Por que a nossa pré-temporada já deu errado!

Compartilhe com os amigos

Olá, coleguinhas do Coluna do Flamengo, muitos temas em voga. Como quem me segue já está acostumado, vamos fugir dos assuntos da moda e falar sobre algo que, se não está, deveria estar incomodando a nossa torcida: a pré-temporada.

Como todos já devem estar cansados de saber, o nosso calendário é ridículo e sou grande crítico do modelo. O tempo dispensado para as partidas não é satisfatório para um futebol de alto nível. Com dois jogos na semana você deve imaginar que um time de futebol joga no domingo, tem folga na segunda, um treino leve na terça, joga na quarta, recupera na quinta, na sexta é que pode fazer algum treino mais específico, para no sábado reduzir a carga e domingo começar de novo. Insano.

Já parou para pensar em como os times mostram um modelo de jogo no primeiro semestre e outro no segundo? E o número de jogadores lesionados? Alguma vez comparou com as ligas europeias? Realmente a comparação é desleal.

Aliás, voltando a falar do tema, sabe como funciona a pré-temporada nos grandes centros de futebol? Eu lhe digo: a pré-temporada é composta de seis semanas de treinamentos que visam preparar o jogador fisicamente para a maratona de jogos que virá. Isso quer dizer 60 mais ou menos. Inferior aos praticados por aqui.

A partir de então os times começam a fazer jogos-treino paulatinamente. 30, 45, 60 minutos, até completarem 8 semanas que é quando os campeonatos começam. Parecido com o Brasil?

Então vamos ver, o Flamengo se reapresentou com os principais jogadores no dia 13 de janeiro. Fez uma cena tirando jogadores da copinha para a partida do campeonato carioca, mas oito dias depois lá estavam cinco jogadores do time principal. Não seria uma tragédia caso fosse o planejamento fazer um rodízio com os jogadores considerados principais. Não era.

Na partida seguinte que fora realizada onze dias depois da reapresentação, três jogadores foram somados aos cinco da partida anterior. Lembram o que aconteceu no jogo seguinte? Clássico contra o Vasco e dos 14 jogadores que participaram apenas um subiu este ano. Ou seja, treze jogadores considerados principais jogaram a partida.

Agora eu te pergunto: por quê? Por que motivo o Flamengo se arriscaria a não ter uma pré-temporada digna e provocar lesões, fora abrir mão do único período no ano em que o treinador poderia implantar o seu conceito de futebol? Resultados, meus amigos. Simples assim. E no carioquinha. Triste.

Mais a frente não poderemos aceitar que o treinador reclame de falta de tempo para treinar. Será incoerente… Lembra que falavam que Everton Ribeiro precisava de uma boa pré temporada para começar a ser o jogador que precisamos? Vai continuar precisando!

Anderson Alves, O otimista.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Esse texto prova que qualquer um pode escrever o que quiser na internet… sua ideia é que o flamengo faça dois jogos pelo carioca e depois pegue o river… ta Serto. A gente chega igual o San Lorenzo chegou no Maracanã.. so com treino…

  • A sua vida não está fácil Anderson, você está conseguindo ser pior do que o Vinny, rs…Dos jogadores considerados titulares, só participaram Everton Ribeiro e Cuellar, se quiser considerar pode até colocar o Rodinei e o Paquetá com uma partida cada, porém Diego Alves; Juan; Rever; Trauco; Arão; Diego; Everton e o Guererro (por conta da punição, mas ele estaria nessa relação), portanto seriam 8 jogadores considerados titulares fazendo a pré-temporada, com 22 dias, isso se entrarem em campo neste domingo. Lembrando que este ano é atípico por conta da Copa do Mundo, por isso começaram os campeonatos mais cedo. Portanto vejo um bom planejamento sendo realizado neste inicio de temporada, praticamente colocando o time principal para jogar nas semifinais, onde só o Grêmio e o Flamengo ainda não utilizaram os seus principais jogadores (titulares) no ano, irão fazer a estreia justamente no mesmo dia 04/02. É bom ficar ciente que o Centro de Fisiologia do Flamengo é um dos melhores do mundo, e por dois anos seguidos foi o time com o menor numero de lesões da serie A. Por isso continuo muito confiante neste ano, continuando a brigar pelos títulos juntamente com o Palmeiras, Cruzeiro e o Corinthians (por conta do sistema defensivo). SRN

    • Tá difícil mesmo, Márcio. Mas não por isso. César, Rodinei, Renê, Vinícius, Vizeu… Todos são considerados titulares pela maioria. Ainda que não sejam, são jogadores que jogam o tempo todo. Qualquer lesão será uma tragédia. E, não. Sua informação está errada quanto ao período sem lesões. No ano passado não chegamos nem perto e tivemos muitas baixas, o que nos impediu de disputar títulos como gostaríamos

  • Porque o contrato com a Globo obriga a colocar o melhor que tem em campo. Flamengo recebe milhões a mais de direito de transmissão por isso.

    Não saber disso é tão primário que eu me pergunto se isso é só burrice ou mau caratismo dessa galera do site do Kléber Leite que quer criticar nossa diretoria por tudo.

  • Otimista? Jogar duas vezes na semana dificulta a implantação de um esquema de jogo, isso não significa que um único jogo oficial contra o Vasco também causa mal. Ficar 2 meses só treinando não é melhor que treinar esses mesmos 2 meses com jogos oficiais intercalados.

  • estaduais deveriam ser parte da pré-temporada, no máximo 2 meses de duração e poucos jogos para os grandes.. com objetivo testar jogadores da base, reservas e novos contratados, mesclando com os principais. De maneira que o treinador, pudesse avaliar e testar esquemas e variações com objetivo na principais competições.. o Carioca poderia voltar a ser enxuto Taça Guanabara e Copa Rio como era antes simples e considerado charmoso.. o mesmo time vencendo os dois é o campeão, se não final em dois jogos, com vantagem do empate para quem fez melhor campanha no geral.

  • Ja ta chegando as semi,e nao to nem ai e semi final caramba,o time tem que começar a pegar ritmo e ja estar na hora sim.Isso nao quer dizer que daqui pra frente e titular todos s jogos e rodizio serar feito.Ou seja nao vai ser desgastante assim essa temporada pois agora temos mas elenco com essa molecada e sem contar que daqui uns meses ja e parada pra copa.Coloca esses caras pra jogar msm!

  • Ate gostei do texto. e nem pra isso esse lixo de campeonato do Carioca serve,pois nao consegue preparar time nenhum,alem de tambem nao conseguir fazer os times entrarem na sua verdadeira forma fisica,nao passa de uma grande ilusao, enao serve pra nada,ja deveria ter acabado ha muito tempo. mas infelizmente essa é a realidade do futebol brasileiro,e esse calenda rio dificilmente ira mudar.

  • kkkkkkkkkkkkkk falta de criatividade esse texto, demora mais para escrever, ER ainda terá dias para mostrar seu aperfeiçoamento que anda longe de seu auto custo. Paquetá e VJ nem precisam de pré-temporada, os gurys já voam.

  • O articulista tinha que escrever sobre algo mas estava sem ideias. Só isso explica tanta pobreza.

  • O desejo de aparecer é tanto que o cara prefere passar por ridículo escrevendo um texto sem nenhuma noção do trabalho no Flamengo.
    Mas isto não é um “privilegio” desse aí não, já que tem outros aqui mesmo que passar vergonha já tá na agenda da semana.
    O Flamengo tem ainda, praticamente, um mês de pré temporada, e o carioca servirá, e muito, para entrosar, dar ritimo, aprimorar a forma física e, principalmente, trabalhar o psicológico do grupo para a libertadores, enfim, pata todas as outras competições no ano.

    • Ritimo…

  • Mas que texto horroroso. Saiu do nada e chegou a lugar nenhum.

  • Coluna muito fraca, a pré-temporada é o Carioca. Dan.

  • Amigo com todo respeito, essa coluna precisa de pessoas mais qualificadas!!

  • Esse time principal nem era pra ter férias á vergonha q fizeram ano passado eu deixava treinando pra v se toma vergonha na cara e horrar o manto sagrado o Flamengo e maior q todos eles

  • De repente o Carpegiane espera a véspera do jogo da Libertadores pra começar a montar o time dele…

  • Tudo culpa dessa merda de Carioca. Campeonato lixo! Já passou da hora de deletarem essa competição

  • Amigo, dessa vez você vacilou feio no seu post.

    Tem nada a ver com o carioqueta, toda a preparação visa a estreia na Libertadores, logo ali, dia 28. Ao mesmo tempo que precisa colocar os titulares aos poucos, não pode demorar muito para dar ritmo ao time principal.

    Não sei da onde tirou que a prioridade é o carioqueta, que esse ano, mais do que nunca, se tornou uma pré-temporada de luxo.

  • Cara o problema é que o calendario é esse, e nao tem como fazer de outra forma! Os caras tem que ter ferias, nao sao robos! Todo acha errado, mas esse é calendario da cbf! Tem q trabalhar em cima dele!

  • Carioqueta falido só serve para atrapalhar. Devia ser extinto.

  • Quero saber quantos anos vai demorar pra entenderem que se o flamengo ficar nessa de reserva em jogos do carioca a globo vai chiar pelo contrato milionário de TV. Reserva não dá audiência. É o dinheiro que manda!!

  • Quer merda de materia, as ferias na europa e so 1 mes da para ver que este ai esta bem informado

  • Bla bla bla… Se não tem o que falar é melhor nem falar.

  • Meu deus, Corneta do Flamengo sempre corneta. Texto sem nexo e sem logica, comparando pre temporada brasileira com europeia, ainda mais do Flamengo que fez final e teve que voltar mais cedo ainda. Pessimo texto.

  • quem são os jogadores que terminaram 2017? cesar-rever juan pará trauco – cuellar – arão -diego- paqueta- everton – vizeu, jogaram cesar, pará, cuellar, paqueta, e vizeu…então sua analise esta equivocada, e na europa os jogadores passam três meses sem jogar, acho que você olhou o calendário chines para fazer essa matéria, onde que os jogadores esperam 6 ou 8 semanas para jogar, estou lendo o livro do Guardiola, e ele falou que os jogadores gostam é de jogar, que não aturam táticas, e gostam lodo de ir para o campo, jogos treinos com times da base etc, sua intenção é boa, mas seus argumentos textuais não me enganam, pois acompanho de perto o Barça, Bayer, Arsenal que são meu times favoritos na europa;;;e não têm nada do que você falou, todos reclamam do calendário….todos o problema é que o nosso é o pior do piores…SRN!!

    • Ainda bem que o autor se diz otimista. Do contrário… Hahahahaha

  • Discordo do autor do texto.
    O time principal do Flamengo ainda está em pré-temporada.
    7 jogadores considerados titulares ainda não jogaram (Diego Alves, Réver, Juan, Trauco, William Arão, Diego e Éverton).
    O Pará só jogou por que o Rodinei passou mal antes do clássico e o Cuellar só jogou por que está suspenso dos dois primeiros jogos da Libertadores.
    Jogar um clássico somente com garotos (Klebinho e Thuller, por exemplo) é correr um risco enorme de ser goleado e o que fica para a história do futebol é o placar da partida, não interessa quem estava em campo, se era o time titular ou o sub-20.
    Agora, contra o Nova Iguaçu, já classificado como primeiro do grupo, o Flamengo pode voltar com os garotos.

  • quem são os jogadores que terminaram 2017? cesar-rever juan pará trauco – cuellar – arão -diego- paqueta- everton – vizeu, jogaram cesar, pará, cuellar, paqueta, e vizeu…então sua analise esta equivocada, e na europa os jogadores passam três meses sem jogar, acho que você olhou o calendário chines para fazer essa matéria, onde que os jogadores esperam 6 ou 8 semanas para jogar, estou lendo o livro do Guardiola, e ele falou que os jogadores gostam é de jogar, que não aturam táticas, e gostam lodo de ir para o campo, jogos treinos com times da base etc, sua intenção é boa, mas seus argumentos textuais não me enganam, pois acompanho de perto o Barça, Bayer, Arsenal que são meu times favoritos na europa;;;e não têm nada do que você falou, todos reclamam do calendário….todos o problema é que o nosso é o pior do piores…SRN

  • Eu defendo a ideia de não dar importância ao Estadual desde o início do ano 2000, de lá pra cá eu só ficava vendo os torcedores felizes e contentes com pelada do Carioqueta em domingo de carnaval.

    Fico feliz que esse tempo de satisfação com pouco tenha passado e que tenhamos sido presenteados com uma gestão que mudou o patamar e a história triste do Fla.

    Sou muito grato Diretoria.

    • Eu acho que soubate mais radical. Os estaduais deveriam acabar. Soh no Brasil existem campeonatos regionais. Nenhum lugar do mundo tem isso. Coloquem os pequenos para disputarem divisões do brasileiro mesmo que de forma mais regime balizada pra diminuir os custos.

      • Isso que não entendo. Inglaterra é pequeno comparado ao Brasil geograficamente, e lá tem até a 10° divisão. No Brasil, faz pouco tempo que implantaram a Série D. Talvez o fato de lá a distância para viagens ser menor e os meios de transporte ser top, ajuda.. Mas poderia dividir os grupos por regiões.

  • O texto da coluna foi muito bom pois se não tivesse sido não estaria gerando tantos comentários bons de pontos de vista diferentes.
    Esta de parabéns o colunista.
    Gerou um debate gostoso e saudável eu sou a favor do fim do estadual.
    O único benefício dele eh a grana.
    Prefiro um time fazendo uma pré temporada boa e não se estourando durante o ano do que ficar reclamando de jogadores o ano todo.

  • Pois eh texto realista e muito bom.
    Venho falando isso faz tempo aqui na coluna em meus comentários e depois a torcida não entende pq o time não rende e pq alguns jogadores nunca pegam ritmo.
    Com esse calendário eh difícil ter um futebol em bom nível e mais difícil ainda bater de frente com um europeu na final do mundial.
    Realidade

  • Imagina se fôssemos com os garotos pro clássico e perdêssemos? Já iria criar um clima ruim antes mesmo de começar a temporada! Pense nisso cara. SRN?⚫

    • Carioca que se exploda meu caro.
      O grêmio ja perdeu três jogos com os reservas e não estão nem ai.
      Depois ninguém sabe pq não ganhamos título grande.

      • Ou é isso ou acabar com o carioca

        • Aturma não acaba com o.Carioca sabe pq ? Pq da dinheiro da TV…
          Só por isso

          • Eu sei vey….por enquanto ainda somos meio dependentes do caixa do Carioca,mas no futuro n precisaremos mais disputar esse pseudo campeonato

            • Eu tbm acredito nisso.meu amigo,torço por isso.
              Pois to cansado de ser campeão carioca

          • Futebol é entretenimento. As pessoas assistem, as empresas anunciam, a TV cobra por isso e repassa parte para o clube. Não há nada de errado em o campeonato existir por causa da grana.

            Se for tratado da maneira correta, utilizando times mistos como uma pré-temporada, o carioca além de nos preparar pode gerar mais de R$30 milhões de receita direta – TV, bilheteria, premiação – além de receitas com exposição dos patrocinadores, fortalecimento da marca etc.

            Virou moda repetir o mantra “carioca tem que acabar”. Normal para uma torcida enorme mas ignorante e impaciente, que serve pra dar audiência numa quarta à noite contra um Nova Iguaçu, mas não para cantar por 90 minutos em uma final contra o Cruzeiro.

            SRN

            • Prefiro um campeonato curto como o rio são Paulo pra preencher e aliviar o calendário e fazer tudo isso que vc falou aumenta a rivalidade e gera dinheiro do mesmo jeito.

      • Flamengo tem um jogo bem ali na liberta. Acorda!!!! O time titular tem que estar preparado.

        • E quem disse que a porcaria do carioca prepara time algum ?
          Quantas vezes usaram o carioca e o time não ganhou nada.
          Acorda vc enquanto a turma idolatrar esse campeonato ridículo com públicos que dão vergonha será essa palhaçada.
          Em vez de jogar contra esses poderosos do Rio faz uma pré temporada decente e marca amistoso contra time forte.
          Melhor que perde tempo goleando Resende Pixinguinha e o poderoso caixa d água,nem.nome tem esses times …

      • Exatamente,penso da mesma forma.

  • Se tirar as 19 datas para campeonato estadual, dá 60 jogos no ano. A soluçao tá ai.. só nao enxerga quem não quer.

    • Já deveriam ter feito isso faz tempo.
      Ninguém mais quer ser rei do Rio.

    • Ja deveriam ter feito isso,mas tem muita gente ainda apaixonados por esse lixos de estaduais,infelizmente isso dificilmente ira acontecer.

  • Não é teoria da conspiração, mas com toda certeza existe pressão dos empresários de jogadores, utopia acreditarmos que algum técnico no Brasil vai colocar a base preterindo seus principais jogadores
    SRN em qualquer situação!!!

    • Essa possibilidade existe, né.

      • Na boa xará… Infelizmente isso vem na frente de tudo.
        Numa entrevista , o Carpegiani havia dito que ” Isso fazia parte do planejamento (colocar os “veteranos”) contra o Vasco . Pelo visto houve uma conversa com os dirigentes e aí mistura tudo; futebol, dinheiro resultado e se pensarmos pelo lado do empresário ,com certeza forçaria jogar

  • Concordo plenamente, mesmo porque os jogadores apenas treinando, vão estar preparados e aptos para enfrentar o River Plate daqui (4 semanas?), realmente treinamento e muito mais fundamental que jogos oficiais (mesmo que seja no carioquinha), ainda bem que não é você o responsável pela preparação, do jeito que entende, provavelmente a equipe principal entraria nesse jogo com 100% do time sem jogar uma partida oficial !!???

  • Discordo dos discordantes.O Otimista está correto na sua análise.
    Agora tem um porém:-observem como os clubes ingleses jogam.Disputam a Premiere Ligue,Copa Inglesa,Copa da Inglaterra e Champions Ligue.
    Como é feita a pré-temporada deles eu não sei, porém sei os treinadores e jogadores lá tem reclamado muito por conta do excessivo número de jogos.

    • É verdade que reclamam. Na Europa há ligas que jogam mais e outras que jogam menos.

    • Mas é um absurdo mesmo. Copa da Liga é inútil já que tem a Copa da Inglaterra, além dos jogos entre natal e ano novo. Se fosse no Brasil a ESPN estaria fazendo um monte de matéria criticando, mas como é na Inglaterra, acham lindo. Nessas copas geralmente os clubes grandes mandam times alternativos, caso chegam na semifinal, eles põe time completo.

      Como lá não há estaduais, eles têm 1 mês de férias e 2 de pré-temporada.

    • Gostaria de ver uma pesquisa para ver a comparação lado a lado com as ligas da Europa. Outro dia na Inglaterra se não me engano o m city jogou 10 jogos em
      1 mês. 1 jogo a cada 3 dias.
      Sem contar que o que fazemos aqui no Brasil nem se compara a intensidade dos jogos na Europa. Aqui eh um futebol arrastado. A dinâmica eh completamente diferente.

      • Mais lá eles jogam com time reserva muitas vezes os campeonatos de pequena expressão.
        Cansei de ver jogos da copa da Inglaterra só com reservas.
        O problema eh que aqui no Brasil eh muita pressão,é crítica em cima dos grandes.

        • Aqui Tb. Carioca. Primeira liga e etc. e se não jogam eh pq não querem. Se o flamengo quisesse jogaria o carioca inteiro com reservas. Eh opcao do flamengo

      • Eles jogam 2 meses no ano assim.

        Aqui são 6 meses assim.

        No minimo.

    • Carlos,

      É justamente esse acúmulo de jogos, sem contar os jogos durante as festividades de fim de ano, que tem sido apontado como um dos fatores decisivos para os Clubes Ingleses não conseguirem uma constância de bons resultados na Champions apesar das equipes muito fortes que por lá existem.

      Quando chega na reta final falta “gás”.

      O Mourinho é um dos que mais falam sobre isso.

      Só que temos de levar em conta que a Liga Inglesa também paga e muito aos seus filiados – ouso dizer que rivaliza com a Champions.

      Resumindo: A Inglaterra é um ponto fora da curva, assim como a Alemanha que para por um mês o campeonato por conta do rigoroso inverno.

      SRN

      • Análise muito boa a sua amigo falou tudo.
        Claro que não eh só esse o fator dos ingleses estarem mais fracos na chapions mais eh um dos pontos principais ….
        Essa tem sido a realidade

  • Levem o otimista e mandem Viny Dunga, o polêmico de volta.
    Esse rapaz conseguiu ser pior colunista que o Viny Dunga, vulgo Márcio Araújo dos comentaristas.

  • Texto medonho e inútil…não consegui completar 20 linhas de leitura devido a mistura de asco com sonolência. Agora ua informação útil a quem mora na grande Florianópolis: chegou CARABAO!!! Tem no Supermercado Imperatriz!!!

    • Então nem começou a ler quando falei de Flamengo.

    • aqui em balneário Camboriu comprei ja no final do ano passado na rede imperatriz

  • Esse idiota aí que se auto intitula ” otimista” quer é aparecer!
    Vai te catar, seu pessimista!!

  • Engano seu. A diferença é que o flamengo televisiona os jogos treino de pré-temporada chamam aqui de carioca.

    • Desculpe. Jogos-treino são apenas uma pequena parte da pré-temporada

  • texto fraco, de critica pela critica! me diz um time no brasil que faça essa pre temporada dos sonhos que vc colocou? N ão adianta cara, nõa estamos na europa! vc queria que o primeiro jogo da temporada para o elenco fosse contra o River? que ja esta em plena temporada…

    • Entendo o ponto. Não quer dizer que está certo. O nosso problema de calendário não pode ser resolvido apenas pelo Flamengo. O que o Flamengo poderia fazer era dar um mínimo de tempo para os jogadores. Sete dias é um absurdo.

    • Amigo a questão eh o seguinte se o time não faz bem a pré temporada depois tem que ficar poupando durante os campeonatos importantes pra ver se chega,caso do grêmio que largou o brasileiro ano passado pra chegar na libertadores.
      E não conseguiu chegar e nenhuma final mais .
      Falta perna mesmo,o Renato Gaúcho cansou de falar isso.

  • O otimista diz que uma pré temporada que começou a pouco mais de 15 dias já deu errado. Há algo de estranho nisso.
    Mas como esperar paciência da torcida se os formadores de opinião, e que se dizem flamenguistas, são os primeiros a semear pessimismo?

    • Você se engana. A pré-temporada já se encerrou. O time principal já está jogando

      • Contra quem?

        • Vasco

          • Desconheço esse “time”, não vejo como esse jogo treino/amistoso pode não ser considerado parte da pré-temporada.

            • Novamente, jogo-treino é apenas uma parte da pré-temporada.

              • Ou seja, ela ainda continua, diferente do que você disse no comentário a qual eu respondi.

                • Diga para mim: quantas substituições foram feitas contra o Vasco? Quantos minutos cada jogador jogou? Isso faz uma diferença danada

            • Queimar a garotada por jogar uma partida de um campeonato que não vale nada..vc tá é de brincadeira colega….Carioqueta não vale nada e esse jogo contra o vasquinho menos ainda…Nossa temporada começa de verdade contra o River em fevereiro.

              • De que diabos você está falando? Eu falei em colocar “garotada” em algum momento? Eu disse que jogo contra o Vasco vale alguma coisa? Certifique-se de que entendeu o que escrevi antes de me responder.

        • Jogou contra o Vasco.
          Mas isso é apenas questão de bom senso.
          Vai colocar a base para jogar na clássico de maior rivalidade do time!? É querer correr muito risco de queimar a garotada mesmo…

          • Uma hora vai ter que acontecer. Alguém tem que ter coragem de colocar o sub 20 contra um time de alguma rivalidade para poder objetivar algo mais importante.
            Depois o sub-20 provavelmente teria jogado melhor. E não vou ser leviano de não incluir o provavelmente kk

            • Ou jogado pior, não há como afirmar o que não aconteceu. Profetizar o acontecido é bem fácil.

            • Mas daí a o FLAMENGO fazer isso…prefiro deixar outros grandes começaram a testar essa fórmula.
              Nossa torcida é MUITO exigente e chata. Queima jogadores com MUITA facilidade. Melhor deixar essa nossa boa geração de garotos ter uma boa formação antes de serem jogados aos lobos…

      • Quem lhe disse que se encerrou?
        A preparação continua, o time principal está entrando de forma dosada, sendo testado aos poucos. E é isso que deve ser feito. Ou você queria o time principal jogando apenas contra o River?
        Aí seríamos o novo San Lorenzo da Libertadores 2018, que só começou a utilizar o elenco uma semana antes da estreia e sacudimos eles.
        A questão é que o amigo se ligou apenas na expressão “pré temporada”, mas o que está em curso é uma “preparação”. E essa preparação vem sendo feita como nunca antes, pela primeira vez estão acertando nela.

        • O time principal tem compromissos duas vezes por semana. Assim não dá para preparar ninguém.

          • E o time principal jogou 2 vezes em qual semana deste ano?

    • Concordo, terrivel esse texto.

      • Texto que beira o ridículo.

  • O que deu certo: se livrar de MA, Gabriel, Alex. Falta se livrar de Vaz
    O que deu errado: não rescindir com Guerrero, manter Rômulo e Geuvânio, trazer Dourado, não trazer laterais, zagueiro e CA.

    O planejamento do elenco é muito mais importante que a pré-temporada. Voce pode dar 1 ano e meio de pre-temporada aos perebas, e ainda assim eles nunca passarão a jogar bem.

    • Fala, Kingdavid. Beleza? Sabe que no fundo eu discordo disso? Alguns times pequenos provam o contrário. O Audax de Fernando Diniz tinha muitos jogadores que não se provaram bons em outros sistemas e treinador. De cabeça me lembro apenas do Tchê-tchê. Mas naquele time Eles eram muito bons jogadores

      • Só lembrando que o Audax do Fernando Diniz foi um conto de fadas de uma temporada só. Esse treinador nunca mais conseguiu montar um time competitivo usando esse mesmo método.
        Mas sim, não é só ter bons jogadores. Tem que balancear todos esses fatores.

        • O Audax acabou naquele mesmo ano. Até mesmo Fernando Diniz foi para outro time

          • Ele não foi para outro time, o proprietário fez parceria com o Oeste e uniram os dois clubes. Ou seja, continuou no mesmo time, o que mudou foi o nome.

            • Não senhor

          • Como já falaram em outro comentário, Audax e Oeste fundiram seus elencos para disputar a série B, com Ferando Diniz emcabeçando o projeto, que deu errado.
            Seu último trabalho antes do Atlético PR foi ter sido rebaixado no paulista.

      • Fala Anderson. Bom argumento esse seu, voce saberia dizer se aquele ano mágico foi fruto de uma boa pre-temporada? Eu não discordo que uma boa pre-temporada é muito importante, só não consigo acreditar que isso melhoraria Pará e Trauco. Com certeza ajudaria ER7 e Diego. E também Rever e Juan (pela idade). Concordo com seu argumento, mas me preocupo ainda mais com a montagem do elenco. Abs

        • Foi feito de um treinador que teve tempo suficiente para passar a sua filosofia ao jogadores. No Brasil só dá para passar Filosofia na pré-temporada. Depois entra naquele loop de jogo no domingo, folga na segunda etc
          Não estou dizendo que vá fazer jogador ruim ficar bom. Longe disso. Quero dizer que se o jogador ruim souber o posicionamento que ele deve estar no campo numa determinada ação de ataque, Contra Ataque, defesa e etc. Vamos notar menos as suas falhas.

  • Quando virar filme talvez eu assista, mas não dá pra ler um texto quando ele já começa vomitando asneiras. Aff… Qualquer um agora pode virar colunista… Tá osso…

    • É difícil ler um texto quando não estamos disponíveis a dialogar. Não dá para conversar só com quem concorda conosco

      • Realmente, você tem razão. Não estou disponível para dialogar com pessoas pessimistas.

  • Não é só pro Flamengo,e pra todo mundo..mas isso pode ser resolvido se levar o carioca com a gurizada,e preparar os profissionais até março/abril,embora tenha libertadores no final de fevereiro…é só se organizar como está sendo feito por sinal e ir sem oba oba…

    • Parecia mesmo que o time se organizava para fazer isso, mas não é o que está acontecendo.

  • Eu gosto daquela dupla sertaneja: NãoLy e NemLerey , conhecem?

  • Acho exagerado dizer que a pre-temporada já deu errado….as pessoas as vezes confudem tudo. Apesar de ter minhas criticas a diretoria, pelo menos eles se livraram da maioria das inguas que se arrastavam no time no ano passado (ainda ficou o Pará e Renê), mas os titulares estão voltando aos poucos, e tivemos chances de ver vários jovens promissores. Acho o Carpegiani muito centrado, e o jogo mais importante é de verdade no final de Fevereiro. Pessoal sofre de angustia demais…

    • Vemos apenas duas partidas. E na segunda já haviam menos cinco. Sei que é antecipado, mas é mais honesto falar agora do que depois.

      • “Vemos apenas duas partidas”.
        Esta frase depõe contra você.

    • Concordo.

    • Concordo

  • As vezes fico imaginando se esses colunistas se fazem de bestas ou se só gostam de cornetar sem motivo mesmo.
    Libertadores chegando e você quer ter quase 2 meses de pré temporada?
    Daí o time chega desentrozado e leva fumo no primeiro jogo, pronto! Lá vem o colunista tirar argumentos do quinto dos infernos para cornetar mais o time.

    • Ok se não tiver dois meses de pré-temporada. Sete dias é um absurdo.

  • Concordo em partes com o colunista, apesar do título sofrível. Mas, por outro lado, acho que essa antecipação do elenco se deve a libertadores e não ao carioquinha. Nossos concorrentes já estão jogando com elenco praticamente titular e a libertadores não perdoa. Enfim, é um mato sem cachorro, um beco sem saída, mas é a realidade do nosso calendário. SRN

    • É a maior antecipação dos últimos anos. Zé Ricardo fez mais tempo. Muricy Ramalho também. Até Vanderlei Luxemburgo. Mais à frente teremos que lembrar disto.

      • Qual deles teve uma copa do mundo no calendário para apertar ainda mais?

        • A copa do mundo acontece de quatro em quatro anos

          • Aconteceu durante a passagem dos técnicos que você citou?
            Não aconteceu exatamente por ela ser de 4 em 4 anos, ou seja, vai apertar ainda mais o calendário a cada 4 anos.

  • Engraçado é ver esses “colunistas” quererem falar sobre pré temporada, q isso é errado, aquilo é errado, mas nunca devem ter jogado nem várzea e ainda assim tem modinhas q dão atenção a esses merdas kkkkk. O Flamengo tem um departamento completo com médico, fisiologia, fisioterapia, preparação física, departamento de futebol e um técnico com quase 50 anos de futebol as a torcida preferem criar confusão dando ouvidos a pessoas q se dizem entendedores do futebol kkkkk que piada e outra Everton Ribeiro e Rômulo começaram a entrar no time agora é já querem q os caras fazem chover kkkk essa foi a piada mais idiota desses modinhas. Vou dar uma sugestão para aqueles q criticam a diretoria e o departamento de futebol, vai torcer para o Barcelona, vai assistir futebol europeu e esquecem o meu Mengão vlw.

    • Ótima análise desses modinhas à procura de mídia. E mídia só o Mengão consegue. Por isso ficam falando asneiras a todos os tempos

    • Exatamente.

  • Esse jogo contra o Vasco fui contra o Fla escalar 80% do time principal, sendo o primeiro jogo da temporada, ainda msm sendo Classico, a garotada ia sucumbir o Vasco, disso tenho certeza e sem mimimimi que se a garotada perdesse esse jogo ia ser culpa do Tecnico, pq uma coisa tenho certeza…no minimo a garotada ia entrar com RAÇA! SRN

    • Exatamente. Mas no jogo contra o Vasco os titulares foram 100% do time principal, só entrando Jean Lucas no segundo tempo

      • Como assim 100%? Se Diego Alves, Réver, Juan, Trauco, Arão e Diego não jogaram? Citei 6 de 11, é mais da metade de um time… ainda tem o caso Cuéllar, que não vai jogar as 2 primeiras partidas da Libertadores… com 30 anos ou acima nessa partida, só o Rhodolfo foi escalado… calma cara, não dá pra tirar conclusões nenhumas por 1 partida, tanto pro bem quanto pro mal…

        • Complicado. Quantos jogadores não são do time principal e jogaram a partida contra o Vasco? O que eu disse foi que 100% dos que jogaram como titulares são do time principal. Depois acrescentei que apenas Jean Lucas subiu recentemente.

          • Então ainda não entendi qual é o problema… o seu argumento é o de que a pré-temporada está jogada no lixo pq o Fla segundo vc, apressou a volta de alguns jogadores pra jogar contra o Vasco, não é isso? Mas como se a maioria dos jogadores que entraram nessa partida são reservas, ou titulares jovens que precisam de mais rodagem, como o Paquetá e o Vinicius Jr? Ainda não estou vendo esse desastre todo de planejamento que vc tá dizendo, aliás pelo contrário, Flamengo é um dos poucos grandes que ainda não colocou nem sombra do time que vai jogar durante o ano… vê os paulistas por exemplo, a maioria já jogando com o melhor que têm (ou pelo menos bem mais perto disso do que nós), eles são um desastre de planejamento também?

            PS: Se vc que é otimista tá assim, imagina o pessimista? Rsrsrs

            • A chamada para a coluna foi a de que esta é a coluna mais próxima de pessimismo que eu escrevi. Mas é preciso honestidade.
              Talvez você não entendeu porque não quer entender. Quando o jogo estiver valendo nós vamos jogar apenas com os seis que você citou? O jeito é aguardar mesmo.

              • Mas então cara, é isso que eu to dizendo… de novo, seu argumento básico é de que a pré-temporada está ruim pq aquele time não deveria ter jogado contra o Vasco… o que eu to dizendo é que não há problema algum justamente pelo fato da esmagadora maioria dos jogadores estar enquadrado em 2 situações:

                1- Jogadores que precisam de mais sequência ou confiança (pedidos pela própria torcida), como os casos do Rômulo, do Geuvânio que acabou nem jogando, do Rhodolfo que é reserva e não joga tanto…

                2- Jogadores jovens que precisam é jogar mesmo… César, Léo Duarte, Vinicius, Paquetá…

                Pra ser justo, nesse jogo EU não teria feito 2 coisas: escalado o Everton Ribeiro de início e nem ter colocado o Marlos pra estrear já (mas foi até bom, pq ele entrou bem e deu uma acalmada nas cornetas sobre a contratação dele). Só isso… no mais eu acho que fisiologia do Fla sabe o que tá fazendo (até demais, mas isso é outro papo) e a preparação até aqui me parece bem ok, nada apocalíptico como o seu texto dá a entender, que é uma falha bisonha de planejamento e tal… Apenas isso.

        • Flamengo mesclou time titular com o reserva…..Mas deixou de lado a garotada e se deu mal.

  • Esses caras postam um texto na internet e já se acham O jornalista..o entendedor etc…não consegui ler o texto todo..só tem merda..

    • Estranho visto que os cinco primeiros parágrafos falam apenas no calendário e como é uma pré-temporada em outros centros do futebol. Fala a verdade você só deu o título. Kk

  • Para mim, deixa a base jogar toda a taça Guanabara, ate as finais. Nao importa se vai perder. Deixa os profissionais fazer a pre temporada e vai inserindo eles a partir da taça rio. Negócio é cobseguir eatar nas semifinais do carioca, mesmo nao ganhando taca rio ou guanabara.
    Mas a culpa tb é do torcedor. Se tivessem ido e dado grande publico ao jogos da base no carioca e apoiado nao teria pressão

    • Pior é que a média de público não vai melhorar com o time principal

  • Só li bobagens extremas…
    Pre temporada está sendo muito bem feita… focando nos treinos e colocando os jogadores paulatimamente… pouco se importando com o carioca, mas sim dando ritmo para o jogo do final de fevereiro…
    O comentárista é tão zé ruela… que nem sabe contar… pois a estreia do Flamengo na liberta se da antes de 8 semanas do início da temporada…
    Quer deixar o time treinando exclusivamente até depois da estreia?

    • Sim, acho que ele quer estrear com o time da copinha.

  • Pré temporada de qualidade é contratar uma comissão técnica FIXA de qualidade para o clube.
    Todos os clubes tops do mundo possuem uma comissão fixa que possui o DNA do clube: Barelona, Real Madrid, Bayern etc.
    No Brasil, o melhor clube que possui isso é o Corinthians. Um estilo de jogo característico e bem aplicado, possui os gambás. E olha bem, essa comissão deles tem tanto talento que eles tinham o Carile nela, que foi campeão brasileiro no primeiro ano de carreira como técnico principal da equipe.

  • Concordo!!! Tem que começar a por o elenco principal lá pra Outubro, Novembro, Dezembro, pq aí minimiza bastante o risco de lesão. De repente pagar o salário e mandar pra Disney.

  • Pré temporada? Dentro do que dizem por aqui que é “pré temporada” o flamengo vai muito bem obrigado. Se a nossa está dando errado imagina a do Grêmio, que vai ter que ralar pra não ser rebaixado no gauchão…ou seja, os caras principais descansaram, e agora vão ter q correr 2x mais pra correr atrás do prejuízo.

    • Bem lembrado, Ryan.

  • Engraçado é que os outros joga os mesmo jogos que o flamengo,com o time bem mas fraco e ganham titulos importantes, by corinthias e Grêmio ..então é tudo mimimi.

  • Realmente seria bom colocar os titulares somente no segundo turno do Estadual e somente jogando as quartas, pra assim já pegarem ritmo de Libertadores e CdB

  • O time acabou temporada muita tarde,mas comissão técnica tá rodando bem o elenco.
    Pré temporada é o carioquinha.
    Temporada só 28/2/2018.
    SRN

  • CÁRA, vc deve ser um gênio desperdiçado um grande preparador físico, deveria estar contratado pelo melhor clube brasileiro para ser seu preparador e técnico, vá procurar outra atividade porque sabe nada de futebol, vá te catar.

    • Kkkkkkk,mas conseguiu clicks com polêmica

Comentários não são permitidos.