Até quando o Flamengo ficará sem casa?

Compartilhe com os amigos

O Flamengo roda, roda, roda e cai sempre no mesmo problema: Onde vou jogar? Quando o Flamengo vai ter a sua casa própria?

Sonho de cada 10 entre 10 rubro-negros, a casa própria parece ser um grande conto de fadas, que só existe no imaginário do torcedor rubro-negro.

Hoje o Flamengo tem uma gestão profissional, com balanço superavitário, com patrimônio valorizado, investimentos em estrutura, Centro de Treinamento de ponta, mas continua sem sua casa, sem seu estádio, refém do estado, do governo, ou da necessidade financeira de rivais.

A Ilha do Urubu, que seria a solução temporária para a exploração do Maracanã, hoje parece que não atingiu o esperado objetivo, já que não podemos jogar lá grande parte dos jogos, não caiu nas graças do torcedor e ter apresentado públicos pífios em jogos do campeonato brasileiro.

Infelizmente, não se tornou o caldeirão que todos esperávamos, e hoje é apenas uma alternativa para jogos de pequeno ou nenhum apelo, já que a Conmebol não libera jogos com estruturas modulares, assim como o GEPE não autoriza a realização de clássicos. Uma pena, já que o estádio ano passado foi importante no Brasileiro, e onde o Flamengo apresentou bom retrospecto.

Voltamos a procurar estádio para jogar, e nos deparamos com o Maracanã sem condições para receber jogo, já que estava recebendo eventos não relacionados ao futebol, e ali caiu a ficha de que o Flamengo não é prioridade para a concessionária do estádio. Ali não é mais a nossa casa! Temos uma linda história no maracanã, mas hoje pagamos fortunas e somos tratados como os demais no estádio.

Hoje, nossa alternativa é o Engenhão, estádio no qual o botafogo detém a concessão, mas que é notadamente mal visto pelos rubro-negros por acessos, localização, estrutura e principalmente, por depender da boa vontade ou desespero financeiro do time alvinegro em negociar seu aluguel.

Resumindo: Continuamos dependendo de outros para poder jogar grandes jogos no Rio de Janeiro. A pergunta que fazemos é: Até quando? Não definimos um terreno, não temos um projeto, não temos os investidores, não temos um prazo. Ou seja, durante os próximos anos continuaremos sem estádio!

Concordo que não é da noite para o dia que se constrói um estádio, concordo que existe diversos fatores, inclusive a má vontade dos órgãos para que o flamengo tenha a casa própria, mas e aí?

Será que todo esse poderio financeiro que foi consolidado ao longo dessa gestão não foi suficiente para darmos ao menos o primeiro passo em relação a esse objetivo? Como pode o Flamengo com essa imensa torcida e esse peso histórico no futebol brasileiro, depender dos outros para jogar uma partida da Libertadores no seu estado?

O que falta? Investimentos? Parceiros? Liberações? Ou falta priorização no assunto? Até quando vamos esperar uma Licitação do Maracanã, que é prometida a cada ano e nunca acontece?

Todo ano apanhamos pelos mesmos motivos, e esse problema tende a se repetir esse ano. Me assusta saber que não conseguiremos resolver a curto prazo, mas me assusta mais ainda saber que nem a longo prazo temos um plano em andamento.

Ninguém tem dúvidas de quanto um estádio iria potencializar financeira e esportivamente os resultados do Flamengo, e essa falta tem travado o crescimento do Flamengo em todos os aspectos.

Sonhamos em conquistar o mundo, mas tropeçamos em condições básicas para buscarmos a tal sonhada hegemonia!

Diz o ditado, quem casa, quer casa. Ou damos o primeiro passo para começar a pagar o carnê da casa própria, ou vamos morar para sempre de aluguel. Quem quer casar com os títulos além de time, tem que ter a sua casa para jogar.

A torcida é grande. O apoio também, só precisamos de um motivo claro e justo para nos mobilizarmos. Vamos atrás da casa apropria Flamengo, chega de depender dos outros, dependa apenas de sua torcida, afinal essa sim nunca vai te abandonar!

SRN!

Jerônimo Simeão Júnior

Comente no Twitter usando a #ColunaDoJJ Concorda ou Discorda? Comente, cornete e se gostar Divulgue! Ah! e se quiser saber mais sobre o Mengão segue lá no Twitter @JeronimoSJunior! É Mengão 24 horas por dia!

Compartilhe com os amigos

Veja também