Aos 69 anos, Paulo César Carpegiani terá a chance de conquistar neste domingo o título da Taça Guanabara pela quinta vez na carreira. Todas no Flamengo. Nos tempos de jogador, ele ganhou o troféu em 1978 e em 1979. No papel de auxiliar, faturou o caneco em 1981. Quando virou técnico, levou caneco na edição de 1982 do tradicional torneio. Na história rubro-negra, Mário Jorge Lobo Zagallo é o recordista de títulos da Taça GB com quatro, em 1972, 1973, 1984 e 2001. Atrás dele, Cláudio Coutinho, tricampeão em 1978, 1979 e 1980.
No Campeonato Carioca de 1978, Paulo César Carpegiani faturou a Taça GB como titular no meio de campo do técnico Cláudio Coutinho. O jogo do título foi contra o Fluminense. O tricolor venceu o clássico de 15 de outubro por 2 x 0, mas, após empate em número de pontos (17 x 17), a taça ficou com o rubro-negro graças ao saldo de gols (23 x 17).
Na conquista diante do Fluminense, o Flamengo jogou com: Raul; Toninho, Manguito, Nelson e Júnior; Capergiani, Adílio e Zico; Tita, Cláudio Adão, e Cléber (Leandro).
No ano seguinte, Cláudio Coutinho voltou a levar o Flamengo ao título da Taça Guanabara com Carpegiani entre os titulares. O time terminou o primeiro turno com 32 pontos — 16 vitórias e uma derrota para o Botafogo. O time-base na época tinha: Cantarele; Toninho, Rondinelli, Manguito e Junior; Carpegiani, Adilio e Zico; Tita, Cláudio Adão e Júlio César.
Em 1981, Carpegiani aposentou-se após uma grave lesão no joelho. Com planos de ser técnico, virou auxiliar de Dino Sani e ajudou o treinador a conquistar a Taça Guanabara com um pontinho a mais do que o América.
Na temporada seguinte, Paulo César Carpegiani colocou a mão na massa e conquistou o primeiro título da Taça Guanabara como técnico. Adílio marcou o gol do título na vitória por 1 x 0 sobre o Vasco em um jogo extra disputado no Maracanã. O Flamengo atuou com: Cantarele; Leandro, Marinho, Mozer e Júnior; Andrade, Vítor e Zico; Lico, Nunes e Adilio.
Técnicos do Flamengo nas conquistas da Taça GB
1970: Yustrich
1972: Zagallo
1973: Zagallo
1978: Cláudio Coutinho
1979: Cláudio Coutinho
1980: Cláudio Coutinho
1981: Dino Sani
1982: Paulo César Carpegiani
1984: Zagallo
1988: Carlinhos
1989: Telê Santana
1995: Vanderlei Luxemburgo
1996: Joel Santana
1999: Carlinhos
2001: Zagallo
2004: Abel Braga
2007: Ney Franco
2008: Joel Santana
2011: Vanderlei Luxemburgo
2014: Jayme de Almeida
Reprodução: Correio Braziliense/Drible de Corpo
Se depender dele vão ficar pedindo passagem eternamente, pq ele não vai deixar os melhores jogarem nunca, mais uma vez ele deixa o Vinícius Jr no banco…
Essa é a verdade amigo,fala uma coisa e faz outra
Será? ou será que os meninos não podem ser usados porque senão querem uma fortuna para renovar o contrato ou exigem uma quebra contratual baixa? não sei mas acho que a diretoria abriu o olho e freio a escalação dos meninos por enquanto!
Joga no lugar de quem?
Outra vez entrou mal no jogo e fez um golaço que mascarou a atuação!
Pq nem relacionou o Ronaldo então?!
Há algo de podre no reino do Flamengo.
Pior que fica parecendo que é coisa dos treinadores… diretoria deveria se posicionar!
Se não podre, ao menos, não esclarecido. A raiz de todos esses problemas, está nos Empresários, ávidos por Lucro imediato, incutindo nesses meninos a falácia do “dinheiro fácil”, dai surgingo exigências pré contratuais, antes impensadas. Diretoria, atenta já !!
Fala uma coisa e faz outra.
Meninos em campo fala que espera mais e não tira a responsabilidade.
Medalhões em campo fala que fica satisfeito e não cobra absolutamente nada.
Elogia a garotada mas escala os medalhões, tá começando bem Carpegianni
Concordo com vc
Eu, NÃO!!!
Ninguém quer perder emprego de 500 mil mensais.
Vini, ele pode esta dando um recado para a torcida, acho que tem empresário que força a escalação de jogadores, e Carpa já fala, ninguém é cego! Imagina ele! A gente viu que os garotos dão conta do recado na composição de elenco, aí os colunistas já especula uns lixo de lateral e Ganso ambos sem necessidade! Mas Carpa já disse que reforços devem vim para a superioridade, não para compor!
A otb e a doyen mandam no Flamengo..todos deles são escalados.. Quando veremos um futebol justo no Brasil.onde os melhores jogam ou os piores não jogam?
Esse site está ridículo. Muito, muito mal gosto. Além de consumir muito mais pacote de dados.
Concordo!! Antes era fácil visualizar as noticias,agora está horrível, pesado e noticias repetindo do inicio ao fim da pagina!!! muito ruim. Acompanho há mais de 3 anos e no início era melhor!! tinha ate a evolução dos sócio torcedores
Acredito que o Carpegiani esteja utilizando o carioca para identificar o time ideal para as demais competições, ele precisa dar condições de jogo para os jogadores titulares, os tais “medalhões”, pois se durante a Libertadores ele coloca o Vinícius Junior, Lincon, Leo Duarte, entre outros e algum deles comete um erro que contribua para a desclassificação do clube, com certeza esse jogador será crucificado assim como aconteceu com Mateus Sávio e, o técnico passará a não prestar mais, além da diretoria que será chamada de incompetente…