literalmente, pela gestão Abad; já o Botafogo, bem, o Foguinho não consegue um papel de destaque há 23 anos. Perdeu treinador, os principais jogadores e passa por grave crise financeira.
E nós? Como estamos? Muito bem, obrigado. Diminuimos, mês a mês, nosso passivo. Não atrasamos salários. Nossos atletas não entram na justiça contra o clube. Temos a maior receita do país e, a cada ano, evoluímos na estrutura.
Antes de continuar, peço para fazermos um “volta no tempo”, até 2012. Naquela época, tínhamos à frente dos quatro grandes Patrícia Amorim (Flamengo), Maurício Assumpção (Botafogo), Peter Siemsen feat Celso Barros (Fluminense) e Roberto Dinamite (Vasco). Todos prometeram ao seus torcedores que colocariam os clubes no trilho de vitórias e títulos. O tricolor conseguiu projeção por causa do grande aporte financeiro da Unimed. Mas, na época, sabíamos que quando a parceria acabasse, o clube sofreria sérios problemas financeiros.
Pois bem, seis anos depois, ao olhar para cada uma dessas administrações, vemos o quanto de mazelas causaram para as instituições. E agora, Vasco, Bota e Flu sofrem para manter as atividades básicas de um clube de futebol.
Contudo, nós não sofremos. E, por quê? Por causa de uma diretoria comandada por Eduardo Bandeira de Mello, que, num primeiro momento, deixou de lado a ânsia de montar grandes times sem ter dinheiro para pagar, em prol de equacionar dívidas, para no futuro conquistarmos os títulos que tanto almejamos. Não tenho medo de afirmar que está é uma das administrações mais progressistas da história do futebol brasileiro.
Ahh, isso não quer dizer que seja “Bandeirete” ou “Babanete”. Digo que gosto de separar o joio do trigo. A administração EBM deve e precisa ser contestada por diversos aspectos: falta de competência no futebol, erros de planejamento, aliança com organizadas, brigas políticas, e certo autoritarismo. Porém, não podemos deixar de aplaudir e reverenciar o que ele e seus diretores fizeram e fazem com o Mais Querido.
Num momento que o futebol carioca, outrora o mais charmoso e importante do país, afunda cada vez mais no limbo, precisamos refletir. Se fosse outra diretoria, estaríamos na mesma situação? Acredito que não. Por isso, precisamos repudiar conselhos e opiniões de pessoas que prejudicaram o Flamengo por tanto anos.
Deixo o espaço aberto para a reflexão e opinião se todos (as) companheiros (as) flamenguistas.
Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum
Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…
Léo Moura gostou a escolha por Filipe Luís como treinador do Flamengo Filipe Luís foi…
Ver comentários
CONCORDO COM NUMERO GÊNERO E GRAU O QUE VOCÊ FALOU
Otimo trabalha daqui a 20 anos o flamengo vai compra os destaques desses times menores do rio flu,bota e vasco e se torna a maio potencia do brasil.o palmeiras n anda com suas propria pernas pois a crefisa se encarrega de fazer isso muito bem mas lembrando q essas parceria um dia acaba coluna o foi cm a parmalate,unimed e etc.
Bas tó a receita federal bater em cima da Crefisa, para acontecer com o palmeiras o que está acontecendo com as Flores...
Será? O Palmeiras já faturou 200 milhões de bilheteria com o estádio em pouco mais de 2 anos.
Tá assinado!!
A gestão de EBM é uma das melhores (se não a melhor) que o Mengão já teve em termos de finanças, estrutura física e até em outros esportes, hoje vemos nosso basquete contratar nomes renomados da NBA e isso mostra que estamos começando a trilhar o caminho da hegemonia entre os clube sula-mericanos e não sendo pretencioso até mundial.
Obrigado EBM por ter levantado o nome do MAIS QUERIDO, todos temos falhas, nada no mundo é perfeito, mas, comparando com outros clubinhos do Rio nós somos mais que perfeitos, querem até seguir nosso exemplo, SRN!!!
O resultado em campo é um reflexo do resultado fora de campo. Para manter o alto desempenho requer tudo isso que eles estão estruturando. Eu to vendo o meu Flamengo espelhar um Barcelona que demorou a ganhar mas estruturou seu time a partir de sua própria base, e isso é o que está acontecendo.Vir do juvenil com a tática e filosofia de jogo no profissional. Profissionais que de olhos fechados sabem o esquema de jogo. E as pessoas só querem o título pra ontem.
EBM e equipe fazem a melhor administração da história do MAIS QUERIDO. Podemos dividir a administração do FLA em antes de EBM e depois de EBM. Obrigado, EBM e equipe, por nos devolver a dignidade perdida. Coisas boas virão.
Concordo totalmente
O Flamengo tem um orçamento muito grande, mas também gasta grande parte dele em dividas e obras de infraestrutura. Se tivéssemos tido gestões mais conscientes e investimentos graduais em infraestrutura, não precisaríamos fazer tudo de uma vez como está sendo feito agora e sobraria muito mais para a contratação de jogadores de peso. A verdade é que super times só serão possíveis depois de investir nisso tudo, ou acha que um jogador de renome iria trocar instalações de primeiro nível da Europa pra jogar no pasto que era o Ninho antes dos investimentos que foram feitos? Pra não ter apoio médico e fisiológico decente como era antes das obras? Infraestrutura é fundamental.
Ótimo texto!! Concordo integralmente!! SRN
Concordo plenamente,presidência e diretoria com os pés no chão,time e torcida satisfeita,melhor presidente,levantou o Flamengo,hj todo jogador quer vim jogar aqui,diretoria organizada!!
Torcida satisfeita? Com o quê? Com o fato de não ter soltado o grito de campeão em uma competição minimamente relevante há quase 5 anos? A gestão merece elogios por seus feitos, mas a nossa torcida vive de títulos, não comemoramos dinheiro em caixa.
A torcida esta longe de esta satisfeita cara,pois queremos titulos e nao somente dinheiro em caixa,queremos bem mais do que isto.
Quem já viveu um pouco ou conhece história dos presidentes do passado não tem dúvida. Melhor presidente que já tivemos. Estávamos quase na falência, vergonha na imprensa, sem estrutura e olhem nosso futuro
Verdade! Melhor presidente da história.