Carpegiani conversa com jogadores em busca da melhor formação tática

Compartilhe com os amigos

O Flamengo iniciou bem a temporada, tendo como base um aspecto curioso nos bastidores: o diálogo entre o técnico Paulo César Carpegiani e os jogadores em busca da melhor formação tática. A goleada por 4 a 0 sobre o Madureira foi o sétimo triunfo em 2018 e serviu para mostrar como a equipe tem sido pensada para os compromissos.

Carpegiani deixou claro que as preferências não são colocadas em campo de qualquer maneira. A decisão é tomada por todas as partes envolvidas. Desta forma, a relação entre o comandante e os comandados tem evoluído de forma considerável no dia a dia.

Não escalo o time sem saber a forma como os jogadores pensam. Decidimos em conjunto. Procuro escalar o que tenho de melhor. É preciso evoluir e dar dinâmica ao elenco. Sabemos que não existe equipe perfeita. Não estamos construindo um time imbatível. O bom é quem chega e ganha títulos. O nosso time tem futebol, precisamos de intensidade –, afirmou o treinador.

A primeira etapa da parceria com os atletas foi a conquista da Taça Guanabara. Ainda falta muito e os principais desafios estão por vir, principalmente na Copa Conmebol Libertadores, a prioridade absoluta na temporada. Agora, para o zagueiro Rhodolfo, o Flamengo evoluiu em todos os setores, o que pode vir fazer diferença na sequência de jogos.

O Paulo sempre pede a nossa opinião. Vejo que a defesa tem se comportado muito bem, mas todos os setores estão em evolução. É um trabalho em conjunto. A tendência é a de que isso dê frutos. Temos um longo caminho pela frente -, encerrou.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Então tira everton avança paquetá coloca jean lucas no meio e deixa o trauco na lateral

  • “Não gosto da mentalidade e percepção de mundo de um bancário”, digo, para entender o que é ser Flamengo.

    • Respeito sua opinião embora não concorde com algumas coisas citadas.o EBM e muito centralizador e um tanto cabeça dura,as vezes fala d mais e esquece q não é mais um torcedor de arquibancada e sim o presidente da Nacao.mas fora isso é disparado o melhor presidente da história do Flamengo,com relação a isso não há como negar.SRN!

      • Eu acho que ele foi isso tudo mesmo até certo ponto, Miguel. Eu o apoiei muito. Via nela uma grande figura até perceber o tipo de de gente elitista que ele enfiou na Gávea para cargos importantes. Sendo revelado, posteriormente, que ele faz parte da patota. Se fosse no tricolor, acharia isso normal. Aqui na nossa casa, nunca!!! Depois que ele começou a extrapolar seus poderes e andou a fazer merda a torto e a direito, me decepcionei. Os caras tomaram o Flamengo para si próprios. Não poderia me calar diante disso. Meu avó, Flamenguista alucinado, era amigo pessoal de muitos dirigentes de sua época. Sei que nunca tivemos uma pessoa cuja a competência ficara tão evidente. Mas, é também um sujeito que anda a usar seu poder junto ao bando de marqueteiros e tecnocratinhas fajutos, todos elitistas com uma mentalidade de burguês cocô, que enxergam o Flamengo com um produto a ser explorado… e ignoram a parte Nação comum, a mais importante, a que fez o Flamengo ser o Mais Querido, a tratando como números para se arrecadar. Eles não são donos do Flamengo e imperam com uma visão de Flamengo pessoal e egoísta. Então, bro, quero eles fora dali o mais rápido possível, Quero que eles sumam o quanto antes para que isso não chegue ao ponto da irreversibilidade.

        E outra: os playboys perderam todas as batalhas políticas na aldeia Rio de Janeiro e contra a CBF e Comembosta. Isso é sinônimo de fraqueza.

        O Flamengo é nosso, não somente deles.

        SRn

  • Everton é jogador de várzea. Não quero ele em lugar algum do campo. Vai comprar pão correndo de tiroteio no Rio.

  • Liderança com diálogo. Treinador local tem essa vantagem, fala a língua dos jogadores.

  • O time só precisa apenas de uma modificação: Everton na lateral esquerda permanecer com rodinei na lateral direita e colocar VJ na esquerda pronto. E o PC falar para o Diego ser segundo atacante supresa.

    • Não sei de onde vcs acham que o Everton vai jogar bem de lateral esquerdo… QUando ele e o Trauco são titulares, os dois não jogam na esquerda, não ajudam na marcação e o time tomava gols ?? uma coisa é colocar o Everton quando o time esta perdendo, outra no começo do jogo….. Acho que da pra ensinar o Trauco a marcar, e ele é muito melhor que o Everton a cruzar bola que nem olha, Rene nem precisa falar, horrivel.

      • Ontem eu prestei atenção no Trauco e, puxa vida, ele é muito bom nos passes! Toda hora deixava alguém na cara do gol.

        • Trauco é excelente passador. Tem visão de jogo aguçada. Lamentamos só não ter boa marcação, tomara que evolua nesse requisito que a lateral esquerda ganha um dono.

        • Entrou e na primeira bola mostrou ao Renê e Rodinei como se cruza…

  • Agora sim, o time está encaixando e tranquilizando a Nação. Apesar da fragilidade dos adversários, e com todo o respeito a eles, esses “treinos” de luxo preparatórios para as competições maiores (Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão) tem sido muito produtivos, na oportunidade que dá ao treinador de criar um padrão de jogo e escolher os jogadores certos para o que deseja.
    Há tempos que defendo Paquetá como 2o. volante, pois tem mais habilidade, raça e disposição do que Arão. Só que Carpeggiani foi além, criou um “quarto homem” ideal de meio de campo, o que parecia improvável com Diego e Éverton Ribeiro no time. E com Vinícius Jr. infernizando as defesas, há um ótimo desafogo para o time, estando perdendo ou ganhando. O moleque só precisa ser mais solidário e menos fominha, assim como Paquetá. Tem jogador melhor colocado? Passa a bola, em vez de tentar fazer “golaços”. Contra o Madureira, Diego e Dourado cansaram de ficar sozinhos dentro da área, enquanto que os dois tentavam chutes impossíveis. Se Vinícius fizer isso no Real Madrid (chutar a bola nas nuvens) deixando Cristiano Ronaldo sozinho na área chupando o dedo, vai levar é muito esporro. Carpeggiani tem que atentar para isso tbm.
    Trauco dá mais opções ao time, pela esquerda. Ainda é fraco na marcação, mas isso pode ser corrigido pelo treinador. O que não podemos é perder a chance de mais um compondo o meio, tendo que jogar com o limitadissimo Renê. Na direita, para o que o treinador quer, Rodinei é melhor do que Pará. As laterais ainda estão longe de ser o ideal, mas Rodinei e Trauco, e tbm Kleber, têm mais o “jeito” de Carpeggiani.
    Num esquema assim, a recomposição defensiva adquire um papel fundamental, e gols em chutes de fora da área valem tanto quanto se fossem conseguidos entrando com bola e tudo. Muito trabalho ainda, para o treinador e sua equipe. Porém, se o esquema der certo contra o River Plate, e se se conseguir mudar a mentalidade do grupo, fazendo-o procurar a vitória durante os 90 minutos, característica que está no DNA rubronegro, aí esse time se tornará muito difícil de ser batido. Basta não perder o foco e não se conformar com erros ou placares adversos. Jean Lucas e Henrique Dourado já andaram demonstrando que a coisa está mudando, pois deram socos no chão quando erraram ou perderam gols. Chega de perder gol debaixo da baliza e sair rindo. O inconformismo é o motor da evolução, e só com pensamento vencedor se chega aos títulos.
    Vamulá Mengão! Tua Glória é lutar!

    • Perfeito o comentário. SRN

    • O mais difícil é montar um time de perebas em campo, Zé Ricardo conseguiu e Rueda foi medroso por não fazer o mesmo. Mesmo que o adversário seja frágil, mas o time tem jogado de maneira corajosa e com futebol vistoso.

  • Eu fiquei preocupado com o poderosíssimo Madureira chegando fácil pro arremate. Concordo que no ataque da legal, a ocupação ocupação espaço e pressão tb, mas ha uma falta de combate ali na volancia. Não to dizendo pra mudar o esquema, mas analisar isso aí. Na liberta isso é fatal.

  • Até que enfim o site voltou ao normal,nao conseguia comentar…. carpeggiane e um cara inteligente,conhece de futebol e o mais importante,sabe gerir o grupo,ano passado debatiamos aqui e eu falava que técnico tem que saber lidar com jogador,ganhar o grupo,pq se os jogadores nao gostarem do tecnico,já era..principalmente na era rueda..mas a maioria nao entendia,tai o resultado,os mesmos jogadores que o Roth colombiano acusava publicamente nas entrevistas de nao guerrear,hj jogam o futebol mais intenso,bonito e equilibrado do país…esse será o ano inicial da nossa tão aguardada hegemonia,anotem!!

  • Saca o Rene e lança o Everton na LE. Joga nossos 164 milhões na ponta esquerda. Pronto!

    • O problema é ele querer…

  • Não podemos negar que o flamengo está jogando muito bem, mas uma real avaliação somente poderá ser feita após o término da primeira fase da libertadores e após enfrentar times pedreiras do brasileirão!

    • Jogar muito quer dizer meter 8 ou 15 gols em time que nem em 3ª divisa está. Quando chegarmos lá, eu direi que estamos jogando muito bem.

      4 a 0 em Madureira, empate com va2quinho ou 2 a 0 no Boa Vista etc, pra mim, não passa de derrotas morais.

      Se o Fla não for sempre MUITO superior a essa gentalha do futebol carioca, jamais poderá ser chamado de um adversário assustador. Quem tem medo do lobo-mau?

  • Acredito em mais um vexame na Libertas. É o que deve rolar. Esse time do EBM é o que é: frouxo.

    Para o resto do ano, classificação para Libertas 2019.

    Espero que esteja errado, mas minhas previsões são malditas como de costume.

    2019 será um ano meio rubro-negro. Depois disso, sei lá também. Vamos ver o quanto os outros clubes vão decair para o Flamengo vencer na mediocridade alheia.

    Se não crêem em mim, lhes desafio a reler meus comentários de 2017, e vereis que eu acertei tudo o que se passou nesse mesmo ano.

    Não tenho bola de cristal. Tenho sim EBM e seus preibois amestrados como referência. Mais fácil que roubar pirulito da mão de botafoguense!

    • deixa de fala tanta merda….os antes com celular na mão chega ser uma maldição. vamos ser campeão de tudo se DEUS quiser

    • Cara chato da porra.

      • Para de ser hipócrita. Eu li o seus comentários anteriores. Você é chato de marca maior. Vai se fingir de bom moço na casa do cacete.

        Tudo é chato na torcida do Flamengo de acordo com príncipe. Principalmente, quem reclama e faz parte dela, não é, bocó? Veja bem:

        “Falou tudo, torcida chata do cacete”

        “O problema é que tem muito robô travestido de flamenguista, aí alguém põe pilha e ele abraça. Ô torcida bipolar, chata do cacete”

        “Velho essa torcida tá chata pra cacete, nego reclamando até de número de camisa”

        Não sabe nada de futebol. Foi criticar os moleques pela Copa RS, mas se f_deu. Cala a boca, animal. Os caras ganharam a Copinha:

        “Esse é um dos piores times sub 20 que o Flamengo produziu. Não há um jogador que pode ser aproveitado.”

        “O problema dessa molecada é que valorizam mais uma firula do que objetividade,…”

        Aí, de corneteiro, passa subitamente a criticar os velho amigos de corneta quando viu que o Sub-20 estava apavorando. Malandro muda de opinião assim como o vento munda de direção. Saca só:

        “Esse time tem DNA vencedor. Jogam juntos desde o sub 15.” (não é mais um dos piores times sub-20 que o Flamengo produziu?!)

        “E aí amigo? Olha onde o time horrível chegou!!! Muita corneta e pouco incentivo! Aposto q comemorou o título né!?”

        Pagou uma de entendido depois:

        “Não assistiu a copinha e fez a análise somente do último jogo, onde jogaram sobre muita pressão da torcida,.. o time deslanchou e apresentou um futebol bonito que fez com que as jogadas individuais fossem executadas mais vezes,…”

        “Está maluco meu amigo? Qual Tv que está assistindo? Será que ele enganou na seleção sub-17?”

        E demonstra educação exemplar que vem de berço:

        “Você tem um visão muito medíocre”

        “Mas que texto horroroso. Saiu do nada e chegou a lugar nenhum”

        “Cara chato da porra”

        Sai daí, moleque. Não sou da tua laia, não. Vem mexer comigo que eu te deixo pelado em público. Vai se criar na casa do c_ralho!

        • Deixa de ser moleque. Minhas discussões são com pessoas educadas e civilizadas. É muito fácil fazer nos de valor sem colocar o contexto em que foram inseridos. Acredito que o único que está passando vergonha é você com sua educação de dar inveja. Na Internet sempre achamos esses cidadãos que sempre são mais homens que tudo e que todos.

          • É, c_gão, eu vi o jeitinho maroto que você me abordou. Há muita civilidade e cortesia em suas “discussôes”, assim como “cara chato da porra”. Se você discorda das minhas meras previsões, problema seu. Se você quer me dizer o porquê eu estou errado, ótimo, pois eu adoro discorrer sobre qualquer tema o qual eu tenha o mínimo para lançar na roda. Se me agredir a troco de nada, pode esperar de mim que tomará uma bordoada com juros. Essas são minhas diretrizes para com a vida. Eu não sou de guardar rancor, mas não venha me pentelhar para esperar tratamento de realeza de minha parte ou que seja “ser superior”. Da próxima vez, contenha-se ou diga algo de algum préstimo.

            Ele relação a ser homem, meus bagos são inchados por toda parte. Saiba que eu não faço parte dessa sua geração borra-botas do selfie. Eu cresci em contexto em que tinha que se usar o argumento convincente para se consquistar algo e, em muitas vezes, um tapinha na lata para deixar o sujeito antenado nas idéias. Adoro ser assim. Me faz me sentir como o gatilho da descarga da privada – objeto que é o parque aquático de sua geração, ou rebanho, perdida de narcisistas despreparados para a vida adulta.

            Ah, just in time! Minha educação “varea” de príncipe dinamarquês a escrotinho do bairro. Se você deseja ser tratado com respeito por mim, seja menos chato da porra da próxima vez. Diga algo de útil que não dói e faz bem.

            O seu cinismo me impressionaria em outras épocas, embora nos dias de hoje não mais. Não passa pela sua cabeça que quem começou a me provocar a troco de absolutamente nada foi você mesmo? Isso não conta?

            Valeu! Fica com a minha

    • Joga na mega Sena então, mãe diná!

      • Joga na mega sena nhen-nhen-nhen. Você criou essa frase sozinho ou pediu ajuda para seu cachorro? Vai pegar na piroca do careca, criatura do inferno!

        • Nossa, ficou nervosa!!! Tira isso da boca Pablo vittar.

          • O cara tira foto chegando por trás de um traveco, mas acha que eu tenho o mesmo gosto do trolha.

            Eu li o seus comentários anteriores, seu trouxa. Você se amarra em uma
            confusão e vive fazendo comentários malcriados a troco de nada para os
            outros, não é mesmo?! Saber debater claramente não faz parte de suas
            aptidões mentais. Suas opiniões não fazem a menor diferença e sua
            mentalidade de gado não acrescenta em nada para o mundo.

            Dá um tiro na sua cabeça para acabar com sua agonia implacável de uma vez por todas. Se mata logo e faz esse traveco com cara de boi zebu chorar até
            arrumar um outro bofe!

            Essa pala retardada sua da mega sena já foi lançada contra os olhos dos outros umas quatro vezes pelo menos. Se eu continuasse a ler suas asneiras, certamente me saltaria aos olhos mais umas vinte vezes!!!

            Aqui você não se cria, não, pivetinho.

            Se você não sabe conversar como alguém ou pelo menos sabe se passar por
            ser civilizado, como já demonstrado em suas caganeiras em forma de palavras anteriormente, vai então para pq te p!

            Mongol da mega sena pegador de traveco.

          • Mongol da mega sena monotemático!

  • Até que enfim os cometários voltaram a aparecer. Srn

    • Pois é. Eu estava achando que o problema era comigo rsrs

      • Pensei o mesmo.

      • Porra quase quebrei o sensor de toque do celular….kkkk

    • fiquei com abstinência também! rs

  • Gostei dessa mudança tbm, simples, mas nem tinha passado pela cabeça.
    Os meias estão conseguindo apoiar tanto em ataque contra defesa…
    Vamos ver os testes mais difíceis que estão por vir.

  • O Carpegiani acertou em optar pelo 4-1-4-1. Só acho que o quarteto de meias funciona melhor com VJ – Everton – Diego – Paquetá, contra o Madureira o time terminou o jogo assim. Então eu tiraria o Ribeiro e colocaria o VJ.

    • Fiquei muito feliz nesse jogo de ontem quando o Carpa tirou Everton Ribeiro pra entrada se VJr ao invés do Paquetá. Esse é o caminho, mesmo que não seja desde o inicio do jogos.

    • respeito sua opinião, mas o Everton. Cardoso não dá passe definidor, o que ele fez nessa partida? o Ribeiro sofreu penal, deu vários passe criou muito pela direita; pra mim o que deve ocorre seria tirar o Cardoso; despachar o Pará e colocar disputa de posição entre Ronaldo Klebeer e Rodi na lateral direita; e deixar os laterais como estão subindo alternados;

      • O que o Everton Cardoso “não fez na partida” o Renê fez ainda bem menos. Ou seja, figura inexistente! Mande o Renê para o Va2co e coloque o Everton Carsoso na lateral na ausência do “Trauco no salão”!

        • Ele nao quer ir pra lateral,e birrento e paneleiro,eu o trocaria num zagueiro ou no zeca

      • Concordo. Everton está fazendo hora extra nessa bagaça. Ele é muito incompetente, não presta para colocar a melancia para dentro da caixa e passa a bola como uma franga.

    • Concordo mais aos poucos também testaria o Marlus Moreno também no lugar do Ribeiro esse apesar da habilidade continua sem a pedida intensidade que o Carpeggiani precisa.

      • intensidade na troca de passes é o que ele pede não velocidade rsrs

        • Se vc não entendeu , vou ser bem claro , trocar passes com rapidez é uma coisa agora intensidade , explosão, arranque para acompanhar as subidas ao ataque e a mesma intensidade para reagrupar junto com a equipe na reorganização defensiva , e a ocupação dos espaços de forma freqüente e com rapidez isso é intensidade amigo ! Se vc gosta do estilo do Everton Ribeiro tudo bem , opinião sua mas o jogador não pode garantir a titularidade com as atuações do passado pois no momento o E.R não tem mostrado essas qualidades que se exigem para o time engrenar , futebol tem que jogar os melhores no momento!

    • Eu tiraria o Diego.

      • Por que o Diego, man?

        • Por que o Diego atrasa as jogadas, dificilmente da dá um passe decisivo ,não tem poder de marcação e fica fazendo chuveirinho.

          • Eu tb acho que o carpa acertou no esquema,porém tem que fazer alguns acertos.

          • Mas, não é ele que dá o movimento compassado (cadência) necessário para equilibrar a intensidade da pelada? E o nome dele, que impõe respeito nos alemão? Faz gols e bate falta também (quem mais bate falta nessa várzea???). Dá passe e organiza o time EBM.

            Sei lá, Daniel. Eu acho o Diego importante para o resto do time como um todo. Ele está meio estranho nos últimos 6 meses, mas ele ainda é o Diego.

            Eu não o tiraria. Mas, poderíamos ver o time sem ele também, caso ele continue peidando para trás.

            Sabe que aqui na gringa muita gente conhece o Mengão de hoje por causa do Mercenariozinho Gaúcho. Ou seja, BIG NAMES são importantes no time de uma forma bem abrangente, brother. Principalmente, para meter medo nos buchas da arcoíris united.

            SRn

      • nesse esquema diego é livre pra chegar ao ataque e ser o jogador de ultimo passe ou finalização e não construir jogadas, eu tiraria o Everton Cardoso, pois este só sabe cruzar e correr também melhoraria a consciência defensiva do vinícius pra ser o titular;

        • Não pode tirar o Everton cardoso (apesar de concordar com vc a respeito das limitações dele) quem vai recompor o meio campo e ajudar na marcação ?

          • Justamente o que falei, pra não mudar o esquema 4-1-4-1 quando o Vini esta em campo; seria necessário que este comece a treinar a consciência defensiva que os demais conseguem pra não ficar no 4-4-2 e força muito o Diego na marcação; esta bem claro que Everton Rb esta se esforçando o máximo pra que Diego faça essas subidas sem comprometer o sistema defensivo; outra observação;. não gosto do paquetá aberto prefiro centralizado, contudo tem mostrado que tambem é eficiente em qualquer função; hoje ele e cuellar pra mim são intocáveis; voltando a questão do everton repito, questão de consciência defensiva que falta ao garoto;

        • Pois é, ontem o Vinícius não recompôs como os outros, isso é muito ruim, desmancha o esquema e desmotiva quem tá fazendo direito

          • PERCEBI ISSO TAMBÉM

    • Sabe por que ele funciona melhor com o VJ ?por que ele e o único que tem a capacidade de driblar e quebrar sistemas defensivos

    • O meio tem solução no elenco, com algumas mudanças, o problema estão nas laterais, quando enfrentarem times mais fortes ai vão ser a situação real

      • Isso mesmo.

    • Eu tiraria o 22 ele restou dos demais,porém v Jr tem que ser arma pro segundo tempo por enquanto…e.ribeiro tem jogado bem,ele é Diego tem se entendido e o Paquetá joga demais tbm

  • eu estou gostando do futebol do flamengo, contudo muita cautela nas avaliações, ainda percebo um certo individualismo em jogadas que podem ser definidas de forma mais fáceis, Ex:. Paqueta ontem jogou muito, mas poderia em duas jogadas individuais que teve passar para quem estava melhor posicionado, os jogadores do Barça fazem isso contra qualquer time, por isso fazem muitos gols; também vale ressaltar que não pode perder tantos gols como ontem, poderia ter sido uns 10 a zero;

    • Percebi o mesmo, Daniel. Ainda precisamos ter o desejo de fazer o máximo de gols possíveis. Não podemos perder tentar chances. E pensei o mesmo nos lances do Lucas.

    • Só não concordo com o “gostar do futebol do Flamengo”. Isso é bola para 6ª colocação de Brasileirão e eliminação precoce de Libertas. Sem laterais que sabem cruzar e ir à linha de fundo fica tudo muito difícil, por exemplo. Há muitas outras deficiências também. A começar pelo zicado EBM.

      • Só uma perguntinha:quem seria o presidente ideal pra vc ? a diretoria comete muitos erros no futebol é Vdd mas jogar a culpa de tudo q acontece de ruim neles e não reconhecer o excelente trabalho feito na administração do clube me parece no mínimo estranho.

  • voltou o disqus, rsrs

    • pensei que fosse só comigo

      • rsrs

      • Dois! Ou tipo browser desatualizado, sei lá. Já estava quase dando linha do CF… passou a mágoa! 🙂

        • Vai ver que os caras quiseram nos cortar, mas viram a lambança que iriam fazer e voltaram atrás.

          • kkkkkkk ai eles botaram ontem “comente aqui o jogo”, Gênios kkk

Comentários não são permitidos.