Uol: “Flamengo da “Era Bandeira” vira o ano pela primeira vez de “mãos vazias””

Compartilhe com os amigos

Desde que assumiu a presidência do Flamengo, em janeiro de 2013, a gestão de Eduardo Bandeira de Mello contratou 65 jogadores. Com um elenco que é considerado forte pela atual diretoria, o Fla vira o ano “de mãos vazias” pela primeira vez desde que o atual grupo chegou ao poder. Como ganhou a eleição em dezembro de 2012, os nomes novos da temporada seguinte só foram oficializados a partir do primeiro mês do ano seguinte.

É verdade que nem sempre contratar antes do início de uma nova temporada foi sinônimo de sucesso neste período, visto que nomes como Feijão, Thallyson e Arthur Henrique chegaram nestas condições. Em comum, o fato de não terem deixado saudade nenhuma para o torcedor. Os casos de Juan e Willian Arão são o oposto. Titulares absolutos, a dupla foi anunciada antes do início de 2016 e vingou na Gávea.

Ainda que nenhum “presente” de fim de ano tenha sido anunciado, a direção rubro-negra trabalha nos bastidores. O entendimento geral é que há a necessidade de poucas peças, visto que a avaliação média é positiva. Alvo número 1 do Fla, o lateral Zeca já está acertado com o clube, mas questões jurídicas ainda impedem o anúncio. O nome de Pablo, ex-Corinthians, também agrada.

Se as chegadas são tratadas como prioridade, o mesmo acontece com as saídas. A cúpula de futebol tenta viabilizar negociações com nomes como Mancuello, Alex Muralha, Rafael Vaz e Márcio Araújo, jogadores reprovados por boa parte dos rubro-negros. Maior fiasco do ano, Conca já voltou para o Shangai SIPG, seu clube na China.

A movimentação para mudanças no elenco segue, mas a situação do técnico Reinaldo Rueda segue cercada de mistério. Na mira de Chile e Colômbia, o treinador segue sem se manifestar sobre seu futuro.

Veja todas as contratações do Flamengo da “Era Bandeira”. As anunciadas antes do fim do ano estão em negrito.

2013:

1 – Gabriel (meia)

2 – Val (volante)

3 – Diego Silva (atacante)

4 – Carlos Eduardo (meia)

5 – Bruninho (meia)

6 – João Paulo (lateral)

7 – Chicão (zagueiro)

8 – Elias (volante)

9 – Marcelo Moreno (atacante)

10 – André Santos (lateral)

11 – Paulinho (atacante)

12 – Wallace (zagueiro)

2014:

13 – Anderson Pico (lateral)

14 – Arthur (meia-atacante)

15 – Alecsandro (atacante)

16 – Elano (meia)

17 – Erazo (zagueiro)

18 – Feijão (volante)

19 – Everton (meia-atacante)

20 – Eduardo da Silva (atacante)

21 – Marcelo (zagueiro)

22 – Léo (lateral)

23 – Márcio Araújo (volante)

24 – Elton (atacante)

25 – Canteros (volante)

26 – Mugni (meia)

2015:

27 – Almir (meia)

28 – Kayke (atacante)

29 – Thallyson (lateral)

30 – Marcelo Cirino (atacante)

31 – Pará (lateral)

32 – Armero (lateral)

33 – Artur Maia (meia)

34 – Alan Patrick (meia)

35 – Ayrton (lateral)

36 – Bressan (zagueiro)

37 – Ederson (meia)

38 – Emerson Sheik (atacante)

39 – César Martins (zagueiro)

40 – Jonas (volante)

41 – Guerrero (atacante)

2016:

42 – Juan (zagueiro)

43 – Antonio Carlos (zagueiro)

44 – Artur Henrique (lateral)

45 – Mancuello (meia)

46 – Chiquinho (lateral)

47 – Rodinei (lateral)

48 – Alex Muralha (goleiro)

49 – Willian Arão (volante)

50 – Cuéllar (volante)

51 – Fernandinho (atacante)

52 – Réver (zagueiro)

53 – Rafael Vaz (zagueiro)

54 – Donatti (zagueiro)

55 – Leandro Damião (atacante)

56 – Diego (meia)

2017:

57 – Trauco (lateral)

58 – Conca (meia)

59 – Berrío (atacante)

60 – Rômulo (volante)

61 – Renê (lateral)

62 – Éverton Ribeiro (meia)

63 – Rhodolfo (zagueiro)

64 – Geuvânio (atacante)

65 – Diego Alves (goleiro)

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não entendo o que fez gabriel pra ser mantido todo esse tempo pqp 5 anos indo pra 6 logo mais e nunca fez nada de especial.

  • Acho o elenco forte.
    Pra mim, muito mais importante que contração seria negociar peças nulas no time.

  • Eu só da opinião que o Flamengo não vai ganhar nada esse ano com a manutenção dessa diretoria. Então que guarde o dinheiro para 2019 quando espero eu alguém que entenda de futebol assuma o comando do mais querido.

  • Não podem exigir resultado diferente sem mudanças. Então já vai se acostumando com o que aconteceu em 2017, vai acontecer em 2018 também.

  • Se for para contratar perebas é melhor iniciar o ano de mãos vazias mesmo,mas pelo menos a dispensa dos perebas do elenco já deveriam ter sido feitas,coisa que essa diretoria incompetente não fez,e nem sabemos se irá fazer,mas se tudo continuar assim, teremos um 2018,igual ao ano que se passou,pois essa diretoria não aprende com os seus erros!

  • Se é para contratar perebas deixa de mãos vazias mesmo

  • Com assim primeira vez de maos vazias? Desde 2013 nao ganhamos nada. Apenas uma cb

  • Um dos erros da diretoria é também bancar a permanencia de jogadores contestados seja como titulares (Muralha e Pará) seja no clube (gabriel e Araújo)

  • O que acho mais absurdo é o salário que pagam a esses jogadores , alguém confirme se é verdade: muralha-140 mil , Rafael Vaz- 185 mil , Pará- 180 , Renê-210 ,m Araujo- 160 , Rômulo- 310 , Gabriel – 115 mil . geuvanio – 600 mil .

    • É verdade sim.
      Salários altíssimos e contratos longos. É essa segurança que o Flamengo consegue pra aliciar jogadores e não pagar seus clubes, como fez com Botafogo, Spartak e tenta fazer com Santos.
      Por isso jogadores aqui se acomodam tanto.

    • concordo….guerreiro…diego…guevanio…romulo putz …..iguain morata cavani…e mais 1 galera europeia ganha menos q guerreiro.ou mesmo

    • Rene nao deve ganhar isso tudo e nem o Vaz, o resto se nao for exato é proximo

      • Por mais incrível que pareça Renê ganha sim 200 mil.

        • Se for isso é absurdo…

  • Tirando meia dúzia o resto dessa lista dá pra fazer uma bomba nuclear.

    • Acho que 1dúzia dá pra tirar.

  • Boffa!!!

  • A palavra planejamento é suspeita na gestão EBM, pois as avaliações dos jogadores que entregaram a paçoca durante o ano continua em alta para a diretoria mas nem tanto para quem assistiu a temporada em si. Exemplo classico é o Pará, um lateral esforçado somente com pouca técnica que é considerado titular absoluto, ele entregou tanto quanto o Trauco durante o ano, mas parece estar bem avaliado pois não se fala em contratação de lateral direito. Os salários dos ateltas da barca são muito altas e a impressão é que vão continuar na gavea por falta de interessados em pagar o absurdo que ganham, ou o clube vai ser obrigado a emprestar pagando parte do salario (o que demonstra a incompetencia na gestão da grana do futebol). Só o Mancuello ainda tem alguma moral com parte da torcida, e parece aproveitavel, mas tenho certeza que vai ser o primeiro a sair, enquanto Vaz, Muralha, MA e Gabriel vão ficando, juntamente com Renê, Trauco, Pará, Romulo e Geuvanio que na minha avaliação não mercem continuar….vamos ver o que ocorre até Março…

    • Pela torcida, todo ano vai ter um time novo. Ê isso planejamento? Os contratos dos jogadores são de mais de um ano. Assim, é melhor fazer contrato de um ano ou de 10 meses pra todo mundo, inclusive e principalmente pra torcida. Kkkk

      • Contrato de 2 anos não é ruim, mas contrato com renovação automatica, contrato de mais de 2 anos, contrato que paga salarios de 150 mil a rafael Vaz, 180 mil ao Marcio Araujo com aumento previsto na renovação automatica com base em quantos jogos participasse no ano (será que era por isso que o Zé Retardo escalava tanto essa nulidade??), contrato de 250 mil com o Muralha, contrato de 5 anos com qualquer atleta, contrato com o Gabriel sendo renovado com aumento levando seu salario para 150 mil reais por mês, e etc. Tudo isso não pode e não é considerado bom planejamento. A torcida tem contrato eterno com o clube, e é o patrimônio mais importante do clube, e diferentemente do que alguns idólatras pensam, o Flamengo não foi fundado pelo EBM e nem foi ele quem bolou o plano de recuperação financeira do clube. Ele na verdade deu um tombo bem bonito na chapa azul original, mas isso é coisa da politica, só que os erros são do EBM que acumulou a gestão do futebol em suas mãos e na do Fred luz apagada, e vivem passando a mão na cabeça de perebas que entregam a paçoca ano após ano.

    • Geuvânio nem sequência de jogos teve. Se fosse gringo estariam reclamando.

      • Aceitaria seu argumento se ele não estivesse claramente fora de forma depois de 6 meses no clube, a falta de sequencia é sim um fator importante a ser considerado, mas como pode um atleta estar numa condição fisica que ele se encontra, não me lembro de uma unica arrancada dele com a bola, pois toda vez que tentava era superado várias vezes por atletas mais velhos e mais lentos normalmente, por isso acho que ele não dará frutos, e acho o mesmo do Romulo que tambem esta claramente fora de forma.

  • “Com um elenco que é considerado forte pela atual diretoria” , como um elenco sem um lateral que preste, e nenhum zagueiro rápido, pode ser considerado forte? Entendem M..nenhuma de futebol mesmo.

    • Verdade cara,se eles realmente pensam assim,só mostra o quanto eles realmente não entendem de futebol!

  • Dos que chegaram em 2013,.só Gabriel ainda tá no clube. Dos que vieram em 2014, só MA ainda tá no clube. Tem algo muito estranho na relação da diretoria, com os empresários desses caras.

    • De 2014 Everton tbm está no clube e Leo e Canteros ainda são do Fla

      • Só esqueci do Éverton, mas ñ estou contando quem tá emprestado, pq acho que até Mugni e Paulinho ainda são do Flamengo.

        • Mugni acertou sua rescisão com o Flamengo tempos atrás. Paulinho, sim, ainda pertence ao Flamengo.

    • Pará também veio em 2014.

  • “2013: 1 – Gabriel (meia)”

    Tá explicado o porque do futebol ter dado errado na gestão. Começou com pé esquerdo, digo, com Gabriel.

  • De todos os que foram só senti falta do Eduardo da Silva.

  • Abriu a lista com o caneludo, deu azar.

    • Kkkkk

  • E. já começa o ano com chororô

  • Muitas das vezes menos é mais. Não adianta trazer muitos mulambos.

  • Dureza é precisar pagar uma “Mega Sena” pra Doyen pelo ‘Marcelo Cirilo’.. tomara q achem uma forma de diminuir o prejuízo enorme deste aí… se bem q o Mureta, Massaraújo e Vazcaíno foram ainda mais prejuízo ainda,, quem sabe se muda alguma coisa agora…

  • salva-se poucos nesse lista de contratação, vão bem nas finanças (assim espero), mas pro Futebol em termos de contratação jogam muito dinheiro fora, pra trazer qualquer um melhor nem vir mesmo.

  • Um número muito alto e de jogadores inexpressivos; a política, doravante, tem que ser esta mesmo: a de contratar apenas jogadores tops, ainda que poucos, isto é, priorizar qualidade e não mais quantidade, pois quantidade deve vir da base.
    O crucial agora é a barca, limpar o terreno para os próximos.

  • Impressionante como torraram dinheiro em perebas. O Ruimdrigo Caetano tem o dedo podre e é mal intencionado. Peneirando essas 65 contratações só se salvam uns 10.
    Pura demagogia essa austeridade que tanto adoram apregoar.

    #quevenha2019

    • Rodrigo Caetano é responsável pelas contratações do Flamengo de 2015 em diante. Nos dois primeiros anos da gestão Bandeira de Mello os diretores de futebol foram Pelaipe e Felipe Ximenes.

      • Bem lembrado.

  • O pior não é a ausência de contratações e sim a manutenção de perebas e bom jogadores conformistas. Esse ano parece ter tudo pra gente passar em branco novamente (ferjão só conta pro Derrota de Mello, pro Mozer e pro Diego).

  • Quanto pereba junto.. pqp kkk

  • Mancu, pelo que leio agrada a maioria, o resto pode mandar em bora sem susto. Gabriel é um jogador acomodado e continuo a me perguntar o que ainda faz no CRF (BM o segurou quando ouve a proposta do Avai a pedido do ex, e de quebra ainda renovou por mais duas temporadas pagando mais de 100 mil a um acomodado), como os dois entendem muito do riscado…nem me estendo muito. Muralha na época que chegou veio até bem, mas se mostrou claramente um goleiro abaixo do CRF, MA, Vaz tiveram a sua necessidade lá no início, mas são fracos.
    Não precisa de contratar “craques”, mas jogadores que sejam efetivos, que se dediquem e que entendam aonde estão. ATITUDE. Olhem os exemplos do Grêmio e do Corinthians: times que ninguém dava nada e olha o que deu. Tem que aprender as lições. As laterais são para mim o grande ponto fraco, por opções ruins e titulares questionáveis: Pará (Rodinei), Trauco (Renê). Ai é complicado. Reforçando esse setor e mais um Zagueiro e um Atacante, para mim continuamos a ter um grupo forte e em condições de fazer um ano de 2018 maravilhoso. Rueda SE ficar terá a oportunidade de em fim pegar o time desde o início e já tendo o conhecimento dos jogadores. Tem tudo para fazer um belo trabalho. Vindo outro…ai ica um ponto de interrogação.

    • E um volante para o lugar do Arão!

      • Arão não pode ser titular absoluto!

    • Eu não acho o Gabriel acomodado, acho que ele não tem futebol mesmo.

  • Primeiro que a relação de contratações não deveria ser vinculada ao EBM e sim ao RC, segundo que o Reinaldo Rueda ja tem até passagem comprada e chega no dia 7 ao Rio, e pelo que consta ele apenas ouviu a delegação do Chile, mas como sua caracteristica é cumprir contratos a negociação nunca andou, que fez apenas a imprensa bairrista, de São Paulo, quebrar a cara…kkkkk

    • Vai ser engracado quando ele se reapresentar e não der satisfação a imprensa kkkkk

    • Os torcedores que o chamaram de mau caráter deveriam tomar vergonha e se retratarem.

      • O povo que tava chamando o cara de mau caráter é o mesmo que tava cavando saída dele desde outubro e chamando ele de retranqueiro porque segurou um pouco os laterais, pois são avenidas. Resumidamente, é um monte de torcedor de técnico que fica torcendo pro cara fazer merda e ser demitido, porque a diretoria demitiu o Zé Ricardo/não trouxe o técnico que eles queriam.

  • Veja essa lista, tirando uns 10 o resto é só lixo, melhor aproveitar a base do que fica trazendo essas tranqueiras. Espero que em 2018 daremos mais oportunidades ao Paquetá, Ronaldo, Vizeo, Lincoln, Cesar e cia

  • Seus falsos flamenguistas. esse é o ano magico vamos ganhar tudo, e em 2019 tudo de novo também, kkk eu sempre dou risada da minhas próprias piadas mesmo elas nao sendo engraçadas e dando vontade mais é de chorar… eu tento ter esperanças mais nao da nao. kkk feliz ano novo galera saúde sorte no amor e no $ pra todos nós, por que no futebol bem.. no futebol a coisa ta feia pro nosso lado SRN

    • Se reclamar é falso flamenguista, e se falar do M.A não tira foto com o presidente. Kkk

  • Rapaz vou dizer uma coisa com muita sinceridade. Se me passasem uma missão, se o objetivo do meu trabalho fosse montar um elenco forte e equilibrado, onde eu tenho 65 tentativas pra efetivar 11 e não conseguisse, eu me mataria kkkkkkk. Eu ia ter aquele sentimento do “Juão Paulo” : k@ralho, eu sou um merda, mermão.
    Uma coisa é montar um time campeão, isso vai além das mãos de qualquer um. Outra coisa é ter a competência de montar um time competitivo, e isso essa diretoria não conseguiu.
    Quanto mais aumenta o dinheiro, mas se aumenta a responsabilidade!

Comentários não são permitidos.