Uol: “Rueda “enrola” Flamengo por três semanas e atrasa planejamento do time”

Compartilhe com os amigos

Reinaldo Rueda chegou ao Flamengo impressionando por seu comportamento. Discreto, era elogiado pela elegância no trato com todos do departamento de futebol. O “Mister” encantava dentro e fora de campo. Pouco menos de cinco meses depois, no entanto, a imagem que ficará não é das melhores. E o desgaste se desenvolveu nas últimas três semanas, entre o fim de 2017 e os primeiros dias de 2018.

Sondado pela Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) do Chile após o encerramento da temporada no Brasil, Rueda curtiu o assédio. Acostumado aos desafios em seleções, se viu seduzido pelo convite daquela que era a principal equipe sul-americana há pouco tempo. Mesmo fora da Copa de 2018, os chilenos mexiam com a cabeça do colombiano.

Durante o sorteio dos grupos da Copa Libertadores, no último dia 20, a sondagem evoluía para um namoro, mas Rueda optava por manter a relação escondida. Alertas, os dirigentes do Flamengo se armavam para uma possível despedida do “amor” recente. Foi ali que surgiu o nome de Paulo César Carpegiani – opção ao lado de Cuca – para substituir o técnico sul-americano.

O tempo passava e Rueda não conseguiu explicar seu novo “amor” ao Flamengo. E nem mesmo era possível disfarçar. As festas de final de ano afastavam o Rubro-negro e o técnico. Ainda assim, as partes tentavam contato. Ao telefone, fosse em uma ligação ou em uma mensagem, tudo normal. “O planejamento segue para 2018”, repetiam Rueda e seus interlocutores.

Mas nem tudo estava tão normal. O Flamengo sentia que o treinador se afastava. Ainda que o discurso apontasse para uma permanência, cartolas rubro-negros já trocavam o tom. A confiança de antes dava lugar a dúvidas. “Não sabemos, não recebemos nada dele. O planejamento segue”, repetia o CEO do Flamengo, Fred Luz.

O casamento ainda existia, mas o namoro do outro lado era evidente. Ao passo que conversava mais e mais com os chilenos, Reinaldo Rueda tentava conduzir a situação se esquivando do Flamengo.

Na última semana, ao menos três dirigentes rubro-negros confirmaram os contatos quase diários com o técnico. O mesmo conversava sobre o planejamento para esta temporada.

O cenário era de incertezas. No Chile, a convicção que o novo amor em breve se consolidaria, No Brasil, mais dúvidas. O Flamengo seguia acreditando na tal palavra de Rueda.

No último fim de semana, o início da mágoa. Enquanto seu representante resolvia detalhes com “La Roja”, Rueda se calava. Foi assim na chegada ao Rio. “As notícias estão precipitadas. Não sei se fico no Flamengo”. Novo desgaste, nova espera para o clube.

Foi então que, por volta das 18h30, após algumas insistências, a palavra final. Rueda, enfim, pedia demissão do Flamengo e encaminhava seu acerto para dirigir a seleção do Chile até 2022.

Sem reforços e dúvidas a 10 dias da estreia
Alegria em Santiago, frustração na Gávea. E decepção entre os cariocas também. Com tanta indefinição sobre sua permanência, Rueda travou um planejamento para a temporada. Ainda que outros profissionais pudessem tocar, a coisa não evoluía sem o Mister. Pela primeira vez desde que assumiu o clube, em 2013, o presidente Eduardo Bandeira de Mello não teve qualquer reforço na virada do ano.

“[O Flamengo] assegura a seus torcedores que a mudança não afetou o planejamento do futebol rubro-negro, que foi iniciado ainda em 2017”. E ainda que o tom seja diplomático, as letras traduziam bem menos que um carinho para rubro-negro. Um torcedor que aprendeu a gostar e desapegar na mesma velocidade via seu time sem qualquer referência fora de campo a menos de dez dias da estreia oficial na temporada.

Para “curar” a desilusão, um antigo amor: Paulo César Carpegiani, campeão do mundo e da Libertadores em 1981, substituirá Reinaldo Rueda no comando técnico do Flamengo já a partir desta terça-feira (9). Ao contrário do antecessor, sem qualquer enrolação, o profissional já tinha um acordo com o Rubro-negro e aguardava apenas o desfecho da novela para saber se retornava ao clube como gerente ou treinador.

Fonte: Uol

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Gostaria de fazer três perguntas ao nobres amigos aqui do blog:

    1 – Depois dessa novela toda envolvendo Reinaldo Rueda que começou logo depois da final da Copa Sul Americana lá para o dia 15 ou 16 de Dezembro, se o treinador ficasse no clube teria clima para ele continuar treinando?

    2 – O Flamengo, quando percebeu que ele estava realmente negociando com a seleção do Chile, deveria demitir o treinador e pagar a multa rescisória, FGTS e outros encargos trabalhistas e contratar imediatamente outro treinador, antes do final do ano?

    3 – Se você estiver negociando para mudar de emprego para um outro, primeiro você vai pedir demissão do atual, vai comunicar a sua empresa que negocia com outra empresa para sair, seja ela concorrente ou não, ou só comunica depois que já estiver realmente certo o novo emprego?

    De acordo com cada resposta acima, poderemos julgar se existe certo ou errado na novela envolvendo Rueda.

    Estou curiosa para saber as respostas. Espero que alguém me ajude.

  • Eu sei que é manjado falar: vai tomar no cú UOL.

  • A UOL protegendo o seu amiguinho, Rodrigo Caetano

  • Esse caso foi uma das coisas mais feias que eu já vi no futebol. Não esperava isso.

  • Mal caratismo. Não teve peito para sair por medo de não chegar a um acordo com a seleção chilena e ficar a ver navios. Fodeu o Fla lindamente. Faltou hombridade.

  • Ano passado Rueda estava em negociação com times colombianos e foi dar entrevista chorando para falar da mãe dele.
    O cara simplesmente não atendia as ligações da diretoria antes de chegar no Rio e falar que as notícias eram precipitadas.
    Engraçado que no dia 31 tinha amigo postando a respeito do Rueda no Chile.
    Não houve precipitação alguma nas notícias, apenas falta de hombridade em dizer à diretoria que estava em negociação com a seleção do Chile

  • É claro que fica mais fácil analisar em retrospecto, mas acho que esse fracasso político no departamento de futebol ocorreu após a reeleição não combinada entre os membros da antiga chapa azul. Achei os primeiros 3 anos muito bons, quando o Flamengo mal tinha dinheiro pra despesas básicas. E os dois anos dos três seguintes, que deveriam ser maravilhosos graças à recuperação financeira e moral do clube foram simplesmente terríveis. O Bandeira deveria ter passado o bastão no fim de 2015.

  • É, este cara de bunda armou bonito!! SÓ quebrou o rabo na questão quê envolve dinheiro, achou quê iria morder mais a multa e se ferrou!!! Esta diretoria é uma merda pro futebol, mais envolveu dinheiro, aí amigão é outro nipe kkk, nem quê atrase o planejamento, mas não sai nem mais um centavo!!

  • Essa do Rueda me faz lembrar aquela velha música: “você pagou com traição a quem sempre lhe deu amor…”

    • Lhe deu a mão. …rs rs

  • Só espero q não fiquem as amebas.. Ma gabigrilo , VAZa , Alex furalha!
    Se derem mais uma chance pra esses caras sera de doer!

  • O Rueda agiu de sacanagem, mas ninguém ainda tem informações do que rolava nos bastidores do clube. No desenrolar da temporada, com a manutenção de certas peças, e da linha de pensamento, vai dar pra ter uma noção do que aconteceu. Já contrataram um técnico que por enquanto só se explica pelo fato de ter bom relacionamento com Mozer e Rodrigo Caetano. Conveniente não? Talvez com Carpegiani, o Banana possa ter mais facilidade de usar esse discurso de proteger pereba.

  • Que agora acabe esta novela de técnico, quero ver é contratação de laterais volante centroavante e um zagueiro, se tiver time qualquer técnico aqui ganha títulos.

  • Na verdade ele ficou puto da vida pela imprensa chilena ter divulgado o acerto. Isso que deixou ele na saia justa. Por isso que ele desembarcou falando que falaram demais. Pq se não fosse isso não teria toda essa novela.

    • Como assim não teria novela? Ele sairia de qualquer jeito. O que mudaria em termos de “ resultado”!?

      • Ele seria beneficiado com a “não perturbação” da imprensa.

  • Rueda não aguentou a pressão. Foi ter sossego no Chile.

  • Não agiu de forma profissional, não se preocupou em nada com o CRF, só pensou no seu bolso e na sua vida. Tapeou até aonde deu, pois já tinha tudo acertado, e só veio comunicar, pois tem que rescindir. DECEPCIONANTE: o sentimento que tenho é esse com relação ao Rueda, me pareceu ser uma pessoa séria e mais comprometida com o projeto. Doce ilusão. Só pensou em seus interesses, mesmo tendo contrato assinado com o CRF, não respeitou o clube e o contrato. Bom, que se dane ele: NADA E NINGUÉM É MAIOR QUE O CRF. Página virada, e agora é apoiar Carpegiani e vida que segue. o CRF seguirá firme e forte como sempre.

    • Pior é que nunca saberemos o que ocorreu de verdade, nem uma coletiva para se justificar com a torcida o fdp deu.
      Pode ter acontecido dele ter chegado pedindo demissão, pedindo aumento, pedindo pra ficar enquanto terminava a negociação…. Nunca saberemos, a única coisa que fica é a certeza de q o cara é um fdp e que a diretoria, que tenho criticado bastante, agiu certo nessa situação.

      • Durante o ano, vai dar pra ter algumas respostas sobre essa saída do Rueda.

  • Estão questionando o caráter do meu sogro. A ser verdade que a diretoria já tinha acertado com o Carpegiani, o antiético vira outro.

    • E se não tivesse VC estaria aqui dizendo q a mesma e lerda

      • Não mesmo.

    • Vc faria o que, qualquer inbecil sabia que este cara ia sair, como não dava satisfação a diretoria tinha que ter um plano B

  • Tudo balela, o Flamengo já tinha um acordo com Carpegiani desde o fim de 2017 e já traçava o planejamento junto a ele, assegurando que poderia assumir o posto de treinador caso houvesse uma recusa do colombiano, o que no caso aconteceu..a questão é qual os critérios que essa diretoria utiliza para contratar profissionais, hora, “amigos do caetano” ou se preferirem, os “campeões de 81”, respeito muito Carpegiani e quem sou eu pra julgá-lo como mal ou bom técnico, acredito que cada um tem o perfil e é nisso que me baseio, diretores que falam tanto em filosofia e projeto, isso e aquilo, esquecem suas palavras num piscar de olhos, por isso não canso de dizer que falta no futebol o mesmo profissionalismo que sobra nas finanças do clube. Boa sorte professor!

    • Perfeito!

  • o cara que escreveu esse post no mínimo é um cara que não sabe o que é amor, misturar futebol com amor não combinam; um idiota desse parece que cheira sacola de resíduos fecais antes de escrever

  • Já foi tarde !!!!

    • Chegou com um time completo no G4, com ER7, Diego, Diego Alves, e não conseguiu colocar pra andar. Agora o Carpegiani já está acostumado a treinar um time cheio de craques, vamos ver se ele vai dar jeito nesse aqui 37 anos depois também.

      • Cheio de craques?

        • Pará é um deles

      • Vamos ver também se ele não tenta recuperar os renegados, todo ano é a mesma coisa né…..tomara também que não peça aqueles cabeças de bagre de marcação….eu to cansado disso

      • Que piada

      • Tá recebendo quanto do Bandeira, pra vir aqui defender ele ?

        • Eu recebi um Flamengo com honra de volta, por isso venho aqui defender com unhas e garras

      • Agora volta Gabriel, Roberto Santana, Rafael Vaz!
        Rueda fio o único que bate de frente com esses empresários e conseguiu mais autnominha…
        Esse empresários que de forma control os técnicos… mais o Rueda não tava nem aí ! Colocar o garotos para joga porque ele que ganhar!!!

        Olé a sacanagem que de 2016-2017
        Vaz titular e Juan banco
        MA titular e Cuéllar banco
        Goleiro Santana = Thiago nunca jogavam

        Cara o Rueda e 1 mês acabou com isso jogavam que tava melhor!!!

    • Concordo. Muitas palavras para pouco futebol. Só chutao para a área.

  • Quero acreditar que a diretoria já sabia que ele não ficaria, já tinha acordo com carpegiani e planejava as escondidas. Pq mesmo acertado com Carpegiani não anunciou. E se agora revelar que já vinha planejando a temporada junto a carpegiani, vai parecer sem ética da parte da diretoria.

    • É exatamente isso que está acontecendo, a diretoria foi correta no procedimento, para não ter que pagar a multa, com isso Carpegiani hoje já deve ter o planejamento prontinho em mãos, sem afetar nosso futebol para esse ano, apesar de me decepcionar várias vezes, confio na diretoria, eles sempre quiseram o melhor para o Flamengo, isso é fato.

      • A diretoria do Flamengo é uma piada, tem que ser muito inocente para confiar nela

    • Se isso é verdade escolheram um péssimo nome com ótimos nomes no mercado. Carpeggiani é um ótimo nome para gerente de futebol, mas não o vejo como técnico há alguns anos. É um Luxemburgo da vida. Teve suas glórias no passado e hj vive delas. Precisaria de um técnico q não ficasse parado no tempo, e vejo esse senhor como um cara q não se atualizou.

      • Quem então?

        • Pois é. Só reclamam. Querem quem? Fernando Diniz hahahaha? Cuca caríssimo ?

      • Renato Gaucho disse antes de ir para o grêmio que ” quem não precisa aprender vai a praia” se referindo aos estudiosos do futebol. Pelo menos nesse ultimo ano calou a boca de muitos.

        • Esse negócio de técnico da velha guarda e nova guarda é tudo piada Ramos, cada treinador tem sua maneira de trabalhar, óbvios que métodos diferentes vão surgindo mas não necessariamente que todos tenham que fazer uso, agora a mídia toda fica passando a mão em cabeça de jogador barbado que ganha fortuna por mês, pra adequar o treinamento a eles de maneira que não percam tanta energia, por isso o futebol é essa bagunça que é…só respeitam treinadores quando lhes convém!

          • Concordo com você, como o próprio Renato falou, o cara leva 15 dias na Europa re volta falando que se atualizou. Fico impressionado com isso.

            Aí a torcida vai na anda dos comentarista “entendidos” no assunto de futebol moderno e bla. bla. bla.

            Joel Santana outro dia calou um monte de comentarista babaca no Sport TV, aqueles mesmo que idolatram o futebol moderno e estavam elogiando a forma de jogar do Corinthians.

            Ele disse..
            ” – Este estilo de jogo do Corinthians, na minha época o treinador era considerado retranqueiro. Se fosse eu que estivesse ali, todos estariam dizendo que eu sou atrasado.”

            Ainda comentou que todos os treinadores atuais jogam no mesmo esquema e que os times na maioria das vezes jogam espelhados.

            • Perfeito, e não só ele Elias, o Corinthians do Parreira também era assim e ninguém falava nada, o que existe na minha opinião é a tecnologia que com o passar do tempo, oferece métodos mais práticos, inovadores, visando encurtar e enxugar o máximo possível as cansativas rotinas, com o objetivo de dar o máximo de descanso a parte muscular e fisiológica do atleta, entretanto como eu disse, cada um trabalha da maneira que acha mais adequado para sua equipe, o problema é a equipe, ou seja os jogadores mimados de hoje, mandam e desmandam e clubes, dirigentes, imprensa, etc….ai as vítimas são sempre as mesmas!

    • Carpegiani seria gerente de futebol

  • A total culpa disso é do senhor EBM, q permitiu se arrastar essa novela por todo esse tempo e de um tal de Rodrigo Caetano q faz tudo por conta da amizade. Agora, tomara q em 2019 o Flamengo tenha um Presidente q entenda de finanças o tanto qto entende de futebol e q principalmente consiga tomar decisões mais rapidamente. Se não puder as duas coisas, q pelo menos tenha humildade de colocar quem entenda a frente do futebol do clube. Pq ultimamente, tudo na diretoria do Flamengo tem acontecido por amizade, inclusive a vinda do Carpegiani. SRN

    • Para de culpar o cara, fica colocando bode expiatório em tudo, a culpa é unica e total do senhor Rueda, que mostrou ser um pilantra. Enrolou o Flamengo pra multa diminuir na virada do ano. A diretoria fez o que podia fazer, esperou ele meter o pé para não pagar a multa, e uma hora após a demissão, apresentou o sucessor, que já estava acordado com o Flamengo a dias. Com certeza o Carpegiani já tem um planejamento em mãos.

      • Não é isso Matheus, já se sabia do interesse do Chile no Rueda, ele nem atendia as ligações do Flamengo. O EBM ou RC tinha q falar diretamente com o empresário dele e cobrar satisfações o qto antes. No meu modo de ver, ele ainda veio ao RJ p/ barganhar com o FLA e cobrar um aumento salarial p/ permanecer. Estão dando a desculpa de q ele estava de férias, mas será q o empresário tb estava ? Só sei q tudo isso atrasou o planejamento do clube em 2018, fora o fato de não conseguir nenhum reforço.

        • De qualquer jeito continua isentando a culpa da diretoria, e o Flamengo já tinha o contrato com o cidadão, não faria o mínimo sentido renovar por mais caro, ele só tinha que ser homem, e avisar que tinha uma proposta muito boa e pretendia sair, não seria do Flamengo a responsabilidade de ficar perguntando, a gente confiou na palavra de quem se dizia profissional, e ele não foi homem o suficiente para avisar antes.

          • Matheus, o q faz esse mundo se mover é o dinheiro ! O q vc acha q fez o Coutinho sair do Liverpool para o Barcelona ?! É pq ele gosta mais do Barcelona ?! Não meu caro, é pq lá ele vai receber mais $$$, além de não ter o desgaste de ter q ser o protagonista em todos os jogos, até pq o Barça tem o Messi. Já se foi o tempo em q esses profissionais tinham amor pelo clube.

    • Você tem saudades do Kleber leite shopping Plaza ou Patrícia parquinho ou Edmundo impeachment?

      • Só boçal igual a vc teria saudades !

        • Hahahaha. Calma . Só uma pergunta.

          • Não é isso não pessoal, eu fiquei muito chateado com o Rueda tb, achei q faltou um pouco mais de caráter a ele, até pq o Muricy Ramalho qdo estava no Flu, recebeu proposta de seleção brasileira e negou prontamente. Porém, sabemos q nem todos são assim, ainda mais no mundo da bola, a maioria dos jogadores, técnicos e dirigentes largam o clube atual, se chegar uma proposta financeira melhor. Sem contar q treinando uma seleção, não tem o mesmo desgaste físico e emocional de treinar um clube. Enfim, cada um tem o direito de entender o q é melhor p/ si, o pior no caso dele, foi q o Fla apostou nele p/ começar um trabalho, esse foi o ponto principal. Até pq, aposto q se qualquer um aqui receber uma proposta de trabalho melhor, não vai nem pensar duas vezes em sair.

            • O Muiricy negou não o Flu que não liberou, sendo que pra sair tinha que pagar a multa. Aí veio com aquela declaração de honrar contrato

        • Bruno, vc ta passando vergonha cara, estamos todos indignados pela saída do Rueda pela forma que foi, mas jogar a culpa pra diretoria não faz sentido.

          • Deixa esse Adolescente pra lá…nem o gol do Pet ele viu

            • Chegou um homem, mais velho, mais cascudo, q já viu, q sabe e entende tudo de futebol.

          • Não é isso Matheus, tb estou muito chateado com a situação. Mas foi uma situação q já estava se anunciando.

            • A mídia é muito chata, a maioria das vezes essas novelas não dão em nada. A diretoria como tem palavra, acreditou na desse vacilão também.

    • Muitas vezes agente fala o que não sabe

      • Bom, eu falo o q eu vejo acontecer. O Flamengo já poderia ter resolvido essa questão do treinador há tempos, sem contar isso anunciou algum reforço ?! A barca com os perebas já zarpou ?! Enfim, não sou o dono da verdade, apenas dou minha opinião.

        • Ver acontecer por onde? No futebol é tudo muito obscuro e muitas vezes só enchergamos aquilo o q querem q vejamos

          • Tb acho obscuro, mas um Presidente q tem uma das maiores torcidas do mundo não se pronunciar, ficar calado, só dá a entender com toda a demora q está perdido diante de toda poeira levantada.

        • O que adianta anunciar jogadores agora se o elenco só vai se apresentar na semana que vem. Adiantaria alguma coisa.

          Nossa temporada só começa a partir do dia 14.

          Outra coisa, se tiver acompanhado as notícias percebemos que algumas peças do tabuleiro já começaram a ser modificadas, saiu Márcio Araujo, Victor Hugo, acho que Jaime será substituído.

          Ainda tem alguns que devem ser negociados, mas também não adianta, mandar embora sem fazer analise de custo.

          • Do q adianta ?! Poxa amigão, adianta muitas coisas, moradia por exemplo é uma delas, ou vc acha q é igual videogame, contratou e coloca p/ jogar ?! Existe toda uma preparação, todo um planejamento p/ pré-temporada, envolve muitas questões, como jogos treinos, outros profissionais, tudo num cronograma. E agora com técnico novo, tudo pode mudar e novas avaliações podem acontecer. Com relação as saídas, ainda acho q foram poucas, o problema é arrumar outros clubes trouxas q queiram pagar os altos salários de Muralha, Gabriel, Vaz e companhia.

      • Todos estão a falar do que nada sabem! Trata-se de uma situação delicada, é verdade. Mas nós não sabemos p. nenhuma das nuances. Não sejamos bestas, futebol hoje, assim como tudo, é dinheiro, prevalece quem paga mais. A Diretoria atual errou demais e todos nós torcedores sentimos demais isso, mas uma coisa é certa: sem Ela possivelmente estaríamos quebrados e teríamos motivos maiores de vergonha.

    • Talvez a diretoria não o tenha demitido antes por conta de multa rescisória mesmo sabendo do desfecho…

      • Sim, com certeza. Porém, o q digo, é q poderia ter antecipado a desfecho, acho q perdemos muito tempo com toda essa novela, todos já sabiam do interesse do Chile e como o Sr. Rueda não atendia as ligações do Flamengo (segundo informações da imprensa), o Flamengo já poderia ter se programado melhor. Enfim, só acho q a diretoria do Flamengo as vezes demora muito a agir, principalmente com relação aos reforços.

    • A culpa do que? Do treinador ter aceitado a proposta de uma seleção e cair fora.
      O Rueda estava sob contrato e se alguém quebrasse unilateralmente teria que pagar a multa. Não precisa fazer nenhum esforço para perceber isso.

      Tanto que os caras estavam prevenidos. Logo depois que saiu a notícia da saída do Rueda, uma hora depois foi anunciado o novo treinador.

      Se você gosta ou não do treinador é uma outra história. Inclusive o contrato já estava preparado devido a velocidade do anúncio.

      Com toda certeza, o Carpegiani já estava com o planejamento e indicações de jogadores feita pelo Rueda, teve basteante tempo de se preparar e avaliar o que se encaixa na filosofia dele.

      • A culpa é pela demora em efetuar a resolução do problema. O Rueda já estava acertado com o Chile há tempos e ficava enrolando o EBM, no qual já deveria ter tomado providências. O planejamento feito no final de 2017 com o Rueda, q identificou na visão dele, algumas carências no elenco e fez com q o Flamengo se planejasse com um pouco mais de cautela nas contratações em 2018. Com tudo, alguns jogadores q chegaram, já estão realizando exercícios físicos de pré-temporada, não havendo nenhum planejamento p/ esses. Agora, questões de contratações, indicações, treinamentos, muda tudo, pois cada treinador tem sua maneira de trabalhar. Sem contar q novas avaliações deverão acontecer. Portanto meu amigo, na minha visão, isso atrapalha bastante, atrasa o trabalho de quem está assumindo.

Comentários não são permitidos.