Notícias

Carpegiani fala sobre mudança na formação: “Não preciso de dois volantes para jogar”

Neste domingo, o Flamengo entrou em campo com a classificação para as semifinais garantida. Sabendo disso, o técnico Paulo César Carpegiani aproveitou para testar uma nova escalação contra o Nova Iguaçu. O técnico resolveu lançar Lucas Paquetá ao lado de Diego, sacando um volante para jogar com a formação 4-1-4-1.

Em coletiva pós-jogo, o treinador explicou sua ideia e fez uma breve reflexão sobre a atuação do grupo. De acordo com o comandante, a equipe teve desempenho satisfatório na primeira etapa, mas deixou o ritmo cair nos últimos 45 minutos.

Não preciso de dois volantes para jogar. Tivemos um primeiro tempo muito bom, me satisfez plenamente. Time que jogou com velocidade, toque e rotação. Não gostaria de falar do segundo tempo, realmente não aconteceu. Disse aos jogadores que o que temos que fazer agora é separar bem o que foi o primeiro tempo e comparar com o segundo. Só assim teremos evolução e amadurecimento como equipe.

Com 13 pontos em 15 possíveis, o Flamengo sobrou na fase de grupos da Taça Guanabara, tendo a melhor campanha do torneio. Agora o clube se prepara para enfrentar o Botafogo pela semifinal. O duelo será às 16h30 do próximo sábado, e o Fla entra em campo com a vantagem do empate.

Higor Neves

Ver comentários

  • Continue pensando assim
    E uma formaçao q gosto muito o Manchester city joga assim
    fernandinho
    Davi silva. Kelvin De bruyne

  • Interessante a ideia do Carpegiani. Já que temos dois cabeças de bagre como laterais, o melhor é deixá-los mais presos defensivamente mesmo. Espero que ele consiga o mínimo de conjunto com essa formação e que não me venha com Arão pra cagar tudo.

    • Acho que o Renê era zagueiro, mas foi pra lateral esquerda por ser canhoto e não ter altura suficiente (1,76m). Só isso acho que explica ele ser tão ruim pra cruzar.

  • Amém, ainda mais por termos somente 2 volantes no elenco (Cuellar e Ronaldo) o resto é ruim ou desaprenderam a jogar (Arão e Rômulo), além do mais nenhum técnico tiraria Diego ou Ribeiro pelo poder de decisão e o Paquetá tem que jogar, então na minha opinião essa realmente é a melhor opção, só faltando um zagueiro rápido (Leo duarte???) E arrumar essa lateral que é de doer os olhos.

    • mano, se o zeca viesse, faltaria so mais um pra lateral esquerda, Pará e renê sao fraquissimos, rodinei e Trauco ate servem pra reservas, mas nunca pra titular

      • Pra mim o lateral esquerdo é o Everton, o único problema é que ele não é tão bom defensivamente.

      • Infelizmente só notarão o grave problema das laterais no meio do ano...

    • Concordo com praticamente tudo,mas nao acho que o L.Duarte seja esse zagueiro que precisamos.

  • Entrevista interessante. Pode ser que ele consiga utilizar Paquetá numa posição semelhante a de Zé Rafael no Bahia. Nos dias atuais, o segundo homem de meio de campo tem que ser um camisa 8 moderno, que ataque e defenda com eficiência parecida, e não um "volante de chegada" como Arão.

    • Antigamente não existia dois volantes, logico que era outra época, mas essa idéia está voltando pro bem do futebol.

      • Antigamente sob a ótica de qual época, amigo? Pelo que eu já li não existiam dois volantes nas décadas de 50,60 e no início da de 70. O único da posição era o tal do centromedio (o volante brucutu que todos conhecem). O uso de dois volantes veio à tona depois da popularização do 4-4-2 na década de 80.

        Mas no final concordo contigo também. Dois volantes já ficou manjado.

        • Quem era volante na seleção de 70, considerada a melhor seleção da história do futebol?

          • Pois então. Por isso que falei até o início dos anos 80.

            No mais, não lembro de outro time que jogava num 4-2-4 como fazia aquele timaço.

        • No 4-4-2 da década de 80, os volantes precisavam ter qualidade de drible, desarme, passe a arremate de média distância....os volantes brucutus vieram com a popularizção do 3-5-2 Italiano a partir da década de 90...o Brasil sempre copia os esquemas europeus com 5 a 8 anos de atraso...

          • Em alguns casos pode por uns 20 anos de atraso pra alguns técnicos por aqui. Não sei como surgem figuras bizarras como Celso Roth, Lisca, Argel, Adilson Batista...

        • Você leu, eu vivi essa época, nos anos 80 era um volante só, que jogava com a 5, com a 8 era quase um meia, ex. Adílio no Mengão, Mendonça no Botafogo, Renato no São Paulo, Paulo Isidoro no Galo e assim vai,

  • Nem levei muita fé no Carpegiani, mas por enquanto tá se saindo melhor que o Zé Rueda.

  • Gostei da declaração. Tanto por saber que ele pensa em jogar num 4-1-4-1 com o Paquetá de volante, quanto por deixar claro que não gostou de nada no segundo tempo. De fato o time mostrou uma movimentação interessante no começo do jogo, principalmente considerando que foi a primeira partida com essa formação, mas caiu muito depois do intervalo. Espero que o Carpa dê um padrão ao time e que diretoria vá atrás de laterais!

  • ta certíssimo carpa, só temos q ver que nenhum volante do Flamengo executa essa função de primeiro volante como Cuellar hoje em dia

  • O meio campo ficou muito bom com Paquetá de "segundo volante", só tá faltando ritmo e bons laterais, Everton tem que ir pra lateral e Vinicius Jr pegar a titularidade.
    Defendi isso outro dia e criticaram a ideia, mas é isso... creio que o Flamengo tem que focar esse time na libertadores e manter um time B com a maioria das joias pro brasileirão é a receita perfeita.

  • essa troca de posiçoes vai exigir mt preparo fisico, eu gostei bastante, inclusive Everton Ribeiro evolui nesse jogo,acredito q Henrique Dourado nao perderia a oportunidade que predeu Lincoln hj, (sem criticar o menino) apenas faltou experiencia, ele joga mt, esse time ai ainda tem Rever e Diego Alves para entrar, so faltaria contratar dois laterais, espero que pelo menos no meio do ano venham esses dois, pq acho q nessa janela, nao vem mais

    • Pra mim o lateral esquerdo é o Everton, o único problema é que ele não é tão bom defensivamente. A direita é o problema, mas Rodinei bem melhor que o Pará.

      • poise, acho interessante a ideia do Everton na lateral, mas ele precisaria abraçar a causa como em 2009, mas penso que precisamos de dois laterais um para cada lado,e com ponto forte a defesa, mas claro, que saibam jogar pq Pará e Renê pelo amor de Deus

          • Renê e Pará sempre foram horriveis, Pará apenas viveu uma curta "boa fase" enquanto Renê nunca nem vi

Notícias recentes

Possibilidade de Léo Ortiz ficar no banco em jogo do Flamengo irrita torcedores: “Tite paneleiro”

Em último treino antes de Flamengo x Peñarol (URU), Tite esboçou escalação sem Léo Ortiz…

19/09/2024

Peñarol define estratégia mental para enfrentar o Flamengo na Libertadores

Jogo de ida é nesta quinta-feira (19) e o de volta na próxima semana Depois…

19/09/2024

Zagueiro pede Gabigol “para sempre” no Flamengo e manda recado: “A gente só dá valor quando perde o jogador”

Léo Duarte, que jogou com Gabigol em 2019, opinou sobre o momento do atacante do…

19/09/2024

Jogador deixa Flamengo e acerta com Botafogo para próxima temporada

Felipe Motta teve poucas oportunidades no Flamengo durante a última temporada O Flamengo continua se…

19/09/2024

“Não dá para entender”: jornalista questiona Tite por esboçar time do Flamengo sem Léo Ortiz para jogo contra o Peñarol

Erick Pulgar deve começar como titular na função de volante em time do Flamengo contra…

19/09/2024

CBF define valor milionário que pagará ao Flamengo após lesão de Pedro

Por conta da lesão, Flamengo receberá da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) o valor correspondente…

19/09/2024